sábado, 27 de agosto de 2011

Resenha: Cidade das Cinzas - Cassandra Clare

Esta resenha contém SPOILER do 1° livro da série Instrumentos Mortais.


Editora: Galera
Autor: CASSANDRA CLARE
ISBN: 9788501087157
Ano: 2011
Número de páginas: 406

Sinopse: Jace parece determinado a deixar todos ao seu redor enfurecidos. O caçador de sombras já é visto com desconfiança, pois seu pai, Valentin, quer dominar o mundo. Além disso, triângulos amorosos surgem, vampiros renascem e angústias adolescentes florescem em seu grupo de amigos.

"- Você às vezes desaparece completamente na sua própria cabeça. Gostaria de poder segui-la. 
Você segue, ela queria dizer. Você vive na minha cabeça o tempo todo."
Cidade das Cinzas, pág. 321

Comecei o livro Cidade das Cinzas que a Editora Record me enviou para resenha com uma sede de leitura sem precedentes. Mas ao terminar a última página notei com grande irritação que a minha sede não havia sido saciada. Porque né, estavam rolando umas coisas esquisitas em Cidade dos Ossos que precisavam de resolução. Mas não, as nossas dúvidas ainda não foram respondidas e eu tenho a impressão de que elas são o grande "tchan" da série - ou seja, acredito que elas só terão uma explicação no último livro. E isso me deixa impaciente.

Para quem adora criaturas mágicas como eu, esse livro mantém a felicidade gerada pelo 1º da série. Nele, conhecemos um pouquinho mais sobre as fadas desse universo, sobre o feiticeiro Magnus Bane, sobre os vampiros e os lobisomens e até sobre os demônios - que são a minha parte menos preferida da história, mas sei que é o que a maioria de vocês mais curte. Porém, o que prevalece mesmo ao longo da história são os conflitos emocionais de Clary e Jace. Isso pode ser bastante cansativo ao longo da leitura, e foi o que fez o livro perder mais pontos comigo.

Um ponto alto da série como um todo, e deste livro em especial, é a sutileza, o respeito e a sensibilidade com que a Cassandra Clare trata o tema do homossexualismo. Não sei se já citei isso por aqui, e se já, peço desculpas. Acontece que este realmente é um ponto que me deixa orgulhosa de Instrumentos Mortais. Se eu pudesse instituir a forma padrão de lidar com o assunto seria com a naturalidade que ela adota nos livros. Afinal, carinho e sentimento são coisas do bem em qualquer formato, certo?

Já a estrutura se organiza com alternância entre pontos de ação, com o corte sempre no momento mais tenso. Ou seja, rola um joguinho sádico com a nossa curiosidade, e isso também foi um pouco chato pra mim. Porque sempre - repetindo: sempre - que eu começava a me sentir envolvida por um momento da história ela cortava o capítulo e começava a contar algo que estava acontecendo em outro lugar. Isso me fez xingar um pouco.

Mas não digo que o livro é ruim, viu? Se você curtiu Cidade dos Ossos se jogue nas Cinzas. Só não vá super master blaster ansioso, nem achando que este livro vai te deixar mais tranquilo com a história porque ele não vai. Sorte a nossa que o Cidade de Vidro será lançado agora em Setembro, né?


Nota: 3/5
Capa: 4/5 (acho a boca dessa modelo muito feiosa!)
Leria de novo? Não, mas lerei o próximo.

23 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Mariana! Muito em breve pretendo ler Instrumentos Mortais. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu li Cidade dos Ossos e me encantei pela história. espero que eu goste de Cidade da Cinzas mais do que você gostou rsrs'

    No primeiro livro também achei super interessante o fato da questão de homossexualismo, quero ver agora como é nesse segundo livro...

    Adorei a resenha ;D

    Beijãoo;*
    Naty - Just Books !

    ResponderExcluir
  3. A melhor parte do livro pra mim eh a na corte das fadas. Como a autora consegue descrever tao naturalmente o nada humano das fadas, o nada natural e ao mesmo tempo tudo flui tao bem. Amo essa autora, uma das minhas favoritas!!!
    Sou viciadissima nessa serie!!!

    ResponderExcluir
  4. Quero conhecer esta série também. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Oie...esta série demorou pra me conquistar, mas com resenhas interessantes eu acabei que me interessando demais pra ler. Adorei tua resenha!

    ResponderExcluir
  6. Sério? Não leria de novo?! Eu amo demais os IM. E achei o livro todo perfeito. Cada um tem sua opinião, né?

    ResponderExcluir
  7. Hum, desanimei um pouco vendo sua resenha...
    Eu li o primeiro livro da série e já me desanimei... Mas achava que este ia ser SUPER melhor, e estou bem ansiosa...

    Adorei sua resenha =D

    Bjos
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  8. Posso te contar uma coisa? Todas as suas duvidas, ou partes delas, serão resolvidas no terceiro livro! UISHAISAHUSAI Eu também fiquei com muita raiva quando li o segundo, mas acho a série Instrumentos Mortais ótima. E não gostei que vão fazer um filme não .-.

    http://almanaquedeescape.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Mari!
    Assim que você falou que tinha spoiler do primeiro livro eu desisti de ler a resenha, só vi sua opinião no final. Esse negócio de ficar cortando o clima do livro é realmente muito ruim. Não li Cidade dos Ossos, mas parece ser muito bom, pena que Cidade das Cinzas não é assim. Talvez Cidade de Vidro seja melhor. Quando eu ler todos eu digo o que achei. xD
    Ah! Tem meme para você lá no blog.

    Bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, Mari!!
    Ainda não pude ler CDO e CDC, olhe que tenho ambos aqui em casa, mas os livros de parceria sempre são prioridade, né? rs
    Espero gostar muito da série e mal vejo a hora de ter em mãos Cidade de Vidro!!
    Adorei a sua resenha!
    Bjs.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  11. Mimimimi...
    Eu não li o primeiro livro, então apesar de querer muuuuito, eu não vou ler a resenha pra me preservar o direito de continuar sem spoilers hihihi
    Mas não poderia deixar de comentar...
    Bjusss Mari ^^

    ResponderExcluir
  12. parabens pela resenha, curti bastante.
    bem, ja ouvi varias coisas de cidade das cinzas, todas elas sao tao contraditorias, eu quero ler, mas acho que nao agora, pretendo ler o livro no furuto ou esperar que todos sejam lançados no brasil para poder analizar melho a serie!
    bjs
    vouto aki assim que ler
    vc me deu uma nossao melhor do que esperar!

    ResponderExcluir
  13. adorei a resenha e estou louca pra ler cidade das cinzas logo!! Já ouvi e li muitas coisas sobre o livros e todas só me dão mais vontade de ler haha
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  14. Olá! :D
    Já li tantas resenhas, e já ouvi tantas maravilhas sobre esse série que só aumenta minha vontade de começar a lê-la o mais rápido possível! Adoro livros assim, gosto muito do enredo. *-*
    E estou super ansiosa pra ler logo!

    Parabéns pela resenha, ficou ótima! *-*

    Bjuu'

    ResponderExcluir
  15. Oi, Mari! Otima resenha, como sempre. Eu adoro essa serie, ja li os 3 primeiros livros (porque ela esta escrevendo mais 3). Eu adorei a junçao de varios seres juntos num so livro e amei tambem como ela abordou a homosexualidade. Acho que mais autores deviam fazer como ela. Eu li essa serie por indicaçao de uma amiga e nao me arrependi. Recomendo para quem ainda nao leu! Ah, estou com a Juliana aqui em cima, tambem nao gostei que vao fazer filme nao. beijos

    ResponderExcluir
  16. Terminei de ler Cidade dos Ossos há dois dias. Estou tão ansiosa pra ler o segundo volume.. mas o fato de você falar que não haverão respostas nesse livro me deixou um pouco triste e com mais cede pra ler os livros de uma vez. xD (tomara que eu ganhe o livro na promo! *o*)
    Ótima resenha, Mariana! Beijos

    ResponderExcluir
  17. Gostei da resenha, ela só me fez ficar mais ansioso para ler o livro, parabéns gostei bastante.

    ResponderExcluir
  18. Amei a resenha, preciso ler esse livro, o primeiro me deixou morrendo de vontade de continuar. Super apaixonada pelo Jace, ñ tem volta kk

    ResponderExcluir
  19. Adoro livros assim, ganhei só o marcador do livro, gostaria muito de ler ele, adorei sua resenha, fácil de entender!
    Bjss *-*
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Quero muuito ler esse livro, eu sou apaixonada por essa capa, uma das mais lindas que ja vi *-*

    amei a resenha! tomara que consiga ler esse livro em breve (:



    ;*

    ResponderExcluir
  21. Heey Mari, adorei tua resenha!
    Eu sinceramente me decepcionei com o primeiro livro, achava que ia ser "O livro do ano" e que ia sanar minha falta de um bom "fenômeno literário", mas não chegou nem aos pés, detestei a Clary e achei o Jace um bobão do meio para o fim do livro.
    Mas quero ler o resto da série, detesto deixar coisas pela metade.

    Beijão, :*
    @pirulitolimao

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pela resenha Mari, fiquei querendo ler a série, não por que gosto do gênero, mas por curiosidade mesmo. Já ouvi maravilhas sobre "Instrumentos Mortais", espero não me decepcionar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. O livro é muito bom,mas entre os três da série que já foram lançados no Brasil,esse é o mais "parado"

    ResponderExcluir