quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Resenha: Marta - Breno Melo



Editora: Schoba
Autor:  BRENO MELO
ISBN: 9788580130140
Ano: 2010
Número de páginas: 216



Sinopse: Marta é bipolar, adolescente e tenta viver uma história de amor. Um velho psiquiatra, disposto a produzir Literatura leiga e fugir das teses para o meio acadêmico, narra os fatos mais significativos da vida de Marta, abrangendo toda a sua primeira adolescência, até que possa caracterizá-la como bipolar tipo I. O mais original é que ele mostra Marta às voltas com a vida que todos levamos — tentando viver sua própria história de amor — e não apenas com o transtorno em si ou tratando dele.


"Talvez, de fato a felicidade seja o que as pessoas normais podem ter de mais parecido com a loucura (...)" Marta, pág. 49

"Marta" conta a história de uma menina de mesmo nome que é completamente apaixonada por João, um ex-namorado que a magoou no passado. A sinopse do livro gera uma grande expectativa quanto ao seu narrador psiquiatra e ao caráter bipolar da protagonista, porém, durante a leitura não notei grande presença dessas características, o que foi muito frustante. Afinal, as atitudes de Marta são completamente justificáveis pela forma como ela vê João. Para ela, ele é o amor da sua vida - e, ao menos na minha opinião, qualquer sofrimento é justificável sob esse pretexto (#romântica). A leitura não foi ruim, mas não cumpriu o prometido, se mostrando um romance diferente dos que estamos acostumados a ver, mas também bastante pretensioso de uma forma que não me agradou.

Na linguagem de "Marta" a intenção me pareceu remeter aos clássicos. No entanto, a  leitura não fluiu de forma natural. A sensação foi de que havia um esforço em trazer referências da psicanálise, filosofia e mitologia para a história, algumas vezes de forma excessivamente didática, como se o leitor fosse subestimado. As referências são até interessantes,  o problema foi o seu excesso e o peso que elas deram para o enredo ao serem inseridas na fala de adolescentes, que pouco provavelmente teriam tanta bagagem e conhecimento acumulados. E  por causa dos vários momentos reflexivos do narrador e de seus personagens, o livro se torna lento, sem ação, o que pode desagradar alguns leitores.

A história também é pouco crível se contrapormos a época em que se passa com os valores dos personagens. Afinal, a história deveria ser contemporânea já que, por exemplo, seus personagens têm celulares. Porém, em alguns momentos a sua norma social parece ser de tempos mais antigos, como quando a mãe de Marta deseja casá-la a todo custo, ou quando ela é obrigada a namorar na sala.

Em suma, embora esta leitura tenha sido agradável em alguns momentos, ela me trouxe bastante incômodo por suas contradições. Acredito, sim, que o autor escreve muito bem. Seu repertório é vasto, bem como seu conhecimento em diversas áreas. Mas acredito que seja necessário um equilíbrio em seu trabalho para que a leitura dele seja mais prazerosa, e para que o enredo ganhe mais coesão e leveza.


Nota: 2/5
Capa: 2
Leria de novo? Não.

9 comentários:

  1. Adorei a resenha, sua critíca ao livro foi bem claro, você mostrou exatamente o que não gostou e explicou os motivos. Li muitas resenhas super positivas do seu livro que até extranhei quando comecei a ler a sua rs'

    Apesar de o livro não ter lhe agradado tanto, acredito que ainda quero lê-lo para saber o que eu penso, sabe?

    Naty - Just Books !

    ResponderExcluir
  2. Nossa tenho que concorda com a Naty do comentário acima, já li diversas vezes resenhas que me deixou com vontade de ler, e quando comecei a ler a sua também estranhei. Realmente lendo sua resenha vejo que eu também espera algo mais, acredito que eu deva ler o livro para também ver o que eu acho.
    Flor desculpe não entendi muito bem seu comentário lá no blog "Nossa, o livro me pareceu bem nhé, hein.. hahaha.. sei lá, se for pra uma pessoa desconhecida falar sobre livros prefiro visitar blogs, haha."

    Beijo
    http://marifriend.blogspot.com/
    @Storieandadvic

    ResponderExcluir
  3. Ah sim entendi flor, desculpe minha mal interpretação viu.
    bom final de semana

    Beijo
    http://marifriend.blogspot.com/
    @Storieandadvic

    ResponderExcluir
  4. Olá Mari.
    Tinha visto esse livro na sua caixinha do correio e tava só esperando a sua resenha.
    Ficou muito boa, parabéns. ^^ Vc conseguiu mostrar sua verdadeira opinião.
    Esperamos que o próximo livro ao autor traga melhores impressões. :D
    beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olá...exclui a postagem anterior pois era a respeito das estantes, digitei no lugar errado...hehehe.

    Sobre a resenha, pareceu um livro bem contraditório. Bom, mas contraditorio. Não acho que leria ele. Bjus

    ResponderExcluir
  6. Já li sobre esse livro e não despertou meu interesse.
    Parabéns pela resenha :)

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha, bem escrita e sobretudo sincera. Confesso que é um tema bastante intrigante a bipolaridade e deve ser tratado com cuidado por quem o escreve. Espero que o autor seja mais feliz em seu próximo livro e consiga verdadeiramente captar a alma do leitor.

    ResponderExcluir
  8. Não me chamou atenção o livro e por mais resenhas que eu leia ainda não consigo ter vontade de lê-lo,mas tenho a seguinte opinião na minha cabeça,não há livros ruins a livros que foram feito para determinadas tipos de pessoas :)

    ResponderExcluir