sábado, 24 de setembro de 2011

Resenha: Diário de uma Paixão - Nicholas Sparks


Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219206
Ano: 2010
Número de páginas: 256
Skoob

Leia as primeiras páginas do livro no Submarino (não, eu não estou ganhando comissão, haha...)


Sinopse: Não sou nada especial; disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns, e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome em breve será esquecido, mas amei outra pessoa com toda a minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou. Noah Calhoun Assim tem início uma das mais emocionantes e intensas histórias de amor que você lerá na vida... O livro é o retrato de uma relação rara e bela, que resistiu ao teste do tempo e das circunstâncias. Com um encanto que raramente é encontrado na literatura atual, O Diário de uma Paixão de Nicholas Sparks, o consagra como um contador de histórias clássicas, com uma perspectiva excepcional sobre a mais importante e única emoção que nos mantém. Com mais de 12 milhões de cópias vendidas, o livro que emocionou as pessoas ao redor do mundo, foi traduzido para mais de 20 línguas.
"Noah abraçou-a de novo, e sentiu os próprios olhos rasos d'água. Beijou os lábios e as maçãs do rosto dela, e depois passou delicadamente as pontas dos dedos nos lugares que tinha acabado de beijar.
    - Eu Amo você, Allie."
Muita gente diria que Nicholas Sparks beira o clichê. Eu não chegaria a tanto - Marian keyes (Melancia) sim beira o clichê, e mesmo assim ela é sensacional. Então não tenhamos preconceitos com os clichês, por favor. Mas enfim, o caso de Nicholas é outro. Ele sabe te fazer suspirar como Khaled Hossein (O Caçador de Pipas) sabe te fazer sofrer. A sensação que eu tive durante a leitura era que ele sentou um dia e pensou "humm... o que será que faria uma mulher se derreter toda ao ler uma história?", e então ele fez uma lista e o resultado foi esse livro. Mas isso não me incomodou na história, muito pelo contrário.

O que de fato de incomodou foi a falta de um enredo forte. Assim, não foi um incomodo péssimo, foi bem de leve. A história é super delicinha, porém não acontece nenhum grande confronto, nenhuma grande reviravolta.   O que rola é um conjunto de lembranças fofas de Noah, mas nada que te faça querer engolir o livro, embora a leitura seja bem rápida. Mas isso acontece principalmente porque o que ele te conta é tão leve e lindinho que você não se cansa - eu, pelo menos, não me cansei.

Com "Diário de uma Paixão" é possível refletir sobre amor verdadeiro e amar alguém para sempre, sobre fazer a vida valer a pena e  importância de buscar a felicidade nas pequenas coisas, sobre a velhice e o fato de que um dia teremos que encarar a morte, etc. Além disso, ele será ainda mais doce para quem gosta de poesia já que Noah é um entusiasta sempre com uma citação "na ponta da língua". 

Mas, no fim das contas o que faz o livro valer a pena mesmo é o romance, as coisas lindas que Noah fala, a sua capacidade de amar e se doar à Allie com todo o seu ser, com todas as suas forças. Claro que amar alguém é muito mais do que o Nicholas faz parecer. É um desafio muito maior, eu diria, porque ninguém é apaixonante o tempo todo - e, no fim, amar é isso. É querer estar com o outro mesmo com os seus defeitos, mas sempre consciente deles. Mas a ficção está aí pra isso mesmo, pra fazer a gente sonhar. E, na minha opinião, as horas boas de um relacionamento devem ter a intensidade afetiva que esse livro tem - o que, utopia ou não, faz dessa uma leitura deliciosa para aqueles que adoram sentir o coração batendo mais forte.


Nota: 3/5
Capa: 3/5  (amei a casinha, mas mostrou DEMAIS o rosto do casal!)
Leria de novo? Não, mas quero ler outros do autor


------------------------------------------------------

Não deixe de comentar me falando o que achou da resenha, do livro ou o que está esperando dele! Os comentários de vocês sempre me fazem ganhar o dia! ;)

E a super promo de Instrumentos Mortais é só até amanhã! Participe/aumente as chances de ganhar:

26 comentários:

  1. Boa tarde!!
    Gostei da sua resenha e tenho muita curiosidade de ler algum livro dele..abçs!!

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari!
    Esse é o meu prefiro do Nicholas. Dou cinco estrelinhas *-*
    Concordo que não tem nenhuma reviravolta alucinante, mas eu não esperava nada mais que puro romance rs...
    Adorei a resenha, e concordo sobre a capa, é linda mas revela muito o rosto do casal.

