terça-feira, 30 de abril de 2013

Como ter mais livros e Como ter menos livros


Título alterativo:
A menina que não roubava livros mas tinha muitos livros na estante.





Sabe aquele dia em que você olha pra sua estante e percebe que tem livro ali que só será lido daqui a uns 2 anos - porque a fila tá grande, e então começa a experimentar uma claustrofobia, um deus nos acuda, um "pare o trem que eu quero descer"? Esse é o momento em que você precisa de Rehab pro seu vício em livros.

Se você não sabe do que eu estou falando, significa que ainda não conheceu os sites de promoção doida que existem por aí (o Bruno do Minha Estante deu umas dicas!): um deles é o tal do Cuponation que tem uma sessão só para Livros, DVDs e Games - a ideia do site é bem legal, tem códigos de descontos exclusivos em vários sites, vale muito a visita! De nada ;)

Ok, agora que todos vocês tem o mesmo delicioso problema que eu (excesso de livros, pra quem ainda não entendeu), vamos ao ponto deste post: qual é a solução?

Eu venho quebrando a cabeça sobre o assunto e cheguei a alguns métodos bem rudimentares, mas que talvez funcionem. Bora lá:

Só posso comprar um livro quando esgotar a minha estante!
Convenhamos que essa alternativa é a mais dolorosa. Eu comecei o Rehab por ela e foi bom pra dar uma freada na compulsão, mas vamos combinar que ninguém quer ter que passar por isso. Acho que só vale a pena se você tiver pouquinhos livros não lidos na estante, tipo 5.

A cada X livros lidos eu posso comprar um livro:
Essa opção é mais humana. Quando eu percebi  que estava deixando passar muitos lançamentos bons com a ideia nazista ali de cima, eu cheguei a essa brilhante revelação: se a cada X livros lidos (sendo X mais que 1) eu comprar 1 livro, em alguns meses (anos?) eu terei acabado com a minha fila de espera da estante. Não é genial? Eu sei que não é, mas eu demorei muito pra chegar nesse caminho do meio!!! Eu comecei numa de "a cada 5 livros lidos" mas já diminuí pra "a cada 3" porque o método é meu e eu faço o que eu quiser com ele. Rá.

Um adendo pro "A cada X livros": Carpe Diem!
Pra mim o mais sofrido de ter muitos livros não lidos é que nunca "posso" ler os livros que acabei de comprar, já que a fila de espera antes deles é grande e se eu ficar nesse "compra/lê/compra/lê" eu nunca vou ler os livros mais antigos da estante. Então, para trazer carpe diem ao método "A cada X livros" eu instituí que depois de comprar um livro ele sempre será lido. Assim, atualmente o método é: 
  • Compra 1 livro (YAY!)
  • Lê esse livro
  • Lê mais 2 livros da estante
  • Compra mais 1 livro

MARI, CÊ TÁ ACHANDO QUE A GENTE VAI CONSEGUIR COMPRAR SÓ 1 LIVRO NAS PROMOÇÕES LOUCAS? 
Não, não tô. É por isso que o método é cumulativo e adaptável. Ele é lindo, gente! Saca só:
  • Comprei 5 livros, ai meu deus, e agora?
  • Lê esses 5 livros
  • Lê mais 2 livros da estante
  • Compra mais livros e começa o método de novo
E aí, o que vocês acharam? 
Me deem as dicas de vocês de como ter mais livros (além de skoob, Cuponation e sites que fazem promoções doidas) e como ter menos livros - quais são os métodos de vocês?

13 comentários:

  1. Já tentei me impor tudo quanto é regra pra poder parar de comprar livros esse ano, pelo menos até a bienal, mas sempre aparecem promoções no submarino, nobel da cidade vizinha sempre entra em promo quando vou lá, feirinha de livro chega na cidade, ai vai a regra pro ralo.

    Beijos
    fromafallenangelsheart.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Mari, MORRI de rir com teu post. E olha, até pensei que você ia se enrolar toda e acabar não saindo algo que eu conseguisse aplicar aqui na vida.... mas hein?! Adorei! kkkk Hoje mesmo comprei 3. Vou ler estes 3, que tô na maior vontade e depois ler dois da estante. Gostei da ideia de fazer sempre 2 da estante. Vou contando se funcionar

    ResponderExcluir
  3. Hahaha muito boas as ideias! Sabe o que me lembrou? Aquelas dietas dos pontos, vigilantes do peso e afins! Gostei! Mas sabe que minha compulsão por livros só não me leva realmente a comprar muito porque sou em geral bastante controlada com dinheiro. Penso inúmeras vezes antes de comprar algo, mas claro que tenho aqueles dias de compra por impulso (sou humana também!).

