quinta-feira, 5 de julho de 2012

Resenha e #promo: Patrimônio - Philip Roth


Editora: Companhia das Letras
Autor: Philip Roth
ISBN: 9788535920635
Ano: 2012
Páginas: 192

Sinopse: De que maneira um homem vigoroso, que passou décadas acreditando no trabalho duro como o método ideal de justificar a própria existência, pode lidar com a certeza aterradora de que vive "totalmente isolado dentro de um corpo que se tornara um terrível cercado do qual não podia escapar"? Essa é uma das questões levantadas por Patrimônio, que ganha nova tradução para o português.

Neste livro de 1991, Roth revisita os altos e baixos da relação com o pai. Em uma narrativa que nunca recorre a um estilo sentimental ou autoindulgente, o autor americano, que começou a carreira no estilo corrosivo de O complexo de Portnoy, adota um tom mais sóbrio.

Essas memórias abrem caminho para as obras de ficção lançada por Roth nos anos seguintes, sobretudo O teatro de Sabbath, e a tetralogia composta por Homem comum, Indignação, A humilhação e Nêmesis. Poucos autores alcançaram, nas últimas décadas, uma produção tardia tão poderosa.
" (...) tão logo a gente supera o nojo, ignora a náusea e descarta aquelas fobias fortalecidas como tabus, há muita vida para ser acalentada." Pág. 140
É surpreendente a diferença que faz ler bons autores, aqueles com um texto tão bem estruturado e vocabulário tão rico que a sua elegância até contamina o que nós escrevemos. É o caso de "Patrimônio", um livro maduro e adulto sobre o pesado tema da perda. Nele, Philip Roth nos conta sobre os últimos meses de vida de seu pai, e sem cair em clichês nos passa toda a dor dessa experiência. Por se tratar de fatos reais, leitores que já conhecem o autor ficarão ainda mais contentes, uma vez que o livro causa uma aproximação e nos transporta ao cotidiano de Philip.

Se você precisa de muita ação para apreciar uma leitura, esta talvez não seja a melhor opção. Afinal, o ritmo de "Patrimônio" é mais tranquilo e reflexivo, embora por motivos óbvios o final do livro traga uma carga emocional mais tensa. O que Roth faz nesse livro não é falar de forma abstrata e sensacionalista sobre a morte, e sim nos relatar diversos acontecimentos da sua vida que envolvem seu pai e mostram a grandeza de seu caráter modesto, de sua rudeza estoica e do lindo laço paternal que há entre eles. Assim, ao invés de tentar nos explicar a sua dor, o autor nos apresenta a sua vivência com o pai nos últimos meses de vida, nos cativando de tal forma que ao fim do livro não entendemos a sua tristeza, mas a sentimos verdadeiramente pois é como se um conhecido nosso tivesse partido.

Com personagens reais - que de fato o são, esta leitura é de grande serenidade e sabedoria, embora sua faceta moral seja suave, recolhida da história somente por quem tiver esse interesse interpretativo de aprendizagem. No mais, é um livro bonito sobre família e sobre dar valor àqueles que amamos enquanto o temos em nossa vida. A enredo também traz a tona nossa própria fragilidade, porque ao narrar a degradação física, psicológica e da autoestima de Herman Roth, nos recorda do processo pelo qual um dia também teremos de passar. No entanto, essa possibilidade de associação não faz o livro macabro e sim nos dá uma maior humildade perante a nossa inevitável finitude, um exercício importantíssimo para avaliarmos as nossas escolhas e posturas diante da vida. 

Nota: 5/5
Capa: 3/5 
Leria de novo? Não, mas quero conhecer outros trabalhos do autor.



----------------------------------------------------
Participe da Promoção! 



Para participar: é só seguir as 2 regrinhas obrigatórias do 1º passo + ter endereço de entrega no Brasil.


Se quiser ter ainda mais chances: siga os outros passos que vão aparecer depois que você seguir o 1º!



Se tiver dúvidas: assista este tutorial que fiz pra vocês ou me pergunte pelo twitter @maripmelo :) 



IMPORTANTE: Se o box da promoção não aparecer aqui embaixo, acesse-a  neste link.
---------------------------------------------------------------
Participe das outras promoções que estão rolando!
 
E lembrando: p/participar da #promo mensal Comentário Premiado você só precisa:
 Seguir o blog no GFC, comentar e assinar seus comentários c/e-mail ou twitter :)

22 comentários:

  1. Boa noite Mariana,

    Mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, fiquei interessado, parabéns pela resenha...participando da promo....abçs.



    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Comecei a ler O Animal Agonizante, também do autor, mas larguei nas primeiras páginas por não ser o tipo de leitura que buscava no momento. Realmente, os livros dele não têm muita ação, mas várias pessoas já me recomendaram! Quero ver se retomo a leitura do Animal esse mês!

    ResponderExcluir
  3. OOOO estou participando, ja ouvi falar deste livro, mas agora com a resenha quero ler realmente. e Mari , sempre inovando no estilo dos livros, so vc mesma

    @guilhermehck

    ResponderExcluir
  4. Preciso desse livro :O Vou participar depois, nossa fiquei com muita vontade de ler Mari *-*

    Pausa Para um Café - Resenha de Livros

    ResponderExcluir
  5. Quando você falou no começo da resenha sobre a importância de ler bons autores eu me identifiquei totalmente, é por esse motivo que eu sou muito fã dos clássicos, que tanto assustam algumas pessoas; acontece que para mim é muito importante a forma como o escritor nos apresenta a sua história e seus personagens. Esse livro é do tipo que eu mais aprecio, um livro reflexivo e sério, sobre sentimentos e experiências de vida.

    ResponderExcluir
  6. A capa é sublime. Já define ritmo e narrativa, só de olhar pra ela. Gostei da resenha, fiquei com vontade de ler.

    Lá vou eu participar de novo.

    @elianalee

    ResponderExcluir
  7. Nunca ouvi falar do livro,mas gostei da sinopse e da resenha também.
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Oi, Mari.
    Já tinha ouvido falar nesse autor, mas nunca li nada dele.
    Este deve ser um livro altamente reflexivo e complicado de se ler, principalmente para aqueles que já sofreram a perda que Philip relata.
    De qqr forma e como vc colocou no final, tenho certeza que, em vez de fatalista, o livro nos leva a ver a vida com outros olhos e aproveitar melhor o tempo com as pessoas que amamos.
    Gostei de conhecer este livro.
    Bjs

    @RoseFuri

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro livros que envolvam o tema "pais e filhos".
    Não sei se é porque o relacionamento que tenho com os meus seja uma benção divina, mas eu gosto (na verdade, AMO) ler relatos de outras pessoas (mesmo que o fim da história seja sofrido), que de certa forma, nos faz enxergar o ponto de vista familiar e peculiar de outras pessoas.

    Adorei a resenha Mari!
    E ah! Antes que eu me esqueça, parabéns pela formatura *.*
    Sucesso na carreira que inteligência você já tem ;)

    Bjinhos!

    Dani / @daride

    ResponderExcluir
  10. Mari... eu sou apaixonado pelas tuas resenhas, elas são perfeitas.
    Essa resenha e aquela que o personagem do livro, se eu não me engano é kevin, foram o que me fizeram querer ler o livros.
    Claro que vou participar... agora só resta torcer muitão pra ganhar :D
    Xero!!!

    arturlima2005@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Olá! Tenho certeza de que deve ser um ótimo livro. Nunca li nada do autor, mas é já bem reconhecido na literatura norte-americana. Vou tentar a sorte e participar da promoção :)

    abraços,
    Luciana
    http://folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Gosto muito do autor. Fico muito feliz de participar do sorteio de um livro dele, ainda mais por não ter lido. Já li O teatro de Sabbath, Homem comum e Indignação. Recomendo as resenhas e comentários da obra de Phillp Roth do blog Livros Abertos da Camila Kehl. Em especial a resenha do livro em questão: http://www.livrosabertos.com.br/2012/04/05/patrimonio-%E2%80%93-uma-historia-veridica/

    @celsorfc

    ResponderExcluir
  13. Olá. Não conhecia este livro, nunca o tinha visto. Gostei da resenha, parece ser um livro intenso, cheio de emoção. E por ele falar de acontecimentos reais, com certeza dá mais emoção na história.

    ResponderExcluir
  14. Sempre quis ler Philip Roth, mas não tive oportunidade ainda. Mais um dele que vai para a minha lista asiuaihsaus Ótima resenha! Beijo

    ResponderExcluir
  15. Achei a resenha um pouco controversa, gostei da capa sóbria, parece ser um livro interrogativo!

    ResponderExcluir
  16. Legal. Não conhecia esse livro. Pela resenha, parece bom. Não conheço o autor também. Ele é muito famoso? (Sem cultura e-e). Procurarei mais informações e quem sabe dê uma chance à obra no futuro. Agora não estou podendo comprar nada, rs.

    ResponderExcluir
  17. Que livro ótimo, mesmo pela capa simples, a história convence, mesmo sendo meio lento, dá pra refletir sobre muitas coisas, adorei sobre a parte de personagens reais, louco pra ler.

    ResponderExcluir
  18. Participando e torcendo muito! Parabéns pelo site!

    ResponderExcluir