quinta-feira, 22 de março de 2012

Resenha e #promo: Os Homens que não amavam as mulheres - Stieg Larsson

Não deixe de conferir a promoção do livro no fim do post ;)

ISBN: 9788535913248
Ano: 2008
Número de páginas: 524
Sinopse: Os homens que não amavam as mulheres é um enigma a portas fechadas - passa-se na circunvizinhança de uma ilha. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o veelho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada. E que um Vanger a matou.

Primeiro volume de trilogia cult de mistério que se tornou fenômeno mundial de vendas, "Os Homens que Não Amavam" as mulheres traz uma dupla irresistível de protagonistas-detetives: o jornalista Mikael Blomkvist e a genial e perturbada hacker Lisbeth Salander. Juntos eles desvelam uma trama verdadeiramente escabrosa envolvendo a elite sueca. Um dos segredos de tanto sucesso é a forma original com que Larsson engendra a trama, conduzindo-a por variados aspectos da vida contemporânea: do universo muitas vezes corrupto do mercado financeiro à invasão de privacidade, da violência sexual contra as mulheres aos movimentos neofascistas e ao abuso de poder de uma maneira geral.  

"O primeiro e-mail que abriu era de demokrat88@yahoo.com.br e dizia "Espero que  nesse buraco te façam * seu comunista sujo". Mikael arquivou o e-mail numa pasta intitulada Crítica Inteligente." Pág. 164 * expressão vulgar censurada, coloque o cursor em cima do asterisco se tiver mais de 18 anos :)  

“Os homens que não amavam as mulheres” é um livro de investigação diferente de qualquer outro. Nele, Stieg Larsson construiu uma história complexa das intrigas entre várias gerações de uma família, que passa por aspectos econômicos, políticos e psicológicos trazendo uma sensação de verdade muito forte para a experiência de leitura sem torná-la entediante ou didática. O enredo é complexo, mas de forma alguma difícil ou chato. Pelo contrário: ele é fascinante.

O livro tem um vasto número de personagens, mas é só ter paciência que você acaba aprendendo quem é quem. Todos os personagens são multifacetados e os protagonistas são muito carismáticos sem precisarem, para isso, serem exatamente simpáticos. Mikael é um pretenso herói que por baixo da sua postura profissional guarda vários insucessos e falhas pessoais, enquanto Lisbeth é a personagem feminina mais durona de todos os tempos. Ela é uma anti-heroína que nos conquista nos seus defeitos e nas lacunas por preencher que deixa em nosso entendimento da sua personalidade, e eu duvido muito que você seja capaz de não sucumbir ao seu charme exótico.

O livro conta com relacionamentos fora do padrão da sociedade, como relacionamentos abertos e um affair lésbico. Embora eu não esteja em nenhuma dessas lacunas, sou a favor da tolerância e gostei do livro introduzir esses modelos diferentes de relacionamento - afinal, quanto mais convivemos com a diferença mais aprendemos a entendê-la e respeitá-la. Vale citar que a história conta com várias cenas de sexo e, embora elas não sejam o tema central do livro, é necessária uma maturidade nesse sentido para que não se tome nenhum susto durante a leitura. A história também faz um intenso trabalho de desconstrução de verdades absolutas, como quando dissocia personagens em posições de poder das ideias de caráter e fibra moral, um bom lembrete das inevitáveis falhas humanas que toda boa fachada esconde - guardadas as devidas proporções, claro. 


Apesar de ser bastante volumoso, "Os homens que não amavam as mulheres" é de leitura ágil e muito prazerosa. Por ser muito intrigante, ele é difícil de largar e é possível que você o acabe engolindo em poucos dias (2, no meu caso!) de tão viciante que é seu enredo e a forma como ele é contado. Além dos apaixonados por livros de investigação, o livro também agradará àqueles que tenham gosto por informática - de blogueiros a  profundos conhecedores do assunto - devido às peripécias de dona Lisbeth. Os capítulos sobre suas artimanhas são fascinantes, e com um ar de 007, fazem com que nos sintamos parte de um excitante trabalho de espionagem. Indicadíssimo para todos que gostam de histórias adultas, imersivas e diferentes de tudo que já se leu, “Os homens que não amavam as mulheres” é uma história marcante que vai te deixar morrendo de saudades e sedento por mais.

