Não deixe de conferir a promoção do livro no fim do post ;)
Editora: Bertrand Brasil
Autor: CLIFFORD CHASE
ISBN: 9788528614749
Ano: 2011
Número de páginas: 280
Sinopse: Winkie é um surrado urso de pelúcia que misteriosamente ganha vida. Décadas após a última criança de uma família ficar velha para brincar com ele, o urso pula de sua prateleira e sai andando pela floresta perto da casa onde vivia. E numa noite aparentemente calma, uma equipe da Swat invade a cabana onde Winkie mora, coloca-o em custódia e o acusa de 9.678 crimes, incluindo terrorismo, traição à pátria e bruxaria. No julgamento, a promotoria tenta selar o destino do pequenino urso chamando para depor testemunhas dos julgamentos de Galileu, Sócrates, John Scopes, Oscar Wilde e das Bruxas de Salém.
"O urso chorou ao se lembrar da cena, e sacudiu a cabeça como quem diz não. Não pelo fato de agora ser um prisioneiro, mas porque na época também era - cheio de esperança, porém, escravo dos caprichos alheios (...)" Pág. 99
"Winkie" é a história de um urso que um dia ganha vida e sai andando. Ao longo do livro, temos acesso às memórias do bichinho que, por já ser velhinho, viveu em época de bastante preconceito racial nos EUA até os dias atuais, em que há a sombra do terrorismo sobre a América. Confesso que esperava um pouco mais de humor ao longo da história e não fazia ideia de como ela seria nonsense. Mas embora não tenha me apaixonado perdidamente pela leitura, por fim ela me foi satisfatória e interessante.
Logo no início do enredo somos tomados pela tal sensação nonsense que nos acompanhará em boa parte de "Winkie". Afinal, quando uma série de autoridades que vai de policiais a um juiz começa a tomar um urso de pelúcia por um terrorista perigoso, a impressão que temos é que esses adultos estão brincando como crianças. Se este nonsense será agradável para você ou não, somente experimentando para saber - mas ouso arriscar que os fãs da série "O Guia do Mochileiro das Galáxias" têm mais probabilidade de curtirem a leitura.
A princípio podemos ficar um pouco perdidos sobre o propósito do livro, sem entender muito bem aonde o autor quer chegar. Alguns acontecimentos parecem ser aleatórios, o que intensifica a sensação de nonsense - e talvez seja realmente esta a intenção. Porém, lá pelas tantas ele engata e fica gostoso, é apenas uma questão de paciência para deixá-lo nos revelar o seu valor.
"Winkie" é uma espécie de Pinóquio contemporâneo ou Toy Story literário e, de toda a história, suas épocas de brinquedo que deseja falar e ser de verdade me foram as mais encantadoras. Em se4u processo de autoconhecimento Winkie faz muitas reflexões sobre a alma e a matéria. Afinal, onde começa a minha alma e a minha essência? Eu sou importante? Quem eu sou? Estes são questionamentos muito complexos que nos fazemos em alguns momentos da vida e que nos aproximam do protagonista da história, fazendo a leitura valer muito a pena.
Acredito que as interpretações sobre a metáfora do livro podem variar de acordo com o leitor. A minha foi de que o livro trata sobre a existência - desde o significado de ser, até as sensações e sentimentos que temos o benefício de ter como seres pensantes - aspectos intrínsecos à vida, mesmo que muitas vezes não reflitamos sobre o valor disso tudo. Porém, já encontrei por aí outras perspectivas, então não se impressione se você entender algo totalmente diferente ao ler "Winkie", o importante é que o livro provavelmente te fará pensar sobre questões importantes, o que é sempre bem vindo.
Nota: 3/5
Capa: 4/5 (é maravilhosa, mas me irritou um pouco que o urso usado nela e nas imagens dentro do livro não tenha olhos com pálpebras, uma vez que o ato do urso piscar é importantíssimo para a história).
Leria de novo? Não, mas releria alguns trechos reflexivos.
----------------------------------------------------
Participe da Promoção!
Se quiser ter ainda mais chances: siga os outros passos que vão aparecer depois que você seguir o 1º!
Se tiver dúvidas: assista este tutorial que fiz pra vocês ou me pergunte pelo twitter @maripmelo :)
a Rafflecopter giveaway
----------------------------------------------
Participe das promoções que estão rolando!
E lembrando: p/participar da #promo mensal Comentário Premiado você só precisa:
Seguir o blog no GFC, comentar e assinar seus comentários c/e-mail ou twitter :)
Mariana, vc está só com promoção interessante ultimamente! Maravilhosa a resenha, quero conhecer esse ursinho misterioso que cometeu (ou não) tantos crimes >.<
ResponderExcluirA capa é meio tenebrosa :)
abraços,
Luciana
http://www.folhasdesonhos.blogspot.com
hahahaha...desculpa, não pude deixar de rir com esse enredo! Como assim um urso de pelúcia acusado de assassinato? É o Chuck dos ursinhos? Tadinho! Adorei a sua resenha e acho que entendi a moral que a história quer passar, gostei da capa, realmente achei muito interessante, porém essa história nonsense não me apeteceu nem um pouco. Sorry!
ResponderExcluirBeijos
lin_leao@hotmail.com
Oi Mari!
ResponderExcluirJá tinha ouvido falar desse livro, mas nunca tinha parada para ler ruma resenha sobre ele. Como eu sabia que tinha essa história do ursinho, mas não sabia muito bem todo o resto da sinopse (auhuha...) eu achava o livro meio doido, mas ainda assim despertava uma certa curiosidade em mim. Deve ser porque eu adoro ursinhos, hahaha...
Pelo o que vi na sua resenha, o livro não tem nada de bobo ou doido como eu imaginava. Acho que deve ser uma leitura que vale a pena. Eu leria sim.
Parabéns pela resenha. Você sempre escreve muito bem. ^^
Beijos.
Também já tinha ouvido falar desse livro, mas fiquei pensando comigo mesma "Que tipo de história sem pé nem cabeça!". Depois eu li a sinopse e acabei ficando curiosa. Agora, depois da resenha, com certeza eu quero ler. Amo livros que nos fazem refletir. São daquele tipo que a gente termina e fica olhando pro teto, pensando sobre as passagens do livro e como elas se aplicam na vida. E eu também gosto de histórias nonsense, então acho que vou gostar desse livro!
ResponderExcluirAdorei a resenha!
Flor, ja ouvi muito falar do livro, cada um tem uma opinião diferente. bem que eu podia ganhar a promoção para saber hehehe.
ResponderExcluirAdorei o Toy Story literário. Me deixou curiosa para ler. Agora como faz? Vou participar e torcer para ganhar *--*
www.pausaparaumcafe.com.br
muito bom a resenha goistei mesmo
ResponderExcluirparticipando \o\
ResponderExcluiresqueci de colocar o negocio
Excluirfacebook.com/dayyyalves
Oi, Adorei o Blog está de Parabéns, e a resenha do livro muito boa fiquei doida pra ler e não vejo a hora, mesmo se eu não ganhar na promo vou pedir de presente de aniversário. Heheh ;)
ResponderExcluirAh,a Mari está cheia de promoções. Estou adorando! Espero ganhar uma :(
ResponderExcluir@jucysne_
Quando li a sinopse pela primeira vez não achei nonsense, mas sua resenha diz que é um pouco, rs
ResponderExcluirE o Guia dos Mochileiros.... é MUITO NONSENSE PQP! Não entendo quase nada, kkkk
Vou participar da promoção, porque quero MUITO o livro.
E ainda mais depois dessa resenha falando que é uma mistura de nonsense e reflexão, quero ainda mais, kkk
A capa me fez entender tipo, a infância acabou, ou fazendo uma criança refém. kkk
Adorei essa capa e achei o tema abordado no livro muito interessante.achei também um pouco engraçado o fato do urso ser acusado...rsrsrs...
ResponderExcluirfiquei bastante curiosa e gostaria de ler o livro.
como só li algumas resenhas a respeito dele, e foram bem poucas, minha opinião não é das grandes,mas creio que depois de ler o livro eu possa dizer o que achei.
bjs
Adorei a ideia do livro, é inusitado e parece despertar mtas coisas, como vc comentou em metáforas e partes reflexivas já me conquistou, adoro livros com esses itens =] Tb o fato de vc citar Pinóquio, e eu amo histórias de contos de fadas, mesmo modernas =]
ResponderExcluirBoa Resenha!!!
