quinta-feira, 26 de abril de 2012

Resenha e #promo: A Menina que brincava com fogo - Stieg Larsson

A resenha pode conter spoilers BEM LEVES do 1º livro da série. 
Não deixe de conferir a promoção do livro no fim do post ;)

ISBN: 9788535914221
Ano: 2009
Número de páginas: 608

Confira a Resenha de "Os Homens que Não Amavam as Mulheres", o 1º livro da série.

Sinopse: Mikael Blomkvist pode parecer apenas um jornalista em busca de um furo, mas no fundo é um investigador obstinado em desenterrar os crimes obscuros da sociedade sueca, sejam os cometidos por repórteres sensacionalistas, sejam os praticados por magistrados corruptos ou ainda aqueles perpetrados por lobos em pele de cordeiro. Um destes, o tutor de Lisbeth, foi morto a tiros. Na mesma noite, contudo, dois cordeiros também foram assassinados: um jornalista e uma criminologista que estavam prestes a denunciar uma rede de tráfico de mulheres. A arma usada nos crimes - um Colt 45 Magnum - não só foi a mesma como nela foram encontradas as impressões digitais de Lisbeth. Procurada por triplo homicídio, a moça desaparece. Mikael sabe que ela apenas está esperando o momento certo para provar que não é culpada e fazer justiça a seu modo.

Com um enredo policial, "A Menina que brincava com fogo" trata principalmente de uma investigação de assassinatos. No centro desta história temos os personagens Mikael e Lisbeth, mas vários outros surgem durante a leitura - como uma equipe da polícia e os funcionários da Millennium. Como nós, os personagens de Stieg Larsson têm bondade e fraquezas, como luz e sombras em suas personalidades absolutamente humanas e, por isso, muito possíveis. Um ponto que deixei passar na 1ª resenha da série é que, enquanto os nomes diferentes dos personagens serão naturalmente aprendidos conforme você aprofunda a leitura, os nomes dos bairros citados serão ligeiramente irrelevantes, então não se preocupe se em algum momento você não souber de onde o autor está falando.

Os fãs de Lisbeth Salander terão sentimentos controversos em relação a este livro. No início da história ela estará no centro da narrativa que, sob sua perspectiva, mostra uma divertida alteração no seu estilo de vida - resultante da maior de suas peripécias em "Os homens que não amavam as mulheres". Porém, assim que sentimos o gostinho de tê-la por perto, Lisbeth é envolvida em eventos terríveis e afastada da narração. Para os defensores da personagem mais durona e interessante de todos os tempos, a sensação deste trecho é de revolta e incômodo quando várias suspeitas caem sobre ela. Mas não se afobem, esta situação não prejudica a qualidade do livro e sim provoca uma vontade crônica de desvendar a história. Por fim, conhecemos mais do passado de Lisbeth e a entendemos melhor, o que é um dos pontos altos da leitura.

Já a capacidade de Stieg Larsson de ver a afetividade humana de forma mais ampla é como um novo fôlego literário para quem está cansado dos "felizes para sempre" que vêm com tanta facilidade em outras leituras. Essa dinâmica difícil dos relacionamentos fica muito visível nas perspectivas de Lisbeth e Mikael, que têm interesse um pelo outro mas também por outras pessoas, que têm momentos de insegurança e se sentem rejeitados, que querem estar juntos - nem que seja como amigos - mas não querem ficar vulneráveis. Esse aspecto do livro é bom até pra refletirmos sobre como muitas vezes uma conversa sincera com quem gostamos resolve qualquer coisa, né? 

Vale ressaltar que o livro pode ser lido, compreendido e apreciado por quem não leu o 1º da série, porém a leitura tem vários spoilers de "Os Homens que Não Amavam as Mulheres". Além disso, o "A Menina que Brincava com Fogo" continua sendo interessante para quem curte informática e, desta vez, também será divertido para os fãs de lutas como boxe e muay thai. Mantenho a opinião de que esta é uma das melhores séries da atualidade e deve ser lida por todos que gostam de investigação e de histórias densas, adultas e complexas - só sugiro que você faça a leitura deste livro quando estiver com tempo livre, porque antes da metade você será sequestrado pelo enredo e não conseguirá mais abandonar a leitura.


Nota: 5/5

Capa: 4/5 (gosto bastante dessas capas das versões econômicas).
Leria de novo? Não sei, mas lerei o último livro da série.
----------------------------------------------------

Participe da Promoção! 


Para participar: é só seguir as 2 regrinhas obrigatórias do 1º passo + ter endereço de entrega no Brasil.

