segunda-feira, 11 de julho de 2011

Resenha: Liberte Meu Coração - Meg Cabot


Editora: Galera
Autor: MEG CABOT
ISBN: 9788501086686
Ano: 2011
Número de páginas: 406

Sinopse: Finnula, a caçula de seis irmãs e um irmão, nunca quis ouvir falar em casamento e sempre esteve mais interessada em caçar. Mas agora, para salvar a honra de uma das suas irmãs, ela terá de se envolver em um plano arriscado: o sequestro de um cavaleiro rico, que renda um bom resgate. O que ela não esperava é que o cavaleiro vai se mostrar muito mais esperto do que ela imaginava, e muito mais atraente também. A princesa Mia Thermopolis é a protagonista de O diário da princesa, a mais bem-sucedida série de Meg Cabot, adaptada para os cinemas pelos Estúdios Disney. 
"- Não é o cabo de uma faca - Hugo disse finalmente, incapaz de evitar que a dignidade ferida ficasse evidente no seu tom de voz. Afinal de contas, era consideravelmente maior do que o cabo de uma faca." Liberte Meu Coração, pág. 78
Recebi este livro da Editora Galera logo depois de Insaciável para poder fazer uma super-master-blaster promoção dupla de Mag Cabot (AINDA NESTA SEMANA, HEIN!). Como eu sou dessas (como a @AlbaMilena)  que julgam o livro pela capa foi fácil ele me conquistar! Eu procurava livros com o clima que essa capa passa já fazia um bom tempo e as expectativas estavam "perigosasamente" altas - ou seja, eu estava difícil de agradar. 

O livro começa com a promessa de que Finnula é uma mulher forte. Ela usa calças no século XIII e curte um arco e flecha. Assim, uma anti-donzela encantadora, sabe?! Porém em alguns momentos essa firmeza de espírito foi confundida pela Meg Cabot com teimosia e pirracinha, o que acaba tirando um pouco do carisma da personagem. Mas, ainda assim, podemos dizer que ela é uma boa representante feminina no mundo literário - certamente muito melhor do que a Bella-mimimi-Swan. 

O problema é quando a teimosia da Finn encontra o traste do Lord Hugo. Porque o homem só pensa naquilo, minha gente - o que não é necessariamente ruim, me entendam. O negócio é que sempre que você pensa "ai, homem não presta" a orelha do Conde queima um pouquinho e, da minha parte pelo menos, foi bem difícil não implicar com esse símbolo da galinhagem masculina. E se você for romântica como eu vai sentir falta do amor-meloso-platônico entre esses dois, já que quando eles não estão implicando um com outro como duas crianças então pensando em tudo o que crianças não devem pensar - o que, repito, não é necessariamente ruim.

Vale citar que o livro tem uma moral da história ruim e uma boa. A ruim é que passa a ideia de que você pode deixar sua paixão tomar conta e liberar geral que tudo vai dar certo. Acho um pe-ri-go essa fábula feminina de que "ah, comigo ele vai ser diferente", e o livro acaba falando que isso é possível. Claro, né, meninas: nós temos esse fetiche de querer ser A Garota especial para os nossos moços . Mas não é dando as coisas de mão beijada que alguém vai achar vocês especiais, lembrem-se disso.  A boa é que ele trata bastante da questão de auto-aceitação, principalmente quando se está com uma pessoa que quer te mudar, sabe? É uma lição legal para as meninas inseguras que deixam o namorado ser o manda-chuva e acabam se anulando. Não sou contra as pessoas contribuírem para o crescimento pessoal umas das outras, ok? Só lembrem-se de saberem se impor nas horas que precisarem, girls!

Outro ponto importante é a estrutura da história, que é alterna a narração - um capítulo da Finn e outro do Conde Hugo, outro da Finn, e assim por diante. Sobre o ritmo de leitura, posso dizer que a primeira metade do livro é mais custosa por ter muito diálogo e pouca ação. Mas na segunda metade o livro fica mais dinâmico e então é só alegria! Ah, vale citar que se você não se considera madura ainda para ler erotismo leve talvez seja melhor esperar um pouquinho para fazer essa leitura, ok? Não é um livro-de-sexo, mas ele tem seus momentos quentes - já disse que isso não é ruim, né?

Nota: 3/5
Capa: 5/5
Leria de novo? Não, mas lerei mais livros da Mag DIVA Cabot.



