quinta-feira, 7 de junho de 2012

Resenha: Apolo e Dionísio - José T. Pers


Autor: José T. Pers
Ano: 1995
Número de páginas: 140

Sinopse: As histórias fazem parte de todas as culturas. Transmitidas oralmente, por escrito ou por imagens, sempre nos deram o prazer de conhecer os dramas e as alegrias dos personagens, sozinhos ou em sociedade. Com o poder de nos transportar para outros ambientes, vencendo as barreiras do tempo e do espaço, as histórias de boa qualidade talvez possam ser comparadas à ação reparadora do sono - sem elas seria mais difícil para nós o confronto com a realidade quotidiana nem sempre agradável. "Apolo e Dionísio"  conta com seis contos de mistério e suspense: em três o protagonista é o amoral Coriolano. Nos outros três há situações de mistério e suspense fáceis de encontrar no cotidiano brasileiro.

Bem escrito, o livro "Apolo e Dionísio" conta com 6 contos curtos de leitura rápida e agradável. A histórias são inteligentes e abrem espaço para várias reflexões, como por exemplo sobre o perigo de decisões inconsequentes, sobre dar valor às pessoas que nos fazem bem e sobre como as aparências podem nos enganar. O livro também passa superficialmente sobre temas da filosofia e psicologia, o que é um incentivo extra para quem gosta de tais temas mas não atrapalha a leitura de quem não tem tal repertório.

De ponto negativo há uma menção a drogas que talvez não fosse necessária no conto "O reencontro", em que temos o protagonista Coriolano.  Este personagem, que também está em outros dois contos, é o retrato da moral duvidosa que permeia a noção de "jeitinho brasileiro", o que pode trazer certo desconforto para quem - como eu - não aprecia esse tipo de personalidade nas pessoas ou personagens. A violência estampada nas páginas deste livro entra num clichê de história brasileira com sangue e morte (um aspecto bem forte no cinema, como vocês devem lembrar - Cidade de Deus, Tropa de Elite, etc.), mas apesar deste não ser meu tópico preferido de narrativa,  Pers desenvolve seus enredos com muita habilidade, nos envolvendo e amarrando o texto de tal forma que a leitura é bastante prazerosa.

Como vocês já me viram confessar em outras ocasiões, eu devo ser uma das piores leitoras de contos que existe, já que costumo ficar desapontada com esse tipo de leitura. Porém, apesar de algumas histórias de José terem acabado de forma demasiado abrupta pro meu gosto, me peguei bastante interessada em seus enredos. O interesse foi tal que, eu que pela incompatibilidade de gosto mencionada, costumo enrolar por várias semanas a leitura dos livros de conto, li "Apolo e Dionísio" em uma sentada.


Nota: 3/5 
Capa: 3/5  
Leria de novo? Não, mas gostei da experiência e desejo sucesso ao autor.

---------------------------------------------------------------
Participe da Promoção! 

Concorra a 1 dos 2 livros autografados que serão sorteados. 
Serão 2 ganhadores!


Para participar: é só seguir as 2 regrinhas obrigatórias do 1º passo + ter endereço de entrega no Brasil.

Se quiser ter ainda mais chances: 
siga os outros passos que vão aparecer depois que você seguir o 1º!

Se tiver dúvidas: assista este tutorial que fiz pra vocês ou me pergunte pelo twitter @maripmelo :) 



---------------------------------------------------------------
Participe das promoções que estão rolando!
   

E lembrando: p/participar da #promo mensal Comentário Premiado você só precisa:
 Seguir o blog no GFC, comentar e assinar seus comentários c/e-mail ou twitter :)


23 comentários:

  1. Oi.
    Particularmente eu não gosto de contos, mas fico sempre curiosa em relação à eles, sou estranha. Esse me chamou à atenção, em especial, vou procurá-lo, caso não ganhe a promoção.
    Beijos! :D

    laura_zardo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bem, gosto dos contos do Machado de Assis e confesso que nunca procurei ler outros tipos de conto.Mas vou procurar ler Apolo e dionísio.
    Beijos
    Fabianne
    @fabsa88

    ResponderExcluir
  3. Nossa adoro contos, aposto que este livro deve ser fabuloso.
    Adorei a capa, muito legal.
    Confesso que contos nem sempre são lá muito bons, mas no geral sempre acho livros que tem contos otimos :3

    yarasp71@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Apesar de não conhecer o autor, já estou participando da promoção. Sempre é bom ter mais um livro na estante né.

