terça-feira, 10 de maio de 2011

Resenha: Os 100 Segredos das Pessoas Felizes - David Niven, Ph.D



Editora: Sextante
Autor: DAVID NIVEN
ISBN: 8586796794
Ano: 2001
Número de páginas: 192

Compre o Livro:

Sinopese: Após exaustivos estudos e pesquisas feitos por diversos cientistas, o psicólogo e cientista social David Niven organizou uma lista com 100 dicas de como tornar-se mais feliz. O livro, escrito de forma simples e com vários exemplos, mostra que é possível aproveitar a vida de forma mais prazenteira. 

"Tudo o que posso fazer é apontar o caminho e torcer para que você o siga"
100 Segredos das Pessoas Felizes, Pág. 11
 Existe um grande preconceito com os livros de auto-ajuda. Sim, muitos deles se desenvolvem sobre senso comum, e dão constantemente aquela sensação de “mas isso eu já sei, moço”. Destes, como a maioria de vocês, eu passo longe. Mas nós sabemos que toda generalização é burra, e é preciso abrir a cabeça sobre os livros do gênero. Hoje eu vim aqui para elogiar e mostrar pra vocês que existe qualidade entre esse grupinho tão discriminado. Basta saber escolher.

O livro “100 segredos das pessoas felizes” não foi feito por alguém que se considera ter entendido melhor que você o sentido da experiência humana. Não são divagações feitas a esmo por um desocupado, nem uma fórmula perfeita. Muito pelo contrário. O livro reúne 100 conclusões de pesquisas científicas sobre comportamentos que, comprovadamente, trouxeram maior ou menor bem estar para as pessoas. Ele não te diz que você só será feliz se praticar todas elas. Mesmo porque, acho que seria impossível alcançar tamanha perfeição. Mas ele te mostra caminhos possíveis e posturas que podem trazer maior leveza pra sua vida. O que fazer com essas informações é decisão sua.

Mas peguem leve nas exigências: não é possível decorar as dicas e colocá-las todas em prática. Acho que o 100 segredos nos ajuda a refletir sobre nosso jeito de levar a vida e, a partir de um trabalho de autocrítica, mudar o que julgarmos necessário. Ou seja, não esse ou qualquer outro livro que vai te fazer feliz. Só você pode fazer isso

Ah, e fica a dica que pelo menos em alguma coisa a gente tá acertando: a dica 95 e "Leia Sempre"! 

Nota: 5/5
Capa: 2/5
Leria de novo? Sim, nem que seja só o sumário, para reavivar a memória.

-----------------------------------
Gostou da resenha? Odiou? Tem opiniões, sugestões ou dúvidas? 
Pois fique a vontade para comentar sobre o que quiser!
:)

11 comentários:

  1. A maioria dos livros do gênero não gosto, mas é claro que pode haver os que realmente nos ajudam.
    Sim, estamos sendo felizvres lendo! *--*
    Beijo
    Tarsila
    Desalienando

    ResponderExcluir
  2. Olá, Mari!
    Vim aqui para avisar que o Critiquinha está de volta! Quando puder, dá uma passadinha lá.

    Quanto aos livros de auto-ajuda, confesso ter um certo preconceito, mas procuro evitar. Peguei até um bem divertido para ler essa semana.

    Boa semana!

    Beijos!

    Nataly Nunes
    www.critiquinha.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari-linda!

    concordo com vc que a gente não deve generalizar em nada! Tenho livros de auto-ajuda e se algum chamar minha atenção eu vou ler sim. Talvez se as pessoas se "auto-ajudassem" mais, não reclamariam tanto da vida!
    Gostei muito da resenha!
    Beijão flor!

    Marcia, do blog DOLLHOUSE

    http://blogdollhouse.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Realmente, a maioria das pessoas já olha pros livros de auto-ajuda com desprezo. Eu até leio, não muito, mas leio. Depende da fase em que estou, hehe.

    E esse parece ser bem legal, eu leria, sem problema algum!

    Parabéns pela resenha!

    Beijos.
    Amanda.
    Lendo&Comentando
    http://lendoecomentando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Assim como você disse eu sou uma daquelas que passa longe de livros de auto-ajuda. Meu pai comprou o livro Nunca Desista de Seus Sonhos, do Augusto Cury e por curiosidade eu peguei o livro para ler, no início foi até um pouco tranquilo, mas ao enrolar da história eu já não aguentava mais e acabei deixando de lado, desisti completamente do livro.
    E depois dessa vez eu nem quero saber mais de livros de auto-ajuda.
    Gostei da sua resenha, nos faz repensar nesse nosso preconceito com o gênero. =D

    ResponderExcluir
  6. a\té que achei legal a capa, mais nao gostei muito do conteudo, sigo voces com nota 5 um abraço

    ResponderExcluir
  7. oii!
    Eh eu realmente nao leio mts livros desse tipo, mas ja li alguns sim que realmente sao bons e vale e pena.
    Nada como a gente ter um pouco de autocritica p estar tentando melhorar nao eh?!

    bju
    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Não custa nada dar uma chance, mas sair acreditando em fórmula mágica é ilusão. Os do Augusto Cury são os piores pois ele se acha o gênio que descobriu a inteligência multifocal. sendo q isso nem foi comprovado ainda ele já sai por aí pregando. qualquer cientista sério não faria isso.

    ResponderExcluir
  9. Gostei da resenha e concordo: Há um certo preconceito com relação aos livros de auto-ajuda. Eu, por exemplo, já li alguns livros de Augusto Cury, citado por alguns críticos como livros de auto-ajuda o que discordo. A sua resenha só veio confirmar a minha pretensão: vou ler sim! Ainda mais em se tratando de David Niven.

    Um GRANDE abraço!

    ResponderExcluir
  10. Auto ajuda?Eu leio!kkkkk não que eu tenha milhares de problemas e tudo o que é preconceito que as pessoas possam pensar,mas eu compro leio um pouco,paro e assim vai :)

    ResponderExcluir
  11. Gostei Mari,
    Você disse tudo no final: Só a gente pode saber o caminho da nossa felicidade. Nós somos os verdadeiros donos do nosso destino. Sei que existe um preconceito com o gênero, mas eu aprecio muito esse tipo de leitura para dar um UP quando estamos meio pra baixo. Todo mundo tem dias assim, certo? E acho que é pra isso que os livros servem, para nos lembrar que nós podemos sim, encontrar o caminho do que nos faz feliz.

    ResponderExcluir