quinta-feira, 5 de maio de 2011

#prontofalei: Contra os gostosões da literatura .


      

Tenho notado uma disparidade irritante na literatura. Enquanto a maioria das personagens femininas, de Bella a Clary, são pessoas reais, com defeitos e qualidades equilibrados, os seus pares românticos são, invariavelmente, estereótipos impossíveis. Isso me preocupa por muitos motivos.

Em primeiro lugar, os livros que têm romance em sua composição também são lidos por meninos. Da mesma forma que as gostosonas da televisão e do cinema fazem muitas meninas e mulheres se sentirem feias e sem graça, o efeito desses personagens idealizados nos garotos é negativo. Meninos, não se cobrem demais, ok? Vocês não precisam ter todas as qualidades físicas e psicológicas simultâneamente. Melhorem o que for necessário para se aceitarem melhor e serem mais felizes, se quiserem, mas não se preocupem com o que é visto como beleza pela maioria. O importante é a gente se valorizar pelo que é, pelo que tem pra oferecer, e se sentir seguro sobre o próprio valor. 

Além disso, as pessoas não entendem beleza da mesma forma. Nem todo mundo gosta de tanquinho e peitorais musculosos. Algumas mulheres preferem homens peludos com aquela pancinha que torna muito mais gostosos o abraço e o colo. Mas como tudo na cultura, também as formas de gerar afetividades são desenvolvidas e eu não duvido que muitas adolescentes sejam influenciadas por essas figuras de perfeição estereotipada, e que acabem sonhando com o alto, musculoso, engraçado, inteligente, gentil e altruísta homem dos sonhos. 

O problema disso é que sempre haverão defeitos, e amar não é admirar a pessoa perfeita. É saber amá-la com ou apesar dos seus defeitos. E essas figuras idealizadas dos livros não ajudam em nada no desenvolvimento desta tolerância nas pessoas. Eu gostaria de iniciar essa reflexão e esse debate entre os leitores, de gerar esse olhar crítico sobre o assunto para que, se não for possível mudar a construção de personagens dos autores, pelo menos não acatemos a esse modelo plástico de pessoas perfeitas e aceitemos as pessoas e nós mesmos, valorizando as facetas positivas e relevando as negativas para, assim, sermos capazes de amar de verdade.

 --------------------------------------------------------------------
Vocês acham legal eu fazer esses posts de opinião sobre coisas que me incomodam na literatura, aqui no blog?  Se não gostarem eu não faço mais, hahaha.. me digam se vocês acham legal ou não, para eu saber.
---------------------------------------------------------------------
E participem das promos que estão rolando no blog, hein!
A de Cidade dos Ossos só vai até este Sábado, e a de Orgulho Brasileiro, que vai premiar 2 seguidores sortudos com 3 livros livros nacionais, cada, vai até dia 22 de maio! Leiam as regras e participem, é super fácil! :)

26 comentários:

  1. Eu concordo, Mari! Esses personagens idealizados podem acabam influenciando os leitores...
    Sim, continue dando sua opinião. xD

    Beijos
    Tah

    ResponderExcluir
  2. Ah sei lá,Mari!
    Por ser fantasia acho que não tem problema nem um esse tipo de esteriotipo,mas realmente é chato sempre ver o mesmo fisico descrito em todos os livros.
    Por mim você deve cntinuar sim demonstrando a sua opinião.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do texto, por mim deve continuar! :D
    Eu acho realmente chato essa coisa de personagens perfeitinhos e tudo mais, pois todos tem seus defeitos e isso acaba contribuindo pra esse estereótipo de homens e mulheres "lindos e maravilhosos" que a sociedade conhece muito bem. Os personagens têm que fazer o leitor se identificar com eles, assim podemos nos relacionar mais com o livro, sentindo as mesmas emoções que eles.
    Acho que não fez muito sentido meu comentário, mas tudo bem.

    ResponderExcluir
  4. Concordo inteiramente!
    É tudo esteriotipado demais, igual.. Enxe o saco.
    Prefiro meu namorado gordinho e delicioso de apertar! *-*
    Continua com os posts sim! o/
    Beijos
    http://letraslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Achei muito legal seu post. É claro que devemos ter em mente que esses livros são ficção, e na ficção tudo pode acontecer. Mas para a moçadinha que ainda não tem uma opinião bem formada das coisas, realmente pode influenciar, e isso é preocupante.
    Então continue expressando suas opiniões. Acho que são válidas e muito importantes!

