Hoje não vou, necessariamente, julgar capas. Vou falar sobre quatro capas, que deixam muita gente com "a pulga atrás da orelha". As capas dos livros da Saga Crepúsculo. Muita gente, mesmo tendo lido os livros, não sabe o que representa cada capa. Particularmente, gosto muito das capas. Acho-as bem limpas e a tipografia também é bacana. Mas vamos ao ponto principal do post, as capas.
Clique na imagem para vê-la em tamanho maior. |
Crepúsculo:
A maçã representa o fruto proibido do livro bíblico, o gênesis. Pode representar Bella, que é o Fruto Proibido de Edward, assim como pode representar o pecado para Bella, que, como na fábula da "Branca de Neve", Branca morde a maçã, e desmaia, ficando em uma situação de quase morte; imovél, porém viva aguardando o beijo de seu despertar. Da mesma forma que Edward representa o perigo a Bella.
Lua Nova:
A orquídea na capa do livro, não tem nada a ver com a história, na verdade. Durante muito tempo, tentei decifrar sobre o que se tratava, mas posteriormente, vi uma entrevista com a própria Stephanie Meyer que dizia que ela não teve participação na escolha do design desta capa. Mais tarde, alguns fãs chegaram a criar uma explicação para a capa, que Stephanie achou plausível; a flor, de pont-cabeça, representa o período de depressão de Bella. Assim como as pontas vermelhas e a pequena pétala vermelha caindo, se assemelham ao sangue e à dor que Bella sente, pela partida de Edward.
O nome Lua Nova também não tem nada a ver com os Lobos da série. A fase de "Lua Nova", é a fase mais escura da lua, a que ela menos brilha no céu; é quando ela se esconde, se retrai. O nome refere-se, portanto, à própria Bella, relacionado à sua tristeza e sua depressão.
Eclipse:
O Laço quase partindo representa os laços de que se tratam o livro; o laço de Bella e Edward, e dela com Jacob. Também o laço com sua humanidade. A fita partida representa escolha, como no livro Bella deve escolher entre seu amor por Edward e sua amizade com Jacob. Stephanie Meyer também afirmou que a fita representa a ideia de que Bella não pode romper completamente de sua vida humana. O nome "Eclipse", refere-se à influência de Edward sobre Bella. Bella, nos livros, trata Jacob como "Seu sol", na sempre nublada cidade de Forks, mas conclui que Edward é seu Eclipse, já que ele sempre iria "apagar" ou "sobrepor-se" ao seu sol, escolhendo assim, Edward, como seu amante.
Amanhecer:
De acordo com Stephenie Meyer, a capa deste livro é uma metáfora para a progressão de Bella durante toda a série. Ela começou como a peça mais fraca do jogo de xadrez: O peão. Isso, considerando a força física de Bella comparada aos Lobos e aos Vampiros. E então ocorre o extraordinário - Bella passa de preza fácil, para peça-chave para a vitória dos Cullen; Bella deixa de ser "peão", e se torna a Rainha - a peça mais forte do Jogo de Xadrez e a peça mais forte da saga.
***Bônus***
Creio que todos os fãs da saga sabem do inacabado "Midnight Sun", ou em bom e velho português "O Sol da Meia Noite". Este seria o último livro da saga Crepúsculo, se não tivesse vazado na internet. Stephanie Meyer desistiu de escrever o livro por isso mesmo; seus 12 primeiros capítulos vazaram na web. E ainda hoje, não é difícil de encontrá-lo. Se você ainda não leu, leia. É muito legal. Reconta a história do primeiro livro da saga, mas pela visão de Edward. Mostra o vampiro com seus anseios e dúvidas, principalmente sua indignação por não conseguir ler a mente de Bella. Uma pena que não foi terminado.
**Para os odiadores da Saga Crepúsculo**
Nem se dêem o trabalho de comentar. :) Não ofendi ninguém e temos direito de gostar do que quisermos! Há! (Apesar que acredito muito que os frequentadores do Blog que não gostam da saga, são superiores a isso).
Até a Próxima! :)