sexta-feira, 6 de abril de 2012

Resenha: 100 dicas infalíveis para emagrecer e se manter em forma - Fred A. Stutman

Resenha especial de PÁSCOA, hehehe...


Editora: Sextante
Autor: Fred A. Stutman
ISBN: 9788575425503
Ano: 2010
Número de páginas: 256

Sinopse:  As dicas do Dr. Fred A. Stutman fundamentam-se em dados científicos das áreas de nutrição e exercícios. Elas são apresentadas em uma linguagem simples e estão divididas pelos temas que despertam maior interesse em termos de alimentação, saúde e condicionamento físico. Aqui você encontrará informações esclarecedoras sobre tópicos como os bons e os maus carboidratos, a importância das fibras no processo de emagrecimento, as melhores e as piores proteínas e gorduras e os exercícios ideais para perder peso. Além disso, saberá quais são os alimentos mais indicados para a prevenção de algumas doenças e conhecerá os mitos mais comuns em torno das dietas.
"Você demorou muito para ganhar todo esse peso, e ele não vai sumir da noite para o dia. Tenha paciência." Pág. 155
Nada contra os gordinhos, ok? Pra mim, o mais importante é a gente se sentir bem, se amar e ficar feliz ao se olhar no espelho. Acontece que comigo mesma eu sou muito exigente e pior: confesso que sou muito influenciada pelos modelos de beleza da nossa sociedade – ao menos no quesito corpo perfeito. Se esta também é a sua realidade, o livro “100 dicas infalíveis para emagrecer e se manter em forma” será muito útil tanto pra afinar as formas quanto para te ajudar a viver mais e melhor.

A primeira coisa que você deve ter em mente é que este não é um livro para você sentar e ler durante horas como costumamos fazer com livros de literatura. Este livro será como uma visita ao médico, um momento pra você entender melhor o funcionamento da gordura do seu corpo, e deve ser lido quando você estiver curiosa sobre esses assuntos. Por exemplo, sabe aquela hora no fim do domingo que você pensa “putz, hoje eu destruí meu regime” e sai que nem uma desorientada procurando regimes malucos pela internet (#depoimento)? Ou então aquela hora que te dá vontade de comprar uma revista Boa Forma da vida, pra ver se consegue acabar de vez com os pneuzinhos? É nessas horas que você pegaria esse livro. 

Ele é dividido em 100 capítulos de mais ou menos 2 páginas cada, o que faz a leitura ser mais leve e mais fácil de apreciar aos pouquinhos, só quando dá vontade. Cada capítulo vai te explicar tintin por tintin como você engorda, com várias dicas de ouro, por exemplo: 
  • por que as fibras, vegetais, frutas e proteínas magras são melhores pra você do que gorduras, doces e frituras; 
  • quais tipos de alimentos são melhores pra cada tipo de vontade de comer; 
  • quais alimentos ajudam a queimar calorias ou queimam mais calorias ao serem digeridos; 
  • quais formas de pensar atrapalham seu objetivo de emagrecer; 
  • dicas de lanchinhos magros e diferentes pra você não morrer de tédio durante o regime, etc. 
Em alguns momentos você precisará de um pouco de paciência, pois o autor é americano e às vezes dá uns exemplos que não tem nada a ver com a nossa cultura, como quando ele fala pra você tomar um suco de grapefruit de manhã, algo que no Brasil não costumamos fazer ou sequer encontrar no supermercado. Outro ponto negativo é que ele pode soar repetitivo às vezes, mas não creio que seja o caso. Acontece que, por exemplo, as fibras são boas pra você por vários motivos. Então se em algum momento você achar que ele já falou que fibras fazem bem, é porque ele falou mesmo – ele só está te explicando de um outro ponto de vista porque elas te fazem bem, e são essas várias explicações que vão fixar na sua cabeça o que é bom você comer e o que não é, e que vão te ajudar a mudar sua forma de lidar com os alimentos. 

