sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Top Desejos para 2013


Esse post teria se chamado "Desejos de natal" se eu já não tivesse certeza de que não vou ganhar livros do papai noel. Pois bem, acontece que eu realmente quero esses livros que estão aí e não há trevo de quatro folhas, ferradura ou figa que me consiga uma possibilidade de trocá-los pelo Skoob. Resolvi, então, fazer esse top 4 pra ir me acostumando com a ideia de que terei que gastar muitos dinheiros com livros em breve (desacostumei, ultimamente vinha só trocando!). Me contem nos comentários que leituras vocês andam desejando!


A Princesa Leal - Os Tudors, Livro 1 - Philippa Gregory
No imaginário popular, Catarina de Aragão é vista como a rainha desprezada por Henrique VIII, a nobre trocada por Ana Bolena, plebéia da corte dos Tudor. Philippa Gregory, autora de A irmã de Ana Bolena, recria a infância e a juventude da infanta de Espanha. Criada no palácio de Alhambra, em Granada, Catarina fora prometida aos três anos de idade a Artur, príncipe de Gales. No entanto, a morte prematura do jovem após o casamento, fez com que Catarina se unisse a Henrique VIII, irmão mais novo de Artur. A partir de um dos episódios mais singulares da história inglesa, Phillipa Gregory nos oferece uma romance delicioso.


Bonequinha de Luxo - Truman Capote
Em Bonequinha de Luxo, novela de 1958, escrita com mão levíssima, o escritor norte-americano Truman Capote acompanha as estrepolias de Holly Golightly, a jovem que escapa da vida besta do interior para tentar a sorte na Nova York dos anos da Segunda Guerra. Moça de hábitos e horários nada ortodoxos, Holly põe em polvorosa uma galeria de personagens que vai de um mafioso preso a um escritor inédito, passando por um fotógrafo japonês, uma modelo gaga e uma cantora rouca – para não falar de um certo diplomata brasileiro. Tudo isso sem abandonar a visão de uma vida de luxo, calma e volúpia, se possível bem longe do Texas e bem perto da joalheria Tiffany’s. Celebrizada nas telas de cinema por Audrey Hepburn no filme homônimo de Blake Edwards, Holly é uma das criações mais felizes de Capote, mistura inextricável de ninfa diáfana e moça roçuda, tão viva e sedutora hoje como quase meio século atrás.


Por favor, cuide da Mamãe - Kyung-sook Shin
Park So-nyo, 69 anos, mãe de cinco filhos, desapareceu. Ao chegar a Seul para visitá-los, saindo de sua aldeia com o marido, com quem é casada há mais de 50 anos, ela é deixada para trás em meio à multidão em uma plataforma da estação de metrô. Como fez a vida toda, ele simplesmente supôs que a esposa o seguia. Essa é a última vez em que Park é vista. Começa então a procura, liderada pelos filhos e o marido, que se transforma em uma exploração emocional repleta de remorso e marcada pela triste descoberta de uma mulher que ninguém nunca conheceu. Narrado pelas vozes de uma filha, de um filho, do marido e da própria mulher desaparecida, Por favor, cuide da Mamãe é, ao mesmo tempo, um retrato da Coreia do Sul contemporânea e uma história universal sobre família e amor.


Tempo é Dinheiro - Lionel Shriver

Shep Knacker sempre economizou para a “Outra Vida”: um retiro idílico no Terceiro Mundo, onde um modesto pé-de-meia poderia durar para sempre. Os engarrafamentos de Nova York seriam substituídos por tempo para “falar, pensar, ver e ser” – e por horas de sono suficientes. Quando ele vende sua empresa de consertos domésticos por um milhão de dólares, parece que seu sonho finalmente será realizado. Ainda que Glynis, com quem é casado há 26 anos, sempre arrume desculpas e diga que nunca é o momento certo para partirem. Cansado de trabalhar como um peão para o idiota que comprou sua companhia, Shep anuncia que está de mudança para uma ilha na Tanzânia, com ou sem a esposa. Recém-chegada de uma consulta médica, Glynis também tem um anúncio a fazer: Shep não pode ir a lugar algum. Ela está doente e precisa desesperadamente de seu plano de saúde. Mas o convênio cobre apenas parte das despesas incrivelmente altas do tratamento, e o pé-de-meia de Shep para a Outra Vida parece se desfazer a cada dia. Um romance brutalmente honesto, Tempo é Dinheiro acompanha as transformações de um casamento que é posto à prova ao mesmo tempo que se fortalece com as exigências de uma doença grave, e se revela uma inesperada oportunidade para a ternura, a renovação da intimidade e o humor ácido. Em uma pesada crítica aos sistemas de saúde, Lionel Shriver se atreve a fazer a temida pergunta: quanto custa a vida de uma pessoa?


Me conte nos comentários quais são os livros mais desejados por vocês ultimamente!! Ah, e aproveite pra participar da promo que está rolando:




3 comentários:

  1. Boa noite Mariana,

    Gostei muito da sua lista, principalmente o livro A Princesa Leal, mas a minha lista esta enorme, mas um deles é o Leviatã....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mariana!
    "A Princesa Leal" parece ser bastante interessante, e já está dentro da minha lista de livros a comprar. Um livro que venho desejando há algum tempo é "O Conde de Monte Cristo" de Alexandre Dumas.

    O futuro do jovem marinheiro Edmond Dantés parecia promissor. No entanto, a conspiração de três inimigos invejosos ocasionou sua prisão por catorze anos. O que ninguém esperava era que ele conseguiria sair da prisão, com uma sede de vingança que não pouparia nenhum dos responsáveis pela sua tragédia.

    Forte abraço

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Não conhecia esse "A Princesa Leal", mas a história parece ser bem legal. "Bonequinha de luxo" deve ser muito bom também. Acredita que eu nunca assisti esse filme? rsrs
    Não sei se desejo realmente algum livro nesse final de ano. Tenho tantos não lidos na estante que bate até um desânimo de comprar outros para ficarem na fila junto com os outros. Mas um livro que quero há tempos é Feios. Pedi de amigo oculto, mas não ganhei. =/

    Bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir