sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Julgando pela Capa - Entenda a Saga Twilight

Boa tarde gente :)

Hoje não vou, necessariamente, julgar capas. Vou falar sobre quatro capas, que deixam muita gente com "a pulga atrás da orelha". As capas dos livros da Saga Crepúsculo. Muita gente, mesmo tendo lido os livros, não sabe o que representa cada capa. Particularmente, gosto muito das capas. Acho-as bem limpas e a tipografia também é bacana. Mas vamos ao ponto principal do post, as capas.

**Cuidado, a partir daqui, podem conter revelações (SPOILERS) sobre a série**

Clique na imagem para vê-la em tamanho maior.


Crepúsculo:

A maçã representa o fruto proibido do livro bíblico, o gênesis. Pode representar Bella, que é o Fruto Proibido de Edward, assim como pode representar o pecado para Bella, que, como na fábula da "Branca de Neve", Branca morde a maçã, e desmaia, ficando em uma situação de quase morte; imovél, porém viva aguardando o beijo de seu despertar. Da mesma forma que Edward representa o perigo a Bella.

Lua Nova:

A orquídea na capa do livro, não tem nada a ver com a história, na verdade. Durante muito tempo, tentei decifrar sobre o que se tratava, mas posteriormente, vi uma entrevista com a própria Stephanie Meyer que dizia que ela não teve participação na escolha do design desta capa. Mais tarde, alguns fãs chegaram a criar uma explicação para a capa, que Stephanie achou plausível; a flor, de pont-cabeça, representa o período de depressão de Bella. Assim como as pontas vermelhas e a pequena pétala vermelha caindo, se assemelham ao sangue e à dor que Bella sente, pela partida de Edward.
O nome Lua Nova também não tem nada a ver com os Lobos da série. A fase de "Lua Nova", é a fase mais escura da lua, a que ela menos brilha no céu; é quando ela se esconde, se retrai. O nome refere-se, portanto, à própria Bella, relacionado à sua tristeza e sua depressão.

Eclipse:

O Laço quase partindo representa os laços de que se tratam o livro; o laço de Bella e Edward, e dela com Jacob. Também o laço com sua humanidade. A fita partida representa escolha, como no livro Bella deve escolher entre seu amor por Edward e sua amizade com Jacob. Stephanie Meyer também afirmou que a fita representa a ideia de que Bella não pode romper completamente de sua vida humana. O nome "Eclipse", refere-se à influência de Edward sobre Bella. Bella, nos livros, trata Jacob como "Seu sol", na sempre nublada cidade de Forks, mas conclui que Edward é seu Eclipse, já que ele sempre iria "apagar" ou "sobrepor-se" ao seu sol, escolhendo assim, Edward, como seu amante.


Amanhecer:

De acordo com Stephenie Meyer, a capa deste livro é uma metáfora para a progressão de Bella durante toda a série. Ela começou como a peça mais fraca do jogo de xadrez: O peão. Isso, considerando a força física de Bella comparada aos Lobos e aos Vampiros. E então ocorre o extraordinário - Bella passa de preza fácil, para peça-chave para a vitória dos Cullen; Bella deixa de ser "peão", e se torna a Rainha - a peça mais forte do Jogo de Xadrez e a peça mais forte da saga.


***Bônus***



Creio que todos os fãs da saga sabem do inacabado "Midnight Sun", ou em bom e velho português "O Sol da Meia Noite". Este seria o último livro da saga Crepúsculo, se não tivesse vazado na internet. Stephanie Meyer desistiu de escrever o livro por isso mesmo; seus 12 primeiros capítulos vazaram na web. E ainda hoje, não é difícil de encontrá-lo. Se você ainda não leu, leia. É muito legal. Reconta a história do primeiro livro da saga, mas pela visão de Edward. Mostra o vampiro com seus anseios e dúvidas, principalmente sua indignação por não conseguir ler a mente de Bella. Uma pena que não foi terminado.


**Para os odiadores da Saga Crepúsculo**

Nem se dêem o trabalho de comentar. :) Não ofendi ninguém e temos direito de gostar do que quisermos! Há! (Apesar que acredito muito que os frequentadores do Blog que não gostam da saga, são superiores a isso).


Até a Próxima! :)


13 comentários:

  1. Huh, vou ser a primeira?!

    Eu já conhecia o significado das capas, mas também pq enquanto tinha tempo nessa minha vida, fuçava tudo que dizia respeito a Twilight Saga...
    E é claro que no meio disso já tinha topado com os significados das capas...

    Com as vendas dos ingressos começando foi uma ótima ideia fazer esse post, e acredito que ainda tem muuuuuita gente que não faz ideia dos significados...

    bjusss
    A-me-i

    ResponderExcluir
  2. Não me batam, mas eu super não sabia desse livro Midnight Sun, hahahaha... achei ótimo, agora tenho mais alguma coisa de Twilight para ler - mas me falta também o "A Breve Segunda Vida de..." que eu até já comprei, mas tá na fila! Mas acho que vou adorar esse aí, já que sou absolutamente team Edward!!

    E adorei a descrição das capas também. O melhor é a 2a capa que precisou ter uma explicação inventada, HAHAHA... SUPER coisa de designer/diretor de arte isso, neguin coloca uma foto legal e depois que vai pensar no motivo! #éfoda

    Adoreeeeei esse post, btw! Colunista #sualinda


    =***

    Mari

    ResponderExcluir
  3. Mari, leira a A Breve Segunda Via de Bree Tarner... pausa para recuperar o folego! KKKKKKKKKKK Sério, ele é quase o melhor! Quase. A descrição das capas é exatamente como era na minha mente. A única coisa que eu não gosto é de Amanhecer, não gosto do Jacob narrando, ele fica muito chato. Prefiro estar na mente da Bella. E entendendo a autora, mas acho que ela deveria publicar o livro. Os capitulos que vazaram terminam justo em um que eu fiquei extremamente curiosa! Não vale.

    E Bel, faz um Julgando Pela Capa de Harry Potter, estou doida para saber o que você acha e o que as pessoas acham também.

    E Mari, não desapareça!

    ResponderExcluir
  4. Mas gente, como assim? Eu não desapareci, estou super "na ativa" fazendo 2 resenhas por semana (vide esta semana)!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa achei bem legal..

    Já li todos os livros e não sabia do significado de algumas capas..

    Amo a série..

    E se Deus quiser Meyer vai voltar a escrever Midnight Sun, no website dela ela não prometeu, mas também não disse que não voltaria a escrever!

    E eu torcendo para ela volta...

    ResponderExcluir
  6. Oie...eu adoroooo a saga!! E acho as capas super lindas e gosto dessas capas mais ainda pois elas tem um significado super forte com a história..e não são capas que contaminam a visão. Adoro!

    ResponderExcluir
  7. Que bom ler outro post da Bel!

    Sobre as quatro capas, tomadas em conjunto, eu diria que elas se parecem bastante. Todas têm um fundo negro ou escuro, e detalhes vermelhos.

    A maçã, a pétala caindo, a faixa e a peça de xadrez ao fundo são vermelhas.

    A fonte, o tamanho, a cor e a posição dos títulos nas capas também são iguais ou semelhantes.

    Especialmente as três primeiras capas se parecem bastante. A quarta é a que mais difere das outras.

    Agora falando apenas sobre a capa de Lua Nova, mais especificamente sobre a orquídea, tenhamos em mente, antes de tudo, que as orquídeas estão associadas às ideias de beleza, amor, delicadeza e elegância. Assim fica fácil, não é? O nome da personagem é Bella, isto é, bela. Isso pode ser óbvio para quem fala línguas neolatinas, mas tenhamos em mente aqueles que falam inglês. Eles nem sempre se dão conta de que bello significa beautiful.

    Sobre a ideia de delicadeza ou fragilidade, lembremos o primeiro livro da série, isto é, o quão delicada ou frágil Bella aparece nele, principamente por ser uma humana. Sobre o amor de Bella por Edward, chega a ser desncessário falar. Todos sabem. Mas invertamos as coisas. O que seria para Edward amar Bella? Amá-la, para ele, seria correr o risco de destruí-la; seria como tocar um flor bela e delicada ou arrancá-la de seu meio.

    A orquídea vergada para baixo certamente equivale à de uma pessoa deprimida ou que perdeu o ânimo; e provavelmente, já que a autora não teve participação na escolha da capa, foi uma tentativa de representar essa fase mais sombria da lua nova com algo existente aqui na Terra (onde se encontram os personagens), empregando mais facilmente aquele detalhe vermelho que aparece em todas as capas.

    Note que a quinta capa (do livro que vazou na Internet) tampouco deixa de ter um fundo negro e um detalhe vermelho, ainda que, desta vez, o título mantenha a fonte, o tamanho e a cor, mas não uma posição igual ou semelhante, porque desta vez ele aparece ao centro.

    O vermelho, em todas as capas, não deixa de nos trazer à mente, facilmente, as ideias de sangue, amor e perigo. Especialmente sobre a primeira capa, note que a maçã (que representa o fruto proibido) não só aparece, mas também é oferecida por um par de mãos. Bella, que se oferece, é a tentação de Edward.

    As quatro capas (ou melhor, as cinco) têm bastante unidade se tomadas em conjunto. Daí que alguém teve esse cuidado ou pelo menos as capas antigas foram levadas em conta sempre uma nova era produzida.

    Bem... agora que já falei minhas bobagenzinhas aqui, fiquem à vontade para rir. ;)

    ResponderExcluir
  8. Eu já conhecia os significados das capas também e acho todas elas muito bonitas, pricipalmente a de Lua Nova que é a mais bonita *-* (Apesar de que eu tenho é a do filme ;x)

    beijoos;*
    Naty - Just Books !

    P.S.: Tem prom no meu blog, participa! http://migre.me/5OKLn

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto mais dos filmes, já li todos os livros e achei meio fraco. rs Não sei porque muita gente gosta. Eu só gostei do primeiro e olhe lá. Mas ainda sim, sou fã da saga, mesmo não gostando dos livros. rs Louca, né?!
    Já sabia um pouco sobre as capas, mas agora sei mais.
    Eu sabia sobre esse Midnight Sun, mas não sabia que era a visão de Edward. Vou tentar achar para ler.

    Beijos,
    Mandi *;
    http://bookandcupcake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Mesmo não gostando da saga Crepúsculo, achei muito boa as interpretações das capas. Sempre vi e nunca sabia o que tinha a ver com a história (talvez seria pelo fato de eu nunca ter lido XD). A melhor capa/interpretação foi do livro Amanhecer.

    ResponderExcluir
  11. Amo a Saga! E com certeza amei esse post!!! Muito bom!!!

    ResponderExcluir
  12. Nossa *0* Adorei a explicação das capas vivia me perguntando o porquê!

    ResponderExcluir
  13. Adorei este post! as capas da saga crepúsculo são belíssimas mesmo!
    Achei muito interessante as explicações de cada capa, especialmente a de amanhecer

    ResponderExcluir