quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Resenha: O Céu está em todo lugar - Jandy Nelson



Editora: Novo Conceito
Autor: JANDY NELSON
ISBN: 9788563219374
Ano: 2011
Número de páginas: 424


Sinopse: Eu deveria estar de luto, não me apaixonando. Às vezes é preciso perder tudo, para encontrar a si mesmo... Lennie Walker, obcecada por livros e música, tocava clarinete e vivia de forma segura e feliz, à sombra de sua brilhante irmã mais velha, Bailey. Mas quando Bailey morre de forma abrupta, Lennie é lançada ao centro de sua própria vida, e, apesar de não ter nenhum histórico com rapazes, ela se vê, subitamente, lutando para encontrar o equilíbrio entre dois: um deles a tira da tristeza, o outro a consola. O romance é uma celebração do amor, também um retrato da perda. A luta de Lennie, para encontrar sua própria melodia em meio ao ruído que a circunda, é sempre honesta, porém hilária e, sobretudo, inesquecível.
"Ele tem razão. É exatamente isso, sou loucamente triste e, em algum lugar lá no fundo, tudo o que quero é voar." O céu está em todo lugar, pág. 112
Qualquer pessoa que folhear este livro em uma livraria saberá que se ele é bastante diferente do que temos por aí. Ele é recheado de páginas com poesias ilustradas que tem uma ligação muito forte com a história e com a forma com que experimentamos a leitura. Estas poesias aparecem para o leitor como se tivessem sido encontradas por alguém, sempre com uma observação de onde eles estavam. Assim, temos a sensação de ter encontrado as poesias por acaso, como se fizéssemos parte da vida da personagem. Estas poesias nos ensinam sobre o relacionamento que a protagonista Lennie e sua falecida irmã Bailey tinham. Ao nos inserir no cotidiano de Lennie, suas poesias nos fazem entender a forma como ela está lidando com tudo que vem acontecendo à sua volta. 

O livro é cheio de metáforas deliciosas que descrevem os sentimentos de perda, medo, superação e amadurecimento que a protagonista vive. Particularmente, adoro esse recurso, já que muitas vezes uma descrição abstrata explica mais os sentimentos do que qualquer outra mais realista. Assim, o livro é capaz de tratar sobre temas muito fortes, como família, autoaceitação e superar a morte de uma pessoa amada, porém em momento nenhum ele fica pesado. Para além disto, eu diria que a história de O Céu Está em Todo Lugar é cheia de amor, seja romântico, familiar, irmãs ou por você mesmo - e este é seu aspecto mais bacana.

Em alguns momentos, a falta de autocontrole da protagonista dos dá nos nervos. Por outro lado, acredito que sua impulsividade seja completamente compreensível dados os últimos acontecimentos na vida dela. Afinal, cada um tem uma forma de lidar com a dor, certo? A minha é comendo, a dela é pegando geral - hahaha

A história cita vários livros clássicos, de Jane Austen ao já desgastado "O Morro dos Ventos Uivantes" e, sinceramente, pra mim as citações desse último já deram o que tinham que dar. Está na hora dos autores serem mais criativos na hora de homenagearem clássicos em seus livros, porque essa exaustão de Heathcliff e Catherine deve estar irritando todo mundo.

Mas não deixem minha azedice desanimá-los. Os defeitos que citei são detalhes bobos que podem ser facilmente ignorados perante a leitura como um todo - esta, muito prazerosa, imersiva e bonita, em sua delicadeza.

Nota: 4/5
Capa: 4
Leria de novo? Não.


 ----------------------------------------------
Aproveite para participar da super promo de Diário de uma Paixão que está rolando! Você pode ganhar um kit com: o livro, uma caixinha fofa e um bloquinho do livro ;)

36 comentários:

  1. O livro é fofo demais! ^^
    Achei a capa linda!!!!!
    Aguardando o meu, rs ^^
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Um amor a capa e a resenha. Quero muito ler este agora mais ainda.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Mari!
    A capa é linda e a história me parece emocionante. Das resenhas que já li, algumas pessoas disserem ter ficado sem palavras...
    Só sei que ele já está na minha lista de desejos!

    Bom fim de semana!

    Beijos,
    Jonathan Henrique
    @Jonathan_HGF

    ResponderExcluir
  4. Eu to ansiosa para ler esse livro, já li várias resenhas sobre ele, o que me da mais vontade ainda de ler. Já sobre a obra referenciada O morro dos ventos uivantes, depois de crepúsculo batido, mas é um dos meus livros favoritos, sou fã do Heathcliff, mas cada um tem su opinião. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  5. É lindo esse livro, quando eu peguei ele, fiquei louca. rs
    Estou louca para ler, me parece muito bom.

    Beijos, Book and Cupcake

    ResponderExcluir
  6. Boa noite.
    Tenho curiosidade em relação a este livro e concordo que as vezes existam muitas citações ao excelente livro O Morro dos Ventos Uivantes,infelizmente por causa da citação do ator do crepúsculo que nunca li, mas faz parte.
    Abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Querida!
    Adorei a Resenha... Fiquei ainda mais curiosa para ler o livro!
    Seguindo))))))
    Abraços...
    http://pollymomentos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Ah já li diversas resenhas rs .. a sua está ótima também estou louca pra ler esse livro não vejo a hora de lê
    Flor estou seguindo

    http://marifriend.blogspot.com/
    @Storieandadvic
    Espero sua visitinha, adoraria que você seguisse também.
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Estou doida pra ler esse livro, pedi em troca na promoção da Novo Conceito do m~es passado e estou esperando chegar.
    Realmente, 'O morro dos ventos uivantes' já deu o que tinha que dar, porém só depois de ler que vou poder concluir se valeu ou não a pena no contexto do livro.
    Gostei bastante da sua resenha, achei muito sincera. :)

    Fernanda
    leitoraincomum.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Estou com uma super vontade de ler esse livro.
    Minha irmã acabou de ler essa semana e achou excelente, o que me deixou ainda mais curiosa. :)
    É com certeza uma das minhas próximas leituras.
    Parece ser muito bom e quero ver logo como acaba essa história. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oie...confesso que não dava muita importancia a este livro até ler tua resenha. Me pareceu um livro bem maduro e interessante...Tadinho do livro O Morro dos Ventos Uivantes qd vc diz" desgastado "O Morro dos Ventos Uivantes"", hehehe eu ainda não o li e quero muito este livro.
    Gostei tanto da tua resenha que vou add este livro na minha lista de desejados no skoob.:)

    Bju.

    ResponderExcluir
  12. A capa é linda e as ilustrações do livro são incríveis.Com certeza um dos meus desejados :3
    Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite,

    Já fiz um comentário aqui, mas comentarei de novo para a promo...abçs.

    ResponderExcluir
  14. Sua resenha ficou muito boa, me fez entender melhor o livro. Esse tipo de livro, que envolve perdas familiares, é sempre uma experiência bem vinda. Eu tenho uma irmã e, por mais que a gente se desentenda de vez em quando, não consigo imaginar minha vida sem a presença dela. Bom, parabéns pela resenha.

    Beijos, Paati'
    http://livros-resenhados.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Nossa, eu estou louca louca louca por esse livro! Cada vez que eu leio a sinopse, sinto mais vontade de ler.
    O livro 'O Céu Está Em Todo Lugar' deve ser super real porque ele mostra como nossos sentimentos podem entrar em conflito em certos momentos da vida.
    Está na minha listinha de desejados!

    beeeeijos.

    ResponderExcluir
  16. Parece um ótimo livro, gosto de narrativas com boas metáforas. Juntar literatura com música deve ser uma boa boa experiência. Mas o títuo poderia ser menos brega, hahahhaha

    beijos,
    Luciana

    http://www.folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Ah, eu quero ler! O Céu está em todo lugar está na minha listinha de natal. Acredito que seja um ótimo livro. A capa é muito linda (a Novo Conceito, como sempre, arrasou). Minhas expectativas sobre ele já eram boas, e agora, com a sua resenha, aumentaram ainda mais.

    Abraços, Mari. Adoro o seu blog. :)

    Samuel,
    http://obcecadosporlivros.blogspot.com.

