quinta-feira, 15 de março de 2012

Resenha: Bruxas, Bruxos e os Feitiços Mais Cruéis que se Podem Imaginar - Joseph Jacobs


Editora: Martin Claret
Autor  Seleção: Joseph Jacobs
ISBN:9788572328289
Ano: 2012
Número de páginas: 136
 
Sinopse: Bruxas... Algumas são más, terrivelmente más! Outras, nem tanto. E existem ainda algumas que são verdadeiras heroínas. É uma pena que só se conheçam as más. Elas foram as que ficaram mais famosas na história da humanidade, afinal, fizeram tantas coisas terríveis que é difícil de esquecer. Mas existem também as boas. E há os feiticeiros... Quem nunca ouviu falar de Merlin, por exemplo – o mago celta que ajudou o Rei Artur? Pois então deixe de lado o preconceito e abra este livro. Nele, você encontrará 10 contos sobre bruxas, bruxos e seus feitiços extraordinários. São contos da cultura celta que foram recolhidos da tradição oral e recontados por Joseph Jacobs, folclorista e estudioso dos mitos e lendas britânicos. Você pode acabar descobrindo que feitiços são muito interessantes – às vezes cruéis, outras, divertidos. Mas tome cuidado! Entre um conto e outro, sem que se dê conta, você pode acabar completamente encantado.


Logo na introdução do livro, que apresenta a Coleção Contos de Fadas Celtas da Martin Claret, percebemos que se trata de uma publicação voltado o público infantil, o que faz sentido ao considerar-se o tema abordado. Pelo ponto de vista dos contos de fadas como histórias com lições de moral eu até concordo que elas sejam boas para crianças. Mas acredito que por terem sido construídas em outra época, as histórias de “Bruxas, Bruxos” muitas vezes parecem ser sem pé nem cabeça para nós, contemporâneos ao século XXI. Me incomoda bastante que esse tipo de leitura possa acabar afastando dos livros os pequenos leitores, que na minha visão necessitam de leituras leves, divertidas e coerente com o contexto deles, para iniciarem o gosto pela literatura. Alguns podem me criticar por ser superprotetora com crianças, e talvez seja o caso, mas acredito sinceramente que é por tentarem forçar livros pouco infantis às crianças que muitas delas concluem que não gostam de ler. 

A aqueles que escolherem o livro pela sua temática mágica, é importante lembrar que as bruxas e bruxos deste livro não serão aqueles aos quais estamos acostumados, com seus chapéus pontudos, varinhas ou feitiços maravilhosos. Na maioria dos contos temos pessoas capazes de fazer ilusões ou mágicas pouco comuns nas histórias mais conhecidas, e elas não estão envoltas em uma aura de misticismo e encantamento própria das histórias de fantasia – elas, no máximo, têm alguma sabedoria ou maldade. Nada contra, mas eu esperava me sentir mais deslumbrada com a leitura. 

No livro “Bruxas, Bruxos (...)”, a sensação é de que o início da maioria das histórias não guarda relação, ou mesmo importância, com o final da mesma história. Acredito que, por uma característica própria da construção desse tipo de conto, que era criado e transformado no boca a boca, eles tenham acabado resultando em emaranhados de significados que, analisados em conjunto, não formam histórias muito coerentes. 

Talvez o erro maior esteja em uma expectativa que a dona Disney criou em nossos corações de que os contos de fadas são sempre fantásticos e divertidos, quando na verdade a porção de encantamento que eles têm é mínima. Talvez devêssemos ser ensinados a ler esse tipo de história com uma postura diferente, menos ingênua ou menos hedonista (sem procurar ter prazer o tempo todo). Porém, só posso contar a vocês sobre a minha experiência, e comigo o livro não fluiu. Indico “Bruxos e Bruxas (...)” para pessoas que já conheçam a natureza dos contos de fadas verdadeiros, para os que já tenham interesse pelo gênero ou precisam estudá-lo, e para quem se interesse profundamente pela cultura celta, já que esta é a origem dos contos.
 Mas lembrem-se: a minha opinião é sempre a minha opinião. Se você está curioso sobre o livro e quer lê-lo para tirar suas próprias conclusões, não hesite em fazê-lo :)
Nota: 2/5
Capa: 4/5  (achei muito linda!)
Leria de novo? Não.
--------------------------------------
Participe das promoções que estão rolando:
 


E lembrando: p/participar da #promo mensal Comentário Premiado você só precisa:
 Seguir o blog no GFC, comentar e assinar seus comentários c/e-mail ou twitter :)


9 comentários:

  1. Boa noite Mariana,

    Achei interessante e gostei das suas análises, mas é um livro que não faz muito o meu estilo.

    Abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estyou chegando à conclusão de que também não faz muito o meu, Marco!

      Excluir
  2. Oi Mari,
    Achei a resenha ótima e muito bem escrita. Porém, apesar de estar aprendendo a gostar de alguns livros de fantasia e distópicos, esse sinceramente não me instigou o bastante.
    Beijos
    lin_leao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Estava super querendo ler esse livro por ser de bruxas e tal, aí eu me deparo com essa resenha e com uma outra uns dias atras. E fiquei super desanimada. Eu até leria, mas não estou mais com vontade.
    Sua resenha ficou muito boa...

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    eu quero muito esse livro.
    Mas tem muita gente falando contra, isso desanima um pouco (:

    Beijos
    Marinah

    ResponderExcluir
  5. Ótima resenha!
    Preciso ler o livro, tipo, JÁ! rs.

    ResponderExcluir
  6. Eu não gosto muito da capa, mas esse titulo Bruxas, Bruxos e os Feitiços Mais Cruéis que se Podem Imaginar me chama muita atenção, não sei se quero ler este livro, pelo titulo imaginei um ser um conto e não vários.

    Beijos
    @lariiih45

    ResponderExcluir
  7. Gostei da capa, amei o titulo e estou boba por este livro, realmente quero muito ler
    espero que tenha sim promo no blog
    adoraria participar
    :p
    pena que você nao gostou tanto

    abraços

    ResponderExcluir