sexta-feira, 30 de março de 2012

Resenha: Cidade de Vidro - Cassandra Claire

Esta resenha tem risco de spoiler dos livros anteriores.  

Editora: Galera
  • Autor: CASSANDRA CLARE
  • ISBN: 9788501087164
  • Ano: 2011
  • Número de páginas: 476
  • Skoob

Sinopse: Terceiro volume da série Os Instrumentos Mortais. Em busca de uma poção para salvar a vida de sua mãe, Clary deve viajar até a Cidade de Vidro, lar ancestral dos Caçadores de Sombras. Mas à medida que se aproxima de Ragnor Fell, o feiticeiro que pode curar a mãe, ela descobre segredos sobre seu passado e o de Jace - e o irmão não hesita em deixar claro que não a quer por perto. Isso Clary já entendeu, ela só não imagina que está prestes a participar de uma batalha épica, na qual Caçadores de Sombras e integrantes do Submundo terão que se unir se quiserem sobreviver. 

Os direitos da série foram vendidos para o cinema, e a Sony Pictures programou o início das filmagens para outubro de 2011. Lily Collins (Um sonho possível) e Jamie Campbell Bower (Camelot) (MAIS ALGUÉM ODEIA ESSE ATOR?) são os atores escalados para viver os protagonistas Clary e Jace. 
"-Mas você nunca tomou sangue fresco, tomou?Simon ergueu uma sobrancelha em resposta.-Bem, além do meu, é claro - disse Jace - E tenho certeza que meu sangue é fan-tás-ti-co." Pág. 43
Quem já leu Cidade das Cinzas e anda não passou por Cidade de Vidro provavelmente está um pouco bravo. Isso porque, enquanto Cidade dos Ossos nos conquistou, Cidade das Cinzas foi exatamente como o nome: cinza de tão sem graça – na minha opinião, não fosse o capítulo das fadas, eu teria ficado muito brava com a leitura. Mas não se desesperem: Cidade de Vidro te deixará empolgado com a leitura da série de novo e, ao menos na minha opinião, se tornará seu livro preferido da saga Os Instrumentos Mortais.

Mais uma vez, e como na maioria dos livros da série Cidade dos Ossos, o livro conta com um aspecto emocional forte de conflitos adolescentes que fazem muito mais sentido para esse público, e pode deixar a leitura um pouco maçante pro pessoal mais velho. Até agora, este é o livro da série em que os personagens mais sofrem – mas também é o livro em que estão mais sinceros e mais dispostos a fazerem suas relações darem certo. Essa característica de melodrama adolescente fica mais amena lá pelo meio do livro, o que faz ele ser melhor a partir desse ponto. Então, não desista de Cidade de Vidro tão cedo: apesar de ser o mais sofrido, ele também é o mais feliz. 

Se você terminou o 2º livro da série, Cidade das Cinzas, com uma sensação de “fui enganado” pela sua falta de respostas, o Cidade de Vidro te recompensará. Pra vocês terem uma ideia, eu achei que este livro trouxe tantos desfechos que até fiquei me perguntando o que sobrou pra que haja um próximo livro. Sim, você descobrirá “colé que é” do tal incesto da história, descobrirá várias coisas sobre o passado dos personagens e verá muita coisa boa acontecendo com eles. Foi quase um final de novela esse livro, minha gente! 

Nota: 4/5
Capa: 4/5  (bonita, como as outras da série).
Leria de novo? Não, mas já "apliquei" o meu irmão na série.

--------------------------------------
Participe das promoções que estão rolando aqui no blog 
e corra no Facebook do Felizvros para concorrer ao livro"Para Sempre"!

 


E lembrando: p/participar da #promo mensal Comentário Premiado você só precisa:
 Seguir o blog no GFC, comentar e assinar seus comentários c/e-mail ou twitter :)

17 comentários:

  1. Discordo de voce.... eu acho que o melhor livro da série é o cidade das cinzas, apesar de achar esta série como um todo muito fraca.....

    Como vc eu tb não lerei novamente =D

    Bjis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você. No 1º livro eu adorei a série, mas hoje percebo que o que eu curto é a dinâmica entre o Simon e o Jace, e que a série m si é um pouco fraca. Ainda assim, acho uma boa opção pra descansar a cabeça, ou pro pessoal mais novinho que está nesse universo adolescente, ainda. A opinião de cada um vai depender da maturidade da pessoa.

      Excluir
  2. Parabéns pela resenha Mariana! Muito em breve pretendo ler Os Instrumentos Mortais. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mari!
    Sempre ouvi comentários supra elogiando a série. Por curiosidade, pedi o livro numa troquinha do Skoob, li e levei um tapa na cara...!
    Eu não gostei de Cidades dos Ossos: achei a história imatura e os personagens muito irritantes. Mas eu parabenizo a autora pela complexidade do universo criado por ela.
    Não sei se lerei os próximos volumes e confesso que saber que a série vai até o sexto livro (segundo a Wikipédia) me deixa um pouco temeroso... Pois é, pois é, pois é...

    Abraços,
    Jonathan Henrique
    @Jonathan_HGF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei se lerei a série a partir do 3º livro, Jonathan. Pra mim já respondeu todas as dúvidas que tinham ficado e, sinceramente, to com preguiça do que a autora vai ter que criar no 4º livro pra dar pano pra manga, rs.

      Excluir
  4. Boa noite minha cara Mariana,

    Não li nenhum livro da série, vejo muitas pessoas falarem bem, mas sempre fiquei na dúvida apesar de curioso, a sua opinião m deixa mais curioso ainda, gosto da capa...boa resenha muito boa a sua sinceridade...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto, porque apesar de ser bem poluída, tem tudo a ver com a história!

      Excluir
  5. Eu sou suspeita para falar da série, pois é uma das que mais gosto. Quando comecei Cidade dos Ossos, eu achei meio sem ação, então no momento que a vida da protagonista vira de cabeça para baixo,eu me apaixonei.Com certeza Cidade de Vidro é o melhor, mas eu não me decepcionei com nenhum dos outros, o dilema vivido por Jace e Clary, é incrível.
    E quanto ao autor que irá fazer o Jace, não sei como alguém pode ser fã dele.

    Adorei este post.

    Bjs

    Cida

    http://moonlightbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda acho bastante sem ação, Cida. Gosto mais pela dinâmica entre o Jace e o Simon!

      Excluir
  6. eu ja li tantas resenhas deste livro *...* quero muito ler todos eles,
    no começo eu achava que nao era tao legal mais com o passar do tempo me arrependi
    simplesmente adorei eles e que capas!
    Enfim, se um dia conseguir ler ele eu voltarei aqui pra comentar :p
    abraços



    yarasp71@hotmail.com
    Mayh_Fernandes

    ResponderExcluir
  7. Ah, eu adoro essa série, eu até gosto de Cidade das Cinzas, pra mim é um livro muito bom também, mas concordo que Cidade de Vidro é ainda melhor, eu fiquei tão ansionsa para saber o que a Cassadra faria para 'desvendar' essa história que devorei o livro rs'

    Adorei a resenha!

    Bj;*
    Naty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu também engoli o livro por causa das respostas!! Total final de novela, né? Hahaha

      Excluir
  8. Bem, eu sou super fã da série.Gosto muito da narrativa da Cassandra.
    E sou apaixonada pelo Jace.Ele é bem marcante.
    A série não me decepcionou em nada.E Quando terminei Cidade de cinzas, fiquei desesperada para ler Cidade de Vidro, e quando li todo aquele desfecho me deixou sem ar.Devorei o livro rapidamente.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos


    @JeessyRodrigues

    ResponderExcluir
  9. Ai estou louca para ler esta série, mas ainda não sobrou dimdim... Naquela promoção do Submarino tentei comprar, mas já havia esgotado. Amei sua resenha espero ler logo essa série! Bjs!

    lu.almidoro@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Como não li nenhum dos livros, não posso opinar muito, apenas dizer que quero ler todos.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho Cidade dos Ossos, mas sabe aquele livro que você fica adiando, e sempre passa vários na frente, foi o que aconteceu comigo.
    Comprei por impulso numa viagem que fiz, li uns 4 capítulos no voo voltando pra casa, mas depois abandonei.

    Beijos
    @lariiih45

    ResponderExcluir