Nota: 5/5
Capa: 4/5  (gosto bastante dessas capas das versões econômicas).
Leria de novo? Sim e lerei os próximos da série (estou lendo o 2º, btw).

----------------------------------------------------

Participe da Promoção! 
Obrigada pela dica, Larissa Faza: agora as promoções serão muito + simples!



Para participar:
é só seguir as 2 regrinhas obrigatórias do 1º passo + ter endereço de entrega no Brasil.


Se quiser ter ainda mais chances:
siga os outros passos que vão aparecer depois que você seguir o 1º!

Se tiver dúvidas: assista este tutorial que fiz pra vocês ou me pergunte pelo twitter @maripmelo :) 

a Rafflecopter giveaway

--------------------------------------
Participe das outras promoções que estão rolando:

 
E lembrando: p/participar da #promo mensal Comentário Premiado você só precisa:

 Seguir o blog no GFC, comentar e assinar seus comentários c/e-mail ou twitter :)

50 comentários:

  1. Sou a 1ª a comentar, será que isso é bom?
    A série Millennium eu descobri por acaso, li a sinopse do segundo volume, gostei e depois descobri que fazia parte de uma "trilogia", seria série, se o autor não tivesse morrido.

    Mari, mais uma vez você nos faz querer ler muito um livro, suas resenhas com suas impressões e sentimentos sobre o livro, me fez querer muuito essa trilogia pra ontem.

    Beijos.
    @Lariiih45

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você viu que eu te agradeci ali na parte da promoção pela dica do Rafflecopter? BRIGADA MESMO!

      Excluir
    2. Magina Mari, eu acredito que a maior parceria do blog, é do leitor com o blogueiro, no caso blogueira =D, então se nós não nos ajudarmos ninguém se beneficia.

      beijos
      @Lariiih45

      Excluir
  2. Que resenha maravilhosa, Mariana. Esse livro deu o que falar, já foi pros cinemas, e eu também quero ler agora. Deu pra ter, como sempre, uma idéia mais detalhada do que se trata a narrativa do livro, e todas as suas peculiaridades. Vou participar da promo :)

    abraços,
    Luciana
    http://www.folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Esse livro deve ser muito bom e impactante, pois o filme foi, então o livro deve ser 1000vezes melhor. E do jeito que vc conta dá uma vontade enorme de devora esse livro...


    bjus
    CAmila

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Marina,

    Este livro esta entre os que quero muito ler, gostei muito da sua reseha e estou bastante curioso, você tem o meu e-mail, poderia me dar umas dicas desse novo tipo de formulário.

    Acabei de postar a resenha do livro O Palácio de Inverno, passa lá.

    Abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ah, eu queria muito ler esse livro, mas acabei me desanimando e não sei o porque :/

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha Mariana! Muito em breve pretendo ler a Trilogia Millenium. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari!
    A resenha está ótima! realmente fiquei com vontade de lê-lo. 524 páginas? O_0 rsrs
    Eu queria ver o filme também, mas ainda não tive tempo e prefiro ver depois de ler o livro.
    Gostei do novo jeito de fazer sorteio. Bem mais prático. xD

    Bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Mari!
    Os Homens que não amavam as mulheres me parece um livro incrível, conclusão obtida com os comentários de quem já leu - e você foi uma! Sei que a crítica literária superelogia o trabalho de Stieg Larsson. Pena que ele faleceu antes que pudesse ver todo esse sucesso!
    Mari, a sua resenha está ótima, apontando bem os pontos mais importantes da história!
    Ah, quanto a esse novo sistema de promoções, eu adorei. No começo fiquei meio confuso por ele estar todo em inglês, mas já aprendi a usá-lo.
    Beijos!
    @Jonathan_HGF

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler esse livro,adoro historias policiais e tenho o 2 livro,mas não o primeiro

    ResponderExcluir
  10. O filme é muito bom.... Preciso ler esse livro.....
    @AmorinJess

    ResponderExcluir
  11. É difícil um livro com muitos personagens ser tão bom. Mas pelo que você falou, estes personagens são bem elaborados e os protagonistas são cativantes. Para mim, isto prova que o autor é realmente bom.
    Torcendo para ganhar!!

    ResponderExcluir
  12. Hum, parece ser muito bom, viu? Adoro um suspense, investigação... e esse traz temas bem relevantes pelo que percebi, o que o torna diferente, pois há tantos livros suspense/policiais que são as mesma história de sempre, sem muita inovação! Faz um bom tempo que não leio esse gênero, ultimamente estou lendo mais romances, fantasias... só que esse parece ser tão bom que vou arriscar a sorte na promoção! ^^
    Bjs, mari!

    ResponderExcluir
  13. Oi Mari,
    Também já li "Os Homens que não amavam as mulheres" e gostei muito! É um livro diferente e cheio de suspense, bem legal! Na verdade só estou faltando ler o último dessa trilogia "A rainha do castelo de ar" e confesso que até agora a história esta bem eletrizante! Parabéns pela ótima resenha!
    Beijos

    lin_leao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Esse livro parece ser fascinante! Uma história complexa e incrível.

    ResponderExcluir
  15. Oi minha blogueira preferida do sotaque lindo *--*

    Adorei sua resenha ele me motivou muito a ler o livro, parece ser bem meu estilo. Vou ter que ser obrigada a ler agora e a culpa é sua.
    Se eu ganhar ele é uma boa né *-* Meu orçamento iria amar heheh

    Beijinhos.

    www.pausaparaucafe.com.br

    ResponderExcluir
  16. Resenha muito boa e o livro parece ser bem mais do que qualquer baboseira romantica. É o que me interessa mais, adoro coisas subjetivas!

    abraços,
    aline
    lervereimaginar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Estou participando da promoção! Espero mtu ser a vencedora!

    ResponderExcluir
  18. Meu interesse pelo livro aumentou mais depois do lançamento do filme.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  19. Nossa eu não conhecia nada sobre o livro, agora nossa, serio muito bom nao vejo a hora de ler,
    quando vi que tinha filme, pensei em que tipo de historia seria e é bem diferente mesmo!

    yarasp71@hotmail.com
    Mayh_Fernandes

    ResponderExcluir
  20. Oie!!

    O mais engraçado de td é q eu tô curiosa pra ver o filme, tinha add o segundo e o terceiro livro no skoob mas nem me liguei da ligação entre eles :S rs

    Leitura "adulta" rs adoro!!
    Achei bem bacana sua resenha, e com certeza me deu muita vontade de conhecer essa trilogia!!
    :)

    Beijoss

    Ka Wozniak
    Cinco das Artes

    ResponderExcluir
  21. Eu não estava nada empolgada com esse livro qd saiu os primeiros comentários, mas depois de ler tanta resenha positiva de td tipo de gente eu quero ler esse livro, e arrumei um motivo ótimo nessas andanças de comentários, a Suécia na trama, já que adoro aquele lugar rs!!

    participando e torcendo!


    Miquilis
    Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Fiquei impressionada com a resenha, você conseguiu nos "vender" o livro de uma forma maravilhosa. Fiquei com uma vontade enorme de lê-lo. Parabéns.

    Participando
    @tthayx

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Assisti a primeira versão do filme e achei muito boa!
    Fiquei interessada no livro desde então... E agora lendo a sua resenha, que está super legal, a vontade de ler aumentou!

    Vou participar da promoção!

    ResponderExcluir
  26. Parece ser muito bom o livro, eu vi o filme na versão americana e era muito bom, imagina o livro, amo esse estilo de investigação, é meu estilo favorito ^^
    Beijos, e participando da promoção

    ResponderExcluir
  27. Assisti o filme, achei MARAVILHOSO
    Fiquei apaixonada..
    E como eu sempre gosto mais dos livros do que dos filmes,
    provavelmente com esse não será diferente..
    Achei a resenha muuito interessante, e o tema do livro é sensacional..
    Participando, pois quero muito o livro

    ResponderExcluir
  28. Eu não conheço a série, mas sou super curiosa pra ler. Sempre leio resenhas positivas! =)

    Legal o livro tratar de formas diferentes de relacionamento, qualquer incentivo para as pessoas se acostumarem a respeitar a individualidade dos outros é sempre bom.

    Amo histórias de investigação e acho que vou gostar demais do livro!!!

