segunda-feira, 11 de abril de 2011

Resenha: A Estrada da Noite - Joe Hill

Rock'n'Joe All Night!



Editora: Sextante Ficção
Autor: JOE HILL  
ISBN: 9788599296134
Ano: 2010
Número de páginas: 256 

Compre o Livro:
Sinopse: Uma lenda do rock pesado, o cinquentão Judas Coyne coleciona objetos macabros. Por isso, quando fica sabendo de um estranho leilão na internet, ele não pensa duas vezes antes de fazer uma oferta. Por 1.000 dólares, o roqueiro se torna o feliz proprietário do paletó de um morto, supostamente assombrado pelo espírito do antigo dono. Sempre às voltas com seus próprios fantasmas, Jude não tem medo de encarar mais um. Mas tudo muda quando o paletó finalmente é entregue na sua casa: sua presença é real e ameaçadora. O roqueiro logo descobre que o fantasma não entrou na sua vida por acaso e só sairá dela depois de se vingar. 
"A própria atmosfera era diferente. O ar mais denso, mais quente, pegajoso de tão úmido. Como um sovaco." A Estrada da Noite, Pág. 96
"Se o inferno fosse alguma coisa seria conversa de rádio - e família." A Estrada da Noite, Pág. 162

Quando comprei esse livro em uma promoção eu não dava nada por ele. O fato da história ter um fantasma e um protagonista roqueiro havia me deixado curiosinha, e eu já tinha visto muito blog falando sobre o Joe Hill, mas sempre por causa de O Pacto - que não estava em promoção, hehehe. Comprei o livro como quem não quer nada. O coloquei na frente da fila de leituras porque precisava de um livro mais fininho essa semana para conseguir resenhar na frequencia de sempre. E comecei a ler assim, bem desinteressada.

Mas o desinteresse passou em 5 minutos de leitura: o texto do Joe Hill é cativante. Primeiro porque o Judas Coyne é sensacional. Eu estava esperando um roqueiro arrogante e sem graça e ganhei um protagonista muito complexo, cheio de facetas psicológicas por explorar. Um personagem que vamos descobrindo ao longo do livro, enquanto nosso afeto por ele cresce. Em poucas palavras, Judas Coyne é do ca@#%*, no bom sentido, claro. E a namorada dele, Georgia também é ótima. Os dois são personagens muito ricos que em momentos irritam, em outros fazem a gente rir sozinho, e até nos provocam reflexões legais sobre a vida, o amor e o passado.

Com as suas referências musicais, Joe Hill  agrada aos que curtem diversos estilos. Entre alguns dos artistas e bandas citadas há ZZ Top, Hank Williams, Aerosmith, Ozzy, Johny Cash, e muitos outros. O que achei mais legal disso é que quando conhece a referência você se sente mais próximo da história.

Além disso, nos dias em que li o livro de noite eu fiquei toda inquieta com pequenos barulhos, na hora de dormir. E adorei a sensação! Há muito tempo um livro ou filme não conseguia me provocar assim, embora não tenha sido um medo angustiante. Só um entretenimento macabrinho,  leve e divertido  -  para os meus parâmetros.

Os aspectos negativos, se há, eu não percebi de tanto amor que adquiri pela história. Não gostei muito do fantasma  Craddock McDermott, mas também não cheguei a odiá-lo. Só acho que fantasmas são legais e ele foi mostrado de uma forma superficial. Também achei que o livro poderia ter sido mais longo, mas a história não foi prejudicada por ele ser curtinho. Pra ser sincera, a história está de um tamanho bom - o negócio é que eu queria muito achar um defeito no livro pra falar com vocês, mas o máximo que eu consigo pensar é que ele é tão legal, mas tão legal que devia ter sido mais longo.

Originalmente o nome do livro é "Heart-Shaped Box", ou "Caixa em forma de coração" o que é muito melhor que "A Estrada da Noite", na minha opinião. E a capa eu achei legal, mas  também podia ter sido melhor já que o livro tem mil outros aspectos que a deixariam mais interessante. E só mais uma coisinha que preciso comentar: outro livro bom com slogan na capa, né? Acho que preciso parar de ser preconceituosa.

Nota: 5/5
Capa: 3/5
Leria de novo? Sim. E também lerei esse autor pro resto da vida!
-----------------------------------
Gostou da resenha? Odiou? Tem opiniões, sugestões ou dúvidas? 
Pois fique a vontade para comentar sobre o que quiser!
:)

16 comentários:

  1. "fiquei toda inquieta com pequenos barulhos, na hora de dormir" :O Eu não ia achar isso legal.

    Não gosto da maioria das traduções que fazem dos títulos de livros. .-.

