quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Resenha: Zodíaco - Robert Graysmith


Editora: Novo Conceito
Autor: Robert Graysmith
ISBN: 9788599560143
Ano: 2007

Número de páginas: 416


Sinopse: Aterrorizando a cidade de San Francisco desde 1968, o serial killer Zodíaco, em cartas cheias de escárnio enviadas aos jornais, escondia pistas sobre sua identidade e usava astuciosas mensagens criptografadas que desafiavam as maiores mentes decifradoras de código da CIA, do FBI e da NSA. Nessa época, o autor, Robert Graysmith, era o cartunista de política do maior jornal do norte da Califórnia, o San Francisco Chronicle, de forma que estava lá quando cada uma das cartas criptografadas, cada mensagem codificada, cada farrapo de roupa ensanguentada das vítimas chegou à redação.

Há algo de muito entusiasmante - e mórbido, claro - nessas histórias sobre os assassinos em série, aqueles psicopatas ou sociopatas que matam pelo prazer de matar. Naturalmente, elas costumam fazer parte do gênero policial, e acredito que todos que curtem investigação vão se interessar por "Zodíaco". Ressalto que para quem aprecia enredos com forte aspecto psicológico, essa leitura também cai como uma luva. A indico para todas as pessoas que gostam de narrativas cheias de ansiedade pela próxima página, de momentos chocantes e de quebra-cabeças recheados de simbolismo.

O Zodíaco existiu de fato e este livro conta como, de acordo com a investigação,  provavelmente aconteceram seus crimes. O livro mescla capítulos sobre os principais assassinatos - aqueles certamente cometidos pelo Zodíaco - com outros sobre as pistas deixadas por ele, quase sempre em ordem cronológica.  O autor faz esses relatos com grande riqueza de detalhe, e ao contrário de algumas resenhas que já li por aí, isso não tornou a minha leitura cansativa. Muito pelo contrário, achei que ao falar sobre a vida das vítimas e até de alguns policiais o autor os humaniza, dando aos relatos policiais uma faceta mais literária e de leitura prazerosa. 

Mas aqui vai uma dica: se você não gosta do gênero policial, talvez essa não seja a sua melhor opção. Afinal, em "Zodíaco" você vai acompanhar várias pistas da investigação, das boas às ruins, e vai se empolgar ou se frustrar com elas como se fizesse parte da equipe da polícia. Como alguns de vocês já devem saber, o Zodíaco nunca foi encontrado ou preso - ou seja, não esperem por um final. Na minha experiência, senti falta de um desfecho para a história, mas se o assassino não foi encontrado não seria possível o livro ter um fim, mesmo. 

Um aspecto interessante é que ao longo do livro encontramos descrições de alguns procedimentos da polícia norte americana, como detalhes sobre digitais, autópsia, colhimento de pistas, etc., o que me agradou muito. Outro detalhe curioso são os apêndices no fim do livro, que reúnem as pistas de forma sistemática e são bastante úteis durante a leitura quando nos confundirmos com a quantidade de nomes de vítimas - infelizmente eu fui lerda e só percebi esse apêndice ao fim da leitura, então ele não me ajudou muito.

Nota: 4/5
Capa: 4/5 (toda trabalhada nos símbolos do Zodíaco!)
Leria de novo? Não, mas quero ler mais livros de serial killers porque eu sou estranha, hahahaha...

--------------------------------------------------

Participe da promoção de sorteio do livro O Dia da Caça, de James Patterson:




10 comentários:

  1. Boa noite,

    Não conhecia esse livro, gostei da sinopse e ainda mais da sua resenha, boa dica.

    Abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Taí, eu ia morrer sem saber que havia um livro para "Zodíaco". Eu já fui um grande amante da literatura policial, mas, sinceramente, não consigo me sentir tão entusiasmado quanto antes. Tenho preferido as narrativas lentas e profundas, ainda que sem muitas reviravoltas. Não obstante, é sempre interessante conhecer a trajetória de um serial killer, principalmente a de algum que jamais foi capturado (como é o caso do Jack, O Estripador - até hoje, ninguém sabe sequer quem o cara era!).

    PS: Gostei muito dessa parte: "infelizmente eu fui lerda [...]" HAHAHA! Você é sempre fantástica! XD

    Grande beijo!
    Livros, letras e metas

    ResponderExcluir
  3. Olá, Mari!!
    Oba, adoro livros policiais e repletos de um bom suspense!!
    Estou muito a fim de conferir de perto a história, que me pareceu ser mesmo imperdível!
    Adorei a sua resenha!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literários.

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro livros policiais.
    Bem interessante esse que você resenhou. Principalmente por ele ter sido feito em cima de fatos reais. Fiquei impressionada com o fato de o Zodíaco nunca ter sido pego #medo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Mari. Tudo beleza?
    Gosto muito de livros policiais e de suspense. Um que eu li e que me marcou foi O Estripador, de Sidney Sheldon. Não conhecia esse autor, nem nunca tinha ouvido falar nesse livro. A história me pareceu ser bem legal. Assim que tiver oportunidade, vou comprar o livro... E, Mari, como assim, o Zodíaco nunca foi pego? Pausa. Minuto de silêncio. Todos correm. Hahaha. Abraços.

    http://obcecadosporlivros.blogspot.com.

    ResponderExcluir
  6. Hum já tem algum tempo que não leio livros policiais e de suspense esse eu me interessei hein, vou colocar na minha listinha rs
    Adorei a resenha flor

    Beijo
    http://marifriend.blogspot.com/
    @Storieandadvic

    ResponderExcluir
  7. Nunca leio muito o estilo, mas adorei a resenha! Teve filme né?

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a sua resenha. Gosto de livros sobre serial killers, psicopatas, sociopatas e coisas do gênero. Embora já faça algum tempo que não leio nada a respeito.

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que já vi uma parte do filme #pensa,não faz muito o meu estilo de leitura livros assim,são bons livros,mas me falta paciência,mas quando se trata de um filme eu assisto.

    ResponderExcluir
  10. Já adicionei no meu "Vou ler" do Skoob. Adoro histórias que abordam o lado psicológico das pessoas. Histórias sobre psicopatas e serial killers, principalmente (mais uma estranha). Ainda tenho vontade de fazer psicologia/psiquiatria e seguir na área de criminalística, mas quero fazer tantos cursos... Já assistiu Criminal Minds?

    Beijos,

    Fátima Menezes - @RecantoCaliope
    http://recantodecaliope.blogspot.com

    ResponderExcluir