-------------------------------------------------------
FICA A DICA 1: Em breve vou postar as regras do sorteio MENSAL de livro entre os top comentaristas. Ou seja, já comecem a comentar para garantir uma boa colocação no ranking!
FICA A DICA 2 : Essa semana sai promoção DUPLA de Mag Cabot & promo de Anna e o Beijo Francês! Mas até lá participem dos que estão rolando e ou garantam mais chances de ganhar - ao comentar neste post você tem direito a +1 formulário para:

21 comentários:

  1. Então Mari...
    Sua Resenha tá realmente bem engraçada...
    Minha mãe já tava me olhando torto aki do lado com as minhas risadas...
    Flor vc resenha muito bem...
    Amei os comentários feitos, e sobre o caráter meio Hot, da história, eu percebi super isso em A Rosa do Inverno... Sei não hein, a Meg se solta de vez em quando quando quando escreve... hauhsushsuahs
    Você falando desse livro me deu muuuuito mais vontade de ler (apesar das críticas), mas pelo menos agora acho que não vou comprar o livro...
    Ma se você quiser fazer Promo dele eu super apoio!!
    huahsushuas
    Nem preciso falar que amo o Felizvros e te a-tooo-ron né..
    bjusss

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, Meg Cabot é uma incógnita na minha vida. Sempre vi muita gente elogiando tudo que ela escreve, dizendo que são histórias bem construídas e levíssimas, mas eu não consigo tirar da minha cabeça a noção de que ela é uma escritora extremamente voltada para o público feminino, excessivamente "girly" pro meu gosto - e é justamente essa persistência no pré-jugalmento (porque eu nunca li Meg) que me mantém afastado da obra dela. O livro em questão, como geralmente acontece com essas histórias ambientadas nesses séculos doidos da Idade Média, não me interessou muito... Mas sempre fico feliz de vir aqui e comentar suas resenhas, moça, rs. Parabéns pelo sucesso do Felizvros.

    =*

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha! Apontou os pontos negativos e positivos da história. Eu não sou MESMO fã da Meg, já li alguns livros delas e sempre acabo com a sensação de que ele não acrescentou nada na minha vida :P Mas gostei da premissa do livro e já fui de cara com a Finnula, só por ela ser diferente (;
    Natália Maia - viciadasemlivros.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei muiito da tua resenha ..ela é bem tecnica pode-se dizer assim, coloca o livro numa maneira geral e nos da uma ideia bem jóia de como a narrativa acontece e quais os pontos importantes. Gostei muito disso.
    Esse livro parece ser bem meu estilo. Adoroooo Meg Cabot e a capa é lindissima né.
    Parabens pelo blog...
    Vou marcar presença por aqui.
    Beijinhooos

    ResponderExcluir
  5. Olha só...
    Eu tive uma experiência muito ruim com um dos contos dela em Formaturas Infernais.
    E por mais que eu vejo falando da Meg Diva, ainda não estou preparada para os livros dela.
    Mas gostei do jeito que você escreve, super autêntica.

    Beijoss

    Colina do Tordo

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente eu nunca li nada da Meg Cabot, mas tenho muito vontade. Esse livro parece ser muito bom, embora eu tenha me interessado mais por outros livro da autora. Espero ler algo dela em breve. =D

    ResponderExcluir
  7. Já havia um tempo eu queria ler esse livro, mas tinha dúvidas em relação à história, pois já havia lido muitas resenhas e nem todas explicam, ou melhor, resenham, bem um livro. Mas posso dizer que a sua resenha ficou muito boa, na verdade, concordo com os comentários acima, uma ótima, maravilhosa resenha, e devo acrescentar, a melhor que eu já li sobre esse livro. Você foi realmente sincera ao escrever a resenha e o modo que você escreveu...Foi ao mesmo tempo boa, onde pude ficar com aquela vontade de ler o livro e bem curiosa, como também foi engraçada! Estava dando boas risadas com ela!

    Resumindo, Parabéns pela ótima resenha! Muito boa mesma. Pretendo visitar mais esse blog agora, para mim foi uma descoberta maravilhosa!

    Beeeijos!

    ResponderExcluir
  8. Adoro a Meg, mas por incrível que pareça os livros da série Diário da Princesa são os que menos gosto!
    Parabéns por mais uma ótima resenha Mari!
    bjos
    Marcia

    ResponderExcluir
  9. Ah, quero muito ler esse livro!
    Adoro romances históricos, é um dos meus gêneros preferidos! õ/ Tô super curiosa, nunca li nenhuma livro da Meg com esse tema. Tbm achei uma super sacada ela por como autora a Princesa Mia. Super divertido! :D
    Adorei a sua resenha, super bem construída e sincera. ^^

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha! Quero muito ler o livro, adoro romances históricos.

