domingo, 26 de junho de 2011

Resenha: Insaciável - Meg Cabot

 
Editora: Galera
Autor: MEG CABOT
ISBN: 9788501091345
Ano: 2011
Número de páginas: 504
Skoob

Sinopse: Meena tem o dom de prever o futuro e usa isso para escrever um livro de sucesso, mas justo quando ela previu uma moda de temas vampirescos, ataques de vampiros tomam a cidade de Nova York. Agora Meena vai ser usada por um simpático detetive da Guarda Paladina para, se aproveitando de seus dons de vidente, procurar um vampiro de péssima reputação... e também muito sedutor. 

 Destruir os amados livros de uma escritora? (...) O gesto trazia todos os sinais da tradição dele. Crueldade no estilo dos hunos. 
Insaciável, pág 399
Quando a Editora Galera me mandou este livro fiquei com medinho da história ser fraca ou uma imitação da saga vampiresca que já conhecemos. Acontece que em Insaciável a própria Meg satiriza com a vampiromania criada por Crepúsculo e, por fim, cria uma história muito mais rica em elementos de composição e narração. Vale citar que, apesar de sempre ter visto Meg como uma escritora para adolescentes, achei este livro bastante adulto.
 
Para os apaixonados por vampiros a leitura será muito satisfatória, já que aqui eles são mais fiéis à mitologia existente. Eles morrem com estaca no coração e luz solar,  não são fãs de objetos de prata, bebem sangue humano e não são bonzinhos. Além disso, há a Guarda Palatina, que é uma unidade militar da Igreja Católica responsável por combater os vampiros e que dá muito mais emoção e ação à história.

No quesito Saga Twilight só houve um detalhe que me incomodou: Lucien, como Edward, é capaz de ouvir os pensamentos das pessoas, porém não consegue fazê-lo muito bem com a protagonista Meena. Na minha opinião isso era extremamente desnecessário já que não acrescenta quase nada ao enredo, só nos dá uma sensação desagradável de déjà vu. Porém, no decorrer do livro essa característica não tem tanta importância, então dá pra ignorar a semelhança. Mesmo porque insaciável é muito diferente de Crepúsculo em toda a sua construção.

Nele, as perspectivas de narrativa são variantes. Ou seja, em um capítulo acompanhamos a história pela  experiência de Meena, em outro pelo Lucien, em outro pelo Alaric e assim por diante. Aqui alguém pode falar que foi isso que a Stephanie fez com Amanhecer, mas eu discordo já que ela o fez com uma simples estrutura de Bella-Jacob-Bella enquanto Meg trabalhou a perspectiva de quase todos os personagens. Com isso temos muito mais noção do que está acontecendo na história, tanto nos acontecimentos em si quanto nas emoções e motivações dos personagens - que são muito peculiares e carismáticos, e tornam a leitura um deleite. Foco para Mary Lou, que é ótima e tem uma pintura de Renoir na sala! Virei fã!

E, para terminar com chave de ouro: preparem-se, meninas. Lucien é o homem perfeito! Charmoso, cavalheiro, gentil, carinhoso... me liga, Lucien! (BEIJO pro namorado que vai me xingar depois de ler a resenha, hahaha... lindão!)

Nota: 4/5
Capa: 5/5
Leria de novo? Não, mas lerei os próximos da saga e outros livros da autora.
 -------------------------------------------------
Me digam o que acharam do livro e da resenha, pessoal! E fiquem de olho que em breve rola SORTEIO dele aqui no blog!
 
E ao comentar nesse post você tem direito de preencher +1 formulário para as promoções Férias Premiadas e Lago dos Sonhos se já estiver participando. E se não estiver clique nos banners abaixo e saiba mais!
        

FIQUEM DE OLHO PORQUE O RESULTADO DA PROMO AS CONFISSÕES DE LAURA LUCY SAI HOJE DE NOITE!!! 
Vocês podem participar e aumentar as suas chances até as 21h!!

27 comentários:

  1. Mariana,
    Ainda não tinha lido uma resenha sobre este livro e gostei do seu ponto de vista. Estava com medo de que a Meg acabasse indo na onda vampiresca e perdesse seu brilho. Pelo visto, ela soube se controlar. haha

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  2. Oi Mariana ,a sua resenha é a primeira que eu leio desse livro e eu achei bem positiva , é um livro que eu criei muita expectativa e quero muito ler , pena que vai demorar um pouquinho para isso acontecer né heheheh to cheeeia de livros p ler =)
    Beeijos
    Clara

    ResponderExcluir
  3. Olá, Mari! Eu gostei da resenha e da forma como analisou cada detalhe da história da diva Meg Cabot... Não estou totalmente convencido de que valha a pena ler Insaciável!
    Somente li um livro do gênero vampiresco, porém, já me sinto desmotivado a ler qualquer outro...

