terça-feira, 13 de setembro de 2011

Resenha: Quarto - Emma Donoghue


Editora: Verus
Autor: EMMA DONOGHUE
ISBN: 9788576861317
Ano: 2011
Número de páginas: 349

Sinopse: Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la.  O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois.
"Eu queria ver as crianças mas fico tonto por elas serem tantas e eu um só." Quarto, pág. 251 
Ao solicitar o livro "Quarto" à Editora Verus eu esperava um livro pesado. Achei que este título me faria chorar bicas, perder a esperança na humanidade, sentir vontade de bater na autora. Ok, ok, eu sou uma leitora masoquista, confesso. E confesso também que eu estava redondamente enganada quanto ao que o livro é capaz de nos proporcionar, o que de forma alguma tirou o seu valor. Acrescentou, inclusive.

A trágica história de mãe e filho mantidos em cativeiro é contada por Jack, um menino de 5 anos que nasceu e sempre viveu dentro de um quarto. Ele não conhece nada além daquela realidade, o que torna suas concepções de mundo muito singulares e interessantes. Em vários momentos o leitor se depara com uma observação sagaz deste inteligentíssimo personagem que, mesmo com uma ótica completamente distorcida por sua vida afastada do "lá fora", nos faz ver que mais distorcida ainda é a nossa forma de viver.

"Quarto" foi muito habilidoso em gastar minhas Tags de citações, em grande parte pelo humor e delicadeza do seu ilustre narradorzinho. Por sinal, não sei se vocês são 'kidsycho' (fiz um sanduíche de palavras igual ao Jack, agora!) como eu, mas durante a leitura a minha alegria foi semelhante à de assistir vídeos de crianças no Youtube!
" Na etiqueta tinha o desenho do rosto de um bebê com um risco por cima e 0-3, será que isso queria dizer que ele matava os bebês em três segundos?" Quarto, pág. 223 
Além disso, a impressão que eu tinha é que eu e Jack estávamos escrevendo a história juntos, já que sua perspectiva sempre dá margem a interpretações, de forma que muitas vezes somos indiretamente - e deliciosamente - convidados a preencher as entrelinhas para dar fechamento ao enredo.

O livro também abre reflexões sobre a natureza descontente do ser humano, que quer sempre mais e, quando conquista suas vontades se vê nostálgico e saudoso. Para quem gosta da boa e velha psicologia o livro também tem nuances Freudianas que podem ser exploradas, além de permitir uma análise nossa sobre saber respeitar o espaço de quem amamos e exigir o nosso espaço dos que nos amam. 

E se o seu negócio é devorar livros, comece "Quarto" com um sorriso no rosto: eu, que nunca dou a um livro mais prioridade que ao meu sono, cheguei a dormir às 4h a.m. numa noite porque nada importava mais do que saber o que ia acontecer na história. NADA.

PS: Enquanto eu lia as citações que marquei para colocar algumas aqui pra vocês fiquei MORRENDO de saudades e de vontade de ler o livro de novo. Esse foi o tanto que esse livro me conquistou.
" - Você não tem medo de monstros, tem?
  - Depende do monstro, se é de verdade ou não e se está onde eu estou." Quarto, pág. 279

Nota: 5/5
Capa: 4/5 (a parte branca do meu ficou encardidinha!)
Leria de novo? Sim, com certeza.



------------------------------------------------------
Não deixem de comentar me falando o que acharam da resenha, do livro ou o que estão esperando dele!

E participem da super promoção que está rolando:

17 comentários:

  1. Eu li quando terminei no final de "Quarto". Livro simplesmente lindo, perfeito demais.

    A simplicidade das palavras e da narrativa torna a história complexa e linda.

    ótima resenha!

    ResponderExcluir
  2. UAL! Quando vi a capa desse livro - confesso, fui preguiçosa e não li a sinopse - pensei que fosse um livro de romance, sei lá, tudo menos essa história! Mais depois da sua resenha, fiquei de boca aberta! O livro deve ser lindo e emocionante! Fiquei morrendo de vontade de lê-lo!
    Acho lindo livros que falam de crianças, pois a maioria deles, conseguem mostrar a simplicidade e a inocência delas! Isso é perfeito!
    Parabéns pela resenha e espero que possa ler esse livro logo!
    Aceita fazer parceria com o meu blog? *-*
    Beijos,
    Gabi Wegner
    http://livrosemeninas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi ..

    Eu soi "doido" para ler esse livro. Todas as resenhas que eu já li falaram super bem do mesmo. Deve ser linda a história, ainda mais contada por um ser tão inocente! :)

    Ótima resenha.