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  6. Concordo, mas nao quero que eles desaparecam dos livros nao, adoro um lindao! hauhauahuahauah

    ResponderExcluir
  7. Acho bem legal, sim, você fazer postagens sobre opiniões literárias!
    Concordo com você, mas discordo em um pontinho apenas. Quando você diz que os meninos ficam desanimados com isso, por exemplo, eu tenho uma opinião completamente contrária. Acredito que esse tipo de estereótipo de homem gostosão e tudo o mais tem feito os meninos se importarem mais com a vaidade e nos deixar a ver navios, como a uma Bella Swan doida da vida, que levou muuuuuuuuita patada até conseguir o que queria. Acho que, sob a influência desses personagens, os homens estão ficando rudes e com complexo de eu sou o mais lindo.

    Continue dizendo o que pensa, é sempre bom conhecer os diferentes pontos de vista!

    Beijos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  8. Olá Mari!
    Muito bom o seu ponto de vista.Deve continuar sim,até porque estamos precisando de mulheres que pensam,que representem as mulheres,hoje tão vulgarizadas!
    Mas hoje,vamos dizer,essa classe de Super-Homens e Super-Mulheres com seus super-seios,glúteos perfeitos,braços e peitorais musculosos,são endeusados pela mídia todo tempo!
    Acabam criando um produto de desejo,e as pessoas,que vem de uma sociedade consumista,tentam buscar freneticamente por este estereótipo,seja na literatura,modo de se vestir,comportar,alimentar,etc...
    Temos que saber separar,o que fantasia,mídia,desejo e personalidade!
    Abraços Mari!
    Prazer participar de seu Blog!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Mari,
    Concordo com vc , mas tambem acho que por ser tipo ficção naum conta muito,,,


    Bjoo, Patty

    Cartas para Ficção

    ResponderExcluir
  10. Concordo em tudo contigo Mari! As vezes os livros exageram no tipo perfeito de homem ou de mulher. Adorei esse post, muito bom!

    Beijos, Kamila.

    http://vicio-de-leitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Mandou bem, isso também vinha me incomodando, também já tinha lido algo parecido em outro lugar a um tempo atrás, e depois li mais um monte de coisas e o carinha é sempre gostosão, isso para os boys é um tapa na cara, pois as meninas ficam aaaa o *cariiinha (* = Jace, Jacob, Patch, Jesse, Edward, Daniel, Can, Christian, etc) e eles também querem gostar da história (série, saga), mas as meninas "suspiram" tanto, que acaba criando uma barreira pra eles.

    Mas tô com a Lívia, ADORO um gatão!
    rsrsrs

    Bjos do Mix.

    ResponderExcluir
  12. ooi *-*
    Eu te indiquei para alguns selinhos lá no meu blog, confere!

    http://vicio-de-leitura.blogspot.com/2011/05/selinhos-1.html

    Beijos, Kamila.

    ResponderExcluir
  13. Olá, Mari.
    Nunca comento em blog's, mas gostei do seu post.
    Ultimamente eu tenho reparado muito nisso, e confesso que isso me incomoda.
    Sou mais daqueles romances antigos, aqueles homens educados, cavalheiros, esses sim são verdadeiros homens de se apaixonar, como um exemplo Mr. Darcy, do Orgulho e Preconceito.
    As pessoas estão mais interessadas no físico da pessoa do que realmente no que ela tem para oferecer.
    E cá entre nós, odeio homem com "tanquinho", fortinho, hehehe Os com pacinha são os melhores. =X
    Adorei seu post!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Claro que deve fazer post assim!Pro seu governo mesmo quando se trata de temas polêmicos e que muitos não aceitem seu ponto de vista, isso gera uma discussão saudável, ajuda a exercitar o poder crítico. Prefiro ler posts onde a pessoa diga que detestou um livro que amo (claro de uma maneira legal, argumentativa)do que aqueles posts onde tudo é perfeito, lindo, maravilhoso...E me faça duvidar da transparÊncia da blogueira.
    Por mim continua sim. Eu amo esse bonitões "plásticos" aí porque me fazem viajar (uma das razões para ler, sonhar...Mas admito que isso gera insatisfação com a realidade. Para adolescentes que ainda estão formando seu senso crítico isso pode ter impacto negativo né?
    Acho talvez deveria ter um equilíbrio...um homem pode ser muito atraente, apaixonante por outras características que não as físicas...
    kisses ^_^

    ResponderExcluir
  15. Olá, Mari!!
    Também concordo com seu ponto de vista, mas são os roteiristas quem acabam criando essa imagem como forma de atrair mais o público para os cinemas, e não necessariamente corresponde a uma visão dos dos livros em que foram baseados.
    Realmente acho que o protagonista é muito idealizado como o cara perfeito e tals deixando de lado os seus defeitos, mas a Literatura está impregnada disso rs.
    Bom findi.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  16. Oi Mari!
    Isso também me incomoda muito! Um personagem precisa ter características normais, pois ninguém é tão perfeito como assim como os livros mostram.
    Pior ainda é quando o livro tem adaptação para filme, pois aí sim vemos o quanto eles são estereotipados.
    Adorei sua ideia de falar sobre coisas que te incomodam no mundo literário.