    Gabi

    ResponderExcluir
  11. antes de tudo eu ainda nao li este livro mas amo a diva MEG CABOT. adorei a capa e a sinopse é bem legal tambem. pelo que foi dito na resenha provavelmente eu ate leria o livro todo se o tivesse em maos, mas nao acho que eu vou gostar...espero ter um opniao diferente quando for ler... para falar a verdade, Eu quero este livro, quem sabe eu ate nao me identifico com algumas coisas. vamos ver!

    bjs
    adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  12. Desde do lançamento fiquei com uma vontade enorme de ler esse livro! *-*
    Adoro romance de época, e a história parece ser fantástica! A cada resenha que leio da mais vontade de lê-lo. Sem contar que a capa é mais que perfeita! *-*

    Bjuu'

    ResponderExcluir
  13. Ahhh, ele me conquistou pela capa tbm *--* Linda, né. Queor muito, muito ler. Dizem que é lindo. Vc deu um "bom", mas eu já vi "regular" e putros "excelente". :/ Quero ver como ele é logo!! Mas tem razão: Bella mimimi Swan blá c(:

    ResponderExcluir
  14. Quando vi esse livro foi amor a primeira vista! kkkkk
    Gamei nele!! *___*
    Sem contar que é da DIVA Meg Cabot!
    Um livro que quero muito ler!
    A cada resenha fico mais encantada por ele!!
    Beijos
    Elidiane'

    ResponderExcluir
  15. Primeiramente me encantei pela capa desse livro, que é simplesmente perfeita, mas a história parece ser muito melhor.
    A história parece ser muito envolvente, quero muito ler!

    ResponderExcluir
  16. achei a capa desse livro perfeeeita!
    minha amiga que também é apaixonada por lviros, rs, ta doida querendo ler ele... acho q ela me influenciou! kkkk
    ainda vou ler... #seDeusquiser
    sou nova aqui no site, mas ja percebi que vc resenha muito bem! *-*
    Parabéns... =D

    ResponderExcluir
  17. Adorei! Gosto do jeito que voce escreve e da sua opiniao. Acho divertido :) Eu quero ler esse livro e ver o que eu acho, porque ja li pessoas falarem mal e bem dele. Eu acho que vou gostar, gosto quando os livros tem algumas partes quentes, acho que acrescenta algo mais.
    Continue fazendo resenhas assim, que vou adorar =)

    ResponderExcluir
  18. Uma parceria como essa? Meg e Mia juntas?! Ai-meu-Deus! Não dá para não ler este livro. Além disso... Bom, estou louca por descobrir o desfecho de algo assim: Se apaixonar por aquele que sequestrou...
    Sem falar na capa. É linda. Me apaixonei a primeira vista.

    ResponderExcluir
  19. Adoro livros com as anti-donzela faz as estorias ficarem mais engraçadas e cativantes,também não gostei da "moral da história".
    Meg cabot me decepcionou apenas em Formaturas infernais.
    Nunca li o diário de uma princesa e até hoje não tenho a minima vontade de ler,eu vi o filme despretensiosamente ;)

    ResponderExcluir
  20. Amei a resenha, sem falar que a capa é deslumbrante!
    Vou ler esse e tirar as minhas próprias conclusões a respeito, ok?
    Adoro os seus comentários nas resenhas, acho o máximo!

    ResponderExcluir
  21. Haha. Primeiramente, devo dizer que adorei o "certamente muito melhor do que a Bella-mimimi-Swan". Por favor. A Bella é o símbolo máximo da fraqueza e submissão feminina a um homem (ok, o Edward é um vampiro lindão e altruísta. Mas mesmo assim). A imagem de uma mulher mais forte e independente (que usa calças e sequestra um homem em plena Idade Média!) me agrada. Acaricia meu ego feminista, rs. E tem tudo a ver com a Mia, que é uma grande feminista!

    Fico refletindo se a Meg já passou pelo que a Mia passou. Digo, se, depois de famosa, mandou um livro para editoras com pseudônimo. Ia ser interessante.

    Quero ler esse livro. Li uma pequena parte online e gostei da narrativa. A capa, então! Belíssima!

    Beijos,

    Fátima Menezes - @fatimamd
    http://recantodecaliope.blogspot.com

    ResponderExcluir