sexta-feira, 2 de março de 2012

Resenha: O palácio de inverno - John Boyne


Autor: JOHN BOYNE
ISBN: 9788535917109
Ano: 2010
Número de páginas: 456

Sinopse: Seus feitos começaram cedo: aos dezesseis anos, em ação impulsiva e atabalhoada, o rapaz impediu um atentado contra a vida de ninguém menos que o grão-duque Nicolau Nicolaievitch, irmão do czar Nicolau II, que, agradecido, nomeou Geórgui o guarda-costas oficial de seu filho Alexei, destinado a ser o próximo czar. Uma reviravolta impressionante, que o levou da taiga russa para o fausto dos palácios moscovitas, cenário que, apesar da amplidão e luxo de seus imensos corredores, iria se revelar bem mais inóspito que os frios grotões de sua vida anterior. 
 " (...) mas alguns momentos daqueles anos, daqueles primeiros anos, permanecem e ressoam em minha memória. E se tardam como sombras nos corredores escuros da minha mente que vai envelhecendo, mostram-se ainda mais vívidos e notáveis por jamais poder ser esquecidos. Mesmo que eu logo o seja." Pág. 10
Ao ler as primeiras páginas do livro "O palácio de inverno" disponibilizadas no site da Companhia das Letras já é possível perceber a serenidade do seu protagonista e narrador Geórgui, um homem muito honrado e íntegro, cujos valores sólidos e desejos muito simples dão à narrativa uma beleza ímpar. No entanto, ao contrário do que algumas pessoas podem supor, este não é um livro com relatos de combates e ambiente de guerra, e sim uma história sobre a vida fascinante de um homem comum com quem coisas incomuns aconteceram.

Geórgui já é um senhor idoso e, nos últimos dias de sua amada esposa - ela, que norteou toda sua existência - se coloca num retrospecto da própria vida. Como grande parte das pessoas que viveram no início do séc. XX na Europa, Geórgui passou por situações de intenso sofrimento. Sem apelar para sensacionalismos ou clichês sensibilizantes, ele conta sua triste trajetória desde a infância em uma pobre cidade da Rússia, com um pai depreciador e uma fome cotidiana, passando pelo seu trabalho como guarda do filho do czar Nicolau II, quando conheceu o seu grande amor, até a sua vida de adulto na França e Inglaterra, os desafios do seu casamento e uma série de considerações muito pertinentes sobre a terceira idade.
"Talvez ele ache que me perdi ou que não consigo dormir, ou que sujei a cama. É ridículo, claro. Estou inteiramente vestido, só sou velho." Pág. 444
A história alicerça-se nos momentos mais importantes da vida de Geórgui, aqueles que constituíram seu aprendizado e fundamentaram seu caráter. Sua fala, apesar de carregada por grande culpa pelos erros que cometeu, é a de quem se vê inesperadamente satisfeito com o rumo que sua vida tomou, e de suas reflexões pontuadas ao longo da narrativa é possível extrairmos grande sabedoria deste personagem. Por ser contada fora de ordem cronológica, a narrativa conta com aqueles adoráveis detalhes deixados em dado momento e retomados posteriormente, como se o autor desejasse presentear com sutilizas deliciosas os leitores mais atentos.

Em alguns momentos do romance histórico, o autor se apóia em fatos reais e cria personagens a partir de figuras políticas ou famosas que existiram de verdade, como a família Romanov do último czar da Rússia, o místico e controverso Rasputin e até Churchill, o primeiro-ministro da Inglaterra durante a 2ª guerra. Nos capítulos sobre sua experiência como guarda do filho do czar, é possível entender melhor as relações de poder da família do imperador, e esboçar uma ideia sobre como foi a vida da família imperial russa. Além disso, pela época e países em que o livro se passa, podemos imaginar com mais clareza como deve ter sido viver em período de guerra, se sentindo em perigo o tempo todo e sofrendo as dificuldades causadas na vida cotidiana.

