sexta-feira, 10 de junho de 2011

Resenha: Contato Visual - Cammie McGovern


Editora: Novo Conceito
Autor: CAMMIE MCGOVERN
ISBN: 9788599560396
Ano: 2010
Número de páginas: 312
Skoob
Sinopse: Trata-se de um romance em que uma criança aparece morta e o a única pessoa que estava com ela e que pode ajudar a polícia a solucionar o caso é um menino autista. A mãe do garoto começa a tentar entender o quebra-cabeça do dia em que tudo aconteceu, pois apenas ela consegue se comunicar com o garoto e, por meio das atitudes dele, tentará fazer com que ele supere o trauma e encontrem o assassino que está à solta. 
 “Morto significa que ele não vai mais vê-la porque nunca mais viu a vovó e o vovô. Morto significa que as pessoas choram apesar de que ele sabe que não vai chorar. Morto significa jogar fora, como flores e pilhas. Morto significa dormindo mas sem acordar. “  Contato visual, pág. 290
 
Este foi o primeiro livro que solicitei à Editora Novo Conceito através da nossa parceria. Como já falei tantas vezes, os mecanismos da mente simplesmente me fascinam e por isso me apaixonei pela história já na sinopse. Mas você não precisa compartilhar dessa minha paixão para amar esse livro. Ele é bastante complexo em sua construção, e provavelmente algum dos seus aspectos conquistará você.

Uma catacterística que chamou muito a minha atenção em Contato Visual foi a forma como o texto é construído. Nele, as narrações de diversos personagens se alternam e criam um quebra-cabeças interessante sobre o assassinato de uma menininha. Como a única testemunha desse crime é um garotinho autista, se torna necessário reunir pistas mas também ajudá-lo a se expressar para que a verdade venha a tona. Neste processo, é possível conhecer um pouquinho mais sobre autismo o que, para mim, serviu para aumentar ainda mais o meu interesse pelo assunto. 

Sobre a investigação, acredito que a alternância de perspectivas no texto é essencial, porque ela cria uma rede de pistas dadas pelos  vários personagens que estão em volta da história. Ou seja, a ação que você estiver lendo será sempre a necessária para a história se desenvolver. Isso é muito bacana durante a leitura, porque você não perde tempo lendo coisa chata e desconexa com a história, sabe? É tudo interligado, e tudo que você lê está no livro por um motivo.

Assim, a nossa curiosidade é atiçada até a última página. Isso para mim funcionou super bem. Minha compulsão pelo livro foi tanta que eu lia até de madrugada, o que não é comum aos meus hábitos. Eu aconselho que vocês coloquem um despertador para lembrá-los da hora de ir dormir, porque o suspense é tão delicioso que será muito difícil largá-lo. Ah, e vale citar que o assassinato não é a única história contada e desvendada. Também o são as relações e a vida dos personagens que estão em volta da história, o que enriquece o enredo e deixa o livro ainda mais legal. 

Para saber mais sobre Autismo, visite o site da AMA (Associação de Amigos do Autista) ou da FADA (Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Autista) .

Nota: 5/5
Capa: 3/5
Leria de novo? Sim, e lerei outros livros que abordem o autismo.
 -------------------------------------------------
Me digam o que acharam do livro e da resenha, pessoal! E fiquem de olho que em breve rola SORTEIO dele aqui no blog!
 
E ao comentar nesse post você tem direito de preencher +1 formulário para a promoções Férias Premiadas, se já estiver participando. E se não estiver, se ligue! Você pode ganhar 8 livros  pra curtir bastante as férias!

Conheça também a promoção de As Confissões de Laura Lucy, em que você pode ganhar 1 unidade autografada e com marcador deste Chick -Lit fofo

21 comentários:

  1. Achei mega interesante,deve ser daqueles susperse que prende vc e eu adoro isso,quando eu li sobre o menino autista no livro me chamou muito mais a atenção,vou perdir de niver este livro para meu pai.
    PS:Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  2. Estou muito interessada neste livro, já gostei da capa de cara, e o assunto também é bem interessante. Bjs, Rose;D

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari!
    Me interesso muito pelo assunto autismo, acho q qto mais livros ajudarem as pessoas a compreender essa "doença" melhor. Já estou com vontade de ler o livro! Ótima resenha como sempre =)
    bjoks

    Marcia
    Blog DOLLHOUSE

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é muito bom, com um enredo interessante e uma narrativa bem amarrada :D Fora que é bem escrito!

    ResponderExcluir
  5. Que interessante. Sua resenha me incitou a ir atrás. Adoreei

    Beijos, Julia
    Tijolinha, Books & Fanfics

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Estou morrendo de vontade de ler esse livro!
    Nossa é incrível, quando eu gosto do livro não largo o livro até terminar ai depois ainda demoro mais para dormir por causa que preciso digerir o que aconteceu... ai quando eu vejo o da já está clareando... HAHAHA'

    Bjoos, Patty.
    Cartas para Ficção

    ResponderExcluir
  7. olá visite meu Blog e dê sua opinião

    Bjus

    http://aleitoracassia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Como estou lendo fiquei com medo de ler a resenha e revelar tudoooo! huauhahuauha Sei q vc n faz issoo, mas minha cabeça está com mil dúvidas e isso pode afeta-las.

    Me lembra depois de comentar algo sobre a sinopse com vc, amiga?
    bjoooos, sua linda

    ResponderExcluir
  9. Oi Mari!
    Adorei sua resenha! Desde que esse livro foi lançado, fiquei com muita vontade de ler, pois esse tema me interessa bastante e nunca tive a oportunidade!
    Com certeza será um dos próximos títulos que pedirei à Novo Conceito :)

    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog: Na Caixinha do Correio #9 Passa lá :)
    Participe das promoções que estão rolando no blog -> http://migre.me/52vjS
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland - http://booksinwonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Mari, eu adorei a sua resenha! Contato Visual me chama a atenção não só porque é cheio de mistérios e segredos, mas por causa do tema que o livro trata, que é sobre o autismo.
    Não li, mas acredito que valha a pena ler Contato Visual!!!

    Abração.
    Jonathan Henrique

    ResponderExcluir
  11. Oi Mari!
    Quero muito ler esse livro, descobri ele aqui pelo seu blog e simplesmente adorei!
    Ótima resenha!

    Beijos, Kamila.
    http://vicio-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, Mari!!!
    Adorei a sua resenha!!
    Este livro parece ser mesmio super intrigante e repelto de suspense que mal vejo a hora de poder conferir de perto a história.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  13. Oi Mari.... gostei muito desse livro sua resenha está muito...boa!
    Quanto ao livro achei excepcional uma história bem intrigante e envolvente de suspense... quero mt já ler esse livro... bjs

    Rafa

    LEITURAS VIVAS

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pela resenha. Das poucas resenhas inteligentes que tenho lido ultimamente.

    Continue assim!

    Abraços,
    Pedro Dobbin

    ResponderExcluir
  15. Nossa Mari,
    nunca tinha ouvido falar do livro!...
    Só agora com o lançamento do sorteio, mas nossa, me fascinei!
    Lembrei de Dear John, onde o pai do John tem Asperger, uma variante do autismo...

    Nem preciso falar que a sua resenha é tipo, perfeita!

    Parabéns!

    xoxo

    Sua Louca!

    ResponderExcluir
  16. Interessante... Ainda não tinha ouvido falar sobre esse livro.
    Adorei sua resenha! Despertou uma grande curiosidade em mim ^^

    ResponderExcluir
  17. Nossa, ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas já quero ler tbm! A história deve ser super interessante. Adoro mistérios que envolvem assassinatos e tudo mais. E sua resenha atiçou ainda mais a minha vontade de ler. Muito boa, parabéns! :D

    ResponderExcluir
  18. Eu já tinha ouvido falar sobre esse livro e faz tempo quero lê-lo. O gênero policial é o meu preferdo e esse parece ser um ótimo livro.

    Ótima resenha! =D

    ResponderExcluir
  19. Eu já tinha visto falar desse livro, mas nunca me interessei.
    Acabei de ler a resenha e parece ser bom, alé do que aborda o tema do autismo.

    Bjs :*

    ResponderExcluir
  20. E um livro interessante,mas não o suficiente para me fazer compra-lo.Nunca tinha ouvido falar deste livro u.u' A capa é "legalzinha"

    ResponderExcluir
  21. Parece um livro interessante. Se não me engano, tem um filme com enredo parecido.
    Esse tema, assassinato, mistério, esse clima de "quem matou?" é bem instigante.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir