sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Resenha + #promo : ♥ A Rainha do Castelo de Ar - Stieg Larsson

♥ Amor, minha gente. Amor. ♥

Editora: Companhia das Letras
Autor: Stieg Larsson
ISBN: 9788535916287
Ano: 2010
Número de páginas: 685

Não leia a sinopse se quiser evitar spoilers - principalmente se ainda não tiver lido os primeiros livros.


Sinopse: Neste terceiro e último volume da série, Lisbeth Salander se recupera, num hospital, de ferimentos que quase lhe tiraram a vida, enquanto Mikael Blomkvist procura conduzir uma investigação paralela que prove a inocência de sua amiga, acusada de vários crimes. Mas a jovem não fica parada, e muito mais do que uma chance para defender-se, ela quer uma oportunidade para dar o troco. E agora conta com excelentes aliados. Além de Mikael, jornalista investigativo que já desbaratou esquemas fraudulentos e solucionou crimes escabrosos, no mesmo front estão Annika Giannini, advogada especializada em defender mulheres vítimas de violência, e o inspetor Jan Bublanski, que segue sua própria linha investigativa, na contramão da promotoria. Com a ajuda deles, Lisbeth está muito perto de desmantelar um plano sórdido que durante anos se articulou nos subterrâneos do Estado sueco, um complô em cujo centro está um perigoso espião russo que ela já tentou matar. Duas vezes.


Como vocês devem se lembrar eu sou super fã da série Millennium , e foi com muita empolgação e tristeza que cheguei ao último livro da série. Neste livro retomei a paixão que Stieg Larsson havia plantado em meu coração com "Os homens que não amavam as mulheres" e  "A menina que brincava com fogo", e tive reações à leitura das mais diversas. Mas, sem sombra de dúvida, "A Rainha do Castelo de Ar" me tornou oficialmente uma apaixonada pelo trabalho do Stieg.

O livro começa morno, com um excesso de problemas na vida de Lisbeth e o enlaçamento da história da protagonista com várias questões políticas da Suécia (Fictícias? Alguém sabe me dizer se tem alguma relação com a realidade do país?). Esse lado político da leitura não esteve tão forte nos outros livros e me incomodou, a princípio. Cheguei a pensar que o sr. Larsson tinha estragado minha série preferida no último livro, mas logo ele me provou errada: se tratava apenas do período de adaptação que os livros da série Millennium exigem pra nos acostumarmos com grande volume de personagens, informações, histórias paralelas, etc. Depois que a gente acostuma fica tudo gostoso!

Por vários momentos durante a leitura, quando a história de Salander ia sendo contada para oficiais de polícia e altos funcionários do governo, achei entediante ler a mesma coisa sendo contada e recontada, investigada e especulada. E sinceramente, este foi o único ponto realmente negativo da leitura. Porém, no contexto do livro, essas partes são necessárias e justificáveis. E o restante da leitura é tão gostoso que vale a pena passar por umas partes mais chatinhas.

Como sempre, o livro apresenta a perspectiva de vários personagens, sempre com um tempero das opiniões de cada um, de seus problemas pessoais. E essas tramas paralelas fazem toda a diferença na construção de Stieg Larsson, porque dão uma sensaçã de realidade muito forte à leitura. Eu, como leitora, me senti sempre muito respeitada por esse autor, que se preocupou em me dar uma visão ampla da história e não deixou nenhum ponto sem nó, costurando a história com uma maestria sem igual - ao menos nas minhas leituras.

Um outro ponto diferente deste livro é que ele conta com um capítulo com clima de tribunal, então se você gosta de livros do gênero ou se adora Law and Order como eu, vai curtir esse aspecto. Além disso, temos nessa história uma grande dose de espionagem, psicologia, jornalismo, conflitos profissionais, convites a reflexões sobre formas diferentes de relacionamentos amorosos, assédio sexual, tecnologia, hackers e amizade. 

Vale citar que o livro conta com alguns capítulos curtos de uma ou duas páginas, que contam sobre mulheres guerreiras (no sentido de lutar em guerras, mesmo!) da história do mundo. Achei essas intervenções muito interessantes, pois dão uma dimensão para os papéis femininos da série, ou mesmo da vida real. Afinal, as Lisbeths Salanders, Ericas Bergers, Malus Erikssons, Sonjas Modigs e Rosas Figuerolas que conhecemos na nossa vida, essas mulheres que lutam contra as convenções e têm um papel ativo na busca pela justiça e pela verdade (mesmo que em seus cotidianos pequenos) não seriam as guerreiras de hoje em dia? Acho que somos, sim!

Como nos dois primeiros livros, da metade para o fim de "A Rainha do Castelo de Ar" o leitor se torna escravo do livro e não consegue mais largá-lo. É quando as histórias começam a se entrelaçar, alguns desfechos vão aparecendo e tudo vai fazendo sentido, tudo vai se resolvendo, você começa a ver luzes no fim dos túneis, o coração bate mais rápido e dá vontade de gritar pela janela "ESSE LIVRO É MUITO BOM, VÉEEEEI! PELO AMOR DE DEUS, PUTZ, ELE É MUITO BOM! MUITO!" ou algo do gênero. 

Que fique claro que Stieg não se esforça para nos dar tudo o que queremos. Ele não quer mudar os personagens para nos dar um final lindo embrulhado em cetim. Mas enfim, nem preciso dizer que indico a série mais que tudo nessa vida, né? Leia assim que puder.

Nota: 5/5  ♥ 
Capa: 5/5  (prefiro essa capa das edições econômicas)
Leria de novo? Sim, e vou ler a biografia do autor Stieg Larsson em breve.


-------------------------------------
Participe da Promoção!


Para participar: é só seguir as 2 regrinhas obrigatórias do 1º passo + ter endereço de entrega no Brasil.

Se quiser ter ainda mais chances: siga os outros passos que vão aparecer depois que você seguir o 1º!

Se tiver dúvidas: assista este tutorial que fiz pra vocês ou me pergunte pelo twitter@maripmelo :)

IMPORTANTE: Se o box da promoção não aparecer aqui embaixo, acesse-a neste link.

17 comentários:

  1. Essa também se tornou uma das minhas séries de livro favoritas, se não for A favorita! A escrita do Stieg é tão envolvente e os personagens tão bons... (Lisbeth Salander é a minha heroína, haha)Estou lendo o último livro da série já com o coração na mão, porque atores como o Stieg tem que morrer??! Outro aspecto que me atraiu o livro é esse clima meio policial e algo me diz que esses escândalos suecos que ele relata no livro são grande parte verídicos... Estou numa dessas partes mais "chatinhas" mas que não são chatas do livro que ele descreve demais personagens e acontecimentos passados por isso dei uma empacada, mas ele sempre me agarra de uma maneira do meio pro final que eu vou começar a lê-lo depois de ler, diga-se de passagem, a sua ótima resenha dessa série maravilhosa!! Adoro as suas resenhas e os seus vídeos, Mari :)

    ResponderExcluir
  2. Stieg Larsson escreveu de forma magnífica suas obras e estou na mesma que você: me apaixonando a cada dia!
    Acho que as perspectivas diversas dão um tom mais realista e mais intimista ao leitor. Conhecer a vida, problemas e caráter dos personagens é muito rico para uma leitura como esta.
    Ainda não li, mas estou super ansiosa!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Participando da promoção e parabéns pela linda resenha, preciso muito ler esse livro por que ele parece ser muito maneiro o//////

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Mariana,

    Quero muito ler essa série, estão na minha lista de desejados...parabéns pela resenha...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Participando...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Participando muito!
    Não vejo a hora de começar a ler essa trilogia!

    ResponderExcluir
  7. Assisti o filme "O homem que não amava as mulheres",gostei da Lisbeth,ela é muito interessante.
    Adoro ler histórias entrelaçadas,ir aos poucos vendo que tudo faz sentido.Com base na resenha e no filme,acredito que vale a pena ler a série Millennium.

    ResponderExcluir
  8. Ah eu estou apaixonada por essa série, vi os 6 episódios da série na HBO essa semana e amei e pela resenha é maravilhoso mesmo quero muito poder ler toda a série.
    Beijão

    ResponderExcluir
  9. Oi Mari!
    Também adoro a trilogia Millenium, mas ao contrario de você, meu livro preferido é 'Os homens que não amavam as mulheres' . O engraçado é que a primeira vez que li o livro, não gostei. Achei a historia boa e os personagens ótimos, mas o livro lento e enrolado. Um ano depois, não sei exatamente orque, fiquei com vontade de ler a trilogia e então reli o primeiro. O que aconteceu? Em um mês eu tinha terminado os três livros. Excelente!

    PS.: Também adoro Law & Order

    Abraços
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. tenho o Os homens que não amavam as mulheres, mas ainda não li,
    depois da sua resenha fiquei com vontade de ler a trilogia.. =)

    ResponderExcluir
  11. Eu já li o Os homens que não amavam as mulheres e recentemente li a biografia do Stieg Larsson e agora lendo a sua resenha entendo o porque dos livros dele falarem tanto das lutas sociais e das mulheres, pois ele na vida real era um grande ativista politico. E estou louca para ler o segundo livro que já comprei e esse ultimo é o unico que ainda não tenho. Já vi os filmes suecos que são maravilhosos.
    beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  12. Fiquei maravilhada quando li o homem que não amava as mulheres, daquele jeito que de vez em qdo eu tinha que parar de ler só p absorver e que nem vc dar um grito mudo de: Não acreditooooooooooooooooooooooooooooooo.

    Nós perdoamos essas partezinhas chatas dos livros pois ele sempre compensa depois.

    Bjuuus

    ResponderExcluir
  13. Tô lendo o primeiro, Mari. Ganhei de presente de uma amiga querida ;)

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito de Os homens que não amavam as mulheres e quero muito ler os outros livros.

    ResponderExcluir
  15. Participaaando e torcendo pra ganhar! *-* Pretendo começar a ler em breve a série.

    ResponderExcluir
  16. Oi Mari,
    Você tem toda razão em gostar tanto desse livro. Eu já li a trilogia e digo com propriedade que são maravilhosos!
    Lisbeth Salander é uma super heroína! Adorooooooooo!

    ResponderExcluir