Se trata de uma leitura imensamente prazerosa, que pode ser absorvida mesmo por quem não tem conhecimentos profundos sobre História e Política mundial - embora imagino que venha a ser ainda mais interessante para quem domina ou tem interesse nesses assuntos. Indicado para todos que têm curiosidade sobre culturas de outras épocas e países, tanto quanto para aqueles que gostam de refletir sobre a vida em si, e, principalmente, "O palácio de inverno" é perfeito para todos que apreciam uma boa história.


Nota: 5/5
Capa: 5/5 
Leria de novo? Não sei dizer, mas certamente gostaria de conhecer os 
outros livros do autor ("O menino do pijama listrado", por exemplo)

---------------------------------------
Participe das promoções que estão rolando:

27 comentários:

  1. Sua resenha me fez ter vontade de ler o livro. Adoro esse tipo de história.

    Beijos!

    @carissinha
    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  2. Eu estou muito curiosa para ler esse livro! Além dessa resenha maravilhosa sua, já li outras a respeito dele e sempre positivas! Fora que eu já li O Menino do Pijama Listrado e amei o livro, amei a forma que o autor escreve, tudo! Se eu fosse você corria logo comprar O Menino do Pijama Listrado porque vale muito a pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza lerei "O Menino do Pijama Listrado", Karla. Só vou dar um tempinho porque gosto de descansar do autor entre um livro e outro, pra chegar com a cabeça fresca na leitura do próximo, sabe?

      E muito obrigada pelo elogio!

      Excluir
  3. Não sou muito fã de romances históricos, mas fiquei bem curiosa para ler este livro, parece ser interessante, além do que por ser do mesmo autor de O Menino do Pijama Listrado, que aliás é muito bom, já é motivo suficiente para entrar na minha listinha de novas aquisições.

    Vanessa
    http://jovemcasalnerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que eu também fugia de romances históricos, Vanessa, mas nunca foi uma coisa consciente. Acho que depois desse livro vou mudar a minha postura com esse tipo de livro :)

      Excluir
  4. Até então desconhecia este livro e o autor também. Tenho que admitir que sua resenha desperta interesse nessa história. Esse é o tipo de gênero que faço questão de ler, e já está na minha lista de livros para ler.

    Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, Augusto! O livro é maravilhoso! Fico feliz pela resenha despertar seu interesse.

      Abração pra vc tb!

      Excluir
  5. Boa Noite Mariana,

    Esse é o único livro que não li do autor, mas já esta aqui em casa conforme a minha caixa de correio informou e vc ñ deixou um comentário :(....kkk, mas os outros tr~es livros são ótimos e resenhei todos no blog, gostei da sua resenha, se já estava curioso antes imagina agora.

    Abraços!!!!

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro esse tipo de romance, traz muito conteúdo ao leitor, quando se trata de outras épocas e lugares. Adorei a sua resenha e também estou curiosíssima sobre O Menino do Pijama Listrado.

    abraços,
    Luciana
    http://www.folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto mt disso, é como se ao começar o livro a gente fosse uma pessoa e no fim dele fôssemos outra muito melhor, né? Essa é uma das coisas que mais me atrai numa leitura.

      Excluir
  7. Adoro o John Boyne e fiquei interessadíssimo em ler esse livro dele.

    Sempre tenho curiosidade em saber um pouco mais sobre a Rússia e seus costumes e tradições.

    Parabéns pela resenha!

    Bjosss

    www.capaetitulo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, Marcos! O livro é ótimo para quem curte a Rússia!

      Excluir
  8. Já li a resenha do livro no psycobooks, mas não me liguei que o autor era o mesmo do menino do pijama listrado, queria saber aonde anda minha cabeça hahahaha.

    O livro parece realmente bom, apesar de não ser muito fã da Rússia.

    www.pausaparaumcafe.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anna, eu também não tinha nada contra ou a favor da Rússia, mas a narrativa do autor é tão bacana que vc até acaba o livro gostando um pouquinho, rs.

