sexta-feira, 11 de maio de 2012

Resenha: Dexter - Design de um Assassino - Jeff Lindsay


Autor: JEFF LINDSAY
ISBN: 9788576654797
Ano: 2011
Número de páginas: 272

Sinopse: Ao voltar a Miami depois de sua lua de mel com Rita, Dexter logo descobre que terá de encarar um inusitado serial killer: depois do crime, o assassino faz questão de dispor os corpos das vítimas de maneira a parecer uma obra de arte. Sentindo seu Passageiro das Trevas cada vez mais inquieto, Dexter percebe que tem diante de si um assassino meticuloso, que, além de matar, faz questão de filmar os preparativos para o assassinato e enviá-los para a polícia. Em meio à procura pelo serial killer, Dexter tem que enfrentar outro problema: apesar de seu casamento com Rita parecer estar nos eixos, ele terá de lidar com os anseios de seus enteados, Astor e Cody, cada vez mais dispostos a entrar em ação.
"Tinha me virado muito bem com apenas algumas lâminas brilhantes e a fome (...) Apenas uma carnificina feliz, relaxante e sem preocupações." Pág. 232
Os fãs de narrativas sobre serial killers já devem estar familiarizados com a série (de livros e de televisão) Dexter. Se trata da história de um serial killer que mata serial killers, capaz de provocar uma espécie de overdose de prazer literário em quem gosta do tema. 

Se você tem interesse nos livros por causa da série, pode lê-la sem medo! No entanto, não espere o mesmo enredo. Aqui há vários detalhes diferentes do seriado o que, de certa forma, é uma coisa boa. Assim, ao ler Dexter não temos um déjà vu do que já assistimos na televisão, e sim novas histórias com a mesma aura da série de TV. E para quem não puder começar a série pelo início, ou àqueles que fizerem essa opção, não há problema algum. Contanto que você tenha uma noção de quem são os personagens, você será capaz de entender livros mais adiantados sem problemas. o único perigo talvez seja encontrar spoilers dos títulos anteriores, mas esse é um risco previsível, né?

O enredo gira em torno de Dexter, que nos faz uma narrativa em 1ª pessoa sobre a sua vida e suas perseguições. Em suma, a série "Dexter" é o Dexter: a visão grandiosa que ele tem de si, seus comentários sarcásticos e seu apetite (para comida e pessoas) constante dão um brilho extra à história, que é uma zombaria divertidíssima à gravidade que normalmente envolve a ideia dos assassinatos e da morte. Seu sarcasmo, em especial, faz toda a leitura valer a pena quando transcorre com um escárnio delicioso sobre a vida, os sentimentos e tudo o que a maioria de nós julga importante. Por fim, temos um livro levíssimo e muito divertido sobre um assunto que é tudo menos isso, o que é um contraste maravilhoso e inusitado.

Apesar de ter esperado mais ação e ter ficado com a sensação de que o enredo  teve pouco "pano pra manga", a experiência de leitura é bastante agradável.  O livro é indicado para os aficionados por serial killers, mas também para aqueles que gostam de investigação de um modo geral - porém vale lembrar que ele pode ser um pouco pesado para o leitor não consigue lidar com a ideia de assassinatos sem se sentir mal, e neste caso talvez seja melhor buscar uma outra opção de leitura. Se isso não acontece com você, se jogue na leitura: você vai se divertir horrores com a ironia macabra de Dexter!

Nota: 4/5
Capa: 3/5 (não tem nada de mais, mas é ok na minha opinião)
Leria de novo? Não, mas quero ler todos os outros da série!

Obs: Pessoal, vocês me interpretaram errado - o livro veio antes da série, logo foi a série que adaptou o livro pra tv :)
----------------------------------------------
Participe das promoções que estão rolando!
E lembrando: p/participar da #promo mensal Comentário Premiado você só precisa:
 Seguir o blog no GFC, comentar e assinar seus comentários c/e-mail ou twitter :)


11 comentários:

  1. Oi, Mariana! Eu conheço a série, mas nunca vi! Agora fiquei mais interessada. Só que fiquei na dúvida: os livros vieram antes da série, ou resolveram escrever histórias paralelas depois da série?
    Boa a dica, adoro humor macabro e histórias de serial killers.

    abraços,
    Luciana
    http://www.folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari, eu conheço a série mas achei meio macabra mesmo. Talvez o livro me interesse mais.
    Gosto do gênero, mas preciso me preparar psicologicamente para essa leitura rsrsrsrs
    Adorei a resenha, ótima como sempre!

    lin_leao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Mariana,

    Não conhecia esse livro, gosto do genero e achei bem interessante, parabéns pela sua resenha.....tem resenha nova no blog....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari!
    Nunca vi a série e nem sabia sobre o que se tratava, mas achei interessante.
    Se você diz que o livro é bom então eu acredito. xD Mal posso esperar para comprar e começar a ler. Nunca li livros sobre serial killers, mas esse me chamou a atenção.

    BJs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Tem épocas que fico apaixonada por esse tipo de enredo. Não é o caso no momento, mas vou anotar essa sugestão. Já havia ouvido falar muito dessa serie, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Agora fiquei mto curiosa. Bjkss

    Meyre Christina

    nangy@ig.com.br

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não consigo me interessar por Dexter, até já tentei, mas não rola, não tem jeito!
    E eu achei o trecho que você colocou horrível, sem ofensas, mas eu prezo demais a vida para aceitar essas coisas! hahaha.
    Beijos!

    laura_zardo@yahoo.com.br :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura! Eu também prezo muito pela vida das pessoas, e entendo que você não goste desse tipo de humor negro. Mas sem ofensas também, estando em um contexto de humor, algumas pessoas o apreciam - e isso não significa que não nos importemos com a vida humana, viu? Rs. É como piadas de humor negro mesmo, algumas pessoas ficam horrorizadas, e tem gente que acha engraçado :)

      Excluir
  8. Tenho muita vontade de assistir a série, mas sou uma pessoa hiper impressionável, não assisto filmes de terror e suspense só acompanhada! Aí fico meio assim de não conseguir dormir de noite (sim, pareço uma criança!). Já o livro não tenho vontade de ler, não gosto nem um pouco de obras adaptadas do cinema!

    ResponderExcluir
  9. Ai nossa, nem sei se eu conseguiria assistir, ler é ma coisa e ver é outra o.o

    yarasp71@hotmail.com

    ResponderExcluir