O mais importante sobre a leitura deste livro é que ela não te dará uma receita mágica impossível de seguir. Ela te ensinará a olhar pra comida de uma outra forma, sem passar fome mas com equilíbrio, buscando seu bem estar e sua reeducação alimentar, não para você emagrecer 20 kg em 1 mês, mas para você ir aprendendo a comer bem, e ser uma pessoa mais magra e saudável durante toda a sua vida. É aquela velha história: pra ter hábitos saudáveis você precisa saber o que te faz bem – e é nisso que esse livro vai te ajudar. Mas saber o que te faz bem não te faz emagrecer: você precisa ter pulso firme e agir.

Nota: 4/5
Capa: 3/5  (bonitinha mas bem sem graça, né?).
Leria de novo? Não de cabo a rabo, mas consultarei as dicas sempre que sair dos trilhos.

--------------------------------------
Participe das promoções que estão rolando:
   
    

E lembrando: p/participar da #promo mensal Comentário Premiado você só precisa:
 Seguir o blog no GFC, comentar e assinar seus comentários c/e-mail ou twitter :)

10 comentários:

  1. Oi Mari!

    Adorei essa ser a sua resenha especial de Páscoa! hahaha...

    Deve ser interessante esse livro, eu estou numa fase de perder peso, hehe, e estou feliz por estar conseguindo chegar mais perto do meu objetivo. =)

    Ah! Obrigada pela visita lá no blog!

    Ju
    entrepalcoselivros.blogspot.com.br
    @PalcoseLivros

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari,

    Gostei do livro. Você postou essa resenha numa época realmente importante do calendário (a Páscoa!), dias de muito chocolate e consequentemente de muitas calorias! rsrsrsrs
    Esse livro vem mesmo a calhar para reeducar a alimentação e nos ensinar novos hábitos.
    Não estou gorda, nem precisando de uma receita mirabolante para perder peso, mas, não faz mal algum pegar algumas dicas de como eliminar um pneuzinho indesejado, né?
    Feliz Páscoa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa, nunca consigo seguir essas regras, esses lanchinhos que eles citam! Até pq geralmente acho esses lanchinhos muito surreais se comparados a nossa realidade de correria e pouco tempo! O meu problema nem é emagrecer, pq sou a famosa 'magra de ruim', sabe? Mas como muita besteira e isso não faz bem pra saúde nem para as celulites! Acho que pra quem é rico facilita bastante! Eu não vejo problemas em tomar um café da manhã com frutas, sucos, torradas, etc! Eu vejo problema em fazer tudo isso de manhã! rsrsrs! Se eu tivesse uma empregada que chegasse da minha casa de 6h da manhã e fizesse tudo isso, aí sim poderia funcionar! hahaha Mas, pra quem é bastante disciplinado, acho que esses livros ajudam sim! :)
    Beijoss!
    @cella_castro

    ResponderExcluir
  4. este livro simplesmente nao foi feito pra mmim rarah
    ja olho a comida com lindos olhos e se eu perder mais peso, vou é sumir...


    yarasp71@hotmail.com
    Mayh_Fernandes

    ResponderExcluir
  5. Lembro de quando você mostrou esse livro na caixinha de correio. É interessante lermos esse tipo de livro de vez em quando...informações que podem nos ajudar a comer melhor. :) Feliz Pascoa!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Confessso que não gosto muito de livros desse gênero.
    Mas esse parece ser bom.

    @douglasbpotter

    ResponderExcluir
  7. Eu não curto esse tipo de livro.
    Mas esse parece ser bom.

    @douglasbpotter

    ResponderExcluir
  8. Eu ganhei esse livro da minha mãe mês passado e fico com preguiça de ler, mas a sua resenha me encorajou, vou ver se dou uma chance. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Aí esqueci de colocar meu email!

    lu.almidoro@yahoo.com.br

    ResponderExcluir