    Ju
    @PalcoseLivros

    ResponderExcluir
  29. Oii! Vc conseguiu me deixar interessadíssima por este livro através da sua resenha!
    Eu amo livros de investigação, mas esse parece ser mais adulto, mais instigante... diferente!
    Com certeza vai entrar pra minha lista de desejados!
    Ah e vc escreve muito bem!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  30. No começo não me interessei muito pela história, mas sempre que muita gente começa a falar sobre alguma coisa tenho que conferir se é isso mesmo. A exemplo de Jogos Vorazes ( que aliás estou amando *-*). Faz tempo que não leio algo de investigação, talvez seja ótimo voltar a partir desse aí. Parabéns pela resenha Mari!!

    ResponderExcluir
  31. a resenha me instigou ainda maaais *--*

    ResponderExcluir
  32. Olá Mari!
    Adorei a sua resenha.
    Quero ler esse livro faz tempo, principalmente depois que ganhei o segundo volume sem saber que se tratava de uma série, é... auhauha...
    Então, tenho que ler o primeiro logo para poder tirar o pobrezinho da estante, né?! ;)
    Participando, com certeza!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  33. Pela resenha o livro parece ser realmente ótimo! Agora fiquei com mais vontade de ler ele.

    ResponderExcluir
  34. Tua resenha está perfeita, ocasionando em mim muita vontade de ler o livro again!!! xD
    Li 'Os homens que não amavam as mulheres' em 1 semana. Daí, devorei 'A menina que brincava com fogo' em mais 1 semana.
    Tudo emprestado... Preciso tê-los. De fato, é uma leitura pra ler e reler. Muito envolvente. E me apeguei de fatos aos personagens. A gente fica com pena quando está terminando de ler!!
    Grande abraço e sucesso!!

    PS: Moro no PR mas, sou Belorizontina. ADOREI³ ouvir seu sotaque. Que saudades de 'casa'. hehehee

    ResponderExcluir
  35. Sério.. fiquei com vontade de ler o livro... curiosidade mata.. parece diferente de tudo que eu já li, adoro livros assim .. e pelo que você disse ele é muito rápido de ler!
    Espero ter a oportunidade de ler em breve,

    ResponderExcluir
  36. Eu já assisti ao filme e adorei. Gostaria muito de ler o livro, pois o enredo é muito forte, e fico imaginando como tudo aquilo foi escrito. Por mais que um filme seja bom, o livro tem mais tempo pra contar uma história e muitos detalhes ficam de fora na telona. Sem contar que a maioria dos diretores gostam de mexer com a obra. Lisbeth é um misto, amor e ódio, pelo mundo, pelas pessoas. Adorei esse personagem.
    Adorei o blog. Parabéns.
    @aplalima

    ResponderExcluir
  37. Que resenha MARAVILHOSA! Meu Deus, tenho que ler essa trilogia logo, logo *---* Tenho o primeiro volume, e vou tentar comprar os outros dois logo *0* hehe
    Ótimo post, e ótima promoção viu diva? Muuito show! hehe
    Sucesso SEMPRE, beeijão ;*

    Ewerton Lenildo - Academia de Leitura
    papeldeumlivro.blogspot.com
    @Papeldeumlivro

    ResponderExcluir
  38. Adorei a resenha !!! Estou ansiosa para ler a trilogia, parece ser muito boa.

    ResponderExcluir
  39. Nossa, eu to doida para ler esse livro. Agora então que você disse que além de instigante, ainda atrai quem gosta de informática... OI pra mim aqui! hahahaha

    ResponderExcluir
  40. To louco pra ler essa trilogia e a resenha ficou ótima, parabéns!

    ResponderExcluir
  41. Parece ser muito bom esse livro, eu gosto de livros de suspense com tramas que te envolvem e despertam a curiosidade para saber o que acontecerá no próximo capítulo.

    @lisilacerda

    ResponderExcluir
  42. Quero logo ler esse livro, parece ser muito bom! :)

    ResponderExcluir
  43. A trilogia Millenium é uma das melhores que já li! Os homens que não amavam as mulheres é um livro MUITO bom, que prende do início ao fim! Realmente tem muitas cenas de sexo, mas nenhuma é sem propósito, se não faz sentido neste livro, fará nos próximos! Concordo contigo: a palavra é fascinante! E o melhor de tudo é que o segundo supera, e o terceiro é perfeito!!!

    ResponderExcluir