    Um bjão!
    Livro Lab

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post! Realmente é muito difícil equilibrar a compra de livros com a leitura dos que já estão na estante. Eu achei que conseguiria diminuir as compras adquirindo novos livros só em promoções, isto é, livros de no máximo R$15,00, mas não deu muito certo. Continuo comprando muito mais do que sou capaz de ler. Gostei da dica de ler X para poder comprar outros. Vou tentar.
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Nossa, me identifiquei tanto com este post.Pensei que fosse só eu a "maluca dos livros" , mas agora me sinto mais "normal" ao ler que outras pessoas compartilham da mesma "compulsão". Isso aqui tá parecendo sessão de REHAB ( risos).Então, às vezes, fico aflita ao olhar pra estante de livros, e nem tem mais espaço,outros tantos foram pra um espaço no meu "closet" (rs).Enfim, ainda faltam 50 páginas para acabar de ler "O amor nos tempos do cólera" e já comprei 3 da Linspector ( mas são pequenos!!).E na estante, bem, por volta de dez livros na espera ( acho que nem é tanto assim, né?).Adorei as dicas.Pena que está tendo a Feira do Livro aqui em Belém, lá vai a Gisele comprar :)

    ResponderExcluir
  6. É, Mari, acho que já senti isso, aliás sinto muitas vezes, mas nem sou desses que compra muitos livros durante o ano, então me considero bem tranquilo com relação às Rehabs literárias da vida xD Acho que o ponto mais sofrido é o de adquirir uma obra que muito me interessa e não poder lê-la pela quantidade de outras obras que tenho na estante para ler, e o adendo "Carpe Diem!" trouxe-nos uma ótima solução, gostei mesmo. Parabéns pela proposta de ajuda alheia a todos os booklovers de plantão! Beijos (:

    Caíque Pereira
    @ Livros, letras e Metas.

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari,
    Nossa, adorei esse post. Estou passando por isso, tenho muitos livros para ler + e-books e toda hora tem coisa nova chegando no mercado, um suplício realmente! Mas, sabe que acho que estou ficando curada, pois da última vez que estive em uma livraria na semana passada, entrei lá consegui não comprar nenhum livro. Já tenho livros demais e tempo de menos, o que me deixa estressada, ás vezes rsrsrs
    Olha, como eu não tenho procurado comprar mais livros, no momento só conheço as promoções malucas do submarino, as lojas americanas também tem livros bem em conta, enfim....estou tentando me conter no vício, senão acho que só termino minhas leituras em 2025 kkkkk
    Valeu pelo post, ótimo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Vish, eu compro a maioria em sebos! É só saber catar certinho rsrs porém ainda não consegui me controlar :c




    http://shhh-estoulendo.blogspot.com.br/2013/05/livros-comprados-em-marco-e-em-abril.html

    ResponderExcluir
  9. Oi Mari!
    Sei exatamente como é isso. Minha estante não tem mais espaço e cada vez mais quero comprar livros. O que me impede é o dinheiro, pois não trabalho e vivo da mesada curtíssima que recebo da minha mãe que só dá mesmo pra passagem e pra comer alguma coisa na faculdade. Mesmo assim a minha estante não esvazia. O pior é que como eu não consigo comprar livros, então eu peço emprestado e a pilha de leitura que só vou conseguir terminar depois de muitos anos só vai aumentando.
    Esse ano vai ser pior ainda, pois é ano de Bienal. Já estou tentando me convencer a só passear e não comprar nada (missão quase impossível).
    Gostei das suas dicas, mas não sei se conseguiria me controlar. rsrs

    Beijos,
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Aien!!
    Que saudades de comentar aqui *.*
    E principalmente de você Mari!

    Todas as dicas que deu são muito válidas, mas não sei se funcionaria comigo :x
    Juro que já tentei de todas as formas dar uma freada nessa minha compulsão, mas olha... Tá difícil :(
    Minha mãe até tentou me ajudar(tipo, brigando comigo :p), mas nem assim!
    E por mal dos pecados, a Leitura do shopping perto do meu trabalho todo mês monta uma bancada com livros de R$ 9,90 a R$ 19,90 e a maioria são da Novo Conceito e eu fico tipo: "Oh... My... Gosh!!"

    Nesse mês de maio entre comprados/ganhos foram 7!! E isso porque eu tenho 40 livros para serem lidos o.O

    Mas vou tentar a partir do meio do ano até o final dele me controlar... Eu espero conseguir!

    Beijão!

    Dani / @daride

    ResponderExcluir
  11. Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom,
    li algumas coisas folhe-ei algumas postagens,
    gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha.
    Deixo-lhe a minha bênção.
    E que haja muita felicidade e saúde em sua vida e em toda a sua casa.
    PS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.

    ResponderExcluir
  12. Sabia que você foi uma das pessoas que me inspiraram a fazer meu blog? Te agradeço por isso.. te mencionei na postagem de 1 ano do meu blog.. beijos Mari felicidades..

    Hoje o blog tempo à toa faz 1 ano. Merece visita?
    Guilherme Kunz
    www.tematoa.com
    FanPage

    ResponderExcluir
  13. Mari, eu amei o seu método para ter menos livros na fila! rs... Genial toda essa flexibilização que você fez nele!!

    Vou tentar adotar, mas enquanto eu tiver essa fila da NC aqui não sei se terei coragem de ler 5 ou 10 livros que eu comprar assim que chegarem... hehe...

    Só sei que estou precisando urgente de rehab!! Não tenho nem coragem de contar quantos livros tenho pra ler. :/

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir