domingo, 21 de julho de 2013

Muito obrigada a todos, foi um prazer.


Felizvros em Números:

Visualizações de página: 131.180
Comentários publicados: 4.875
Seguidores: 1.599
Postagens: 368 


Pessoal, este é um post que eu venho empurrando com a barriga faz um bom tempo. Mas eu já estava  me sentindo desconfortável por ter sumido do blog sem dar uma satisfação, então vamos lá.

Após o fim da minha faculdade e do meu excesso de tempo livre eu senti que o blog não era mais uma prioridade na minha vida (falei bastante sobre isso aqui). Porém agora eu amadureci bastante esse sentimento e percebi que não sinto mais vontade de postar no blog.

Eu ainda adoro ler, porém meu ritmo de leitura baixou bastante em função da falta de tempo e da vontade de fazer outras coisas que também me fazem feliz, e ultimamente eu tenho redescoberto o prazer de ler sem ter nenhuma responsabilidade - somente ler pra ser feliz, sem preocupar com resenha, com o tempo em que vou terminar o livro, com editoras, com nadica de nada.

Mas foi gostoso enquanto durou!! Eu me sinto muito feliz por ter influenciado positivamente tantas pessoas a lerem. Durante uns bons 3 anos uma das minhas maiores alegrias era receber comentários de vocês por aqui ou pelo youtube falando sobre como a minha opinião os deixou com vontade de ler, ou sobre como gostavam das coisas que eu falava, e esse carinho é algo que eu sempre vou levar comigo. Muito obrigada por tudo, de coração.

Por enquanto vou manter o blog (que vai deixar de ser só ".com" e será "http://felizvros.blogspot.com.br/", como vocês podem ver) e o youtube abertos. Talvez um dia me dê a louca e eu apague tudo, mas acho que não será agora. 

Ah, e talvez eu faça uns videos no meu Youtube de vez em quando. Me sigam por lá!

Bem, gente, é isso.



Um beijão pra todos vocês!
Mari

A menina que sonhava com os pés - Christian David e Martina Peluso

A Menina que sonhava com os pés, R$ 32, a partir de 7 anos, ISBN 978-85-64816-30-5

Acho que eu nunca contei isso pra vocês, mas eu tenho mania com os meus pés. Eu faço dancinhas com eles (deixada, com eles pra cima), fico pegando nele enquanto converso com as pessoas, e quando faço as unhas dos pés fico falando "péeeees" e mostrando pro meu namorado de 5 em 5 minutos! Com isso em mente, vocês conseguem imaginar o amor que eu senti quando recebi este livro da editora, né? 

E devo dizer que fiquei muito feliz por tê-lo solicitado. As ilustrações são absurdamente lindas, e o livro é extremamente delicado e divertido! Eu tenho certeza que se o tivesse lido na minha infância, este seria um dos meus livros preferidos. Aliás, eu indico muito os livros da Editora Biruta pra qualquer um que curta ilustrações ou que precise dar um presente pra uma criança! É uma forma de estimular a cultura dos pequenos com materiais de altíssima qualidade editorial, além de atiçar a imaginação delas e trazerem sempre uma moral bacana!

Vamos conhecer mais sobre o livro?


A menina que sonhava com os pés
Ana é uma menina diferente, que demonstra sua alegria e energia por meio de seus sapatos coloridos. Quando começa a frequentar a escola, Ana encontra algumas dificuldades com sua professora. Essa é a história do mais novo lançamento da Editora Gaivota, A menina que sonhava com os pés, de Christian David e ilustrações de Martina Peluso.
O livro encanta ao mostrar a delicadeza de Ana ao lidar com seus problemas. Além disso, os pequenos leitores se identificarão com os medos e descobertas da personagem principal em seu primeiro dia de aula.
A menina Ana é capaz de ensinar o leitor sobre o poder de sonhar e o desejo de alegrar todos que estão ao seu redor. Os personagens cativantes, como a professora substituta e os pais de Ana, contribuem para esse aspecto da história.
Repleto de ilustrações graciosas em tons pastéis, o livro chama a atenção por seu projeto gráfico atraente, característico da Editora Gaivota. Os leitores se encantarão com as imagens coloridas e de traços delicados.
A menina que sonhava com os pés tem lançamento marcado para o dia 13 de julho, em Porto Alegre/RS. O evento acontecerá às 16h, na Saraiva Praia de Belas Shopping, localizada na Avenida Praia de Belas, 1181, 2º piso.
Sobre o autor
Christian mora em Porto Alegre, onde nasceu e foi criado. É formado em Ciências Biológicas, com ênfase em Licenciatura, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e fundador da Confraria Reinações: Confraria da Leitura de Textos Infantis e Juvenis, e vice-presidente administrativo da Associação Gaúcha de Escritores. O autor já publicou outros títulos e participou do Catálogo de Bolonha em 2009.
Sobre a ilustradora
Martina nasceu em 1980, em Nápoles, na Itália, onde vive e trabalha até hoje. Estudou estamparia no Instituto de Artes de Nápoles e frequentou cursos de ilustração em Sarmede e Pavia, além de participar de diversas exposições na Itália e Espanha.
Sobre a Editora Gaivota
A Gaivota, selo da Editora Biruta criado em 2011, prima pela qualidade literária, projetos gráficos ousados, instigantes, e ilustrações que encantam. Mas o desafio vai além: abordar, de maneira lúdica, temas muitas vezes considerados herméticos, complexos e desinteressantes, nos parece uma maneira de aproximar crianças e jovens de temas que parecem distantes de seu cotidiano. Esse foco não exclui obras que estimulem a fantasia e inspirem a aventura – por isso apresentamos aos jovens leitores aquilo que há de melhor na literatura infantojuvenil nacional e estrangeira. 

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Resenha: O Mundo Pós-Aniversário - Lionel Shriver


Editora: Intrínseca
ISBN: 9788598078656 
Ano: 2009 
Número de páginas: 544 

Sinopse: O mundo pós-aniversário retrata o relacionamento aparentemente sólido de um casal de americanos radicados em Londres. Ele é um disciplinado pesquisador de um instituto de estudos estratégicos; ela, uma acomodada ilustradora de livros que depara com uma vontade incontrolável de beijar outro homem; um velho amigo do casal, impetuoso jogador de sinuca que figura no topo do ranking do esporte, um dos mais populares entre os britânicos.
"Ninguém é perfeito"
"Ai, lá vem a Mari com essa tal dessa Shriver" hahahaha... eu sei que quando eu fico gamada num autor vocês se cansam de me ouvir falar dele! Mas tem como não amar dona Lionel falando de relacionamentos com a velha crueza que amamos? Pra quem está precisando comer peixinhos pra melhorar a memória, eu já falei da autora de Precisamos Falar sobre o Kevin na resenha do livro e no vídeo sobre os melhores livros de 2012 (é gente, um daqueles que eu tava com cara de acabada e sem um pingo de maquiagem, não tá fácil pra ninguém).

Um dos pontos onde o livro surpreende é na forma. Com capítulos alternados em 2 possibilidades de histórias (universos?) paralelas, Lionel explora como teria sido a sua vida se tivesse continuado no  relacionamento de anos, ou se tivesse se envolvido com o melhor amigo do casal. Então a leitura segue assim: um capítulo com o cotidiano e os problemas que viriam a surgir no seu relacionamento de longa data, outro capítulo sobre onde sua vida teria ido parar se tivesse se entregado num momento de fraqueza, sempre alternando. O interessante é acompanhar as alterações na personalidade, auto-estima e visão de mundo da personagem, decorrentes da sua convivência com este ou aquele homem. E mais: como certa postura, disponibilidade ou indisponibilidade dela fazem com que esses homens a vejam e a desejem mais ou menos.

Eu serei redundante em ressaltar pra vocês que o que mais me atrai nos livros da Shriver, é a sinceridade bruta com que nos conta histórias. Sem medo de colocar o dedo na ferida, enfiar o dedo bem fundo nessa mesma ferida e depois jogar álcool na sadomizada ferida, Lionel encara as fraquezas humanas com uma clareza que nos faz perceber o melhor e, na maioria das vezes, o pior dentro de nós mesmos. Você pode até ter uma moral mais bacaninha que a dos seus personagens, mas com certeza verá um pouco do próprio egoísmo ou da própria covardia neles, e esse trabalho de construção dos personagens arquitetado com a desconstrução de nós mesmos, leitores, é feito com uma qualidade literária que eu te desafio a encontrar em outro autor contemporâneo. Acho que é mesmo coisa da dona Lionel e de ninguém mais.

Lembrando que ler um livro interessante sobre um assunto que não cabe na nossa própria realidade é uma das delícias desse nosso hobbie, e eu, particularmente, acredito que em relacionamento feliz não tem espaço nem vontade de traição. Logo, não estou fazendo apologia para ninguém chifrar ninguém. Façam-me o favor e continuem respeitando seus respectivos amores.

Voltando ao livro, longe de trazer soluções, Lionel Shriver te deixará deliciosamente cheio de dúvidas. Afinal, do que a gente precisa pra ser feliz e ter uma vida plena ao lado de alguém? Indicado pra quem curte bons livros, análises psicológicas, debates sobre relacionamentos, sinuca, livros infantis, relações políticas  internacionais (os três últimos, profissões dos personagens) e qualquer coisa que o dedo filosofal de Lionel toque, O Mundo Pós-Aniversário é um desses livros que ao terminar vai te deixar refletindo por uns bons dias - não necessariamente na temática da traição, mas sobre a natureza humana e a fragilidade da harmonia nas suas relações.

Nota: 4/5  Preto de copas (cartas) 
Capa: 4/5 
Leria de novo? Sim, e estou ansiosa pra ler o "Tempo é Dinheiro" da autora que já está me esperando aqui em casa!

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Felizvros Apoia: Faces Opostas, A profecia de Manakel - L.F.Valadares

Felizvros Apoia é uma coluna de divulgação de autores brasileiros.
O texto abaixo foi redigido pelo autor ou editora do livro e pode não corresponder à minha opinião. Saiba mais aqui.


Faces Opostas - A profecia de Manakel
Envolvimentos afetivos jamais fizeram parte da vida de Luos, mas aquele par de olhos verdes sob aqueles fios dourados era impossível de se evitar. Era fato que algo dentro dele mudava na presença dela, sentia-se diferente, humano. Mas nem sempre foi assim. 
Houve um tempo em que humanos faziam parte do cardápio. Dilacerar suas almas era seu divertimento favorito, e agora lá estava ele entre os homens que subjugava. A aberração que nascera da união de forças opostas, céu e inferno, estava livre para caminhar sobre a Terra, para testar seus limites. Nesta fase de autoconhecimento, muitas dúvidas irão surgir, inimigos vindos da escuridão e da luz o rodearão, enquanto todo o resto parece conspirar contra ele. 
Bem e mal, luz e trevas, céu e inferno, certo e errado... O que fazer? Aonde ir? A quem recorrer?... Inúmeras questões que o levam sempre a mesma interrogação:
"- O bem e o mal podem caminhar juntos?"

O Autor
L.F.Valadares cresceu jogando videogame e assistindo filmes de todos os tipos, mas a fantasia e o sobrenatural sempre chamaram sua atenção. Foi na leitura que pode estreitar essa relação com o desconhecido e viajar por magníficos lugares vivendo incontáveis histórias. Em certas ocasiões, sonhou em ser marinheiro. Em outras, policial. Por fim, enveredou-se pela área de Engenharia, sem deixar de criar seus universos e personagens fantasiosos em divertidas partidas de RPG com amigos. Morador do Rio de Janeiro, L.F. Valadares surge com Faces Opostas como sua estreia literária.