quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Resenha: Meu pai fala cada M*rda - Justin Halpern


Editora: Sextante
Autor: JUSTIN HALPERN
ISBN: 9788575426227
Ano: 2010
Número de páginas: 144
Leia algumas páginas no Submarino

Sinopse: Aos 28 anos, depois de ser dispensado pela namorada, Justin Halpern volta a morar com o pai, Sam Halpern, de 73 anos. Na infância, Justin morria de medo dele, tão mal-humorado, direto e desbocado que beirava a grossura. Agora, já adulto, ele passa a admirar a mistura de franqueza e insanidade que caracteriza os comentários e a personalidade do pai, que considera "sábio como Sócrates e até mesmo profético". Disposto a registrar a sabedoria contida nas tiradas de Sam, Justin cria uma página no Twitter para reunir suas frases malucas e observações ridículas. Em pouco tempo, os devaneios filosóficos do médico aposentado conquistam mais de um milhão de seguidores. O fenômeno da internet dá origem a um dos livros mais engraçados dos últimos tempos. Tomando como base as pérolas do pai, o filho recria com brilhantismo as memórias da infância e da juventude.

Extremamente divertido e inspirador, Meu Pai Fala cada M*rda traça um retrato profundo da relação pai e filho e aborda os grandes temas da vida: medo, amigos, estudo, namoro, esporte, família. Uma lição de integridade, amizade e amor. Sem papas na língua.
"Por que diabos você jogou uma bola na cara de alguém? ... Bem, esse é um motivo bastante razoável. Não posso fazer nada para aplacar a irritação do seu professor, mas eu e você estamos entendidos."  Pág. 22
Meu pai fala cada merda é um livro bem curtinho. Desses que a gente senta, lê e levanta mais leve. Ouso dizer que apesar de miudinho esse livro me fez ganhar a minha semana. Sam Halpern, filho autor é um senhor de 73 anos com uma das personalidades mais legais de todos os tempos. Acredite, se você curte personagens como o House do seriado de mesmo nome, ou até o Sheldon Cooper de The Big Band Theory, você vai se apaixonar por Sam.

Não sei quanto ao seu tipo de humor preferido, mas eu preciso de uma dose de acidez pra rir com vontade. Ou, em outras palavras, a minha melhor risada vem quando ouço um comentário com uma pitada de maldade ou de grosseria. E Sam é exatamente assim. A sua ironia e sarcasmo fizeram me fizeram chorar de rir sozinha no ônibus - não estou falando de risadinha discreta não, nesse caso foi daquelas risadas que te deixam sem ar, lacrimejando e com a cara toda vermelha. Pois é, eu fui a psicopata do busão, morrendo de rir sozinha enquanto todo mundo encara. Mas valeu a pena.

A estrutura do livro é ótima e faz a gente engoli-lo ainda mais rápido. São alternados pequenos causos, seguidos sempre de uma lista de citações de Sam. Assim, você termina um capítulo rapidinho, e como sabe que o próximo será igualmente curto, você sempre quer ler mais um pouco.

E não ache que os comentários de Sam são vazios! Ele carrega muita sabedoria nos seus pontos de vista, e é possível aprender muitas coisas com esse livro. Isso porque a maioria das historias contadas pelo seu filho têm desfecho em um aprendizado passado pelo pai, e mesmo com todo seu sarcasmo ele tem muita coisa pra ensinar.

Em suma, gostei muito, muito mesmo do livro. Gostei tanto que por alguns dias fui a-doida-das-citações entre os amigos, toda hora com um "PUTZ, OUVE ESSA!!!!" para o meu namorado e amigos.  E no esforço de apresentar alguma crítica para vocês, eu gostaria apenas que o livro fosse mais longo. Assim, 10 vezes o tamanho dele, pelo menos!

Nota: 5/5
Capa: 3/5 (achei meio "tanto faz", mas não consigo pensar em nada ficaria melhor)
Leria de novo? Sim, pelo menos algumas citações.


------------------------------------------------------
Não deixem de comentar me falando o que acharam da resenha, do livro ou o que estão esperando dele!

9 comentários:

  1. Oi Mari!!
    Ando acompanhando a divulgação de suas resenhas pelo twitter e agora que estou com um tempinho, vim correndo ler!!

    Se eu não me engano, este mesmo livro virou uma série, não é? Se for mesma a que eu estou pensando, sim!

    Eu também curto um humor meio que ácido, rs, costumo chamá-lo de "humor inteligente", mas não são todos que sabe fazê-lo com maestria.

    Já li/ouvi diversos comentários positivos sobre este livro. Quem sabe em uma oportunidade futura, eu não o compre (antes, tenho que dar um jeito na minha fila de espera! A estante tá cheia!!).

    Parabéns pela resenha! Adoro quando a pessoa escreve, emite sua opinião, mas não divulga a história!

    Beijos grandes!

    Daniela / @daride

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler esse livro a muito tempo.
    Mas ainda não tive a oportunidade, mas espero ter.
    Adorei a resenha.

    Beijos
    http://bookandcupcake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. hahahaha...
    Compartilho da sua opinião quanto a humor ácido Mari...
    Eu rolo de rir quando o humor vem com sarcasmo, maldade e acidez!!! hhahahah
    Aliás, li 'House um guia para vida' essa semana e tipo, foi desse jeito, livro curtinho, cheio de tiradas e citações, pra morrer de rir, e ADOREI..
    Nossa, agora com essa sua resenha eu quero muito ler, 'Meu pai fala cada m*rda'...
    Vc sabe que eu adoro as suas resenhas, então nem preciso elogiar muito, simplesmente Amo!

    Bjusss ^^

    ResponderExcluir
  4. Estava toda feliz escrevendo um comentário, no final sumiu tudo :( Droga. UHSAIUSHUHSASHAUI Mas assim, como eu estava dizendo, jurei que esse livro era meio: Fala sério, pai. E eu acho esse livro chatissimo, então nem queria ler a resenha. Mas depois que você indicou ler, eu vi que não é nada do que eu estava pensando. Ainda mais quando você mencionou o House. Você vai me emprestar esse livro, Mari! Eu quero ler essas citações, deve existir ótimas que fica difícil escolher uma!

    ResponderExcluir
  5. Oie, não imaginava que o livro fosse tãoo bom! Mas adorei saber de suas risadas no bus, hehehe, eu até ri aqui com isso e fiquei curiossissimaaaaa pra ler. bjuss

    ResponderExcluir
  6. Nossa, este livro eu tenho bastante vontade de ler, parece ser bem engraçado mesmo! E que legal que vc curtiu tanto! Amei a resenha!

    Beijos
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha! Faz um tempo que vi esse livro na livraria e pensei em comprar, ams acabei desistindo. Mas assim que puder irei comprar, parece ser bom ;D

    bjos;*
    Naty - Just Books !

    ResponderExcluir
  8. Que legal Mari, parece bem engraçado mesmo. Não conhecia esse livro, mas quando estiver precisando de uma boa dose de humor na minha vida, lerei. Valeu a dica!
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  9. Muito bacana, vou ver se compro o livro pra comprovar se o pai é tão rabugento assim...

    ResponderExcluir