Editora: Paralela
Autor: Cristina Sánchez Andrade
ISBN: 9788565530026
Ano: 2012
Páginas: 160
Sinopse: Um biquíni novo, um passeio de mãos dadas com os irmãos, uma piscina de bolinhas, a chuva, a rotina... Para Julieta, a felicidade é isso. Já para sua mãe, a jornalista espanhola Cristina Sánchez-Andrade, a felicidade é algo um pouco mais complicado, principalmente depois que sua filha foi diagnosticada com síndrome de Down. "Ela vai te fazer companhia a vida inteira", "É um presente de Deus", "Você é forte, vai superar" - é tudo o que tem ouvido desde então.
Através de memórias, bilhetes, cartas, diálogos e impressões, este livro narra a história real de Cristina e sua filha, uma história de atividades, de trabalho, de cobrança, de médicos, mas também de amor, de carinho, de brincadeiras, de beijos. É a história do cotidiano de uma família e de uma criança muito especial, que é impossível não amar - mesmo quando ela insiste em fazer xixi nas calças todos os dias ou toma detergente enquanto ninguém está olhando.
"Às vezes, um objeto qualquer faz dela a menina mais feliz do mundo. Hoje, a felicidade está num esparadrapo." Pág. 16A Síndrome de Down é um desses assuntos ainda considerados tabu na nossa sociedade. Nossos medos, preconceitos e dificuldade de lidar com o diferente nos afastam da realidade de muitas famílias que convivem com essas pessoas especiais, e é contra esse distanciamento que "O Livro de Julieta" tenta lutar. Sob a perspectiva da mãe de Julieta, uma garotinha com Síndrome de Down, conhecemos uma fração do seu dia a dia, porém sem fantasiá-lo ou enfeitá-lo. Sim, existe muita doçura na leitura, mas também muita dor e cansaço.
O livro não tem exatamente um enredo linear, e sim fragmentos com tom de depoimento - capítulos curtos e independentes que vão desde bilhetes enviados pela escola sobre alguma peripécia aprontada por Julieta à perspectiva dos outros filhos de Cristina e relatos de causos excepcionalmente alegres ou tristes. Durante a narrativa temos uma mãe muito transparente sobre seus sentimentos diante da filha especial, e sem hipocrisias do "socialmente correto" somos apresentados à sua nada fácil experiência de vida.
Chega num ponto em que são tantas as críticas da autora à forma como a sociedade lida com a Síndrome de Down, que ficamos em dúvida sobre o que ela realmente quer que pensemos sobre essas crianças. Comentários repetitivos como "eles são tão carinhosos" e "esse tipo de coisa só acontece com pessoas boas como você" irritam profundamente a autora, porém também é possível nos colocarmos no lugar daqueles que só queriam dar uma palavra de incentivo ao proferirem essas frases. Acredito que a tolerância deve ser praticada por todos, e da mesma forma que a experiência da autora no tema é muito mais profunda devido à sua filha, já é esperado que as pessoas que não convivem com a Síndrome não a conheçam completamente. Assim, às vezes durante a leitura eu sentia muita vontade de perguntar à Cristina se ela entende exatamente como é conviver com o autismo, a esquizofrenia e tantas outras condições existentes no mundo para se achar no direito de julgar aqueles que não entendem a Síndrome de Down. Será que ela é tão à prova de erros como espera que os outros sejam?
Apesar desse tipo de reflexão incitado pela leitura, por se tratar de um tema complicado, ela é absolutamente leve e prazerosa. Com um olhar cotidiano cheio de simplicidade, o livro mostra atos pequenos de Julieta e de pessoas do seu convívio, e você certamente se pegará sorrindo sozinho (às vezes em público!) cheio de encantamento, amor e afeto pela pequena Julieta.
Se quiser ter ainda mais chances: siga os outros passos que vão aparecer depois que você seguir o 1º!
Se tiver dúvidas: assista este tutorial que fiz pra vocês ou me pergunte pelo twitter @maripmelo :)
IMPORTANTE: Se o box da promoção não aparecer aqui embaixo, acesse-a neste link.
Nota: 5/5
Capa: 5/5 (AMO essa capa mais que todas as outras do planeta!!! Muito linda!)
Leria de novo? Sim, a experiência de leitura é muito gostosa.
----------------------------------------------------
Para participar: é só seguir as 2 regrinhas obrigatórias do 1º passo + ter endereço de entrega no Brasil.
Se quiser ter ainda mais chances: siga os outros passos que vão aparecer depois que você seguir o 1º!
Se tiver dúvidas: assista este tutorial que fiz pra vocês ou me pergunte pelo twitter @maripmelo :)
IMPORTANTE: Se o box da promoção não aparecer aqui embaixo, acesse-a neste link.
---------------------------------------------------------------
Participe das outras promoções que estão rolando!
Participe das outras promoções que estão rolando!
E lembrando: p/participar da #promo mensal Comentário Premiado você só precisa:
Seguir o blog no GFC, comentar e assinar seus comentários c/e-mail ou twitter :)
Fiquei encantada com o livro, quero pra mim!
