Editora: Companhia das Letras
Autor: Philip Roth
ISBN: 9788535920635
Ano: 2012
Páginas: 192
Sinopse: De que maneira um homem vigoroso, que passou décadas acreditando no trabalho duro como o método ideal de justificar a própria existência, pode lidar com a certeza aterradora de que vive "totalmente isolado dentro de um corpo que se tornara um terrível cercado do qual não podia escapar"? Essa é uma das questões levantadas por Patrimônio, que ganha nova tradução para o português.
Neste livro de 1991, Roth revisita os altos e baixos da relação com o pai. Em uma narrativa que nunca recorre a um estilo sentimental ou autoindulgente, o autor americano, que começou a carreira no estilo corrosivo de O complexo de Portnoy, adota um tom mais sóbrio.
Essas memórias abrem caminho para as obras de ficção lançada por Roth nos anos seguintes, sobretudo O teatro de Sabbath, e a tetralogia composta por Homem comum, Indignação, A humilhação e Nêmesis. Poucos autores alcançaram, nas últimas décadas, uma produção tardia tão poderosa.
Neste livro de 1991, Roth revisita os altos e baixos da relação com o pai. Em uma narrativa que nunca recorre a um estilo sentimental ou autoindulgente, o autor americano, que começou a carreira no estilo corrosivo de O complexo de Portnoy, adota um tom mais sóbrio.
Essas memórias abrem caminho para as obras de ficção lançada por Roth nos anos seguintes, sobretudo O teatro de Sabbath, e a tetralogia composta por Homem comum, Indignação, A humilhação e Nêmesis. Poucos autores alcançaram, nas últimas décadas, uma produção tardia tão poderosa.
" (...) tão logo a gente supera o nojo, ignora a náusea e descarta aquelas fobias fortalecidas como tabus, há muita vida para ser acalentada." Pág. 140
É surpreendente a diferença que faz ler bons autores, aqueles com um texto tão bem estruturado e vocabulário tão rico que a sua elegância até contamina o que nós escrevemos. É o caso de "Patrimônio", um livro maduro e adulto sobre o pesado tema da perda. Nele, Philip Roth nos conta sobre os últimos meses de vida de seu pai, e sem cair em clichês nos passa toda a dor dessa experiência. Por se tratar de fatos reais, leitores que já conhecem o autor ficarão ainda mais contentes, uma vez que o livro causa uma aproximação e nos transporta ao cotidiano de Philip.
Se você precisa de muita ação para apreciar uma leitura, esta talvez não seja a melhor opção. Afinal, o ritmo de "Patrimônio" é mais tranquilo e reflexivo, embora por motivos óbvios o final do livro traga uma carga emocional mais tensa. O que Roth faz nesse livro não é falar de forma abstrata e sensacionalista sobre a morte, e sim nos relatar diversos acontecimentos da sua vida que envolvem seu pai e mostram a grandeza de seu caráter modesto, de sua rudeza estoica e do lindo laço paternal que há entre eles. Assim, ao invés de tentar nos explicar a sua dor, o autor nos apresenta a sua vivência com o pai nos últimos meses de vida, nos cativando de tal forma que ao fim do livro não entendemos a sua tristeza, mas a sentimos verdadeiramente pois é como se um conhecido nosso tivesse partido.
Com personagens reais - que de fato o são, esta leitura é de grande serenidade e sabedoria, embora sua faceta moral seja suave, recolhida da história somente por quem tiver esse interesse interpretativo de aprendizagem. No mais, é um livro bonito sobre família e sobre dar valor àqueles que amamos enquanto o temos em nossa vida. A enredo também traz a tona nossa própria fragilidade, porque ao narrar a degradação física, psicológica e da autoestima de Herman Roth, nos recorda do processo pelo qual um dia também teremos de passar. No entanto, essa possibilidade de associação não faz o livro macabro e sim nos dá uma maior humildade perante a nossa inevitável finitude, um exercício importantíssimo para avaliarmos as nossas escolhas e posturas diante da vida.
Nota: 5/5
Capa: 3/5
Leria de novo? Não, mas quero conhecer outros trabalhos do autor.
----------------------------------------------------
Participe da Promoção!
Se quiser ter ainda mais chances: siga os outros passos que vão aparecer depois que você seguir o 1º!
Se tiver dúvidas: assista este tutorial que fiz pra vocês ou me pergunte pelo twitter @maripmelo :)
IMPORTANTE: Se o box da promoção não aparecer aqui embaixo, acesse-a neste link.
---------------------------------------------------------------Participe das outras promoções que estão rolando!
E lembrando: p/participar da #promo mensal Comentário Premiado você só precisa:
Seguir o blog no GFC, comentar e assinar seus comentários c/e-mail ou twitter :)
Boa noite Mariana,
ResponderExcluirMais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, fiquei interessado, parabéns pela resenha...participando da promo....abçs.
http://devoradordeletras.blogspot.com.br/
Comecei a ler O Animal Agonizante, também do autor, mas larguei nas primeiras páginas por não ser o tipo de leitura que buscava no momento. Realmente, os livros dele não têm muita ação, mas várias pessoas já me recomendaram! Quero ver se retomo a leitura do Animal esse mês!
ResponderExcluirca_sirio@yahoo.com.br
ExcluirOOOO estou participando, ja ouvi falar deste livro, mas agora com a resenha quero ler realmente. e Mari , sempre inovando no estilo dos livros, so vc mesma
ResponderExcluir@guilhermehck
Preciso desse livro :O Vou participar depois, nossa fiquei com muita vontade de ler Mari *-*
ResponderExcluirPausa Para um Café - Resenha de Livros
Quando você falou no começo da resenha sobre a importância de ler bons autores eu me identifiquei totalmente, é por esse motivo que eu sou muito fã dos clássicos, que tanto assustam algumas pessoas; acontece que para mim é muito importante a forma como o escritor nos apresenta a sua história e seus personagens. Esse livro é do tipo que eu mais aprecio, um livro reflexivo e sério, sobre sentimentos e experiências de vida.
ResponderExcluirA capa é sublime. Já define ritmo e narrativa, só de olhar pra ela. Gostei da resenha, fiquei com vontade de ler.
ResponderExcluirLá vou eu participar de novo.
@elianalee
Participando,amei a resenha
ResponderExcluirNunca ouvi falar do livro,mas gostei da sinopse e da resenha também.
ResponderExcluirBj
Oi, Mari.
ResponderExcluirJá tinha ouvido falar nesse autor, mas nunca li nada dele.
Este deve ser um livro altamente reflexivo e complicado de se ler, principalmente para aqueles que já sofreram a perda que Philip relata.
De qqr forma e como vc colocou no final, tenho certeza que, em vez de fatalista, o livro nos leva a ver a vida com outros olhos e aproveitar melhor o tempo com as pessoas que amamos.
Gostei de conhecer este livro.
Bjs
@RoseFuri
Eu adoro livros que envolvam o tema "pais e filhos".
ResponderExcluirNão sei se é porque o relacionamento que tenho com os meus seja uma benção divina, mas eu gosto (na verdade, AMO) ler relatos de outras pessoas (mesmo que o fim da história seja sofrido), que de certa forma, nos faz enxergar o ponto de vista familiar e peculiar de outras pessoas.
Adorei a resenha Mari!
E ah! Antes que eu me esqueça, parabéns pela formatura *.*
Sucesso na carreira que inteligência você já tem ;)
Bjinhos!
Dani / @daride
Mari... eu sou apaixonado pelas tuas resenhas, elas são perfeitas.
ResponderExcluirEssa resenha e aquela que o personagem do livro, se eu não me engano é kevin, foram o que me fizeram querer ler o livros.
Claro que vou participar... agora só resta torcer muitão pra ganhar :D
Xero!!!
arturlima2005@hotmail.com
Olá! Tenho certeza de que deve ser um ótimo livro. Nunca li nada do autor, mas é já bem reconhecido na literatura norte-americana. Vou tentar a sorte e participar da promoção :)
ResponderExcluirabraços,
Luciana
http://folhasdesonhos.blogspot.com
PARTICIPANDO!!
ResponderExcluirGosto muito do autor. Fico muito feliz de participar do sorteio de um livro dele, ainda mais por não ter lido. Já li O teatro de Sabbath, Homem comum e Indignação. Recomendo as resenhas e comentários da obra de Phillp Roth do blog Livros Abertos da Camila Kehl. Em especial a resenha do livro em questão: http://www.livrosabertos.com.br/2012/04/05/patrimonio-%E2%80%93-uma-historia-veridica/
ResponderExcluir@celsorfc
Parece ser um livro super interessante.
ResponderExcluirOlá. Não conhecia este livro, nunca o tinha visto. Gostei da resenha, parece ser um livro intenso, cheio de emoção. E por ele falar de acontecimentos reais, com certeza dá mais emoção na história.
ResponderExcluirSempre quis ler Philip Roth, mas não tive oportunidade ainda. Mais um dele que vai para a minha lista asiuaihsaus Ótima resenha! Beijo
ResponderExcluirAchei a resenha um pouco controversa, gostei da capa sóbria, parece ser um livro interrogativo!
ResponderExcluirLegal. Não conhecia esse livro. Pela resenha, parece bom. Não conheço o autor também. Ele é muito famoso? (Sem cultura e-e). Procurarei mais informações e quem sabe dê uma chance à obra no futuro. Agora não estou podendo comprar nada, rs.
ResponderExcluirQue livro ótimo, mesmo pela capa simples, a história convence, mesmo sendo meio lento, dá pra refletir sobre muitas coisas, adorei sobre a parte de personagens reais, louco pra ler.
ResponderExcluirParticipando e torcendo muito! Parabéns pelo site!
ResponderExcluir