    ResponderExcluir
  18. Sua resenha ficou muito boa e fiquei ainda mais curiosa para ler o livro!

    ResponderExcluir
  19. Já estava luca para ler o livro, agora então.. nem se fala! Amei!

    ResponderExcluir
  20. Esse livro é perfeito,o enrredo a capa tudo,estou louca parra ler este livro,parece ser ótimo!!

    ResponderExcluir
  21. Amei demais a resenha, a sinopse...tudo, tudo, tudo! Quero esse livro já!
    Parece muito fofo!

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Oi Mari, amei seu blog...é muito lindo!
    Quando vi este livro pela primeira vez, achei a capa bonitinha e tal. Mas, quando eu li a sinopse e o booktrailer no youtube, nossa...apaixonei! Quero, muito ler! Estou super curiosa a respeito da Lennie e do rumo que vai tomar essa história!
    Com certeza é um dos meus desejados para este ano...já estou participando da promo aqui do blog e desde já vou esperar ansiosamente pelo meu livro! ;)

    ResponderExcluir
  24. Já tinha ouvido falar do quanto ele é lindo em seus detalhes por várias pessoas, porém quando me deparei com ele em uma livraria REALMENTE entendi todos os elogios. O trabalho que fizeram nele foi lindíssimo!
    A história me deixou bem interessada, por causa desta perda tão grande que Lennie sofre e como ela supera tudo isso. Pelo comentário "pegando geral" vejo que possui um certo 'romance'. HAHAHAH Estou bem curiosa para saber o desenrolar desta história.

    Beijos,
    @umalimonada - http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Nossa parece se uma historia beem emocionante e pela resenha vale a pena ler :)

    ResponderExcluir
  26. Todo mundo falando desse livro, eu também quero ler! Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  27. Quero, Quero, Quero muito!
    Acho que é o primeiro YA Book que desejo tanto assim em tempos.
    Esse livro tem tantas qualidades que fica até difícil enumerá-las, ele é lindo, tem narrativa poética, os personagens parecem perfeitos em seus defeitos. Sem dúvida, caso eu ganhe a promoção será uma aquisição muito bem vinda.

    ResponderExcluir
  28. Que capa mais linda!
    Lendo a sua resenha fiquei com mais vontade ainda de ler esse livro!

    E a sua "azedice", como vc mesma disse, não me desanimou nada! rsrsrs

    Parabéns, vc escreve bem.

    ResponderExcluir
  29. Parece ser um livro adolescente mas que, ao mesmo tempo, nos passará boas mensagens, como as poesias que citaste.

    Desde que meu namorado terminou comigo quero ler este livro para ver se aceito melhor a ida dele - a "morte" dele em minha vida - e se de alguma forma consigo me abrir, como fez a Lennie, para outro (tipo de) amor.

    ResponderExcluir
  30. Quero leeeer! Já está na minha listinha do skoob! ótima resenha, parabéns :)

    ResponderExcluir
  31. Olá, linda!

    A diagramação de O céu está em todo lugar é belíssima. Diferente, suave, combina com a estória. Isso pelo que vi nos vídeos do pessoal, porque ainda não o tenho. Espero ganhá-lo na promoção. Já estou reservando um lugar na minha estante para os livros da Novo Conceito (ganhei Qual seu número? e Não sou este tipo de garota em sorteios! \o/).

    Acho o enredo muito bom. Vez por outra, preciso dar um tempo nos romances sobrenaturais e ler algo mais filosófico (se bem que os romances sobrenaturais têm muita filosofia, se você analisá-los a fundo). O céu está em todo lugar atende a esse propósito.

    Parabéns pela resenha. Boa e breve. Apesar das críticas, quero muito ler o livro.

    Abraços,

    Fátima Menezes - @fatimamd
    http://recantodecaliope.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Também está na minha lista. O bom é que você não dá "spoiler" do livro.

    ResponderExcluir
  33. concordo com a 'paola'. Spoiler é frequente em resenhas e não encontrei aqui. isso me deixou mto curiosa para ler o livro, especialmente pq pareceu descrever bem os sentimentos dos personagens e gosto mto disso. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  34. É exatamente o tipo de leitura que gosto, doce e poética.

    ResponderExcluir