terça-feira, 26 de abril de 2011

Resenha: O Príncipe Feliz e Outros Contos - Oscar Wilde

Editora: Ediouro
Autor: OSCAR WILDE, com tradução de PAULO MENDES CAMPOS
ISBN: 8500017619
Ano: 2005
Número de páginas: 120 

Compre o Livro:
Sinopse: O novo volume da coleção Clássicos Adaptados reúne contos consagrados de Oscar Wilde, cuja maior preocupação era mostrar os males do egoísmo. As morais dessas historias, que relembram virtudes como a amizade e a humildade, são fonte de inspiração para geração.
"- O jardim do rei não é o mundo, seu busca-pé pateta! - replicou um grande fósforo de cor. - Você precisa de três dias para percorrer o mundo. 
- O mundo é o lugar de onde a gente gosta - retrucou uma roda de fogo." 
 Um Foguete Extraordinário, O Príncipe Feliz e Outros Contos, Pág. 36
"Sensível é uma pessoa que sofre de calos e pisa no calo das outras"
 Um Foguete Extraordinário, O Príncipe Feliz e Outros Contos, Pág. 37

Quando peguei esse livro para ler eu não esperava nada, e ele correspondeu às não-expectativas: não me irritou, não me surpreendeu, não me deu sede de leitura nem me repeliu. Foi assim, um livro bege, de leitura simples e poucas emoções.

Entre os pontos fortes posso ressaltar as críticas colocadas em comentários ásperos dos personagens. Criticas que tratam principalmente do cárater do humano e das injustiças sociais, com leveza e sem se tornar um desenvolvimento acadêmico e chato, como temos a sensação de ocorrer em Crime e Castigo, do Dostoiévski. Essa caracteristica do Wilde me pareceu bem forte em todos os contos e até me deu vontade de reler seu romance que li uma vez para o colégio.

O conto que mais gostei, como vocês podem ver nas minhas citações, foi "Um Foguete Extraordinário". Achei ótima a crítica a essas pessoas que se julgam super especiais quando os indícios que levam-nas a essa conclusão provém do fato delas serem o completo oposto do que acreditam. E a forma como o conto trata esse assunto, usando um foguete de fogos de artifício como simbologia, é bem legal. Não foi o melhor conto da minha vida, viu? Só foi bacaninha.

Ressalto que não sou a melhor leitora para contos: simplesmente não me envolvo. Então talvez o meu blasé foi por causa dessa minha deficiência. E, como contei, já li O Retrato de Dorian Gray para o colégio, porém não posso fazer um paralelo do Oscar Wilde romancista x contista porque não lembro nada dessa experiência. Mas aguardem: mais pra frente eu tenho a intenção de reler esse livro e, assim, voltarei com uma opinião sólida sobre o autor.

 Ah e a capa do livro que me emprestaram é a 2ª, com a sereia. Achei essa pintura muito linda, me lembrou o trabalho do Renoir, que adoro! Já a capa nova não me agradou nada!

Nota: 3/5
Capa: antiga 5/5, Nova 1/5
Leria de novo? Não, mas desenvolvi a intenção de reler O Retrato de Dorian Gray.
-----------------------------------
Gostou da resenha? Odiou? Tem opiniões, sugestões ou dúvidas? 
Pois fique a vontade para comentar sobre o que quiser!
:)

10 comentários:

  1. Ai, Mari, acho que também não me empolgaria com um livro de contos...
    Mas eu tenho super vontade de ler O Retrato de Dorian Gray! *-*
    *Amanhã é um dia especial*

    Beijos
    Tarsila

    ResponderExcluir
  2. eu gosto de livro de contos eles sao rapido e mts vezes sem um final definido, acho isso be interessante ^^
    eu baixei o filme de O Retrato de Dorian Gray, mas ainda n assisti pq fiquei com medo
    hauahuahuuhau
    sera que da medo?

    bju
    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro contos! Tenho até alguns publicados, mas quem viu, viu, quem não viu na época, não verá mais...rsrsrs. Sou tímida!
    Bom, tenho muita vontade de ler O Retrato de Dorian Gray antes de ver o filme.
    Ai Mari, suas resenhas são tão inteligentes! Adoro!
    bjos e PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari.
    A não ser que o conto seja realmente bom eu não me interesso por ele também. Nunca li nenhum conto do Oscar Wilde, mas quando ler te falo o que achei. xD
    Queria muito ler O Retrato de Dorian Gray. Ainda não vi o filme, mas a história parece ser bem legal.

    BJss*
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu particularmente gosto muito de contos! Acho uma leitura maravilhosa *--*
    E Oscar Wilde nossa que Escritor! Também tenho muita vontade de ler O Retrato de Dorian Gray, se não me engano foi o único romance que ele escreveu.
    Beijos
    Elidiane'

    Entre Amigas
    entres2amigas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei a sua resenha, Mari!!
    Adoro também livros de contos, são histórias curtas que fazem a gente viajar na imaginação.
    Espero ter a portunidade de algum dia ler este livro do Oscar Wild.
    Tenha uma ótima semana!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  7. Hey, Mari.

    Nunca li esse livro, mas pela sua resenha ele parece ser legal. Achei linda a capa da direita.
    Já estou te seguindo.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Eu penso que, em "O retrato de Dorian Gray", esteja a máxima literatura de Wild. É um dos melhores romances que eu já li. Mas, se alguém ai pensa em ver o filme antes, sugiro que não o façam, pois fica muito aquém da narrativa envolvente e clássica do livro.
    Muito bacana o Blog. Visito sempre, apesar de ser meu primeiro comentário.
    Vida longa.

    ResponderExcluir
  9. Quando criança sempre gostei de contos era meus tipos de livros preferidos tanto que já tinha decorado todos destes gêneros da biblioteca da minha escola,mas hoje já nem olho,são legais?são, mas prefiro um longo livro!

    ResponderExcluir
  10. Oi Mari,
    A segunda capa é realmente muito bonita, remete mesmo a um quadro de renoir. Acho que eu iria adorar ler esse livro, por que eu amoooooo livro de contos.

    ResponderExcluir