sexta-feira, 9 de março de 2012

Resenha: Para Sempre, A História que Inspirou o Filme - Kim e Krickitt Carpenter


Editora: Novo Conceito
Autor: KIM CARPENTER
ISBN: 9788581630083
Ano: 2011
Número de páginas: 144

Sinopse: A vida que Kim e Krickitt Carpenter conheciam mudou completamente no dia 24 de novembro de 1993, dois meses após o seu casamento, quando a traseira do seu carro foi atingida por uma caminhonete que transitava em alta velocidade. Um ferimento sério na cabeça deixou Krickitt em coma por várias semanas. Quando finalmente despertou, parte da sua memória estava comprometida e ela não conseguia se lembrar de seu marido. Ela não fazia a menor ideia de quem ele era. Essencialmente, a "Krickitt" com quem Kim havia se casado morreu no acidente, e naquele momento ele precisava reconquistar a mulher que amava.
"Só existe umacoisa que pode superar para sempre os eventos dolorosos pelos quais passamos, e essa coisa é o amor que eu sinto por você. Sinto-me verdadeiramente honrado por ser seu marido." Pág. 123
Como quem vê capa não vê coração, ou algo que o valha, não corra para este livro esperando se tratar de uma comédia romântica. Apesar de ser imerso em um grande sentimento de amor, esta é uma publicação de não-ficção sobre a história do acidente ocorrido com seus autores e que foi capaz de alterar completamente o curso de suas vidas. Sim, é uma história interessante, principalmente se você é uma pessoa romântica. Mas não espere uma leitura leve e divertida ou  você acabará se decepcionando.

Este é um livro curto e de leitura bastante ágil que remete a um medo muito íntimo que todos temos de perder ou ver o sofrimento dos que mais amamos. Uma história bonita de superação, mas que por vezes pode tornar-se enfadonha nas longas descrições  com excesso de informações sobre o acidente, burocracias posteriores e detalhes médicos. Kim, que faz a narração, acaba se tornando repetitivo em alguns momentos ao tratar sobre os sentimentos que a situação de Krickett originou, embora a sua perspectiva emocional seja certamente o aspecto mais interessante e prazeroso da leitura.

Por ser um pouco cética quanto a casamentos relâmpago, desses em que as pessoas se unem para sempre apenas 1 ano depois de se conhecerem, temo que o exemplo do livro possa causar uma certa ilusão ou expectativa quanto a tal possibilidade. Não digo que a felicidade seja impossível para os casais mais ansiosos, mas talvez fosse mais inteligente se todos esperassem um maior amadurecimento do relacionamento antes de tomar decisões dessa magnitude. Permitam a esta que vos fala um momento de sermão de tiazona e busquem refletir bastante antes de ceder a impulsividades semelhantes na própria vida, ok? Não é porque deu certo com o Kim e a Krickett que vai dar certo com você, e quando se trata de decidir o rumo da própria vida é sempre bom fazer escolhas bem pensadas, pois estas sim terão maior chance de acerto.

Um fator importantíssimo na história é o cristianismo que, por ser fundamental na vida e valores dos protagonistas, dá ao livro um tom de testemunho do poder da fé. Inclusive, esta característica faz de "Para Sempre" uma leitura muito especial para os que têm a fé em Deus como parte importante da vida.. No entanto, se você tem completa aversão a assuntos religiosos, esta talvez não seja a sua melhor opção de leitura. Se este não é o seu caso mas ainda assim você não é muito religioso, a leitura pode, sim, ser positiva, já que o livro menciona outros valores bons para se viver bem, como o de amor, fidelidade  - no sentido de estar ao lado da pessoa nos bons e maus momentos - e família. 


Nota: 2/5
Capa: 5/5  (tão lindo esse olhar que eles trocam!)
Leria de novo? Não.


----------------------------------------------
Me conte o que achou da resenha e ou dos livros, nos comentários!
E lembrando: p/participar da #promo mensal Comentário Premiado você só precisa:
 Seguir o blog no GFC, comentar e assinar seus comentários c/e-mail ou twitter :)

Participe também das outras promoções que estão rolando :

14 comentários:

  1. Oi, Mari! Eu li esse livro e me partes gostei. A carga de emoções é bem intensa, tanto que é que não consegui ler mais que dois capítulos por vez.
    Por se tratar de uma história verídica, o livro chega a ser cansativo em algumas partes. Kim se atenta a informações técnicas e deixa a leitura um pouco chata.
    Acho que se os autores tivessem usada uma liguagem mais "doce e sensível", Para Sempre seria um livro bem melhor!
    Parabéns pela resenha, Mari. A sinceridade é o seu forte!