    Bjss*
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi!

    Eu amei o post, muito certo o que você disse.

    E sabe também o que me incomoda? Estas capas atuais, cheias de modelos lindíssimas e rapazes esculpidos, com olhos perfeitos, pele perfeita... Estas capas podem deixar meninos e meninas um tanto descontentes consigo mesmos, eu acho.

    Além do mais, sinceramente, eu prefiro capas que deem espaço à imaginação.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  18. Olá, Mari!
    Encontrei seu Blog através de um vídeo seu, meio que acidentalmente... Ah, por sinal, já estou seguindo seu Canal lá no Youtube :D

    Mas, sobre o assunto do post, eu concordo contigo! Acredito que nós, garotos, nos sentimos muito pressionados com esse tipo de estereótipo presente em muitos dos livros atuais... Pode-se até dizer que as histórias ficam superficiais demais por conta disso, em alguns casos... E, às vezes, essa perfeição toda de certos personagens pode ser interpretada como uma "venda de sexualidade", como já ouvi dizer por aí... Sem contar que é uma forma de atingir, principalmente, garotas que estão entrando na adolescência, com os hormônios à flor da pele, que sonham com romances perfeitos e essas coisas...
    Nossa, meu comentário, por ser o primeiro aqui, ficou grande demais! Sorry =x

    E, sobre você fazer posts de opinião como esse, eu aprovo! É sempre bom expormos nossas opiniões e dividi-las com os outros! :D

    Bjons ;**

    ResponderExcluir
  19. Eu acho legal sim posts desse tipo!!! GOsto mt de ler a opinião das pessoas! ^^
    Mas até ler esse seu post, eu não imaginava que os homens se sentiam assim, do mesmo jeito que nós quando assistimos o pânico na tv, por exemplo. rsrs Pq eles sempre brincam né, que esses personagens são gays? Por isso não imaginava mesmo. E como vc disse, depende do gosto de cada. Eu mesma não gosto de homens musculosos. Claro, toda vez que o Jacob aparece nas telas eu fico com calor kkkkk Mas se for pra namorar, não gosto mt de músculos :)

    bjsss, ótimo posttt

    ResponderExcluir
  20. Concordo com tudo que disse e até quando estou lendo isso me incomoda muito, pois alguns autores deixam de seguir com a história para ficar falando da beleza de tal personagem.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Concordo plenamente...esse tipo de personagem, idealizado e perfeito não existe na vida real e acho que não é isso que a maioria das pessoas busca. Na minha opinião, todos os personagens deveriam ter qualidades e defeitos, pois torna a história muito mais interessante e um pouco menos fictícia.

    ResponderExcluir
  23. Eu não concordo... cada um com seu cada qual... Todo mundo sabe que aquilo é só ficção, imagine... Vampiros, Lobos... é legal mais não existe... e essa beleza total também não, ninguém é perfeito... e todo mundo sabe disso #PRONTOFALEI!

    ResponderExcluir
  24. E falando sério, qual a graça de ler sobre uma coisa que eu vejo todo santo dia, uma coisa comum, qual a graça a surpresa da leitura? afee... A gente tem que pensar antes de criticar personagens que cativam e surpreendem as pessoas! ok? beijo beijos!

    ResponderExcluir
  25. Concordo com você,personagens perfeitos com esta idealização de perfeição são sem graça,mas depende do que cada um quer ler,tipo eu quero ler algo mas haver com a vida real aí tudo bem,mas se você quer mesmo se alienar então vai em frente,leia livro com estes tipo de personagem!

    ResponderExcluir
  26. Oi Mari,
    Adorei isso...continue!
    Bom, concordo contigo...os rapazes desses filmes são sempre lindos, sarados, perfeitos. Enquanto que as mocinhas em sua grande maioria é normal, ás vezes medrosa (odeio isso, gosto de personagens corajosas hahahaha) e nem tão bonita quanto o mocinho. É triste, mas é verdade.

    ResponderExcluir