sábado, 2 de julho de 2011

Resenha: Bendito Assalto - Domingos Pellegrini


Editora: Leitura 
Autor: DOMINGOS PELLEGRINI
ISBN: 9788573588699
Ano: 2009
Número de páginas: 216


Sinopse: O romance do jornalista Domingos Pellegrini trata sobre a natureza, os relacionamentos e as paixões humanas. Depois de conhecer os personagens de um assalto a banco, ele reconstitui a história e narra com texto cativante o dia que mudou a vida de um bancário, um jornalista, um ator e uma esotérica. O plano desta peculiar quadrilha é um assalto sem violência nem pistas, e o resultado é este livro reportagem eletrizante.
"-Todo dia o sol pinta o céu de um jeito diferente pra morrer - ele lhe falou e ela lhe pegou as mãos." Bendito Assalto, pág. 134
Peguei este livro lá na Editora Leitura para ler, como quem não quer nada, porque se tem uma coisa que me atrai em uma leitura é sujeira. Seja sujeira de morte, de assassinato, de serial killer, de assalto, de sequestro... eu adoro! Mas qual foi a minha surpresa nesse livro ao ser cativada por algo muito mais profundo do que um prazerzinho mórbido. Bendito Assalto não conta só a história de um assalto. Conta as histórias humanas das 5 pessoas envolvidas, das suas relações, suas paixões, seus desejos, medos e sonhos. E o faz com estilo.

O narrador fala de forma objetiva e encantadora, seu texto nos dá vontade de saber mais, de continuar, de ler mais um pouquinho - "só mais um pouquinho" a gente pensa de noite, quando os olhos já estão pesados. Quando explora as motivações dos personagens ele nos convence da individualidade de cada um. Nos convence de que aquelas pessoas existiram - e elas existiram mesmo, já que esse é um livro reportagem. Os personagens são peculiares, interessantes e, após sermos conquistados por eles, a leitura se torna compulsiva.

Apesar da temática pesada e do caráter adulto do texto, eu achei o olhar do autor muito  tenro. Com ótimas reflexões sobre a vida e os relacionamentos, o livro nos passa a sua veracidade sem ser fatual demais. Sim, a história aconteceu de verdade, mas a forma como ela é contada é encantadora, passa pelo emocional dos personagens e pelos seus sentimentos mais íntimos. Há momentos em que o tom adulto é de uma crueza que pode até assustar os mais novinhos - se for o seu caso, só leia se julgar ter maturidade para lidar com assuntos como drogas e sexo, ok? Mas para mim esse contraste da sensibilidade rasgada, que desce a seco mas com doçura, foi uma experiência nova e muito bem vinda de leitura.

TEM PROMO DE SORTEIO DESSE LIVRO ROLANDO LÁ NO BLOG DA EDITORA LEITURA:
CORRE LÁ!

Nota: 5/5
Capa: 5/5
Leria de novo? Não sei, mas quero ler mais livros do autor.
 -------------------------------------------------
Me digam o que acharam do livro e da resenha, pessoal! E depois que o lerem voltem aqui pra me contar como o livro foi pra vocês!
E ao comentar nesse post você tem direito de preencher +1 formulário para as promoções Férias Premiadas, Lago dos Sonhos e Contato Visual se já estiver participando. E se não estiver clique nos banners abaixo e saiba mais!
                  


16 comentários:

  1. Gostei da resenha to mega ansioso pra ler o livro. Beijuh passa la no http://popnewsmusic.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. eeei Mari, primeiro quero dizer que fiquei mto contente com seu coment lá no Sua Louca!...
    Instigante esse livro hein, diferente, nunca lí nada do gênero e fico imaginando como seria...
    Gosto de histórias cruas assim, e que abordam um acontecimento por uma perspectiva diferente...
    Parabéns pela resenha, vou procurar o livro pra ler.... só vai ter que esperar na fila rsrs
    Bjusss

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari!
    Não conhecia esse livro, mas parece ser interessante! Fiquei curiosa para saber mais sobre a história.
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Adorei essa resenha parabéns! Mil Beijos! *-*

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari!
    esse livro é meio policial? Adoro romances policiais!
    Desculpa eu andar sumida, tô tentando ficar menos tempo na net..rsrs
    bjos
    Marcia

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari!
    A história do livro é realmente interessante.
    Também acho legal esses temas meio mórbidos.rsrs
    Vou participar do sorteio da editora. Quem sabe eu ganho, né? xD

    Desculpa ter sumido. Final de período é uma coisa de louco. Quase não consigo fazer os posts do blog. Mas agora que o período praticamente já acabou vou estar mais presente aqui, ok?

    Bjss*
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. A história parece ser muito boa. E tem uma coisa que me agradou mais ainda é um livro-reportagem escrito por um jornalista *-*
    Olha a minha futura profissão ai gente! Quero! Quero! Quero! kkkk'
    Adorei sua resenha, me deixou feliz! kk'
    Beijos
    TalitaR.
    GlossdMenta Books

    ResponderExcluir
  8. OI!

    Gostei demais! Eu qro ler! Ainda não conhecia o livro, mas me interessei mto. Eu gosto de histórias reais.
    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e livros

    ResponderExcluir
  9. hmmm, gostei muito da resenha ! bem legal mesmo! Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas pelo visto é muito bom. O blog é super legal!
    Acabei de criar um blog meu, e se puder prestigiar, vai ser uma hooonra ! beeeijo
    bookdagarrafa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. AH! e eu tenho que acrescentar... adoreeei o nome do seu blog , rs . bj

    ResponderExcluir
  11. Gostei da sua resenha. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas parece bem interessante. :D
    Fiquei curiosa para saber os motivos e os porquês do acontecimento. E o que deixa mais a gente com mais curiosidade é o fato de tudo ter acontecido de verdade. Gostei muito da dica. ^^

    ResponderExcluir
  12. Bme, sei que nao se deve julgar um livro pela capa, mas eu realmente adorei esta, a sinopse é bem boa, mas foi a resenha que me convenceu, quero ler o livro para ter a minha opniao propria e quem sabe igual a voce ler mais livro do autor, ele parece ser interessante!

    ResponderExcluir
  13. Nunca tinha houvido falar deste livro,mas amei o enredo assim que li *--* serio,adoraria lê-lo e sua resenha não ficou por menos.A capa ta muito legal,mas podiam ter melhorado.

    ResponderExcluir
  14. Adorei saber que o livro narra uma situação verídica (adoro baseado em fatos reais). E já por isso o livro me conquistou de cara. Depois você com a resenha contando alguns detalhes me deixou mais curiosa ainda. Gostei muito! Parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Apesar do tempo que levei para vir conferir e através de sua indicação e minhas desculpas que deixei por lá bem assim: "Meu sincero obrigado, desculpa não ter atendido em tempo sua solicitação indicada, pois estava sem comparecer por aqui muito, mas mesmo assim valeu e e estou indo lá conferir ok!
    Conforme seus links a seguir...
    http://felizvrosparasempre.blogspot.com/2011/07/resenha-bendito-assalto-domingos.html
    http://blogeditoraleitura.com/2011/06/30/promocoes-no-twitter-e-facebook/ "
    Observo que até então desconhecia o título dessa obra, mas pude conhecer mais sobre ele através de sua belíssima e elaborada resenha que nos permite conhecer a lavra do escritor ... " Domingos Pellegrini" e aproveito para reescrever o destaque deste que me saltou aos olhos quando lia a resenha: ... "-Todo dia o sol pinta o céu de um jeito diferente pra morrer - ele lhe falou e ela lhe pegou as mãos." Bendito Assalto, pág. 134

    ResponderExcluir