    Beijos
    Tah

    ResponderExcluir
  2. Eu já queria ler esse livro! Agora, vou ler com certeza! :)
    brigadinha!
    Gi

    ResponderExcluir
  3. Você realmente passou uma impressão positiva com a sua resenha, mas acredita que o livro ainda não me parece sensacional? Sinceramente: pela sinopse, me pareceu até uma comédia da Sessão da Tarde, do tipo "o fantasminha trapalhão vai invadir a casa desse rockeiro da pesada e deixar todo mundo de cabelo em pé!", HAHAHA. Li "O Pacto" e o achei razoável - é uma boa trama EM ALGUNS PONTOS, mas se perde um pouco no final. Vou adicionar A Estrada Da Noite à lista de leituras, porque nunca desprezo uma indicação, mas não é exatamente o meu topo de livro, rs.

    =*
    http://livrosletrasemetas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu li o primeiro capítulo desse livro num livreto e fiquei muito interessada pela história. Estou querendo o livro desde esse dia, mas até agora não achei promoções dele (Você deu sorte.rsrs).
    Fico feliz em saber que o livro todo é bom, porque tem vezes que o primeiro capítulo é ótimo, mas o resto não é tão bom. Agora fiquei com mais vontade ainda de lê-lo. Acho que vou comprar essa semana. Com promoção ou não. xD

    Bjss*
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, Mari!!
    Adorei a sua resenha!!
    Vi muitos comentários positivos a respeito deste livro e fiquei bastante curiosa. Quero muito acompanhar os mistérios desta história, pois adoro livros de suspense.
    Já entrou para minha lista de desejados.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari!

    Eu também adorei a leitura desse livro!
    Se vc tiver a oportunidade de ler O Pacto, vai ver que é bem diferente desse.

    Judas Coyne rocks \o/

    Bjs
    Mari
    Psychobooks

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari, menina, eu não leio este tipo de livro, me contento com as resenhas dos blogs kkk.Morro de medo de tudo que é sobre natural, epis, eu não sou louca não, hem?
    Obrigada pela visita, adorei seu blog e sempre que poder venho te visitar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela resenha Mari! Muito em breve pretendo ler A Estrada da Noite. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Adorei a sua resenha, muito legal! :)
    Ainda pretendo ler esse livro.

    Beijos:*

    ResponderExcluir
  10. Olá Mariana Melo! Agradeço eternamente por ter me indicado sua resenha. Gostei muito do estilo que escreve e também de sua opinião sobre o livro, ainda não comecei a ler, mas só me deu mais gostinho de vontade! Parabéns, a resenha está ótima.

    Yasmin

    ResponderExcluir
  11. Mariana, esse livro realmente vale ler?
    Eu fui ler um livro desse escritor, chamado "Fantasmas do século XX" e achei horrível. Ele apenas é brutal, mas não prendeu minha atenção. Esse tem um nome legal, uma capa também legal. A história é + ou -. Não to afim de pegar um livro e deixar pela metade. Tem muitos livros para eu ler, e o tempo perdido nesse eu poderia está lendo outro. Realmente vale apena?

    ResponderExcluir
  12. O comentário acima do "Mundo dos Livros" é meu. Terminei de ler hoje "A estrada da noite" e achei o livro fantástico. Me deu medo em algumas partes e até tive pesadelos. Gostei muito dos personagens Jude e Marybeth. O fantasma me causou bastante pavor, principalmente quando imaginava ele com os ricos preto nos olhos. Estou ancioso com a adaptação do filme. Espero que fique bom.

    ResponderExcluir
  13. Eu já tinha visto esse livro só que nunca tinha me interessado por ele, essa capa não me chama atenção e nem o titulo, como você disse eles poderiam ter usado outros! Mas, agora lendo sua resenha eu fiquei curioso para lê-lo, o livro parece ser bom e instigante, e até seria bom para ler a noite já que deixa você inquieto e com medo, gostei!!

    ResponderExcluir
  14. Nunca li nenhum livro de Joe Hill e este gênero não faz muito o meu estilo nem me chama atenção,"não dou nada" por ele u.u, quando quem sabe lê-lo melhore!

    ResponderExcluir
  15. Nossa Mari, que legal deve ser esse livro. Adorei a sua resenha emocionada e super empolgada! Já conhecia Joe Hill, mas ainda não havia lido nada dele. Gostei de saber que esse livro é tão interessante.

    ResponderExcluir
  16. Olá Mari, vi seus videos no youtube e amei e vim dá uma conferida no blog e parabéns, eu estava louca por esse livro porque amo gênero de terror, sobrenatural e amei a sua resenha então vou adquirir ele logo. bjo

    ResponderExcluir