terça-feira, 17 de maio de 2011

Resenha: Cidade dos Ossos - Cassandra Clare

Editora: Galera
Autor: CASSANDRA CLARE
ISBN: 9788501087140
Ano: 2010
Número de páginas: 462

Compre o Livro:

Sinopse: Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria. 

-(...) eu queria te dizer que ultimamente tenho me vestido de mulher. Além disso, estou transando com a sua mãe. Achei que você deveria saber.
(...)
-Simon!- Clary gritou, e agarrou o braço dele.
-O quê? Simon parecia alarmado. - Eu não estou transando com a sua mãe de verdade. Só estava tentando chamar sua atenção. Não que sua mãe não seja uma mulher muito atraente para a idade dela."
Cidade dos Ossos, pág.18
 Quem não teve expectativas enormes antes de ler Cidade dos Ossos que atire a primeira pedra. Não há uma alma viva que fale mal desse título, e agora eu entendi porque. O livro não é perfeito, mas é de muita qualidade, e eu ousaria dizer que todo mundo que curte literatura fantástica vai adorar. 

O primeiro ponto forte é, certamente, o universo criado pela autora. A sensação de novidade que me acompanhou durante a leitura foi revigorante, e isso confere muitos pontos positivos ao livro. Porque gostar de histórias com vampiros, lobisomens e demônios todos nós gostamos. Mas as peculiaridades criadas pelos autores para essas sociedades, seus relacionamentos e valores é que dizem se o livro será bom ou não - e Clarissa certamente acertou com a sua receita.

Outra característica importantíssima é a  escrita da autora. Ao fim de cada capítulo ela te deixará com a pulga atrás da orelha e, assim sendo, abandonar a leitura será um pouco doloroso. Os nerds e otakus serão ainda mais felizes já que ao longo do livro há  diversas referências como D&D e anime por causa de Simon e Clary, que claramente pertencem a estas tribos.  Os personagens, inclusive, são um dos fatores mais legais do livro! Não há como não se apaixonar pelos diálogos sagazes e engraçados - e sim, você dará gargalhadas mesmo quando estiver sozinho ou em lugares públicos, com um desconhecido te encarando e se questionando sobre a sua sanidade mental. 

Em Cidade dos Ossos, o amor está em volta do enredo e não na sua espinha dorsal. Não importa se você é um romântico incorrigível - oi? ou se não aguenta a melação dos apaixonados: você não se decepcionará, já que o assunto aparece na história sem ser cansativo. Inclusive, achei muito legal a autora tratar o homossexualismo de um certo personagem com sutileza e sensibilidade, desenvolvendo o assunto de forma humana e sem preconceitos.

Só uma dica: se você definitivamente não curte literatura fantástica é possível que não venha a gostar de Cidade dos Ossos. De qualquer forma, acho que vale a pena tentar ignorar esse detalhe já que o livro é tão rico que pode te atrair por outros fatores, como os diálogos por exemplo. Agora, se você gosta desse tipo de temática eu garanto: será amor à primeira vista!

Nota: 5/5
Capa: 5/5
Leria de novo? Não sei. Mas com certeza lerei a série até o fim.
-----------------------------------
Gostou da resenha? Odiou? Tem opiniões, sugestões ou dúvidas? 
Pois fique a vontade para comentar sobre o que quiser!
:)

25 comentários:

  1. Você citou uma coisa que está passando comigo, eu estou super ansiosa pra ler esse livro. E tem hora que bate a dúvida: será que é tudo!?!? COmeço a ler ele no final de semana e vamos ver né!? rsrsrs

    Seu blog ta lindo, amei sua caixinha do correio.

    DEpois visita o meu e se gostar e quiser seguir =)

    meufantasticomundinholiterário.blogspot.com

    Bjoo

    ResponderExcluir
  2. Ah, quero ler! Mas acho que só bem mais pra frente...

    Beijo!
    Tarsila

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha porque me sinto cada vez mais encorajada a ler Cidade dos Ossos!
    Não vi uma alma falando mal do livro! E adorei tudo que foi aqui ressaltado por você;
    O trecho do diálogo no começo foi ótimo! haha

    Beijos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua resenha, colocou várias coisas positivas do livro, claro já li várias resenhas e como disse a Ana Ferreira "não vi uma ama falando mal do livro", mas da forma que você colocou o livro me deixou mais animada para ler.
    "e sim, você dará gargalhadas mesmo quando estiver sozinho ou em lugares públicos, com um desconhecido te encarando e se questionando sobre a sua sanidade mental."
    Comecei a rir aqui, é exatamente isso que acontece comigo quando estou lendo seja qual for o livro, ou fico rindo sozinha ou babando, (quando romance).. e assim por diante.
    É muito fofo seu blog (concordando plenamente com o selinho que recebesse!)
    E a maneira como você escreve as resenhas, dá vontade de ler sempre que o que você escreve.
    Parabéns! =D
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha, estou com uma expectativa gigante para esse livro dkjshd espero que seja bom!

    Beijos, Kamila.

    http://vicio-de-leitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari!

    Uau, você escreveu todos os meus sentimentos em relação a esse livro! Adorei a resenha! Eu achei o universo criado pela autora fantástico, e parece que ela tem o dom de nos deixar curiosíssimos ao fim de cada capítulo, e principalmente no final do livro! Mal posso esperar para buscar meu Cidade das Cinzas na Saraiva (espero que tenha chegado), porque quem já leu disse que é EXCELENTE!
    Parabéns :)

    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog, dá uma passada lá!
    Novidades Literárias #3 + Nova parceria
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland - http://booksinwonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari!!
    Eu gosto de literatura fantástica, mas não achei esse livro tuuuudo que falam... Achei é divertido, bom para passar o tempo, porém não fiquei muito empolgada para continuar lendo a série. Mas talvez eu continue porque não gosto de começar e não terminar :P
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu não tenho a mínima vontade de ler esse livro, mesmo gostando muito de literatura fantástica. Todos falam bem, pode ser que, caso eu pegue nele, me apaixone. Quem sabe.

    Nataly Nunes
    www.critiquinha.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Mari!
    Muito legal!
    Estou louca por esse livro há muito tempo. Fiquei apaixonada primeiro pela capa (fala sério! Muito linda, né?) e depois que soube a história fiquei mais afim ainda.
    Sou totalmente apaixonada por literatura fantástica, então com certeza vou gostar do livro.
    Ah! Tem selo pra você lá no blog.

    BJss*
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. I S2 Jace... e o Alec é muito legal, o Magnus é o CARA! kkkkk
    No 2 melhora viu...
    rsrsrs

    Bjos do Mix.

    ResponderExcluir
  11. Mariii, sua linda
    adorei o "oi?" huAHAHHAAHHAAH sua cara essas coisas!!

    já estou LOUCA para ler! se n pegar o seu emprestado, darei um jeito de compra-lo logo!

    Que Hugh Laurie me deixe terminar o Vendedor de Armas!

    =*
    bjooooooos e já to com saudade de vc n ir à aula! uhauhahua acho paia

    ResponderExcluir
  12. Amo esse livro, ainda não li, mas estou querendo ler faz um bom tempo...
    Amei o jeito que você fez as criticas, e tirou todas as minhas duvidas sobre o livro.

    Bjoos, Patty
    Cartas para Ficção

    ResponderExcluir
  13. Olá, Mari!
    Adorei sua resenha, mas infelizmente tive que passar o olho bem rapidinho porque comprei o livro há pouco tempo e ainda não li rsrs. Está na lista de leitura!! hehehehe
    Quero muito ler, mas tem outros livros de parcerias na frente que vão adiar um pouquinho a minha leitura.
    Bom findi.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  14. Amei a resenha!
    Hehe eu também ameeei Cidade dos Ossos, é um livro tão bom! Eu adorei, principalmente Jace, haha

    Ps: Tem uma 'promoção' lá no blog. Quem comentar no post da resenha de Ame O Que é seu, vai estar concorrendo a um kit de marcadores e livretos, participe! E segunda-feira, já libero uma nova promo! Aguarde.

    beijos
    http://garotaqueamaler.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Mari!
    Passando aqui de novo para avisar que tem selinho pra você no blog: http://www.meujardimdelivros.com.br/2011/05/3-selinhos.html
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. eu estava querendo muito esse livro eu vou ter que compralo a resenha é maravilhosa ja tenho uma ideia de como é, parabens por fazerem as melhores resenhas para todos nos. um grande abraçoo

    ResponderExcluir
  17. Oi Mari!
    Esse livro eh incriveeel
    Eu li com uma pressa de dar dor de cabeça. Eh bom demais. Estou super impolgada p conhecer a continuaçao \o/
    Super indico
    Tb dei nota 5 na resenha que fiz dele :D

    bju
    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. oooh *___* Eu estava me controlando pra não ler enquanto não lesse o livro rsrs Mas não resisti. Rachei de rir com a quote. To louca pra iniciar a leitura, e confesso que estou quase fazendo isso, viu? Estou lendo um livro que não está me agradando muito :/
    Parece ótimoooooooooooooooo
    e o mais legal da sua resenha e´que você é beeem engraçada, Mari!!! Adorei
    Beijosss

    ResponderExcluir
  19. Não gostei...
    não lembro como cheguei nesse livro, mas deveria ter percebido que nas resenhas dele só tem garotas comentengo...esse livro É de garota.
    E discordo de vc. O livro gira mais em torno da atração entre jace e clary do que da própria aventura, porque até mesmo nas partes de ação, essa atração está intrínseca na situação.
    além do mais, o jace é nojento...no início eh até legalzinho, mas como o tempo ele perde a graça totalmente...
    Ler esse livro só me deu mais vontade de voltar a ler a série da Força Sigma, que eu parei pq eram bem caros e eu n tenho dinheiro sobrando.
    enfim...pra quem não gosta de livros mais amorosos q aventureiros, não é bom!!!

    ResponderExcluir
  20. Não conheceia esse livro até vê-lo em outros blogs, logo me interessei porque trata-se de fantasia/ficção e eu AMO livros assim. Essa foi a primeira resenha que eu li e já percebi que vou adorar o livro. É tão legal quando temos uma história acompanhada de um romance e não apenas o romance.. porque nos dá mais ideia de realida, afinal, nossa vida não é apenas com nossos namorados/maridos, tem várias outras coisas também..
    Enfim, adorei, adorei, adorei!
    Está na listinha de desejados!

    ResponderExcluir
  21. Concordo com tudo que você disse na resenha, cidade dos ossos é um livro rico em muitas coisas, a narrativa da autora é mesmo muito instigante e que te deixa mais curioso a cada capitulo de forma que você vai lendo mais um, mais um... e quando ver já leu mais de 100 paginas, é um livro muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  22. Leio varias resenhas sobre este livro.Me parece ser envolvente e engraçado,que nos ganha nas primeiras paginas.Apesar de querer lê-lo sempre vou deixando para comprar depois.
    A sua resenha ficou muito boa,fico feliz que tenha gostado tanto assim do livro,afinal nada mais chato do que aquelas leituras "mais ou menos".

    ResponderExcluir
  23. Já li muita coisa sobre esse livro, e gostei muito. A temática parece interessante e os diálogos, pelo que você falou são muito ricos.
    Assim que tiver oportunidade, lerei.

    ResponderExcluir
  24. Estou começandoooo ele agora... Vamos ver o que me espera...

    Guilherme Kunz
    tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir