sábado, 16 de abril de 2011

Conheçam o filme: O Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças

Título original: Eternal Sunshine of the Spotless Mind
Lançamento: 2004 - EUA
Direção: Michel Gondry
Duração: 108 min
Gênero: Comédia Romântica
Trailer


Não se já comentei com vocês, mas eu sou uma criatura de hábitos. Gosto de comer as mesmas coisas, de ouvir as mesmas músicas, de rever os mesmos filmes. Mas não é qualquer filme que continua interessante mesmo depois que assistimos mil vezes. O Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, porém, é uma daquelas excessões maravilhosas que nos mostram um novo detalhe a cada vez que assistimos, e é por isso que ele tem seu lugarzinho dourado entre os meus filmes preferidos.

Sabe quando você sofre muito por alguém e solta aquele velho "nossa, eu daria tudo pra esquecer o fulano"? E se houvesse um procedimento médico capaz de fazer isso de verdade? Imagine esquecer todas as coisas boas, todos os momentos de intimidade, todas as palavras de carinho. Será que o melhor mesmo é esquecer tudo?

Com o filme refletimos muito sobre amor, relacionamentos e tolerância. A intimidade dos personagens é quase tangível, e para mim esse é um dos aspectos mais interessantes da obra. Duvido muito que quem namora não vá ficar lembrando de situações similares e que quem é solteiro não vá sonhar um pouquinho. Não é uma intimidade de mentira ou forçada como muitos filmes mostram. É um casal possível, que se diverte junto, sente tédio junto, brinca, ri, faz palhaçada. Ao mesmo tempo é um amor frágil como todos são, porque somos todos imperfeitos e isso pode ou não afetar nossos relacionamentos. Depende do quanto os dois querem que dê certo.

De ponto negativo no enredo eu só posso apontar aapologia a drogas entre os personagens coadjuvantes. Mas isso não chegou a me incomodar porque não é algo essencial na história. É só ignorar, gente!

O Brilho Eterno (...) também conta com uma fotografia linda e cheia de cor, uma delícia de assistir! O diretor, Michel Gondry, é muito famoso pela sua produção de videoclipes e é o queridinho do The White Stripes, Björk, entre outros. Uma coisa interessante do filme é que quase nada é efeito especial: é tudo jogo de camera, lentes especiais e construção de estúdio. Se alguém curte essa questão mais técnica e for comprar ou alugar o dvd do filme, eu indico muito os extras. 

Ah, e o elenco também é maravilhoso, viu? Adoro todos os atores principais dele, na ordem em que coloquei no inicio do post. E sobre a capa do filme eu gosto bastante. O poster no Brasil eu não lembro como foi, mas descobri que os dos EUA eram super legais:


E pra quem curte um som, a música principal da trilha é linda demais! Ouçam só: 

 Everybody's Gotta Learn Sometime - Beck

Devido à polêmica do ECAD, os vídeos não serão mais anexados aos posts.
 CLIQUE AQUI  e assista ao vídeo direto pelo Youtube :)



Enfim, deu pra ver que eu gosto de absolutamente tudo nesse filme, né? E acho improvável que alguém consiga assisti-lo e não se apaixonar por ele. Seja você solteiro, compromissado, romântico, pegador ou tímido: dê uma chance pra O Brilho Eterno (...). Você vai amar.
----------------------------------------------

Bem pessoal, é isso. Se você ainda não assistiu esse filme e quiser voltar aqui pra me contar o que achou, depois que assistir, eu vou adorar. E se você já assistiu e quiser dar a sua opinião eu vou gostar muito de saber também! 
:)


13 comentários:

  1. Não conhecia esse filme!
    Mas você gostou bastante mesmo! Vou procurar assistir.
    A música é bem legal. *-*
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tive a oportunidade de assistir este filme, mas vi comentários super positivos sobre a autação do Jim Carrey que me deixaram bem curiosa a respeito.
    Adorei a resenha, Mari!!
    Bom findi.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia! Parece ser legal!
    Vou conferir! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse filme, mas a história parece ser ótima.
    Eu acho que seria ótimo esquecer a pessoa depois de uma grande decepção amorosa.

    BJss*
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Esse filme é meio que cult, não é? Não chega ao patamar de "Tomates Verdes Fritos" ou "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain", mas ainda assim sempre o vejo sendo citado quando a discussão é sobre filmes mais profundos, mais eruditos. Eu ainda não o vi, mas sempre me foram feitas muitas recomendações acerca dele, de forma que ele está na minha lista de "filmes a serem vistos em 2011", junto com outros milhões. Você realmente pareceu gostar do filme, e isso só me incentivou mais ainda a vê-lo. Achei a trilha sonora bonita, mas não bateu aquele "tcham" de identificação, sabe? A sensação boa deve ser ver o filme, se emocionar e, depois, voltar e ouvir a música - por uma questão de associação, as notas soam até mais bonitas...

    Beijão!
    http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Ai, sou completamente louca para ver esse filme! Mas ainda não surgiu oportunidade :/ Triste isso viu :( Como não sou de ir na opinião de ninguém , mas senti que você realmente gostou do filme :3

    Beijos,
    http://carolespilotro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari! Ah eu adorei esse filme quando assisti! É muito bonito e emocionante!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog, dá uma passada lá!
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland - http://booksinwonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu aaaaaaaamo esse filme! Achei brilhante quando assiti e apesar de fazer bastante tempo, às vezes ainda me pego lembrando de alguma cena romântica do casal principal e rindo sozinha.
    Seu post me deu uma baita vontade de rever o filme, é muito lindo mesmo, recomendo demais! :D

    bjs

    ResponderExcluir
  9. mariii
    eu amoooo esse filme!!
    sou louca elo Jim e pera kate
    ^^
    otimaa indicaçao \o/

    ResponderExcluir
  10. Oi Mari!
    Eu assisti esse filme e gostei, mas faz tanto tempo que nem lembro direito da história... Preciso ver de novo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oii Mari!! Menina esse filme é daqueles que marca a sua vida!! Assisti ele com minha irmã!!
    Esse vc assiti e não esquece nunca mais!!
    Ótimo filme!! Bem difirente, dos que o ator Jim Carrey está acostumado a fazer! Esse vale a pena!
    Beijoss
    Elidiane'

    Entre Amigas

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia esse filme parece muito bom (tbm vc é elogiou tanto que fiquei curiosa),gostei muito da musica é linda.Sou mó fã de Jim Carrey com certeza irei assistir!

    ResponderExcluir
  13. Amo, amo, amo esse filme! É lindo! Já assisti um milhão de vezes e é sempre muito interessante. Da primeira vez que assisti o achei um tanto quanto complexo, mas eu era muito novinha e não entendi direito do que se tratava, com o passar do tempo entendi a complexidade e beleza desse filme. Maravilhoso!
    Parabéns pela resenha! Adorei!

    ResponderExcluir