quarta-feira, 10 de julho de 2013

Resenha: O Mundo Pós-Aniversário - Lionel Shriver


Editora: Intrínseca
ISBN: 9788598078656 
Ano: 2009 
Número de páginas: 544 

Sinopse: O mundo pós-aniversário retrata o relacionamento aparentemente sólido de um casal de americanos radicados em Londres. Ele é um disciplinado pesquisador de um instituto de estudos estratégicos; ela, uma acomodada ilustradora de livros que depara com uma vontade incontrolável de beijar outro homem; um velho amigo do casal, impetuoso jogador de sinuca que figura no topo do ranking do esporte, um dos mais populares entre os britânicos.
"Ninguém é perfeito"
"Ai, lá vem a Mari com essa tal dessa Shriver" hahahaha... eu sei que quando eu fico gamada num autor vocês se cansam de me ouvir falar dele! Mas tem como não amar dona Lionel falando de relacionamentos com a velha crueza que amamos? Pra quem está precisando comer peixinhos pra melhorar a memória, eu já falei da autora de Precisamos Falar sobre o Kevin na resenha do livro e no vídeo sobre os melhores livros de 2012 (é gente, um daqueles que eu tava com cara de acabada e sem um pingo de maquiagem, não tá fácil pra ninguém).

Um dos pontos onde o livro surpreende é na forma. Com capítulos alternados em 2 possibilidades de histórias (universos?) paralelas, Lionel explora como teria sido a sua vida se tivesse continuado no  relacionamento de anos, ou se tivesse se envolvido com o melhor amigo do casal. Então a leitura segue assim: um capítulo com o cotidiano e os problemas que viriam a surgir no seu relacionamento de longa data, outro capítulo sobre onde sua vida teria ido parar se tivesse se entregado num momento de fraqueza, sempre alternando. O interessante é acompanhar as alterações na personalidade, auto-estima e visão de mundo da personagem, decorrentes da sua convivência com este ou aquele homem. E mais: como certa postura, disponibilidade ou indisponibilidade dela fazem com que esses homens a vejam e a desejem mais ou menos.

Eu serei redundante em ressaltar pra vocês que o que mais me atrai nos livros da Shriver, é a sinceridade bruta com que nos conta histórias. Sem medo de colocar o dedo na ferida, enfiar o dedo bem fundo nessa mesma ferida e depois jogar álcool na sadomizada ferida, Lionel encara as fraquezas humanas com uma clareza que nos faz perceber o melhor e, na maioria das vezes, o pior dentro de nós mesmos. Você pode até ter uma moral mais bacaninha que a dos seus personagens, mas com certeza verá um pouco do próprio egoísmo ou da própria covardia neles, e esse trabalho de construção dos personagens arquitetado com a desconstrução de nós mesmos, leitores, é feito com uma qualidade literária que eu te desafio a encontrar em outro autor contemporâneo. Acho que é mesmo coisa da dona Lionel e de ninguém mais.

Lembrando que ler um livro interessante sobre um assunto que não cabe na nossa própria realidade é uma das delícias desse nosso hobbie, e eu, particularmente, acredito que em relacionamento feliz não tem espaço nem vontade de traição. Logo, não estou fazendo apologia para ninguém chifrar ninguém. Façam-me o favor e continuem respeitando seus respectivos amores.

Voltando ao livro, longe de trazer soluções, Lionel Shriver te deixará deliciosamente cheio de dúvidas. Afinal, do que a gente precisa pra ser feliz e ter uma vida plena ao lado de alguém? Indicado pra quem curte bons livros, análises psicológicas, debates sobre relacionamentos, sinuca, livros infantis, relações políticas  internacionais (os três últimos, profissões dos personagens) e qualquer coisa que o dedo filosofal de Lionel toque, O Mundo Pós-Aniversário é um desses livros que ao terminar vai te deixar refletindo por uns bons dias - não necessariamente na temática da traição, mas sobre a natureza humana e a fragilidade da harmonia nas suas relações.

Nota: 4/5  Preto de copas (cartas) 
Capa: 4/5 
Leria de novo? Sim, e estou ansiosa pra ler o "Tempo é Dinheiro" da autora que já está me esperando aqui em casa!

2 comentários:

  1. Mari, não conhecia o livro, mas além do título e sinopse, outra coisinha saltou aos meus olhos logo no início da resenha: o fato de ser da mesma autora de Precisamos Falar Sobre o Kevin. Não li este último (aliás, nunca li nada da autora), mas é um livro pelo qual tenho um tremendo interesse (que só ficou maior desde que vi o trailer do filme).
    O enredo de O Mundo Pós-aniversário me atraiu bastante, gosto quando as coisas nos são mostradas de forma crua, sem muitos adornos para maquiar uma realidade na maioria das vezes impiedosa.
    Daqui para frente pretendo guardar o nome da autora e, claro, ler algo dela.

    Bjão, Livro Lab

    ResponderExcluir
  2. Gente, e eu pensando que o autor era um homem. É dona Lionel? Tô bege.

    ResponderExcluir