ResponderExcluirSe eu não ganhar o sorteio, vou procurar o livro! :)
laura_zardo@yahoo.com.br
Eu acho que dessa vez, eu ganho.
ResponderExcluirTem que ser.
@elaineborges10
ahh não acredito \./
ResponderExcluireu quero :3
@Mayh_Fernandes
Ai que lindo esse livro!
ResponderExcluirSíndrome de Down é sempre um tema muito interessante a ser discutido, ainda mais sob o ponto de vista de uma mãe.
Quero ler!
Beijos
lin_leao@hotmail.com
Boa noite Mariana,
ResponderExcluirMais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, gostei muito da sinopse e muito mais da sua resenha, a capa também é muito bonita....abçs.
http://devoradordeletras.blogspot.com.br/
É importante que as pessoas aprendam como lidar com o diferente, mas esse tipo de aprendizado só acontece realmente na convivência; e você tem razão, não se pode exigir das outras pessoas que elas compreendam o que passam os pais de crianças que têm que conviver com determinadas condições.
ResponderExcluiresqueci de deixar o e-mail mcrisaragao@gmail.com
ExcluirOpa participando. Que linda a capa é brilhante?? Metalizada algo assim?? Muito 10 o livro, eu queroooooooooo
ResponderExcluirhttp://tematoa.blogspot.com.br/
beijos e bom fim de semana nova formada
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns pela resenha! Não conhecia o livro e agora fiquei com vontade de lê-lo.
ResponderExcluirpammyliu@gmail.com
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSuas resenhas sempre me deixam com muita vontade de ler os livros. Parabéns.
ResponderExcluirlarissa_miliely@hotmail.com
Que legal!Nunca li nenhum livro sobre o tema e agora quero ler.
ResponderExcluirBjs
@fabsa88
A capa é linda mesmo *-*
ResponderExcluirvirginiamorim@hotmail.com
Hey, a capa chama super minha atenção, mas o enredo com certeza me interessa e muito, já estou participando da promoção ><
ResponderExcluirBeijos
tema muito bom.capa perfeita,participando
ResponderExcluirNunca li nenhum livro do tipo, deve trazer uma boa perspectiva da vida, gostei da resenha tô participando da promoção ^^
ResponderExcluirAdorei a história do livro!!! E a capa então, perfeita! *-*
ResponderExcluirQue livro lindo! O tema é bastante forte, ótimo que a autora tenha conseguido narrar a história de forma leve!
ResponderExcluirca_sirio@yahoo.com.br
Olá! Realmente, a capa é uma graça. A historia parece ser delicada e intensa ao mesmo tempo. Um modo bom pra conhecer esse universo que muitos não têm acesso. Abraços!
ResponderExcluirParticipando!
ResponderExcluirTo louca pra ler esse livro, gostei da sinopse e sua resenha só me fez ficar com mais vontade de ler.
Gosto de livros que me fazem pensar, esse me chamou a atenção por ter um tema que não é tão explorado.
Beijinhos
www.chatadoslivros.blogspot.com.br
Parece ser um daqueles livros bem tocantes, que fazem a gente pensar, refletir... ainda mais por ser um livro que trata de um assunto que, como você mesma já citou, é considerado um tabu na sociedade, ao qual muitos não estão acostumados a lidar.
ResponderExcluirAté mais.
oi,
ResponderExcluirTudo bem?
Adorei sua resenha e é a prineira vez que lhe algo sobre este livro foi aqui no seu blog e gostei muito!
Guria! Adorei a tua resenha :)
ResponderExcluirJá havia visto o livro na caixa de correio da Alba, do Psychobooks e fiquei muito curiosa! Obrigada por avisar via skoob sobre a promoção ;)
Beijo grande :*
Adorei sua resenha *---------*
ResponderExcluirQuero muito esse livro, parece ser muito perfeito! A capa me seduziu aqui! rsrs
Um beijo.
Bia - Blog Escrevendo Mundos
@escrevendomundo
Aiii... promoção de O Livro De Julieta? não acredito...
ResponderExcluirConheci esse livro quando tu postou no Instragram e me apaixonei pela capa, pelo enredo, por tudo. Tenho que ganhar esse livro. Torcendo extremamente. :D
arturlima2005@hotmail.com
Nossa, que livro lindo! Por dentro e por fora, rs. Queria muito ler. Adoraria adentrar o cotidiano de uma família que convive com alguém tão especial. Tenho muito a aprender sobre isso. Muitas vezes, não sei como lidar com crianças assim. É impossível não me deixar cativar por elas e querer conversar ou brincar. Talvez eu saiba lidar com elas - não sei lidar é com o preconceito de outras pessoas ou mesmo da própria família, às vezes.
ResponderExcluirGosto de ler e saber mais sobre pessoas com necessidades especiais, nunca tinha ouvido falar no livro mas fiquei realmente encantada e curiosa. Espero ganhá-lo no sorteio!
ResponderExcluirÓtima resenha, e obrigada por me proporcionar a descoberta deste livro (: