sexta-feira, 29 de junho de 2012

Resenha: Precisamos Falar Sobre o Kevin - Lionel Shriver

Obs: prefiro a capa original a esta do filme!

Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580571509
Ano: 2007
Páginas: 464

Sinopse: Para falar de Kevin Khatchadourian, 16 anos - o autor de uma chacina que liquidou sete colegas, uma professora e um servente no ginásio de um bom colégio dos subúrbios de Nova York -, Lionel Shriver não apresenta apenas mais uma história de crime, castigo e pesadelos americanos: arquiteta um romance epistolar em que Eva, a mãe do assassino, escreve cartas ao marido ausente. Nelas, ao procurar porquês, constrói uma reflexão sobre a maldade e discute um tabu: a ambivalência de certas mulheres diante da maternidade e sua influência e responsabilidade na criação de um pequeno monstro.

Precisamos Falar Sobre Kevin discute casamento e carreira; maternidade e família; sinceridade e alienação. Denuncia o que há de errado com culturas e sociedades contemporâneas que produzem assassinos mirins em série e pitboys. Um thriller psicanalítico no qual não se indaga quem matou, mas o que morreu. Enquanto tenta encontrar respostas para o tradicional "onde foi que eu errei?" a narradora desnuda, assombrada, uma outra interdição atávica: é possível odiarmos nossos filhos?

Esta não é uma história feliz, é uma história bem feita. Não espere terminar a leitura com leveza, e sim com um grande respeito pelo talento da autora e por Eva, a protagonista. Com um texto carregado de culpa e dor, ela nos conta, por meio de cartas endereçadas ao seu marido, a história da família deles e de como sua vida foi destruída pelo filho mais velho, Kevin. Mas ela não está atrás de desculpas ou de amenizar o que aconteceu. Com uma grande dose de auto-punição, esta mulher aceita todas as desgraças que acontecem em sua vida depois dos atos do filho psicopata, e vai de encontro ao próprio sofrimento como se essa sua coragem pudesse trazer uma absolvição. 

A história pode ser interpretada de duas formas diferentes, e durante toda a leitura você mudará de opinião diversas vezes. A primeira opção é que Kevin seja um psicopata de berço, de forma que seria natural todas as atrocidades que cometeu e o consequente desamor de sua mãe - e, neste caso, ela estaria se punindo por uma tola necessidade de autoflagelamento, já que nada do ocorrido seria sua culpa. Outra opção é que apesar da apatia de Kevin, o egoísmo da mãe e renúncia em amá-lo tenha condicionado seus crimes, no que ela talvez estaria nos contando a história de forma um pouco distorcida, para aliviar sua culpa. A impressão que fica é a de que as múltiplas opções de interpretação são propositais, afinal esta história deve ser vivenciada sobre a ótica desta mãe perdida,  e a confusão causada no leitor não pode ser um mero acaso.

A enredo não é claro ou linear, mas é compreendido pelo leitor conforme é contado pela narradora-protagonista, que vai formulando seu pensamento em uma conversa feita por meio de cartas endereçadas ao seu (ex?) marido. As cartas se alternam entre relatos do passado da família, com episódios que demonstram claramente a tendência sociopata de Kevin, e do presente terrível de Eva, que é um resultado das ações do filho. Eva já passou do seu limite e não tem mais pudor de ser franca consigo mesma, com suas fraquezas e seus erros. De certa forma, o texto de Lionel Shriver remete a Clarice Lispector com seu poder reflexivo e existencialista, embora muito mais cru e carregado de uma honestidade desconcertante, que atrai nossa atenção como uma cena terrível na rua da qual não conseguimos desviar o olhar, sádicos curiosos que somos.

Outro ponto que impressiona é a construção dos personagens, que são multifacetados e muito possíveis. Eva é uma mulher culta, viajada, bem sucedida e independente. Kevin é um garoto fechado, inacessível à sua família e ao leitor, uma 
incógnita. Seu pai é um clichê norte-americano, com sua fé em seu país e na normalidade - inclusive na do seu filho. Há ainda uma quarta personagem, a mais encantadora, da qual prefiro não falar muito para evitar spoilers, mas que é peça chave e traz grande sensibilidade à leitura. 

O livro pode trazer dificuldade para aqueles acostumados com leituras mais acessíveis, tanto por fazer uso de uma linguagem mais sofisticada quanto pela complexidade emocional da narrativa. Além disso, a introdução feita pela protagonista trata de Nova York como se já a conhecêssemos bem, algo que pode causar certa irritação. No entanto, é uma obra contemporânea sem comparação e estou certa de que você não se arrependerá de ser perseverante e prosseguir com a leitura. 
Indicado para quem aprecia histórias de psicopatas, narrativas introspectivas, analíticas e cheias de reflexões profundas, "Precisamos Falar Sobre Kevin" foi um dos melhores livros de 2012, até agora. Inteligente e surpreendente, ele vai te deixar perplexo com a qualidade de escrita de Lionel e completamente cativado pela autora. 

Nota: 5/5
Capa: 5/5
Leria de novo? Talvez. 
Além disso, este livro me mostrou que Lionel é arrasadoramente apaixonante e eu não vejo a hora de engolir qualquer rabisco que ela decidir colocar no papel!

---------------------------------------------------------------
Participe das promoções que estão rolando!
  
E lembrando: p/participar da #promo mensal Comentário Premiado você só precisa:
 Seguir o blog no GFC, comentar e assinar seus comentários c/e-mail ou twitter :)

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Promoção: "O Espião" de Clive Cussle + Caixinha Especial da Folhas de Sonhos Artesanatos


Quer concorrer ao livro "O Espião" mais a caixinha promocional (clique nas fotos para vê-las em tamanho maior)  da Folhas de Sonhos Artersanatos? Então confira abaixo como participar! Lembrando que, nesta promo, além de seguir o Felizvros é obrigatório curtir a página da loja da Luciana no Facebook - a Lu, pra quem não sabe, é uma leitora muito querida aqui do blog. Aproveite pra conhecer melhor as coisinhas que ela faz, é tudo muito fofo!


Especificações da Caixinha:
Pintada com tinta marrom por fora e um bege/marfim por dentro.
Na tampa,o mapa com as Américas e envolta em rendinha bege.
É pequenina e muito linda: 4 cm de altura / 8cm de largura / 8 cm de comprimento.


------------------------------------------------------------

Participe!

Para participar: é só seguir as 2 regrinhas obrigatórias do 1º passo + ter endereço de entrega no Brasil. 


Se quiser ter ainda mais chances: siga os outros passos que vão aparecer depois que você seguir o 1º!

Se tiver dúvidas: assista este tutorial que fiz pra vocês ou me pergunte pelo twitter @maripmelo :) 

IMPORTANTE: Se o box da promoção não aparecer aqui embaixo, acesse-a neste link.


a Rafflecopter giveaway 
--------------------------------------------------------------
Saiba mais sobre o livro "O Espião" de Clive Cussle

É 1908 e acumulam-se tensões internacionais enquanto o mundo caminha inexoravelmente para a guerra. Após um talentoso projetista de canhões de couraçados morrer em um aparente suicídio, sua filha, angustiada, recorre à lendária Agência Van Dorn para limpar o nome do pai. Van Dorn põe seu principal investigador no caso, Isaac Bell, que logo percebe que as pistas apontam não para suicídio, mas para assassinato. E quando se seguem outras mortes mais suspeitas, fica evidente que alguém — um ardiloso espião — está orquestrando a eliminação das mentes tecnológicas mais brilhantes... Mas isso é apenas o começo.



Esta promoção conta com o apoio da Editora Novo Conceito. Confira as redes do nosso parceiro:  Site | Blog | Twitter | Facebook | Skoob | Youtube

---------------------------------------------------------------
Participe das promoções da Novo Conceito que estão rolando!
 
E lembrando: p/participar da #promo mensal Comentário Premiado você só precisa:
 Seguir o blog no GFC, comentar e assinar seus comentários c/e-mail ou twitter :)

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Leitor Feliz: Winkie


Esse é o Luciano, o sortudo que  levou o livro "Winkie" na promoção aqui do Felizvros! Ainda não sabe o que eu achei do livro? Então corra lá na resenha.

E fique de olho aqui no blog que toda 5ª feira tem promoção.


---------------------------------------------------------------
Participe das promoções que estão rolando!
  
E lembrando: p/participar da #promo mensal Comentário Premiado você só precisa:
 Seguir o blog no GFC, comentar e assinar seus comentários c/e-mail ou twitter :)

segunda-feira, 25 de junho de 2012

De-Coração: Estantes inusitadas #01

Para quem sentiu saudade da nossa coluna mais esporádica, boas notícias: hoje eu trouxe várias ideias diferentes de estantes pra vocês. Me contem nos comentários quais vocês acharam mais legais!

À primeira vista esta parece ser uma estante como outra qualquer. Mas basta dar uma olhada mais atenta e... espera aí! Ela é feita de livros? Oremos para que seja só um efeito de pintura na madeira, né? Coitadinhos dos livros!

Esta não é exatamente uma estante diferente, mas vai me dizer que você nunca sonhou com essa escadinha igual à da Bela e a Fera?!

Sim, se essa estante fosse sua ou minha ela já estaria lotada, mas vamos ter foco, pessoal: olha que divertida essa parede se abrindo, como se a estante estivesse saindo de dentro dela!

E imagine poder ler nesse espaço super iluminado, com seus livros quase pra fora da casa! Será que os livros ficariam muito desbotados de tanto pegar sol? Independente disso, parece um espaço de leitura bem gostoso.

---------------------------------------------------------------
Participe das promoções que estão rolando!
  
E lembrando: p/participar da #promo mensal Comentário Premiado você só precisa:
 Seguir o blog no GFC, comentar e assinar seus comentários c/e-mail ou twitter :)

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Resenha: Uma noite no Chateau Marmont - Laura Weisberger

Resenha da colunista Bel Hamdan


Editora: Record
Autora: Laura Weisberger
ISBN: 9788501094292
Ano: 2011
Páginas: 491

Sinopse: Brooke e Julian têm uma vida tranquila em Nova York: ela sustenta o casal com dois empregos enquanto ele investe em sua carreira como músico. Finalmente, Julian é descoberto por um executivo da Sony e se torna um súbito sucesso, e suas vidas mudam para sempre. Os implacáveis paparazzi tanto insistem que conseguem emplacar uma foto escandalosa na imprensa - será que o casamento de Brooke vai sobreviver aos acontecimentos daquela noite fatídica no Chateau Marmont? 

Começo dizendo que provavelmente minha resenha será parcial, já que desde que li o livro "O Diabo Veste Prada" (que é diferente do filme em certas doses, mas igualmente encantador), sou fã da autora. Ela escreve extremamente bem e esse livro me arrancou emoções. :) A capa do livro segue a linha das séries da autora, e não sei se é só comigo, mas creio que poderiam parar com isso. Na minha opinião, é muito apelo de marketing, para entregar de cara que o livro é da linha do "Diabo Veste Prada" - além de reafirmarem escrevendo isso na capa. Que escolhessem, ou texto afirmando que as obras são de mesma autoria, ou capas parecidas. Enfim, acredito que a capa seja adequada à históra, mas teriam saídas melhores.

O livro conta a história de dois amantes com cinco anos de casados (em off: a palavra "amante" costuma confundir a cabeça das pessoas, pois é constantemente ligada ao adultério, porém ela impele aos enamorados, marido e esposa e casais de forma geral, lembre-se sempre disso, não caiam no golpe da palavra "popularizada"), Julian e Brooke. Ele é um músico talentoso que busca reconhecimento e ela, uma nutricionista que trabalha em dois empregos, e apóia totalmente o marido em sua luta pelo sucesso.Em um certo momento de sua carreira, Julian é descoberto por um produtor e finalmente consegue a fama que buscava. A vida do casal muda radicalmente e o que a princípio parecia a realização de um sonho, começa a se tornar um pesadelo.

As coisas começam a ir de mal a pior, quando Brooke percebe que não consegue conciliar sua vida a do marido, e muito menos sua carreira. Ele que, em momento algum deixa de demonstrar seu amor pela esposa, mesmo nos momentos de grande envolvimento com a fama, quer que ela o acompanhe, mas Brooke não quer abrir mão de sua profissão após ter se dedicado e lutado tanto quanto o marido por seu reconhecimento. Assim, o relacionamento deles entra em crise mesmo que eles ainda se amem muito e saibam disso. Durante toda a narrativa, a autora consegue nos mostrar a angústia que ambos enfrentam em suas carreiras e no relacionamento. Se amam, mas não querem abrir mão de suas conquistas. Ambos lutam desenfreadamente para conseguir conciliar o amor e a carreira, mas há um momento chave em que tudo parece desabar, que é quando vão ao "Chateau Marmont", que dá título ao livro. Será que o relacionamento deles vai sobreviver a essa noite?

Brooke é muito ponderada em suas ações, enquanto Jullian é passional. Isso é fácil perceber justamente pela profissão escolhida pelos dois. Muitas vezes, durante a leitura, me perguntava se eu conseguiria ter o equilíbrio que Brooke tinha. Provavelmente sim, pois fica claro que ela se segurava pelo amor que sentia por Jullian. Mas consegui sentir a angústia que ela sentia. Ao mesmo tempo que Jullian, que consegue sair do anonimato, fica dividido entre as escolhas da fama e do amor. O livro é excelente, uma leitura que tira o fôlego e deixa aquela "dor" atrás do pescoço, que significa que estamos tensos. Vale a pena ler. 

Nota: 5/5
Capa: 5/5
Leria de novo? Talvez

Prólogo:  Bem leitores, esta é a última resenha que farei para o felizvros. Sou apaixonada com os livros, e com a academia. Assim como Brooke que investe na carreira, durante meu tempo no felizvros, senti que não me dediquei quanto devia ao blog e também quero investir na minha carreira, tanto que farei em breve uma prova para entrar no Mestrado. Como eu já não conseguia me dedicar muito, tendo apenas que me dedicar à minha graduação, acho muito difícil que consiga me dedicar ao blog, agora com estes projetos pessoais. Também quero me dedicar mais a outros blogs que escrevo, e a Mari é uma excelente escritora e pessoa, vocês sempre ficarão bem ao lado dela. Peço que me perdoem a falta de atenção, mas me diverti muito e adorei o tempo que passei aqui! 
Até breve! Bel



---------------------------------------------------------------
Participe das promoções que estão rolando!
  
E lembrando: p/participar da #promo mensal Comentário Premiado você só precisa:
 Seguir o blog no GFC, comentar e assinar seus comentários c/e-mail ou twitter :)

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Promoção: A Filha da Minha Mãe e Eu


Para participar: é só seguir as 2 regrinhas obrigatórias do 1º passo + ter endereço de entrega no Brasil. 

Se quiser ter ainda mais chances: 
siga os outros passos que vão aparecer depois que você seguir o 1º!

Se tiver dúvidas: assista este tutorial que fiz pra vocês ou me pergunte pelo twitter @maripmelo :) 


IMPORTANTE: Se o box da promoção não aparecer aqui embaixo, acesse-a  neste link.

--------------------------------------------------------------
Saiba mais sobre o livro  A Filha da Minha Mãe e Eu


Sensível e tão real a ponto de fazer você se sentir parte da família, A filha da minha mãe e eu conta a história do difícil relacionamento entre Helena e sua filha, Mariana. A história começa quando Mariana descobre que está grávida e se dá conta de que, antes de se tornar mãe, é preciso rever seu papel como filha, tentar compreender o de Helena e, principalmente, perdoar a ambas. Inicia-se, então, uma revisão do passado – processo doloroso, mas imensamente revelador, pautado por situações comoventes, personagens complexos e pequenas verdades que contêm a história de cada um.





---------------------------------------------------------------
Participe das promoções que estão rolando!
   

E lembrando: p/participar da #promo mensal Comentário Premiado você só precisa:
 Seguir o blog no GFC, comentar e assinar seus comentários c/e-mail ou twitter :)

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Inspiração Felizvros: Guy Laramee

Conheçam as esculturas feitas em livros de Guy Laramee: a gente até sente uma peninha dos livros, mas é tudo tão lindo que todo mundo perdoa! Para ver as imagens em tamanho maior é só clicar, ok?












fonte: mdig
---------------------------------------------------------------
Participe das promoções que estão rolando!
  
E lembrando: p/participar da #promo mensal Comentário Premiado você só precisa:
 Seguir o blog no GFC, comentar e assinar seus comentários c/e-mail ou twitter :)

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Felizvros Apoia: No dia 20 de julho dê livros de autores nacionais de presente!


Para incentivar a venda de livros nacionais o autor Ademir Pascale criou um projeto super legal de promoção de livros! Nele, vários autores brasileiros vão dar um desconto especial para compras realizadas no dia 20 de julho. Quer saber quais livros participam dessa iniciativa? Então confira a lista AQUI! Para adquirir os livros é só entrar em contato diretamente com os autores (seus e-mails constam no link da lista!).

E se você for autor e quiser aderir à ideia, corra que ainda dá tempo. É só enviar um e-mail para ademir@cranik.com informando o seu interesse.


Lembrando que nem o Felizvros nem o Ademir estão ganhando comissão com o projeto: a ideia aqui é apoiar os trabalhos da nossa terrinha e, de quebra, deixar alguns leitores bem felizes!


---------------------------------------------------------------
Participe das promoções que estão rolando!
  
E lembrando: p/participar da #promo mensal Comentário Premiado você só precisa:
 Seguir o blog no GFC, comentar e assinar seus comentários c/e-mail ou twitter :)