sexta-feira, 4 de maio de 2012

Resenha: Não Sou Este Tipo de Garota - Siobhan Vivian

Resenha da colunista Bel Hamdan



Autora: Siobhan Vivian
ISBN: 9788563219381
Ano: 2011
Páginas: 248

Sinopse: Perversa ou inofensiva? Confiável ou hipócrita? Controlada ou insensata? A vida é sobre suas decisões e escolhas, e Natalie Sterling se orgulha de sempre fazer as melhores. Ela ignora os caras populares e babacas da escola, sempre ganha medalhas de honra e está prestes a ser a primeira estudante jovem a ser presidente do conselho estudantil em anos. Se apenas todas as outras garotas fossem tão sensíveis e fortes. Como o grupo de novatas que querem ser brinquedos dos jogadores de futebol. Ou sua melhor amiga, que tomou uma decisão idiota que quase arruinou sua vida. Mas ser sensível e forte não é fácil. Não quando uma brincadeira quase a faz ser expulsa. Não quando seus conselhos dóem mais do que ajudam. Não quando um cara que ela já deu um fora se torna o cara que ela não consegue parar de pensar. A linha entre o certo e o errado foi distorcida, e cruzá-la poderá resultar em um desastre… ou se tornar a melhor escolha que ela já imaginou fazer. 

"Não sou este tipo de Garota" me chamou atenção pelo nome e pela capa. O nome é instigante, e unido à capa, dá a impressão de que vamos ler algo próximo ao filme "Aos Treze", mas menos agressivo. Natalie Starling, a personagem principal é uma garota do último ano do Colegial que quer ser perfeita. Não no quesito beleza, mas sim como intelectual, rainha da razão. Ela não é muito ligada à beleza e nem a garotos. A imagem que ela tem dos garotos é que são todos pervertidos, só querem sexo e não servem como referencial para nada. Ela viveu toda sua vida se preparando para entrar nas melhores universidades do país, e, até então nada vai mudar isso. Natalie é o retrato do feminismo em sua forma mais radical e exagerada. Ela é assim por Autumn, sua melhor amiga, que sofreu nas mãos de um garoto. A princípio admirei sua "filosofia", mas Natalie é uma personagem insuportável, o tipo de pessoa que poucos aguentariam. Retrato disso é que, a melhor amiga dela, Autumn, é seu referencial de mau exemplo para quase tudo.

Posteriormente, Spencer, uma garota que Natalie costumava ser babá quando mais nova, entra na mesma escola que ela. Spencer é destemida, fútil, ousada e um pouco "periguete" - ela se veste e age como uma. Então Natalie vê em Spencer uma oportunidade de se tornar uma mentora. Decide que vai tirar Spencer daquela vida, e torná-la uma garota respeitável. Natalie só não contava com uma coisa: aquela garota sabia muito bem o que estava fazendo!

Durante o Livro, Natalie se mostra possessiva, teimosa e controladora. Ela pensa muito no seu futuro, e em como ela pode controlar sua entrada na universidade... e seus amigos... e tudo ao seu redor. No início não pensei que ela fosse ser tão insuportável. Creio que ela poderia ser mais leve em suas atitudes, e menos controladora. Ela quer controlar a vida dos amigos, mas ignora que as pessoas têm livre arbítrio. Confesso que algumas ideias de Natalie eram até aceitáveis, mas o mais insuportável dela era tentar impor seus ideiais sobre as amigas. A vantagem é que no decorrer da história, Natalie tem muitas lições que a fazem compreender melhor as coisas; o livro é sobre cotidiano, sobre a adolescência e seus problemas e as indagações de um adolescente que tem que fazer suas escolhas e não pode "pisar na bola" - inclusive o livro é bem leve e a linguagem é bem jovem. A autora consegue fazer o leitor voltar aos tempos da escola. Se você ainda está na escola então, a história fluirá muito bem.

Esperava algo diferente e ele é bem jovem, e acho que já sou "velha" (rs) pra esse tipo de literatura. Não que o livro seja mal escrito ou entendiante. Apenas não é mais minha realidade e a autora exagera muito nos extremismos ao caracterizar seus personagens. Mas ela consegue contextualizar muito bem a história.

É um livro bom, mas não leria de novo e não indicaria para pessoas que já passaram dos tempos de escola. Ele é melhor para o adolescente que ainda está familiarizado com o contexto do livro. E ah, ele não é um livro exclusivo do público feminino, a autora consegue atingir o seu público de uma forma geral.

Nota: 3/5
Capa: 4/5
Leria de novo? Não


----------------------------------------------
Participe das promoções que estão rolando!
E lembrando: p/participar da #promo mensal Comentário Premiado você só precisa:
 Seguir o blog no GFC, comentar e assinar seus comentários c/e-mail ou twitter :)

20 comentários:

  1. Apesar de achar a capa linda e o título fofo, também acho que é uma história juvenil demais pra mim hoje aos 25 anos! Mas tenho certeza que adoraria ler há uns 10 anos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs Eu também achei, mas é uma leitura agradável, é bem escrito e tal. Só não é mais pra gente xD

      Excluir
    2. sempre me empolgo e esqueço de assinar com o email!
      ca_sirio@yahoo.com.br

      Excluir
  2. Oi Mari,
    Gostei da resenha, mas pela capa e pela sinopse deu pra perceber que se tratava de um livro teen, o que não deixa de ser bom. Porém, como você mesma disse, o texto deve ser mais interessante para quem ainda esta vivenciando essa fase.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, desculpa o fora!
      Agora que vi que a resenha é da Bel!
      Bel, mil perdões...é que você andou meio sumida aqui do blog né? Mas eu adorei a resenha, viu! Continue postando!
      beijos

      Excluir
    2. ahahaha não se preocupa! xD É que eu tava fazendo tcc, tava pegando livros pra mestrado e enrolei bastante pra ler este daí também! ^^ Aí sumi mesmo... rs

      Excluir
  3. Boa tarde Mariana,

    Tenho vontade de ler esse livro e também gosto da capa, gostei da sua resenha e siceridade em relação a ele, mas ver se leio futuramente...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei muito da sinopse do livro e apesar de já ter passado da fase do colegial, achei muito bacana e me criou a vontade de ler.
    Se a nota é 3/5 a pontuação máxima é 10?

    Bem, ficou a dica.

    Visita? http://aquelahistoriana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não.. A nota é 3 pontos e o máximo é cinco.. rs. Acima da média, mas não 100%. :D

      Excluir
  5. Ah, eu gosto de livros pra adolescentes também! rs... Já passei muito da idade, hehe, mas me envolvo na história do mesmo jeito!! Leria se o livro aparecesse na minha mão! =)

    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também curto livro adolescente, mas esse daí não foi o meu predileto. Mas acho que foi a expectativa que coloquei em cima dele... ;)

      Excluir
  6. Ahhh, eu leria o livro mesmo já tendo virado velha, rss.
    Parece uma leitura leve e descontraída e acho que dá pra dar um desconto na protagonista chata e certinha.

    Bjuuss

    Ariana

    jus.ariana@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que nem falei com a Ju, o livro não é ruim, o maior problema foi a expectativa que coloquei nele >.<, rs.

      Excluir
  7. Parabens pela resenha Bel, vc escreve super bem...
    Vi esse livro na Saraiva assim q ele foi publicado, a capa e o titulo me chamaram bastante a atenção tbm, e me lembro até de uma amiga minha ter me pedido pra dar uma olhada nele e ver o q eu achava pq ela tava com vontade de ler mas sem mta certeza, entao eu li um capítulo ou dois e mais algumas paginas aleatórias e so com isso achei o livro jovenzinho d+ pra mim tbm... Não desmerecendo, mas como já foi dito várias vezes em comentário anteriores, já passei dessa fase...
    Parabéns de novo pela resenha Bel!

    @LaiaraMartins

    ResponderExcluir
  8. Ehe eu ganhei o kit deste livro, espero que quando ler eu goste, a capa é bem linda e logo que eu ainda estou nos tempos da escola (ultimo ano) vou ler o mais rapido possivel e talvez gostar :p

    @Mayh_Fernandes

    ResponderExcluir
  9. TEnho esse sentimento as vezes quando leio um livro adolescente demais. As vezes o livro nem é tão ruim, mas parece que está a anos-luz de minha realidade (na verdade está mesmo,hehehe) e eu acabo lendo e revirando os olhos. Mas tenho esse livro e gostei mto da capa. Mas ainda quero ler e formar minha opinião. bjkss


    Meyre Christina

    nangy@ig.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu gosto deste gênero mais teen justamente por não ter nada a ver com a minha realidade, acho legal relembrar os tempos de adolescente! E parece ser uma história bem bacana.
    Beijos!

    laura_zardo@yahoo.com.br :)

    ResponderExcluir
  11. Definitivamente não é um livro para mim, mesmo quando adolescente já não era muito fã desse tipo de livro, especialmente escrito para jovens, agora então, prefiro passar longe.

    ResponderExcluir
  12. estou lendo e minha mãe perguntou se era bom.
    eu e minha irma concordamos que n é o tipo de livro que uma pessoa com mais de 25 anos goste.
    eu gosto particularmente. acho ele perfeito mais não é o tipo de livro que agrada todas as idades isso é fato.
    mais o livro é otimo e estou amando muito

    ResponderExcluir