domingo, 16 de outubro de 2011

Resenha: O Dia da Caça - James Patterson


Editora: Arqueiro
Autor: JAMES PATTERSON
ISBN: 9788580410198
Ano: 2011
Número de páginas: 224
Skoob



Sinopse: Quando o detetive Alex Cross é chamado para investigar um caso de assassinato, depara-se com a cena de crime mais terrível que já viu em toda a sua carreira: uma família inteira foi morta dentro de casa. Tudo fica ainda mais chocante quando ele descobre que uma das vítimas é Ellie Cox, sua ex-namorada dos tempos de faculdade. A investigação leva a crer que o assassino, conhecido apenas como Tiger, viajou para a Nigéria. Sem hesitar, Cross vai atrás dele. O detetive entra numa caçada implacável, numa terra sem lei. Ao chegar lá, Cross se vê diante de um terrível cenário de miséria, violência e guerra civil iminente. Sem nenhuma ajuda, ele se envolve numa luta contra a corrupção e contra uma conspiração que parece não ter fronteiras, que pode pôr em risco sua vida e a de todas as pessoas que ele ama.
"Você é um bom homem, Alex. Eu não esperava isso... de um americano." O Dia da Caça, Pág. 139
Quando soube que este seria um livro policial minhas expectativas logo apontaram para algo próximo dos seriados que adoro, como CSI, The Mentalist, Cold Case, entre outros. No entanto a leitura não me trouxe essa sensação de investigação, embora eu não saiba afirmar se este é o estilo do autor ou uma exceção deste livro. Apesar disso, apreciei bastante este livro.

O detetive Cross resolve investigar um assassino que vem matando famílias inteiras com alto nível de barbárie. Entre suas vítimas está uma ex-namorada do detetive, o que leva Alex a se envolver de forma mais pessoal com esse crime. Com isso, ele vai parar na África, onde passa por várias situações horríveis, deixando o leitor bastante instigado para saber qual será o seu destino. Por vezes nos pegamos xingando o personagem, que se envolve nesta investigação mais do que o necessário e se coloca em perigo somente por ser cabeça dura. 

Se trata de um suspense maduro, muito bem construído e amarrado. A história é eletrizante, com capítulos curtos e de passagem dinâmica. A leitura instigou tanto a minha curiosidade e fome de leitura que até me esqueci de marcar minhas citações preferidas. O que é uma pena, porque os africanos da história são sempre muito ácidos em seus comentários sobre os norte americanos o que foi divertidíssimo por conta do meu sentimento de amor e ódio para com eles.

O enredo fala bastante das atrocidades que o ser humano é capaz de fazer, muitas vezes por motivações que não conseguimos entender ou aceitar. Com o livro é possível refletirmos sobre a capacidade da sociedade de alterar a nossa percepção de certo e errado. Afinal, se crescêssemos assistindo pessoas fazendo coisas horríveis umas às outras, será que por fim seríamos tão horríveis quanto elas? Gostaria de convidá-los a responder a esta pergunta nos comentários, porque eu não consegui chegar a uma resposta definitiva. 


Nota: 4/5
Capa: 4/5 (é bonita, mas eu passaria reto por ela em uma livraria)
Leria de novo? Não, mas quero muito ler os outros livros do autor!


----------------------------------------------
Fiquem de olho porque ainda nessa semana sai a promoção de Diário de uma Paixão!!!

21 comentários:

  1. Oi Marii!
    Há quanto tempo não visito o blog, desculpa :S
    Fiquei super interessada nos livros do James Patterson, e O Dia da Caça parece ser bem interessante! Adoro gênero policial :)
    Com certeza será uma das minhas futuras leituras, adoro obras dinâmicas e com capítulos curtos hehehe
    Sua resenha ficou ótima, parabéns!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog: Indicação de série: Awkward.
    Passa lá :)
    Participe também das promoções do blog!
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland - http://www.booksinwonderland.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, esse livro tem cara de ser muito bom, gosto de livros do genêro e o autor tem sido bem comentado ultimamente...

    Bj;*
    Naty - Just Books !

    ResponderExcluir
  3. Quando você mostrou esses livros no Correio Felizvros eu fiquei com uma super vontade de ler! Lendo sua resenha agora então, fiquei com mais vontade ainda! Ele é autor do 4 de Julho também, né? Eu adoro livros do gênero policial. E sua resenha ficou ótima, adorei o último paragráfo.

    Em relação a sua última pergunta, acho que somos horríveis indiretamente, por não poder fazer nada, essas coisas. Mas acho que todo o ser humano, no fundo (alguns bem no fundo do fundo) tentam buscar o melhor de si.

    Um beeeeeeeeeeijão, Mari!