Se quiser ter ainda + chances: 
siga os outros passos que vão aparecer depois que você seguir o 1º!

Se tiver dúvidas: assista este tutorial que fiz pra vocês ou me pergunte pelo twitter @maripmelo :) 

a Rafflecopter giveaway

----------------------------------------------
Participe das promoções que estão rolando!
  
E lembrando: p/participar da #promo mensal Comentário Premiado você só precisa:
 Seguir o blog no GFC, comentar e assinar seus comentários c/e-mail ou twitter :)

35 comentários:

  1. Que maravilha de promoção heim Mari!
    Adorei essa trilogia, pena que eu já tenho!
    Mas, boa sorte aos participantes!

    lin_leao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Ai nunca ganho nada Mari, gostaria muito de ler esse libro que sabe né! Beijos

    lu.almidoro@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela dica no Skoob, já estou participando. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. O homem que não amava as mulheres foi um dos melhores livros que eu li.
    Não tive a oportunidade de continuar lendo a série, mas adoraria saber o que aconteceu com a Lisbeth tanto no passado quanto no futuro.
    bjuss

    jus.ariana@gmail.com
    @ArianaaNana

    ResponderExcluir
  5. Não li o primeiro livro ainda. Fiquei interessada no filme, ao assistir ao trailer. Mas sempre gosto de ler antes para não ter preguiça depois rsrsrs Tá nos planos ler a trilogia, vamos ver se dou conta! rs

    ResponderExcluir
  6. Queria te livro a resenha, mas não li o primeiro e nem assitir ao filme ainda.
    Desculpa!

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li o primeiro livro e também não vi o filme, porque esperava ler o livro antes. Enfim, é uma série que eu quero muito ler, justamente pelo enredo policial, que me atrai demais.
    vanildarm@hotmail.com
    @VanildaP

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li o primeiro livro e nem vi o filme, mas tá no must see/read pq depois de tanto comentário positivo não poderia ficar de fora rs =P

    Miquilissss

    Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  9. Hey,

    Eu já li o livro e gostei bastante. Achei o primeiro melhor, mas este também muito bom. Eu dei sorte, comprei o box - com a capa normal - por R$35 :)

    Abraços,
    Yago
    Amigo do Livro

    ResponderExcluir
  10. Ahhh, como eu adoooooro essa série!
    E como eu fiquei arrasada ao saber que o plano original seria de 10 livros, mas infelizmente o genial Stieg faleceu *minuto de silêncio*...

    Eu já li os três livros, e foi assim, um atras do outro porque é impossível não gostar... os livros são grandes (tenho tara por livro 'tijolo'), com uma narrativa incrível que te prende da primeira a última página!

    Adooooro a Lisbeth VIREI FÃ!!!, e quando começaram a aparecer todas as acusações e talz no segundo livro eu ficava tipo: OMG, resolve logo esse mistério, e a cada revelação que aparecia eu ficava de queixo no chão!

    Vale suuuuper a pena ler! Recomendo muuuito!
    E que bom que vc gosta Mari :)
    E quanto aos nomes dos lugares, putz eu não lembro nenhum! E isso não faz pouca ou nenhuma diferença...

    Outra coisa legal de dizer, é que todo mundo voltou a falar desses livros depois do lançamento do filme, e eu vi os três filmes na versão sueca, que são muito bons messsmo, mas sempre lembrando que é uma categoria de filme alternativo... A versão Hollywoodiana de OHQNAM eu ainda não vi (pode bater!) mas tô louca pra ver!

    Parabeeeeens pela resenha (shame on me pelo tempo off que fiquei, mas falei que ia voltar com tudo né?! comentário gigante de novo! kkk)

    Bjão Mari!!!

    ResponderExcluir
  11. Ahhh eu nem vou participar da promoção, nao tenho o preimeiro livro e sei que tem gente que gostaria de ganhar este muito mais que eu... bem na verdade acho que vou participar quem sabe eu de sorte ai so comprar o primeiro :p


    abraços


    @Mayh_Fernandes

    yarasp71@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Bom dia :)
    Eu não li o primeiro livro :O

    Mas adorei a resenha :)
    Beijos e cuide-se

    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu li o 1º livro da série e gostei demais! Gostei de como vc coloca sobre a capacidade do Stieg de ver a afetividade humana. Acho que o modo como ele descreve a sociedade é bem mais crível e real do que o jeito que muitos escritores descrevem. Acho que vale a pena ler a série toda e o fato de vc querer continuar a ler só serve de incentivo!
    Vou participar da promo, se não ganhar com certeza ele continua na lista de desejados.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Adorei esse filme! E olha que assisti dublado (preconceito com filmes dublados detected). Estou louca para ler a saga que deu origem à adaptação.

    Fátima Menezes - @fatimamd
    http://recantodecaliope.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Mariana,

    Essa é uma série que eu quero muito ler, gostei da sua resenha e fiquei ainda mais curioso...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oie

    este livro deve ser muito bom, estou ansiosa para ler. os filmes eu tbm gostei...mais os livro devem ser sem comparação...bjus

    ResponderExcluir
  17. Esse eu quero muito ler! Adoro histórias policiais, mas AMO quando os autores conseguem explorar a complexidade do ser humano, seus sentimos.. e fugir do senso comum.
    A melhor parte da resenha é: "um novo fôlego literário para quem está cansado dos felizes para sempre". PERFEITO! É o que estou procurando no momento!

    ResponderExcluir
  18. Me apaixonei por essa série desde que ela foi lançada,há alguns anos atrás.
    Contudo por se tratar de uma leitura muito envolvente e muitas vezes crua,acabei deixando de lado,e fui ler outros livros.
    Todavia esse ano terminei o primeiro livro e estou doida para ler os outros.Principalmente o segundo que enfoca na Lisbeth

    Sua resenha foi excelente.
    bjs Nati

    ResponderExcluir
  19. Ainda não li o primeiro livro, mas sou super interessada na trilogia e espero comprar em breve ou quem sabe ter a sorte de ganhar o segundo aqui e comprar só os 2 da ponta...rs. Me interessei mais ainda depois de ler sua resenha e também por conta do filme que quero assistir, mas gosto de ler antes.

    ResponderExcluir
  20. Todo mundo fala muito bem dessa série... porém no momento eu não poderia ler porque você disse que vou querer ler até terminar.. aí a faculdade vai pro brejo IAOHSAIO :)

    ResponderExcluir
  21. Eu necessito dessa série haha como de muitas outras, mas isso não vem ao caso...
    Participando ^-^

    ResponderExcluir
  22. Eu tenho muita vontade de ler '-'
    eita, tão bom quanto? esse crime policial, me deixa mais tentada a lê-lo '-'
    adorei o primeiro livro o/
    beijos

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  23. Sou doida pelo autor dessa série. Adoro enredo policial e estou doida para ler esse segundo livro, como vc mesma diz, essa é uma das melhores séries da atualidade!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  24. Bom... fiquei com medinho de ler a resenha porque ainda não li o primeiro... Tenho muita vontade de ler a série; parece incrível!!!!

    ResponderExcluir
  25. Eu ainda não li o primeiro livro, estou surper curiosa para ler essa série. Interessante saber que se poder ler uma sem a outra, mas realmente eu gostaria de acompanhar todos. Só de saber como a Lisbeth a gente já acha incrível, com uma personagem forte desse jeito a história deve ser sensacional.

    ResponderExcluir
  26. Esse livro é meu sonho de consumo.
    adriana medeiros - seguidor

    ResponderExcluir
  27. Oi Mari!

    Eu amo histórias de investigação!! =) Não li nenhum livro da série (ainda!) e gostei de ver na sua resenha que a gente consegue sentir que os personagens são reais, que atravessam dificuldades que qualquer ser humano atravessa. Bem legal isso.

    Beijo

    Ju
    entrepalcoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Nossa, preciso desse livro. Gostei muito da resenha e já tô participando.
    Adoro muito seu site, rs. Beijos.

    http://bookosfera.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Como não li nenhum livro da série, então acho que já posso começar por esse, adorei sua opinião. Beijos! ^^

    ResponderExcluir
  30. Hey!
    Esta série já está na minha lista já faz um bom tempo mas infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler.
    Sou uma verdadeira apaixonada por histórias ligadas a investigações e este me parece ser um prato cheio!
    O que vai me agradar muito certamente é o fato dos personagens serem reais a ponto de sentir-mos os seus sentimentos.
    Enfim, quero muito ler esta série. Logo!
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://trocandoconceitos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. Eu não li nenhum livro da série, mas como você disse que esse livro pode ser lido independente disso já fiquei mais animada porque eu não sou muito fã de séries intermináveis, com livros que demoram séculos a ser lançados e em que a leitura de um livro depende de você ter lido o anterior.

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. assisti 'Os Homens que não Amavam as Mulheres', tanto o sueco quanto o Hollywoodiano, mas não li o primeiro livro. mesmo assim, quero muito ganhar esse!

    ResponderExcluir