    Beijos :)
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  3. Acho que o Nichokas Sparks conquista os leitores não pelas histórias em si – repleta de clichês, como dito acima -, e sim pelo empenho e intensidade com que elas são contadas; são capazes de revelar e despertar os mais belos sentimentos.
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler ao menos um dos romances do autor, mas vontade é o que não falta. É sempre bom lermos algo que nos coloque a refletir!

    Beijos!
    @Jonathan_HGF

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Li esse livro há pouco tempo atrás, realmente é bom. Mas não é meu favorito do Nicholas, como você disse não há nenhuma 'grande reviravolta'. Acho que senti falta de algo assim.
    Passei a gostar mais do livro pelo meio.
    Mas, como você também disse, as coisas que o Noah fala deixa o livro mais fofo, e isso meio que o eleva um pouco no conceito romance.

    Bjuu' ^^

    ResponderExcluir
  5. Eu amo esse livro!
    É um dos meus preferidos entre todos os que eu já li na vida.
    Pena que vc não gostou tanto quanto eu. Chorei pra caramba e tudo mais. UAHSUAHSU...
    Assisti ao filme antes de ler e gosto muito tbm dele, mesmo que seja um pouco diferente.
    Bom, recomendo pra quem gosta de um bom romance. É muito bom! :D

    Beijos.

    Obs.: Não gosto muito dessa capa. :/

    ResponderExcluir
  6. A resenha está ótima, Mari. Eu é que não vou com a cara dos livros do Nicholas Sparks. Não acho que sejam clichês, mas são dramáticos demais pra mim. Sofri pra terminar "Querido John"...

    bjins

    ResponderExcluir
  7. Nossa, li esse livro há um tempo, e talvez por ser mais novinha, fiquei maravilhada.. Achei Lindo! E na época tinham acabado de lançar o filme... A secretária da minha mãe me emprestou, era a versão de capa dura, muito antiga... Gostei tanto, que ela acabou de dando o livro...

    Nesse estilo de livro, "O Morro dos Ventos Uivantes" é muito bom também! :)

    ResponderExcluir
  8. ooI Bel, adorei teu nome *_*!

    Cara, o que falar da tua resenha? Adorei tanto a forma como tu expôs o que achou do livro, amei. Morro de vontade de ler esse livro, mas sinto que me desmancharei chorando. Fato.
    :)
    Beijinhos e parabéns!

    @pirulitolimao

    ResponderExcluir
  9. VejaBlog
    Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil!
    http://www.vejablog.com.br

    Parabéns pelo seu Blog!!!
    - Felizvros para sempre -

    Você está fazendo parte da maior e melhor
    seleção de Blogs/Sites do País!!!
    - Só Sites e Blogs Premiados -
    Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
    os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!

    O seu link encontra-se no item: Blog

    http://www.vejablog.com.br/blog

    - Os links encontram-se rigorosamente
    em ordem alfabética -

    Pegue nosso selo em:
    http://www.vejablog.com.br/selo

    Um forte abraço,
    Dário Dutra

    http://www.vejablog.com.br
    ....................................................................

    ResponderExcluir
  10. Gostei da resenha, esse livro do Nicholas é muito bonito, ele escreve romance como niguém. Compreendo o que disse em relação ao livro não ter um enredo forte...

    Acho que dos livros dele, o que mais gosto é O Milagre 9apesar de muita gente achar esse um dos piores, eu adoro!) e A Última Música que tem uma história super fofa :D

    Muito boa resenha!

    Beijoos;*
    Naty - Just Books !

    ResponderExcluir
  11. Oi Mari! É a segunda resenha sua que eu leio e acho que vou começar do mesmo jeito que comecei a outra: Está maravilhosa.
    Para ser sincera, eu acabei de ler "Querido John" esses tempos - meu terceiro livro do Sparks - e eu estou meio decepcionada. Eu achei a "Última Música" e "Um Amor para Recordar" livros bem legais, mas.. simplesmente não gostei de "Querido John", o que me desanimou para ler outros livros do autor. Na verdade, eu achei Diário de Uma Paixão - pela sua resenha - ligeiramente parecido com "Querido John" principalmente na parte em que você disse: "Com "Diário de uma Paixão" é possível refletir sobre amor verdadeiro e amar alguém para sempre, sobre fazer a vida valer a pena e importância de buscar a felicidade nas pequenas coisas, sobre a velhice e o fato de que um dia teremos que encarar a morte, etc. Além disso, ele será ainda mais doce para quem gosta de poesia já que Noah é um entusiasta sempre com uma citação "na ponta da língua"".

    Beijos, Mari.
    http://hangoverat16.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Não gosto do Nicholas. Ele me dá sono. Eu adoro todos os filmes que ele fez com que virou livro, ou o livro virou filme, enfim. Diário de Uma Paixão é um dos meus filmes preferidos, e tentei ler esse livro. Mas novamente, não gostei. Acho que as histórias dele sejam todas as mesma coisa. Ele não muda o jeito de escrever, na minha opinião. Mas, fica com 4 estrelas, vai. Existe muita gente que gosta bastante!

    ResponderExcluir
  13. Oie...parece ser um livro leve...sem momentos de tensão mas gostoso para ler depois de ter pego vários livros emocionantes cheios de suspense. Gostaria de ler sim... :) Concordo com você sobre a capa...rsrsrs.

    ResponderExcluir
  14. Sempre gostei de livros de romance, acho que toda garota gosta. Sua resenha ficou ótima, me deu uma boa impressão sobre o livro e quero lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  15. Gente, eu não acredito que não tinha comentado ainda aqui, eu jurava que já tinha comentado!
    Mas a promo tá aí pra me lembrar né!

    Ai, Diário de uma Paixão me fez suspirar inúmeras vezes! E eu achei que o livro é tão fofo, que o enredo realmente forte nem fez tanta falta, aliás nunca tinha pensado nisso na verdade, e na minha opinião, se além de toda fofura ainda tivesse aqueles PAH!, ia ficar meio aflitiva a leitura...

    E o Noah é um lindo!! Quero um pra mim!!!

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li nenhum livro desse autor, acredito que há muitas controvérsias em relação aos livros, pontos negativos e positivos...Mas só em ser um romance lindo e cheio de clichês eu já gosto, pois sou romantica d+ e com certeza vou ler, espero ganhar a promo tmb!! Bjuu

    ResponderExcluir
  17. Amei a resenha. Muitas pessoas tentaram me forçar a assistir o filmes, mas falei que queria ler o livro primeiro, me falam super bem e leio várias coisas desse livro também e todas são maravilhosas como a sua.
    O Nicholas Sparks é show de bola, o cara é o mestre nesses livros de romances!

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Eu to SIMPLESMENTE MALUCA pra ler esse livro! Mto boa tua resenha Mari, deu mais vontade de ler ainda!
    Nicholas Sparks é DIVO demais!!! *.*

    ResponderExcluir
  20. Gostei da resenha.
    Não li o livro mas assisti o filme e gostei demaaaiiisss!
    Sempre dizem que o livro é melhor que o filme então é ler pra comprovar.
    Abraços
    Leka

    ResponderExcluir
  21. Ai, nunca li nem assisti o filme, que triste. A história parece ser realmente muito bonita e ando precisada de livros românticos, haha
    Mas espero profundamente que esse livro não seja parecido com 'Querido John' porque eu não gostei nem um pouco.
    Enfim, a resenha ficou ótima, adorei!

    ResponderExcluir
  22. Que peeeeeeeeena ainda não li este livro...
    Sou fã de todos os livros do Nicholas Sparks, de veradade!!!!!!!
    Creio que vou ganhar a promoção e vou ter a chance de ler mais uma grande obra dele! (yn)
    Ah e a resenha me fez ter mais vontade de lé-o.;D

    ResponderExcluir
  23. Oi Mari, parabéns pela resenha perfeita!
    Esse livro é lindooooooo! Amo Nicholas Sparks de paixão! Sempre choro e me revolto com as reviravoltas das histórias dele, o cara é fera!

    ResponderExcluir
  24. ownnn diário de uma paixão foi um dos filmes que mais me marcou *--*ainda não li o livro,mas tenho na cabeça que tenho lê-lo esse ano.

    ResponderExcluir
  25. O Caderno de Noah do mesmo autor é o mesmo livro... a mesma historia...Meu livro favorito, pois mostra o amor de um jeito puro e inocente. Bjos

    ResponderExcluir
  26. O Caderno de Noah do mesmo autor é o mesmo livro... a mesma historia...Meu livro favorito, pois mostra o amor de um jeito puro e inocente. Bjos

    ResponderExcluir