terça-feira, 12 de julho de 2011

Felizvros Entrevista: Cammie Mcgovern #02



Para quem ainda não leu a resenha: Corre lá!
Aproveita e já participa do sorteio do livro: Aqui!
E se você ainda não leu a 1ª parte da entrevista: Leia aqui.

Em Contato Visual, um dos protagonistas é um garotinho com autismo. E como o seu filho tem a mesma condição, nós nos perguntamos se você se sente como a Cara, do livro. Você pode compartilhar algumas das similaridades que ele tem com a sua vida?


Sim, o coração de Contato Visual é certamente o relacionamento entre um jovem garoto autista e a sua mãe. Quando você é mãe ou pai de uma criança com autismo, seu mundo é tão abalado pelo enigma dessa disfunção (os médicos ainda são pressionados para explicar a explosão de diagnósticos dos últimos vinte anos) que fez todo o sentido para mim que lidasse com o autismo também como um enigma da história. Uma das mensagens-chave que eu quis transmitir foi a VERDADE sobre criar uma criança com autismo – que isso pode ser incrivelmente solitário e muito assustador (provavelmente foi por isso que fiz a Cara como mãe solteira, para reforçar a solidão que eu senti nos primeiros anos do meu filho, mesmo tendo outros filhos e um casamento tão feliz). Eu também não quis pintar um quadro clichê em que o garoto autista tem um avanço mágico e consegue falar exatamente o que viu, no fim da história. Eu não acho que o autismo funcione desta forma, mas eu acho sim que essas crianças podem e conseguem nos surpreender de muitas outras formas (ou com as outras crianças, certamente), foi a fonte de várias conexões maravilhosas para mim. Espero que os leitores vejam este livro como um retrato fiel de uma criança verdadeiramente autista, e que eu também transmita algumas das alegrias e maravilhas de ter uma dessas crianças como filho.


-------------------------------------------------------


E ao comentar nesse post você tem direito de preencher +1 formulário para as promoções Férias Premiadas e Contato Visual, se já estiver participando. E se não estiver clique nos banners abaixo e saiba mais!  

6 comentários:

  1. Mari, essa entrevista tá perfeita!
    É muito legal saber que ao lermos o livro veremos um ponto de vistão não-fictício a respeito do autismo e sim a transmissão de uma experiência pessoal da autora, o que torna tudo mais verdadeiro...
    Parabéns!! Não deve ter sido fácil fazer essa entrevista... Parabéns pelo trabalho, tá ótimo...
    E a cada resposta tenho mais vontade de ler o livro!
    Bjusss flor!

    ResponderExcluir
  2. Mari adorei a fala da autora, eu jurava que ela era mais novinha pelo contexto do livro! mas mesmo assim achei ela simpatica ... alias adoro histórias emocionantes e que cativam o leitor acho que ja me conquistou pela resposta sua linda!! ♥ bjs

    Leituras Vivas

    ResponderExcluir
  3. Humm ..estou ficandoo com vontade de ler Contato Visual hehehehe
    Mariiii , me responde uma coisa...a gente fez parceria entre os blogs e eu esqueci ou a gente nunca fez ???
    Beeijos
    Clara

    ResponderExcluir
  4. Doideira minha Mari , liga não =)
    os blogs são parceiross sim !! Eu que não tinha colocado seu link lá ..milhões de desculpas ,foi esquecimento mesmoo...
    e ahh eu tb acho vc uma querida e o seu blog é simplesmente maravilhoso , sério mesmo , acho a base de conteúdo dele muito boa!!
    Beeijos
    Clara

    ResponderExcluir
  5. Ah, tô super a fim desse livro!
    Gosto muito do gênero, tô super interessada!
    Vou lá ler a primeira parte da entrevista com a autora, que ainda não li. ^^

    ResponderExcluir
  6. adorei a entrevista, a pergunta perfeita tambem e a resposta mais ainda, gostei do que foi dito, ela parece ser bem legal. quero este livro para mim, mudar um pouco minha leitura,conhecer coisas novas, viajar em novas paginas!

    ResponderExcluir