      Excluir
  9. Que linda ficou a resenha Mari, amei!
    Estava super curiosa a respeito desse livro e fiquei muito feliz em saber que você aprovou a leitura.
    Enfim, eu já conhecia o autor pois eu li O Menino do Pijama Listrado e confesso que gostei muito do livro e recomendo apesar da temática ser bem pesada.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto muito de livros com temática pesada. Brinco sempre que é por causa do meu masoquismo literário, mas a verdade é que eles geram mais reflexão.

      Fico feliz por vc ter curtido a resenha!!! Beijinho!

      Excluir
    2. Então, super recomendo que você leia O Menino do Pijama Listrado. Você vai gostar!
      Beijos

      Excluir
  10. Confesso que de início pensei 'Não é meu tipo de livro', mas você falou tão bem que me deixou curiosa, além dos personagens principais serem idosos, o que não é muito comum! Nem sempre tenho disposição pra ler uma narrativa triste, não sei se é o caso, ontem mesmo terminei de ler um livro e estava com o rosto inchado de tanto chorar! rsrsrs, mas o livro passa uma mensagem muito boa, você deve conhecer 'O diário de Suzana para Nicolas'. Enfim, acho que livro tem muito a ver com momento! :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Marcella!

      Não se preocupe porque os personagens principais não são idosos durante todo o livro: o Geórgui conta a história de vida dele, e na maior parte do tempo ele conta sobre a sua juventude e vida adulta, entende? A narrativa tem fatos tristes, mas não é dessas que machucam muito a gente. Ela é suave e gostosa.

      O Diário de Suzana para Nicolas é lindo mesmo! Li em um dia, não consegui largar, haha.. tem resenha dele no Felizvros:

      http://www.felizvros.com/2012/01/resenha-o-diario-de-suzana-para-nicolas.html

      Beijinhos!

      Excluir
  11. Já li O menino do pijama listrado e gostei da narrativa do John Boyne, este não serio um livro "prioridade" pra mim, mas compraria algum dia, pois eu gosto dessas historias que misturam realidade com ficção.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. eu quero muito ler este livro so estou esperando ele abaixar o preço um pouco, porque os livros são tao caros aqui no Brasil e impressionamte não ha estimulo nenhum para ler não com estes preços abusivel outro problema que eu tenho e que aqui em BH existem poucas grandes livrarias então não tem como você pesquisar o melhor preço. Voltando ao livro ja tinha lido algo a respeito no blog da mariana, Alba e Tata. Adorei sua resenha, me deu mais vontade de ler.eu amo este tipo de historia realidade com ficção. um super beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angel, eu concordo com vc que livro no Brasil é uma coisa cara, principalmente pra quem tem o hábito de comprar em livraria física. Uma dica que te dou é procurar sempre no Submarino, onde você pode encontrar uns descontos legais. Outra coisa bacana é o skoob plus onde você pode trocar livros, eu já até fiz um tutorial sobre ele:

      http://www.felizvros.com/2012/01/felizvros-ensina-tutorial-basicao-de.html

      Mas sei lá, acho que alguns livros valem quanto custam, principalmente os da Companhia das Letras, que tem um trabalho editorial impecável.

      Beijinhos pra você!

      Excluir
  13. NOSSA O.O
    eu nao sabia que tinha sido ele que escreveu o menino do pijama listado, eu li este e é muito bom!!
    este livro parece ser bem diferente do outro que li, gostaria muito de conhecer melhor a história do livro
    e a capa é realmente linda!!
    abraços

    ResponderExcluir
  14. Ótima resenha!
    Super ansiosa pra ler o livro!

    @IamAmandaa
    amandaa.prates@live.com

    ResponderExcluir
  15. Eu não li "O Menino do Pijama Listrado", então não saberia oque esperar do autor em termos de narrativa e detalhamento de personagens, mas acho a sinopse desse livro fascinante.

    É legal quando um livro usa fatos reais como pano de fundo para a trama, mas não exige do leitor profundos conhecimentos de história ou politica, como você mencionou. Outro autor que faz isso muit bem é Tom Rob Smith em "Criança 44" e "O Discurso Secreto".

    Como eu disse, acho a sinopse desse livro muito interessante. Ele está na minha lista de compras futuras.

    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir