quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Resenha: Paixão, drogas e rock'n'roll - Daniela Niziotek


Autor: DANIELA NIZIOTEK
ISBN: 9788562063213
Ano: 2010
Número de páginas: 189
Skoob

Sinopse: Brian Blue é vocalista e líder de uma das maiores bandas de hard rock do início dos anos 90 e Vicky, uma adolescente brasileira. Desse encontro improvável, nasce uma história de amor com todos os ingredientes dos tempos modernos. Com rara sensibilidade, Daniela Niziotek envolve o leitor ao abordar as dificuldades e concessões enfrentadas para a concretização dessa relação quando um fato trágico se interpõe, mudando para sempre a vida dos personagens. 
"(...) é outra coisa que adoro em você. Você parece não ter nenhuma ideia de quem fui, ou expectativa com o que acha que sou. Eu me sinto tão real quando estou com você. Me sinto livre para descobrir coisas sobre mim que eu também não sabia, coisas que ficavam encobertas por uma ideia que tinha de mim mesmo, pela minha história, entende?" Paíxão, drogas e rock'n'roll, pág. 49
Eu aposto que se você gostava de rock na sua adolescência você já fantasiou com a situação desse livro: ele conta a história de amor de Vicky, uma garota normal, e Brian Blue, o vocalista de uma banda de hard rock no inicio dos anos 90. Como o tema sugere, o enredo conta com momentos impactantes e agressivos, e outros que fazem o coração bater mais forte em uma fórmula que, ao menos na minha experiência de leitura, deu muito certo.

No comecinho do livro você pode levar um susto imaginando se tratar de algo no estilo de Christiane F. - ou seja, um livro que passa aquela sensação de sujeira por mostrar vidas decadentes e contaminadas pelas drogas. Nada contra esse tipo de enredo, mas não é o caso. Conforme o livro se desenvolve, as drogas passam a ter papel coadjuvante, e então nos deparamos com uma história sobre um amor violento, imaturo e destrutivo. Com cenas românticas e por vezes eróticas, a paixão retratada no livro é muito sensual. É delicioso relembrar  (ou conhecer, caso você ainda não tenha namorado) aquela sensação de início de relacionamento, em que tudo é novo e apaixonante!

De negativa, só ressalto uma possibilidade remota da faceta sobre drogas não ser uma boa influência para adolescentes bem jovens e sem maturidade quanto ao perigo do consumo de tais substâncias. E mesmo que as drogas tenham sido retratadas como a influência negativa que são, senti falta de um alarme maior no enredo para as consequências de um estilo de vida prejudicial - sim, sou caretona nesse sentido e acredito que ser careta é uma das escolhas mais inteligentes que a gente pode fazer na vida. No mais, vale lembrar que devemos dar à autora licença poética quanto aos idiomas, já que os integrantes americanos da banda conseguem se comunicar bastante bem com os personagens brasileiros e vice e versa. 

O livro tem momentos muito divertidos, como quando Brian Blue, que já é rico e famoso, às vezes comete umas extravagâncias com o seu dinheiro. Mas o livro também trata de assuntos sérios, como drogas, AIDS e violência contra a mulher. Eu, que havia imaginado um livro leve sobre as aventuras do casal inusitado, me surpreendi de forma muito positiva com os seus aspectos emocionais mais intensos. Certamente, esta foi uma das minhas melhores surpresas brasileiras de 2011 e indico o livro para todos que são ou já foram adolescentes rebeldes.

Nota: 4/5
Capa: 3,5/5 (é muito bem feita e comercial, só não agradou muito meu gosto pessoal)
Leria de novo? Não, mas leria outros da autora

Ah sim, e fiquem de olho porque eu breve vou liberar promoção de sorteio do livro e entrevista com a autora ;)

---------------------------------------
Participe das promoções de 1 ano de Felizvros que estão rolando:

 

7 comentários:

  1. Que legal a sua resenha Marina!
    Quando você apresentou esse livro na sua caixa de correio, eu também pensei que fosse um livro leve e divertido, pelo tema e pela capa.
    Mas, ao que você descreve, parece ser também um livro interessante que trata de diversos temas polêmicos e importantes. Que bom que você gostou da leitura. Também achei a capa bem fraquinha, poderia ter sido melhor. Mas, nem tudo é perfeito, não é verdade?

    ResponderExcluir
  2. Já li o livro e achei muito intenso. Amei e odiei Brian em muitos momentos. Fiquei um pouco decepcionada com o final, não foi um final ruim, mas queria um final diferente. Gostei muito do livro e fiquei surpresa em muitos momentos. A capa do livro até é legal mas a camada de brilho soltou na minha mão e eu acabei tirando tudo. Gostei muito da narrativa da autora.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Tem selinho pra vc no meu Blog! ^^

    http://pensamentos-em-in-stantes.blogspot.com/2012/02/selomeme.html

    ResponderExcluir
  4. Boa noite,

    Confesso que torci o nariz pra esse livro, mas depois da sua resenha fiquei bastante curioso, parabéns.

    Abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Adoro a sensação de início de namoro!
    Bjão Mari!

    Acabei de postar! Faz uma visita? http://olhosleem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. otima resenha! vou correndo agora ler a entrevista com a autora!! =) bjuus

    ResponderExcluir
  7. Uau, pela sinopse se pensa que é uma coisa mais "leve", digamos assim, e pela sua resenha percebe-se que não é tão leve assim! Mas agora fiquei curiosa para ler... Ótima resenha, como sempre!

    ResponderExcluir