    Beijos!
    @Jonathan_HGF

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Poxa, eu realmente achava que se tratava de uma comédia romântia! rsrsrs
    Não que eu não goste dos livros que são apenas romance, apenas imaginava de outro jeito!
    Não gosto muito quando o autor se apega a detalhes demais, como por exemplo, Ariano Suassuna, que descreve em uma página toda como era a luz do sol, que entrava pela janela e refletia na vidraça e era um dia quente, mas havia uma brisa refrescante que fazia as folhas balançarem e exalarem um cheiro...(etc!!!)
    Cansa né? rsrsrsrs
    Mas voltando ao livro, pensei que fosse uma leitura bem leve, com pitadas de comédia!
    Hum, digamos que continuo interessada em lê-lo, apenas não tão ansiosa quanto antes! rsrsrs
    Ah, mas gostei da resenha! (:
    Bjs!

    @cella_castro (sempre esqueço de colocar o twitter ou email!)

    ResponderExcluir
  4. Olá Mari!
    Hmmm, fiquei bem receosa agora. Esse é um livro que despertou muito meu interesse por falar de uma história de amor real, porém muitas vezes eu nem acredito no amor ('-'), imagine então um amor tão rápido quanto esse. :x É, aí eu já senti que talvez não viesse a dar certo!
    Mas no segundo ponto que foi a afirmação e reafirmação da fé e de 'milagres', o interesse quase desapareceu. Não que eu não acredite, mas não levo fé de que aconteçam. Isto é, praticamente não acredito!
    Fiquei curiosa sobre as emoções que o livro passa e mesmo que a carga dramática seja muito intensa por causa da narrativa feita por alguém tão próximo, quero muito lê-lo ainda.

    Beijos,
    Samy Aquino (@umalimonada)
    http://samyaquino.blogpsot.com

    ResponderExcluir
  5. Ai, eu só vi a nota, fiquei com de ler a resenha porque to lendo o livro agora :x ai que medo que você me deu com essa nota Mariana.

    www.pausaparaumcafe.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari,
    Eu particularmente amei esse livro. Mesmo não se tratando de uma comédia romântica. A história de vida desse casal e sua fé me comoveram de maneira inexplicável. Não tem muitos momentos românticos, é verdade. E concordo que a impulsividade no caso deles deu certo, mas, nos dias de hoje é melhor não arriscar. A fé inabalável da Krickitt me comoveu imensamente. Enfim, é uma história pesada, forte e cheia de momentos tristes. Mas que na minha opinião vale a pena ser lida pelos momentos de recomeço, superação e fé.
    Certamente o filme dará uma amenizada na tragédia e focará mais nos momentos românticos do casal. Assim, espero.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sempre esqueço de colocar o e-mail: lin_leao@hotmail.com

      Excluir
  7. Eu sou atéia, que bom vc falar isso em sua resenha, pois de fato mais ninguém falou, sobre o fato de ter essas questões religiosas... agora que eu não quero ler meeesmo, hahahahahha Nem aquele da série Beijada por um anjo... :x

    abraços,
    Luciana
    http://www.folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, Li e resenhei esse livro no blog, eu gostei muito da história, só não da capa.

    Mariana tem um Meme pra você lá no blog....abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Muito lindo esse livro, a sinopse é maravilhosa, e a capa então? Perfeita.
    @Malannysantos

    ResponderExcluir
  10. Nossa eu não conhecia este lado religioso do livro, porem ainda me parece bom, eu nao curto muito os assuntos religiosos mais quero saber como é a estoria do casal, vi alguns artigos na internet e fiquei chocada quando soube que era mais que real,
    muito triste



    yarasp71@hotmail.com
    Mayh_Fernandes

    ResponderExcluir
  11. Eu nunca me interessei muito por este livro, a capa já não me convidou, pois não gosto muito de comédia romântica e lendo algumas resenhas eu tive certeza de que não quero ler este livro.
    Não que a história da vida deles não seja bonita, mas não faz meu estilo, e essa resenha só me provou isto.

    Beijos
    @Lariiih45

    ResponderExcluir
  12. Como pode ter percebido, eu amei o livro.
    Gostei da narrativa apesar de alguns não, e a história é fantástica. Tô bem curioso pra ver como ficou a adaptação.
    Bjs, amei a resenha!

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Terminei ontem a leitura deste livro...
    O que achei? A história é linda, um verdadeiro exemplo de superação e determinação.
    Assim como você, tenho medo dessas coisas que acontecem muito rápido, sempre fico com um pé atrás.
    A narrativa é meio parada e cansativa, acho que faltou emoção.
    Mas ainda assim é uma boa leitura, um bom testemunho, como você mesma disse!

    Bjos

    ResponderExcluir