quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Resenha: O Diário de Suzana para Nicolas - James Patterson


Editora: Arqueiro
Autor: JAMES PATTERSON
ISBN: 9788580410273
Ano: 2011
Número de páginas: 224

Sinopse: Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: "Diário de Suzana para Nicolas". Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha´s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. 
"Boas lembranças são como talismãs, Nicky. Cada uma delas é especial. Você as coleciona, uma a uma, até que um dia olha para trás e descobre quer elas formam um longo cordão colorido." O Diário de Suzana para Nicolas, pág. 65
Mais uma vez James Patterson me conquistou. Daqui a pouco vou tatuá-lo no meu braço de tanto que amo esse homem! Hahaha... menos, Mari! Achei impressionante a sua capacidade de transitar entre os gêneros Policial (Dia da Caça, 4 de Julho) e Nicholas Sparkiano com naturalidade e habilidade, e ouso dizer que não me vejo odiando um livro dele no futuro. James, ao que me parece, sempre sabe muito bem o que está fazendo e seus livros nos passam essa segurança de um autor que escreve simplesmente porque nasceu para isso.

"O Diário de Suzana Para Nicolas" é um desses livros que te prendem não pelo excesso de ação, mas pela imensa doçura. Com uma temática acerca da maternidade, o livro é ótimo para quem sonha em um dia formar uma família e rechear a vida de amor. Nos momentos da narrativa de Suzana para seu filho Nicolas, meus instintos maternos apitaram como uma chaleira, e tenho certeza que acontecerá algo parecido com a maioria das meninas que partilham o sonho de ser mãe.

Para quem é mais religioso vale citar que o livro tem suaves nuances cristãs. Ele não chega a pregar nem nada do tipo, mas o amor a Deus é citado em certas ocasiões. Ressalto também que este detalhe não incomodará aqueles sem interesse por esse tipo de material. Como eu disse, o tema é abordado com muita leveza.

O indico para aqueles que apreciam os temas citados, para fãs de Nicholas Sparks e para quem precisa descansar depois de alguma leitura muito pesada, cansativa ou chocante porque a leitura flui com agilidade e sem esforço. Terminado em apenas 1 dia, "O Diário de Suzana para Nicholas" me marcou de um jeito muito especial com suas reflexões sobre a importância da família e do amor. Se seu coração está precisando de uma dose de esperança, este livro é para você.

Nota: 4/5
Capa: 2/5 (achei sem graça)
Leria de novo? Não, mas quero ler mais livros do autor


-----------------------------------------------
Participe das outras promoções de 1 ano de Felizvros que estão rolando! Serão várias promoções durante janeiro e fevereiro!!!

   

13 comentários:

  1. Ai que lindo! Amei a resenha, já sou mãe e estou morrendo de vontade ler esse livro!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,

    Quero muito ler esse livro e sua resenha me deixou ainda mais curioso, parabéns; depois passa lá no blog tem promo lá...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Sério, suas resenhas são ótimas, Mariana.
    E eu, que nunca li James Patterson, fico cada vez mais interessada. Esse algum dia entrará em sorteio aqui no blog? ;)

    abraços,
    Luciana
    http://www.folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Mariana! Estou ansiosa para ler O Diário de Suzana para Nicolas! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Já li várias resenhas desse livro e TODAS falando super bem da história. Devido ao sucesso dos livros "O dia da caça", "4de julho" e "Diário de Suzana para Nicolas" eu comprei os três de uma vez. Agora estou lendo 4 de julho, mas não vejo a hora de ler os outros dois. E eu que sou mega fã de Nicholas Sparks com certeza vou gostar do estilo de escrita (no quesito romance) do James.
    Até agora posso dizer que no quesito suspense ele já me conquistou e vou providenciar suas outras obras.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não li nada desse autor, mas tenho vontade, a maioria das resenhas que vejo sobre os seus livros são sempre positivas. Diario de Suzana para Nicolas não é o que eu tenho mais vontade de ler, mas pela resenha fiquei um pouco mais curioso quanto a ele!

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari!
    Acredita que até agora não li nenhum livro dele? rsrs
    Esse parece ser muito bom, já vi resenhas dele em outros blogs e todos elogiaram. Interessante como James Patterson consegue ir do policial ao romance não perdendo a genialidade.
    Adorei a resenha.

    Bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Marina,
    Que fofa a sua resenha...adorei!Vi sobre esse livro em outro blog e estava super curiosa a respeito.
    Com certeza já entrou na minha listinha de desejados.

    ResponderExcluir
  9. Oieee, adorei a resenha!

    Ainda não li o livro, mas com certeza vou incluir nas minhas próximas leituras =)

    Beijinhos!

    www.chatadoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oie,como está/
    Acho super lindo o enredo deste livro,e sempre que leio uma resenha a respeito me convenço ainda mais que tenho que compra-lo urgentemente.A capa me desapontou muito sem graça.

    ResponderExcluir
  11. Estou querendo muito ler esse livro. Se eu não conseguir com a editora (tinha acabado quando pedi) vou ter que comprar. Não aguento de ansiedade.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  12. Que lindo! Ótima resenha, flor. Fico impressionada com sua capacidade de fazer uma resenha boa, completa, bem escrita e ainda por cima breve. Seu blog ainda irá muito longe.

    Estou esperando esse livro chegar (\o/). O autor é deveras talentoso, com certeza. Transitar entre dois gêneros tão distintos, sem perder o estilo, é para poucos.

    Beijos,

    Fátima Menezes - @RecantoCaliope
    http://recantodecaliope.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Mari!
    Também fiquei impressionada com o fato de o autor não escrever não só romances policiais, como eu achei que escrevia. Que bom que ele se sai bem em mais de um gênero, isso é ótimo, alcança diversos públicos.
    Quero muito ler esse livro e não é só por que tem meu nome no título, uhauha... (mas eu gostei disso, vai! ;D).
    Parece ver muito emocionante e até agora não vi ninguém fazer um comentário negativo sobre ele. Bem ansiosa para ler. ^^

    Beijos. *-*

    ResponderExcluir