    Um big abraço!
    Jonathan Henrique

    Obs.: Se este comentário ficar anônimo, a culpa é do Blogger/Google, que mesmo eu fazendo tudo certo, fica me trollando! Aff!

    ResponderExcluir
  4. Mari....
    Primeiro parabéns pela resenha!!!
    Muito boa, amo o jeito que você é capaz de falar sobre elementos chave da história sem soltar spoiler, cativa a quem lê e dá vontade de correr atrás do livro na mesma hora...
    Eu nunca li nenhum livro da Meg,(só a li como Patricia Cabot) e fiquei super animada com o fato da narrativa ser bem trabalhada e o livro ter um toque adulto...
    Resumindo, amei a resenha e to morrendo de vontade de ler o livro....

    Beijinhos
    Já falei que amo o Felizvros...

    ResponderExcluir
  5. Mari ..
    Ótima resenha *-*

    A capa do livro merece realmente os pontos máximos.. É muito legal :)

    A história parece ser bem legal ..
    Até me deu vontade de ler, hehe.

    Vou participar muito da promo, quem sabe eu não tenho o azar de ganhar né? haha

    Bjos.
    João Victor

    ResponderExcluir
  6. Este livro já está mais do que anotado, e eu estou louca para conhecer este Lucius. Bjs, rose.

    ResponderExcluir
  7. Oie. Já li muitas coisas sobre este livro, mas confesso que gostei mais da tua visão sobre. Adoro a série Crepusculo, e fiquei curiosa em ler esteee livro da Mega Cabot, para até fazer uma comparação mesmo... Bjusss.

    http://trilhas-culturais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Louca, louca, louca para ler esse livro. Vou pegar em julho, mal posso esperar. Antes vou ler outro da Meg: Liberte meu coração! ;)

    ResponderExcluir
  9. que interessante a historia. apesar que nao gosto muito dessa onda vampiresca. mas pelo menos nesse romances os vampiros sao tradicionais.

    ResponderExcluir
  10. Que resenha legal Mari, adorei! Fiquei com um pé atrás por Meg Cabot ser autora de livros mais para adolescentes e tal, além do tema 'vampirismo' que não me atrai muito. Mesmo lendo a resenha de 'Insaciável', não me atraiu, mas depois desse seu relato, parece realmente legal. Me animei pela autora também satirizar um pouco essa 'vampmania', mas realmente não gostei dessas adicões de características de Twilight, contudo vou realmente rever minhas opções, quero ler sim, beijão ( :

    ;* http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Quero muito ler esse livro. Meg sempre consegue surpreender em seus livros e, além dessa capa linda, o livro parece realmente bom e eu adoro vampiros, então parece ser uma leitura muito interessante.

    ResponderExcluir
  12. Oi,eu to adorando seu blog, suas resenhas são otimas da pra ter uma ideia muito legal do livro sem saber tudo sobre ele.
    E agora eu to super querendo ler esse livro da Meg ja que so li os livros teens dela.
    Continue assim, Bjus

    ResponderExcluir
  13. minha diva querida MEG CABOT e seus livros, normalmente eu gosto dos livros dela, mas nao me imprecionei com este, a capa é linda e a sinopse me chamou atençao...adorei a resenha, mas ja tinha lido o livro tambem entao ja tinha minha opniao formada. muitas pessoas gostaram, aconcelho quem quiser a ler, quem sabe voces se apaixonam por ele, mas eu nao gostei!

    ResponderExcluir
  14. Ahh, devo confessar que amo a Meg, mas quando vi esse livro não chamou muito minha atenção. Motivo?Vampiros. hahaha' Eu estava cheia deles. U.U
    Mas daí li sinopses e resenhas, acabei ficando com vontade de ler. haha' parece ser bem legal apesar dos vampiros. Porque afinal Meg é Meg. *-*

    Bjuu'

    ResponderExcluir
  15. A resenha desse livro me interessou bastante! Quero ler o livro o mais rápido possível!