Miquilis:
Bruna Costenaro
Nossa, esse aplcativo é complexo...risadas...participando da promoção....
ResponderExcluirUau.
ResponderExcluirQue história diferente.
Quando eu li que o ursinho tinha ganhado vida e saído andando, simplesmente andando já comecei a ficar assim: oO
Daí pra frente só foi aumentando OO
Não sei o que achar da resenha do livro, como vc disse, é bem nonsense.
Bjus
Nâna
@ArianaaNana
ExcluirParticipando, espero ganhar ;)
ResponderExcluirEu vivo um dilema eterno com este livro. Devo ser a única a achar essa capa meio que... Sinistra, haha!
ResponderExcluirMas já li resenhas contraditórias sobre a história deste livro. Uns amam, outros odeiam... Acho que eu preciso ganhar esta promo para dar meu veredito final, rs.
Adorei a resenha Mari.
Pra variar você escrevendo e expondo suas idéias super bem!
Beijos,
Dani / @daride
Gente, que loucura esse livro! Nunca tinha nem ouvido falar, e confesso que a capa me deu certo medo! Parece uma história beeeeem diferente mesmo! Mas não colocaria como uma das minhas prioridades de leitura!
ResponderExcluirOi, que legal!
ResponderExcluirNão conhecia esse livro!
Parece ser um livro bem diferente mesmo, HAHA
Gostei muito da capa!
André Luiz
www.viajandonoslivros.com
Parece ser bem interessante esse livro! :D
ResponderExcluirParticipando da promoção! *-*
Nossa eu nem tinha visto a promoção o.o
ResponderExcluirque burra
participando já
@Mayh_Fernandes
yarasp71@hotmail.com
Tô louca para ler Winkie. Eu o vi na mão de um de meus alunos e fiquei encantada pela capa. E quando uma criança faz uma resenha como a que ele me faz, a nossa curiosidade aumenta ainda mais! Ele descreveu tão direitinho que eu fiquei com muita vontade de ler. Vou participar da promoção!
ResponderExcluireliana.lee@yahoo.com.br
Quando comecei a ler a resenha imaginei que o urso fosse como o Teddy do filme AI - Inteligencia Artificial. Adoro "O Guia do Mochileiro das Galáxias" (não entendo metade do que esta escrito, mas tudo bem) e com certeza se o livro WInkie não deixa claro no início o proposito da historia ele se parece com "O Guia do Mochileiro das Galáxias". Gostei da capa do livro.
ResponderExcluirQue livro louuuuco, eu já estou aqui querendo ler. Adorei a resenha. E a capa desse livro é muito linda. E sem contar que o enredo é bem inédito, nada de clichê, a imaginação do autor foi a mil! Adorei a comparação a Pinóquio, deve ser um conto de fadas na vida real. Quero ler!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA sua resenha me fez pensar em outros dois livros que parecem ser do mesmo estilo desse: a série Desventuras em Série do Handler e o clássico Alice no País das Maravilhas. São duas obras meio nonsense, mas com um grande senso critico.
ResponderExcluirPela sinopse eu não esperaria humor, a não ser humor negro, que acho que foi esse o foco do autor. Não tinha ouvido falar do livro ainda, mas achei muito interessante!
@Evefowl
Esse livro me chamou a atenção desde que foi lançado!! Muito legal sua resenha, parabéns!!
ResponderExcluirE claro, parabéns pela promoção! Sucesso!
=*
Adorei a capa desse livro e amei a promoção
ResponderExcluirQuero muito ganhar
Parabéns pelo blog, sou fã
Interessante a sua colocação sobre as metáforas do livro. E vc tem razão: se o livro fizer refletir, é válido. "Pinóquio contemporâneo ou Toy Story literário". Aí fiquei com medo: sempre detestei o Pinoquio. Achava muito sinistro. Mas Toy Story é tão divertido. Fiquei curiosa para ler e ver para qual lado tenderia a minha opinião
ResponderExcluirNunca havia ouvido falar do livro. Parece ser uma história bem diferente e interessante! Fiquei muito curiosa. :D
ResponderExcluirDeve ser muito legal e não enjoativo quanto outros livros, anciosa aqui haha *-*
ResponderExcluirnossa quantos livros ..amei todos eles..
ResponderExcluirParticipando ^^
@raq_caroline
Meu Deus... fiquei arrepiada! Muito medo da comparação. Até guardei meu ursinho de pelúcia no guarda roupas pro caso de ele ter vida... Mas adorei a história do livro, as passagens e tals. Muito ansiosa para lê-lo.
ResponderExcluirSou muito fã da série do Mochileiro das Galáxias, acho que vou curtir então hahahah xD Acho que esse livro parece ser muito interessante e diferente. Uma pena que você não tenha amado, mas mesmo assim tenha tirado coisas boas dele. Espero curtir ^^
ResponderExcluirbeijos
Julia Nevares
@julianevares
Olá,
ResponderExcluirParece um ótimo livro, nunca li nada da Bertrand mas soube que os livros deles são muito bons.
abraços,
Luciano
http://terceirapagina.blogspot.com.br/
O livro me deu a impressão de ser um pouco tenebroso, e realmente, acho que só que leu poderia tecer comentários significativos. Quero ler!
ResponderExcluirQuero muito *---------*
ResponderExcluirHaha, que livro diferente! Interessante.
ResponderExcluirFátima Menezes - @fatimamd
http://recantodecaliope.blogspot.com.br
Uaaallll...to simplismente louca para ler esse livro, sua resenha é muito boa!!!
ResponderExcluirbjus
Mari, que história é essa? rs... Tadinho do ursinho!!!! Bom, eu fiquei com pena, mas vai que ele é mesmo o criminoso, né? hehe... Vou começar a olhar diferente pros meus bichinhos de pelúcia.
ResponderExcluirEu gostaria de ler, sempre quero conhecer livros diferentes do usual!! =)
Beijo
Ju
Ahhh eu quero esse livro!
ResponderExcluirParticipand, lógico!
beijos
Mandinha
minhasconfissoesfemininas.blogspot.com
Um ursinho interrogado... extremamente sem noção, né? Sei lá de presta...
ResponderExcluirParece ser mesmo um livro bem diferente dos que costumo ler, mas pela sua resenha vi que tem muita coisa interessante, apesar de parecer meio doido também...rs
ResponderExcluirAdorei sua resenha.
Beijão
Que legal *o*
ResponderExcluirNunca tinha visto esse livro.. a capa me cativou!
A estória parece ser muito interessante e que vale a pena ler :)
Na hora que li a sinopse achei um pouco estranho e engraçado, ai quando li a resenha achei interessante, agora estou com vontade de ler.
ResponderExcluirBeijos.
Não conhecia esse livro ainda. Achei mto interessante pela resenha. Mega curiosa pra saber o final dessa estória!!!
ResponderExcluirEu já havia visto alguém comentar do livro, não havia visto uma resenha em específico, gostei muito da sua.
ResponderExcluiradoro non-sense, talvez goste muito do livro.
bacana o/
beijos
Amy - Macchiato
Participando!!
ResponderExcluirBeijinhos**
Apesar de toda a estranheza da história, a achei fantástica! Uma ótima sacada!
ResponderExcluirPela resenha da para perceber que realmente é bacana, embora possa pecar em alguns quesitos, mas tudo me fez ficar com ainda mais vontade de lê-la!
Parabéns por trazer a resenha e dica de um livro tão diferente!
Beijinhos!!!
Nossa, que livro diferente! Muito criativo. Como você falou, um Pinóquio dos tempos modernos. Muito legal.
ResponderExcluirParticipando!!!
ResponderExcluiradriana medeiros - seguidor
Participando! Adorei a resenha, tô doida para ler este.
ResponderExcluir@leticiafeitosa_
http://bookosfera.blogspot.com.br/
Participando! Gostei muito da resenha, olhando só a capa não dá pra imaginar uma história tão interessante.
ResponderExcluirParabéns pelo comentário!