    ResponderExcluir
  4. Oie. Sobre este livro quanto mais eu leio mais o quero pra ontem...gostei da resenha, e interessante a questão sobre a sociedade poder ou não mudar nossa definição de certo e errado, eu acredito sim que a sociedade pode mudar muitos conceitos nossos pela simples rotina diaria...adorei a resenha. bj

    ResponderExcluir
  5. estou mto curiosa para ler os livros do James Patterson, tem sido mto elogiado nas resenhas, parabens para a sua, bjnhis Pri

    Pri e Os Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi, Mari!
    A sinopse até que é interessante, mas ainda sim não empolguei com o livro. E olhe que eu gosto de livros desse gênero.

    Beijos!
    @Jonathan_HGF

    ResponderExcluir
  7. Ah, só acrescentando: eu li a resenha, e não só a sinopse. =)

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari, gostei muito de sua resenha.Eu ja li este livro, e apesar de achar também eletrizante e cheio de suspense, mas as quantidade de balas me assustou um pouco.E também achei que tem muita violência desnecessária.
    Bju

    ResponderExcluir
  9. Olá, Mari!
    Você anda sumidaça lá do blog, hein? Sinto muita falta das suas visitas rs.
    Eu já li também este livro e gostei da história, é mesmo um trhiller imperdível, mas prefiro 4 de Julho, escrito pelo mesmo autor. Se tiver oportunidade, leia também pois vale muito a pena!
    Adorei a sua resenha!!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  10. Estou louca por esse livro. Cada resenha que eu leio aumenta minha vontade de lê-lo.
    ESro tê-lo em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. O livro parece ótimo. Sua resenha me deixou com mais vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite,
    Tenho muita curiosidade em relação a esse livro, gostei muito do post, parabéns.

    Abraços!!

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Gosto da capa do livro,e a sua resenha me deixou mais curioso em relação a ele.
    Respondendo a sua pergunta,acho que não.
    Podemos ser influenciados sim,mas acho que o que prevalece é a sua força.Ter força pra fazer a coisa certa,ou se entregar e não lutar por nada.Mesmo crescendo assistindo coisas horríveis,podemos muito bem querermos coisas melhores né?
    Em fim.
    KK :)

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Não conhecia o blog, muito bacana mesmo! Recebi a divulgação pelo skoob.
    Adoro suspense, e lendo a sinopse e a sua resenha, este livro tem tudo pra cair no meu gosto! hehe
    Estou mais acostumado com os romances de suspense mais clássicos (Poe, Agatha e Conan Doyle), então vai ser bem bacana variar um pouco lendo uma história mais moderna...
    Respondendo a sua pergunta ao fim da resenha, eu penso que sim, que o ambiente influencia muito, acredito que uma criança que cresce cercada de violência tem tudo para ser um adulto violento também, o que é muito triste, claro. =/
    Espero poder ler este livro em breve!

    ResponderExcluir
  15. Olá :)
    Adooro romance policial e já tinha ouvido falar desse escritor, mas nunca li nada dele.
    Respondendo sua pergunta: acho que tudo o que temos ao nosso redor nos influencia sim, mas se temos uma mente bem estruturada, saberemos editar esses "exemplos" e usar apenas o que "quisermos" (embora achar pessoas assim seja uma boa Missão Impossível).
    Bjos

    ResponderExcluir
  16. Adorei a resenha, já venho querendo esse livro faz um tempo, me animou mais ainda para ler.

    ResponderExcluir
  17. Sempre gostei de romance policial, e esse vem sendo muito comentado em todos os lugares. alam maravilhas desse livro, o que me faz querer ler ele o mais rápido possível.

    Beijos, Paati'
    http://livros-resenhados.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Mariana!
    Bom saber que também gosta ds séries de filmes policiais.

    A resenha primorosa deixou-me curiosa em poder conhecer as peripécias usadas pelo Detetive Cross em desvendar os assasinatos.
    Obrigada pela resenha e indicação.

    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. obaa a sua resenha é muito interessante.
    tenho curiosidade de ler um livro de investigaçao.por enquanto nao tive muita sorte.comprei a dama de ferro,nao gostei. os outros livro do genero, até me empolgo com algun,mas nunca chego a leva-los.mas ainda em busca de um livro de investigaçao que me prenda a atençao! qm sabe não vai ser esse? :D torcendoo aki (yn)

    ResponderExcluir
  20. Oi Mari, resenha ótima, adorei!
    Quanto ao seu questionamento final "se crescêssemos assistindo pessoas fazendo coisas horríveis umas às outras, será que por fim seríamos tão horríveis quanto elas?" Eu respondo que não necessariamente somos influenciados a tal ponto de continuar cometendo atrocidades apenas por conviver com isso. Entendo que ser conivente com violência também não é legal e é exatamente por isso que sou da opinião que mesmo convivendo com isso, podemos sim "filtrar" apenas o que for benéfico pra nós e seguir em frente tendo uma vida praticamente normal, basta querer!

    ResponderExcluir
  21. Olá,como está?

    Já disse em vários comentários que não conseguia ler os livros do james patterson,mas agora estou mudando um pouco de gênero literário,vou tentar ler algum dele novamente,sua resenha ficou muito boa acho que irei tentar ler este mesmo,não sei.

    ResponderExcluir