    ResponderExcluir
  16. Muito boa a sua resenha, como sempre.
    Já tinha lido algumas outras opiniões sobre esse livro, mas nem tinha me dado tanta vontade assim de lê-lo.
    Agora fiquei com vontade. O fato de ser uma história contada por vários pontos de vista é mais interessante e tbm adorei a unidade militar da igreja que da a ação, como vc disse.
    Mesmo não tendo a temática vampiresca como a minha favorita, quero dar uma chance a Meg, que é uma autora muito boa. ^^

    ResponderExcluir
  17. rsrsrsr adorei o "beijo pro namorado". Vai ter continuação é? Show!! elo jeiot vc ñ curte mesmo Crepúsculo. Insaciável tem uma capa perfeitona e parece ser genial. Quero muuuito lê-lo.

    ResponderExcluir
  18. Os livros da Meg são tudo de bom!
    Quando li a sinopse de Insaciável fiquei louca para ler, e sem contar que essa capa é muito linda *-*
    Já está na minha lista de desejados! Parabéns pela resenha, gostei do que vc escreveu no final kkkkkkkk
    Beijos
    Elidiane'

    ResponderExcluir
  19. Ah Mariana, adorei a sua resenha :D Desde que fiquei sabendo do lançamento desse livro fiquei completamente louca para lê-lo, afinal além da capa linda só vi criticas positivas. E achei o máximo o fato de a Meg satirizar a vampiromania criada por Crepúsculo. Preciso ler urgentemente.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  20. Ahhhhhhhhhh, to doooida pra ler esse livro *-*
    Cada resenha q eu leio me faz querer mais, hehe.
    Parabéns, ótima resenha!

    beiijos, ;*

    ResponderExcluir
  21. Adorei a resenha Mari. So estou lendo coisas boas boas sobre esse livroe e estou muito curiosa para ler. Imagino que seja um livro otimo, ja que adoro a Meg. beijos

    ResponderExcluir
  22. Não dá para resistir a nenhum livro da Meg Cabot e ela é realmente ótima. Esta resenha está realmente boa.
    Minha curiosidade é sobre o gato...Rs,rs,... Deixa eu explicar! Sempre me parece que eu vou me deparar com um gatinho muito fofo - como em O Diário da Princesa - ou nem tanto - como em A Mediadora - em alguma das histórias da Meg.
    Bom, apesar do BUM de histórias vampirescas, que eu particularmente adoro, alguns autores não se dão muito bem neste tema, mas este com certeza não é o caso de nossa Meg.
    Eu devoro algumas partes na livraria e já vi q é ótimo, só não vejo a hora de poder ler todinho.

    ResponderExcluir
  23. Eu já tinha grandes ideias de Insaciável,mas agora me parece ser muito melhor.Também não gostei muito do "quesito Saga Twilight",mas agora tudo o que se escrever sobre vampiros vai ser sempre comparado com Twilight o que é uma pena.

    ResponderExcluir
  24. Ai que legal! Sabe que este livro foi muito bem recomendado em alguns sites literários que andei lendo?! E foi exatamente na sátira que a Meg acertou, por que entendo que a mensagem que ela quis passar é a seguinte: - Eu não estou querendo ser mais uma a falar sobre vampiros!
    E eu adorei isso, pois ela o fez com maestria. Falou, mas de uma forma diferenciada e muito gostosa de ler.

    ResponderExcluir
  25. Eu tenho muita vontade de ler esse livro, achei muito legal a Meg satirizar essa febre vampiresca criada por crepusculo, principalmente porque a Meg é muito engraçada e a narrativa dela muito leve e gostosa, e eu gosto desse tema de vampiros!

    ResponderExcluir
  26. Eu tenho muita vontade de ler esse livro, achei muito legal a Meg satirizar essa febre vampiresca criada por crepusculo, principalmente porque a Meg é muito engraçada e a narrativa dela muito leve e gostosa, e eu gosto desse tema de vampiros!

    ResponderExcluir
  27. Passei aqui rapidinho para parabenizar o blog Felizvros que eu leio todos os dias, mas sempre tive um pouco de timidez para comentar. Eu terminei de ler Insaciável hoje e realmente é muito bom, gostei bastante por se tratar de vampiros tradicionais. (Apesar de eu gostar de Crepúsculo, tá gente?)
    A capa não é preciso nem comentar né, porque é simplesmente um luxo de tão linda.

    Foi graças ao video da Mari que eu conheci Insaciável, mas já tinha lido outros livros da Meg como: O diário da princesa e A mediadora.

    Beijos ♥

    ResponderExcluir