sexta-feira, 22 de junho de 2012

Resenha: Uma noite no Chateau Marmont - Laura Weisberger

Resenha da colunista Bel Hamdan


Editora: Record
Autora: Laura Weisberger
ISBN: 9788501094292
Ano: 2011
Páginas: 491

Sinopse: Brooke e Julian têm uma vida tranquila em Nova York: ela sustenta o casal com dois empregos enquanto ele investe em sua carreira como músico. Finalmente, Julian é descoberto por um executivo da Sony e se torna um súbito sucesso, e suas vidas mudam para sempre. Os implacáveis paparazzi tanto insistem que conseguem emplacar uma foto escandalosa na imprensa - será que o casamento de Brooke vai sobreviver aos acontecimentos daquela noite fatídica no Chateau Marmont? 

Começo dizendo que provavelmente minha resenha será parcial, já que desde que li o livro "O Diabo Veste Prada" (que é diferente do filme em certas doses, mas igualmente encantador), sou fã da autora. Ela escreve extremamente bem e esse livro me arrancou emoções. :) A capa do livro segue a linha das séries da autora, e não sei se é só comigo, mas creio que poderiam parar com isso. Na minha opinião, é muito apelo de marketing, para entregar de cara que o livro é da linha do "Diabo Veste Prada" - além de reafirmarem escrevendo isso na capa. Que escolhessem, ou texto afirmando que as obras são de mesma autoria, ou capas parecidas. Enfim, acredito que a capa seja adequada à históra, mas teriam saídas melhores.

O livro conta a história de dois amantes com cinco anos de casados (em off: a palavra "amante" costuma confundir a cabeça das pessoas, pois é constantemente ligada ao adultério, porém ela impele aos enamorados, marido e esposa e casais de forma geral, lembre-se sempre disso, não caiam no golpe da palavra "popularizada"), Julian e Brooke. Ele é um músico talentoso que busca reconhecimento e ela, uma nutricionista que trabalha em dois empregos, e apóia totalmente o marido em sua luta pelo sucesso.Em um certo momento de sua carreira, Julian é descoberto por um produtor e finalmente consegue a fama que buscava. A vida do casal muda radicalmente e o que a princípio parecia a realização de um sonho, começa a se tornar um pesadelo.

As coisas começam a ir de mal a pior, quando Brooke percebe que não consegue conciliar sua vida a do marido, e muito menos sua carreira. Ele que, em momento algum deixa de demonstrar seu amor pela esposa, mesmo nos momentos de grande envolvimento com a fama, quer que ela o acompanhe, mas Brooke não quer abrir mão de sua profissão após ter se dedicado e lutado tanto quanto o marido por seu reconhecimento. Assim, o relacionamento deles entra em crise mesmo que eles ainda se amem muito e saibam disso. Durante toda a narrativa, a autora consegue nos mostrar a angústia que ambos enfrentam em suas carreiras e no relacionamento. Se amam, mas não querem abrir mão de suas conquistas. Ambos lutam desenfreadamente para conseguir conciliar o amor e a carreira, mas há um momento chave em que tudo parece desabar, que é quando vão ao "Chateau Marmont", que dá título ao livro. Será que o relacionamento deles vai sobreviver a essa noite?

Brooke é muito ponderada em suas ações, enquanto Jullian é passional. Isso é fácil perceber justamente pela profissão escolhida pelos dois. Muitas vezes, durante a leitura, me perguntava se eu conseguiria ter o equilíbrio que Brooke tinha. Provavelmente sim, pois fica claro que ela se segurava pelo amor que sentia por Jullian. Mas consegui sentir a angústia que ela sentia. Ao mesmo tempo que Jullian, que consegue sair do anonimato, fica dividido entre as escolhas da fama e do amor. O livro é excelente, uma leitura que tira o fôlego e deixa aquela "dor" atrás do pescoço, que significa que estamos tensos. Vale a pena ler. 

Nota: 5/5
Capa: 5/5
Leria de novo? Talvez

Prólogo:  Bem leitores, esta é a última resenha que farei para o felizvros. Sou apaixonada com os livros, e com a academia. Assim como Brooke que investe na carreira, durante meu tempo no felizvros, senti que não me dediquei quanto devia ao blog e também quero investir na minha carreira, tanto que farei em breve uma prova para entrar no Mestrado. Como eu já não conseguia me dedicar muito, tendo apenas que me dedicar à minha graduação, acho muito difícil que consiga me dedicar ao blog, agora com estes projetos pessoais. Também quero me dedicar mais a outros blogs que escrevo, e a Mari é uma excelente escritora e pessoa, vocês sempre ficarão bem ao lado dela. Peço que me perdoem a falta de atenção, mas me diverti muito e adorei o tempo que passei aqui! 
Até breve! Bel



---------------------------------------------------------------
Participe das promoções que estão rolando!
  
E lembrando: p/participar da #promo mensal Comentário Premiado você só precisa:
 Seguir o blog no GFC, comentar e assinar seus comentários c/e-mail ou twitter :)

14 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Bel! Estou ansiosa para ler Uma Noite no Chateau Marmont! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. To querendo ler faz tempo esse livro mas não tive uma oportunidade. Bel, boa sorte na sua nova jornada, não tive tempo de acompanhar muito sua parte no blog, mas você escreve muito bem. Parabéns mesmo, creio que o blog vai sentir sua falta :D

    tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Este livro parece muito bom e o tema é bem complexo.Adorei a capa e a resenha também.
    Bjus
    Fabianne
    @fabsa88

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Bel,

    Não conhecia esse livro e gostei da sinopse e a sua excelente resenha me deixou muito curioso, que pena que não estará mais aqui, mas o blog esta em excelentes mãos...abçs e sucesso.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Muito Obrigada meninas, também sentirei falta de escrever no blog, mas sempre estarei presente nos comentários! :D E o livro é mesmo uma delícia!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Tenho "O Diabo Veste Prada" já faz um tempinho, mas como assisti o filme antes de comprar o livro, acabei não me animando ainda para ler, apesar de ter gostado bastante do filme. Adorei sua resenha e me deu uma animada em tirar o plástico do meu "O Diabo Veste Prada" e pegar pra ler e ver se vou gostar da escrita da autora e quem sabe depois comprar "Uma noite no Chateau Marmont".

    Uma pena você não resenhar mais para o blog, mas desejo boa sorte nos seus novos projetos e concordo com você a Mari escreve super bem.

    nandinhamenezes1@gmail.com
    @NandinhaMenezes

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a resenha, parabéns! A história parece ser muito linda, essa história de ficar entre amor e profissão é algo tão na "moda", mas mesmo assim me interessei pelo livro.
    @debinha_araujo

    ResponderExcluir
  9. Bem, eu não sei se leria este livro, pois li o diabo veste prada e não achei la uma grande coisa
    e bem é uma pena você estar saindo do blog
    abraços
    e que tudo de certo em teus projetos


    @Mayh_Fernandes

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    Achei muita apelação ser a mesma capa, porque eu até pensei que era continuação de O Diabo Veste Prada. Me interessei pelo livro, mas fiquei decepcionada porque não é continuação, haha.
    Beijos!

    laura_zardo@yahoo.com.br :)

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha e fiquei bem curiosa pra ler o livro! Também acho a capa puro marketing, mas se for tão bom quanto O diabo Veste Prada, vale a chamada! não o li, mas vi o filme e amei! Agora quero ler esse!

    ca_sirio@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Bel, boa sorte com seus novos projetos!! =)

    Ah, eu gosto da capa... rs... Não conhecia o livro e adorei a história, embora ele pareça ser meio triste. Mas eu gosto de histórias tristes também! hehe... Espero que o casal consiga seu final feliz, pelo que você escreveu acredito que eles mereçam. Mas nem sempre as pessoas têm o que merecem na vida, né?

    Ju
    @PalcoseLivros

    ResponderExcluir