sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Resenha: Os Contos de Beedle, o Bardo; de J. K. Rowling

Editora: Rocco
Autor: J.K. ROWLING
ISBN: 9788532516015
Ano: 2008
Número de páginas: 107 

Sinopse: O livro, que aparece em Harry Potter e as Relíquias da Morte como um presente do mestre Dumbledore para Hermione, reúne cinco textos escritos e ilustrados por Rowling. Trata-se de uma coletânea de contos de fadas dos bruxos, trazendo histórias curiosas sobre o passado de Hogwarts e nomes já conhecidos dos fãs da série Harry Potter que vendeu mais de 400 milhões de exemplares, em mais de 200 territórios, e foi traduzida para 65 idiomas. Um ótimo presente para os milhares de leitores que se sentiram órfãos com o fim da saga do bruxinho.

"Mesmo eu, Alvo Dumbledore, acharia mais fácil recusar a Capa da Invisibilidade; o que prova apenas que, esperto como sou, continuo sendo um bobalhão tão grande quanto os demais. " Os Contos de Beedle, o Bardo; pág. 103

Vindo de J.K. Rowling, qualquer livro é fruto de altas expectativas, né? E confesso que nem todas as minhas foram saciadas. Achei o livro muito fino, me deu a impressão de que ela estava com preguiça de escrever. Como tantos blogueiros que resenharam este livro, eu o li em uma sentada. Mas fazer o quê? Só nos resta ter paciência e saborear cada mixaria do mundo de Harry Potter que nós é concedida, hahaha.

Os Contos de Beedle, o Bardo contém 5 contos curtos com morais da história bem próprias da autora, como bondade, generosidade, amizade, tolerância e amor. Fora isso, os contos em si não tem muito da magia de Hogwarts que tanto amamos. Acho que sua temática, que gira em torno da vida de bruxos no século XV e seu convívio com trouxas, poderia ter sido muito mais explorada e aprofundada - o que certamente daria mais alegria aos Pottermaníacos.

Uma coisa que sempre me surpreende e diverte nos livros de J. K. é a leveza que é dada ao olhar dos bruxos sobre a vida. Com seu bom humor infantil e sua solidez moral, Alvo Dumbledore é a perfeita figura da sabedoria - talvez por isso ele seja meu personagem preferido. E é aí que a autora salvou o livro, na minha opinião, pois esse bruxo querido faz observações e explicações após cada conto, nos falando sobre detalhes da História dos Bruxos, sobre os acontecimentos causados pelos contos, entre outras delicinhas. E são essas intervenções de Alvo Percival Wulfrico Brian Dumbledore (morro de rir desse "Wulfrico Brian" no nome dele, hahahaha) que tem o poder de trazer ao livro um pouco da magia de Hogwarts, para nosso deleite.

 Em suma, queridos: É o que eu esperava? Não. É o que poderia ter sido? Não.
Mas vale cada centavo e cada segundo? Sim. Com a J. K. sempre vale.

Nota: 4/5
Nota da Capa: 5/5 
Leria de novo? Sim, milhões de vezes.

--------------------------------------------------------------------------------------------
Gostou da resenha? Odiou? Tem opiniões, sugestões ou dúvidas? 
Pois fique a vontade para comentar sobre o que quiser!
:)

12 comentários:

  1. Eu não sabia q Dumbledore participava do livro.\o/ Amei!

    Já está na minha lista há mto tempo. Fiquei com mta saudade de Hp lendo sua resenha. Eu qro mais HP! *.*


    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha! Também vou ler esse livro, mas tenho que terminar toda a série antes! hahah
    Beijo

    Carine
    okaycult.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ahh eu quero muito ler esse livro *-* Mesmo sendo fininho, deve ser diferente dos outros da série... Mas vou ler mais livros da série (ainda estou no 3º) para ler esse...

    Beijos
    http://thenicestthing.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá moça! Nossa!
    Tô morrendo de vontade de comprar esse livro...mas cadê tempo?Dinheiro também é um fator importante!rsrs
    Enfim, parabéns pelo blog e bem-vinda a blogsfera!

    Beijinhos
    Mari Sampaio

    http://tijolinhosdepapel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu ganhei esse livro de presente de Natal de uma amiga, anos atrás, mas não sei onde ele foi parar! :( Fiquei muito triste, porque eu não cheguei a ler todos os contos *shame on me!*

    --
    Maeva
    Murphy's Library

    ResponderExcluir
  6. Depois de ter lido a Saga de Harry Potter e fiquei sabendo desse livro, fiquei super a fim de ler. Além do mais, ele é o livro que o Dumbledore deixa em testamento para a Hermione. Fiquei com mais vontade de ler, quando eu vi que o Dumbledore deixou seu comentário em cada conto. O livro é mágico. Pequeno e com uma moral em cada história. Mais uma Obra incrível da Tia Jo!

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia este livro pare ser legal,mas não sou fã de harry potter

    ResponderExcluir
  8. Achei a capa bonitinha, mas o conteúdo não me agradou nem um pouco. Não sei por quê. Acho que é por que também não curto Harry Potter (fãs, não me matem!)
    Enfim...é isso. Não vou falar mais nada, pois não quero gerar nenhum tipo de polêmica, é apenas a minha humilde opinião.

    ResponderExcluir
  9. Pera aí, como vocês já leram se foram feitas apenas sete cópias oficiais em todo o mundo? Hehe

    ResponderExcluir