    João Victor
    http://amigodolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Mari, imagino que ler Quarto tenha lhe proporcionado uma experiência incrível. Espero passar o mesmo quando eu tiver a oportunidade de lê-lo! =)
    Um livro intenso, que mexa com as emoções do leitor, é difícil de encontrar (é o que eu acho!).
    Acho que a mágica de Quarto não está na história em si, ainda esta seja boa e importante, e sim no personagem-narrador. Este inocente garoto é quem conquista nossa admiração.
    Mari, querida, eu adorei sua resenha. Senti paixão e emoção de sua parte! Parabéns!

    Beijos!
    @Jonathan_HGF

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha Mariana! Estou ansiosa para ler Quarto! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Eu não tinha a menos vontade de ler este livro Mari, simplesmente por ter medo de me deparar com uma história forte, pesada e carregada de violência.
    Sua resenha me deixou encantada, e pronta para ler este livro em breve!
    Minha visão de 'O quarto' era totalmente diferente da realidade O.o

    Beijos :)
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Nossa, já li várias resenhas sobre esse livro, todas positivas. A estória parece ser ótima. Fiquei com mais vontade de ler ainda.
    A capa é simples e bonita.
    Adorei sua resenha e os quotes. *-*
    Espero poder ler em breve!

    Bjuu' ^^

    ResponderExcluir
  8. Todas as resenhas que leio deste livro, falam muito bem dele. Adorei sua resenha e estou louca para ler o livro.

    Beijos
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  9. Teremos promoção desse, Mari? Desde que você o apresentou aos seus leitores, fiquei com uma vontade tremenda de lê-lo, principalmente graças à carga psicológica fortíssima que parece acompanhá-lo. Confesso que fiquei com um pé atrás em relação a essa história de escrever a história junto com a criança: pode ser um recurso literário excelente, sim, mas também pode ser uma prova da imprecisão e da ingenuidade do autor, não acha? Um subterfúgio quando não se sabe o que escrever. Claro que eu não tive contato com o estilo narrativo desse livro ainda, então isso é tudo um pré-julgamento que pode estar absolutamente errado.
    De qualquer forma, não vai ser esse detalhe que vai me afastar, a priori, dessa obra. Espero muito ter a chance de lê-la em breve, principalmente agora que percebo que você deu nota máxima a ela!

    =*
    Livros, letras e metas

    ResponderExcluir
  10. Malvada! me dixou com vontade de ler, sabe quando vc ler uma resenha e nao ve a hora de comprar o livro, é isto que aconteceu...
    um livro para vc da nota maxima tem que ser bom, ou melhor otimo, vou ver se paro de ser mao de vaca e compro logo.
    adorei a resenha e as citaçoes foram otimas.
    valeu pela dica de leitura. ♥

    ResponderExcluir
  11. Eu não tenho coragem de ler esse livro, admito. Acho que me quebraria inteira (U)

    Beijocas,
    Guta

    ResponderExcluir
  12. A primeira vez que vi a capa deste livro, imaginei um livro super leve. Mas depois de ler as resenhas vejo que é um livro forte, interessante. Gostaria de ler sim. Bjuss

    ResponderExcluir
  13. A primeira vez que vi esse livro não achei muita graça não. HUAHUAHUAHUHA Acho que sua resenha mudou a minha ideia do que tinha do livro... parece bom. :) Com certeza lerei.

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Primeiro de tudo, gostaria de dizer que eu simplesmente AMEI sua resenha. Talvez seja porque eu estou louca para ler esse livro, mas ela simplesmente me fez ter vontade de arrancar o livro da minha madrasta das mãos dela (o único motivo de eu não ter lido ainda é que ela está lendo) e começar a ler haha
    Eu fiquei extremamente curiosa em relação ao porque eles estão em cativeiro desde o primeiro momento em que li a sinópse e isso anda me perseguindo até em sonho ):
    Quando eu tiver a oportunidade de ler o livro eu venho aqui comentar para ver se concordo com as notas altíssimas que tu deu pro livro.
    ps: eu adorei a capa, porque, pelo que eu li na sua resenha, o branco na cama me dá uma idéia de "entre paredes" e o colorido dá a idéia de uma criança. Achei extremamente bem bolada.

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha, fantástica! Pensando na história, lembrei do livro da tal Natascha Kampusch, chamado "3096 Dias", que estou curiosa pra ler.

    Pela sinopse pareceu realmente um livro pesado, mas vc resenhando mostrou que parece ser belíssimo!

    abraços,
    Luciana
    http://www.folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Fiquei super curiosa a respeito da história de Jack e sua mãe. Parece um livro bem emocionante. Adoroooo!

    ResponderExcluir
  17. Julgando pela capa eu não daria muito,mas parece ser bem interessante,não sou muito fã destes tipos de livro,mas é bom se arriscar as vezes..

    ResponderExcluir