    @elaineborges10

    ResponderExcluir
  5. Curti pra caramba a Capa
    Parece aqueles livros de direito da faculdade :D
    Vou colocar na minha lista para ler. Bom fim de semana a todos

    @guilhermehck

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Mariana,

    Não conhecia o livro, mas confesso que não me chamou a minha atenção, parabéns pela resenha...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Participandoooo ;) Bom fim de semana, Mari!

    @elianalee

    ResponderExcluir
  8. Eu não conhecia o livro ainda, mas achei a capa meio feia. Não gosto dessas capas com poucas cores ;x
    Também demoro bastante para ler livros de contos! Mas esse até que parece ser interessante, talvez eu leia um dia :P

    Luh (Fome de Livros)
    http://blog.fomedelivros.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei essa resenha... me deixou morrendo de vontade de ler esse livro!

    @AnaThais2

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto muito de contos, afinal sou viciada nos contos de Machado de Assis. Acho que eu não entendi bem o porque do título ser Apolo e Dionisio, quando li o título pensei que ia falar de histórias da Grécia antiga, mas pelo que você falou tem muito a ver com a realidade do Brasil. Eu fiquei curiosa para ler, pois eu gosto de contos e queria conhecer esses.

    ResponderExcluir
  11. Gostei dessa resenha, achei interessante o livro, não o conhecia. :)

    ResponderExcluir
  12. Pela resenha achei o livro bem interessante... fiquei curiosa para ler o livro.
    @hist_literatura

    ResponderExcluir
  13. oi,

    BOm, eu gosto de contos e também me interressei pelo fato de falar sobre deuses gregos.

    Bjos

    @manucostablog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manu,

      o livro não fala sobre deuses gregos, acredito que o seu nome remeta à questão do interesse/guerra/seriedade x prazer/alegria.

      Um abraço.

      Excluir
  14. uobaa participando \o/ pareçe ser excelente! :)

    ResponderExcluir
  15. Para falar a verdade, o livro não me chamou a atenção não... resolvi nem entrar na promoção para não tirar a chance de quem realmente quer lê-lo. :)

    arturlima2005@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Gosto de ler contos, e esses me conquistaram por conta do personagem principal.
    Agora fiquei achando interessante o título falando sobre Dionísio e Apolo com o protagonista sendo Coriolano.

    @carissinha

    ResponderExcluir
  17. eu acho que não li nenhum livro de contos até agora..
    mas como gosto particularmente da mitologia grega, quem sabe? :)

    @Baciil / matheus_bmoser@Hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Os contos realmente têm essa característica menos convencional de finais abruptos, o que não agrada todo mundo... não é meu gênero favorito, mas alguns são muito interessantes! Fiquei bastante interessada pelo livro!

    ca_sirio@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  19. Participando o/ Boa sorte a todos! parece ser um livro bem legal. @HugoMonster

    ResponderExcluir
  20. Não gostei muito da capa desse livro !
    Também não gosto muito de livros que tenham mais de uma história .
    Uma das minhas piores matérias é filosofia !Então eu já sei o porque de não ter gostado muito desse livro !
    Eu também não aprecio personalidades na pessoa ou personagem!
    Acho que eu não conseguiria ler livros desse tipo em um dia .

    Não vou participar da promo porque como eu disse não gosto muito desse tipo de leitura mais boa sorte a todos que vão participar !

    je0va@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Eu gosto de contos. Mas tenho pânico de livros com violência, então não vou participar da promoção. Boa sorte pra quem for se aventurar! =)

    Ju
    @PalcoseLivros

    ResponderExcluir