sexta-feira, 1 de junho de 2012

Resenha: Especiais - Scott Westerfeld


Editora: Galera
Autor: SCOTT WESTERFELD
ISBN: 9788501083692
Ano: 2011
Número de páginas: 229

Sinopse: Tally agora é uma Especial. Mais do que isso, é uma Cortadora. Agora ela tem uma beleza cruel e um corpo cem por cento letal. Com seus sentidos aguçados e mente sagaz, nada pode impedi-la de cumprir sua missão. O reencontro com lembranças da sua antiga vida traz à tona sentimentos fortes, que balançam as certezas de sua mente especial. Agora resta a Tally decidir quem vai ganhar essa disputa: seus instintos treinados de Especial ou sua verdadeira consciência. Especiais é o terceiro volume da série Feios, de Scott Westerfeld, autor de Tão ontem. A série Feios (Uglies) é best seller do New York Times e será levada para as telas de cinema.

Se alguém me perguntasse por que gosto tanto da série Feios, minha resposta estaria diretamente relacionada à sua ação constante e prazerosa. No mercado YA, este é um livro que eu indicaria sem pensar duas vezes para um adolescente querido ou quem quer que seja por ser uma leitura que, mesmo leve, consegue ser crítica e reflexiva. “Especiais” se mantém nesse alto padrão de qualidade da série, embora eu não consiga colocá-lo numa escala de preferência em relação a “Feios” e “Perfeitos”, já que todas essas leituras são igualmente deliciosas.

A partir daqui esta resenha contém spoilers dos livros “Feios” e “Perfeitos”

Neste livro, como em “Perfeitos”, Tally está completamente diferente da personagem do livro anterior. Como já sabemos, as cirurgias realizadas em Nova Perfeição alteram não só os corpos das pessoas, mas principalmente sua forma de pensar e de se sentir. Essa característica da série é muito interessante, porque nos permite analisar o universo criado de todas as perspectivas existentes e, assim, entendê-lo mais profundamente. O fato de Tally estar sempre diferente também ajuda a leitura a ter sempre um novo fôlego, como se ela se a história se renovasse a cada livro.

Quem leu “Perfeitos” lembrará que a Shay havia feito a gangue dos cortadores, pessoas que se cortavam para se manterem borbulhantes, com a mente e os sentidos aguçados o tempo todo. Pois esse grupo continua a existir em “Especiais” e continua a me preocupar. Então eu gostaria de pedir para todos os leitores da série que entendam que esta é uma obra de ficção. Praticar atos de self injury não ajuda a resolver nenhum problema, só piora as coisas e fazem você se sentir mal. Então, se algum dia você se sentir tentado a fazer uma bobeira dessas, converse com um amigo, com seus pais ou até comigo – meu e-mail está na coluna aqui ao lado. Todos os problemas têm soluções, mas se machucar não é uma delas. 

Voltando ao livro, agora que Tally se tornou uma especial os momentos de ação são ainda melhores, já que com tecnologia e sentidos mais aguçados ela é capaz de realizar façanhas ainda melhores que as dos livros anteriores. A tecnologia, inclusive, é um dos pontos altos da leitura. Tal qual num livro fantástico, é através da tecnologia que a série “Feios” nos encanta, tonando possíveis – ao menos neste universo – possibilidades que sequer cogitamos na vida real. 

Além disso, surge uma nova cidade – sobre a qual não falarei para não gerar spoilers – mas que, certamente, torna a leitura muito mais divertida, apesar de aparecer tão pouco. Espero sinceramente que ela tenha mais destaque no próximo livro. Vale citar que em “Especiais” o autor encontrou uma solução para o triângulo amoroso “David-Tally-Zane”, e confesso que a achei bastante simplista, embora ainda assim tenha ficado satisfeita com ela. “Especiais” é tudo o que os fãs da série esperavam e, com um final eletrizante, não nos resta nada além de correr atrás do último livro.


Nota: 4/5
Capa: 5/5  (tão linda quanto as outras, mas minha "menos preferida"  da série).
Leria de novo? Não, mas o 4º livro da série está na minha lista de leitura!



---------------------------------------------------------------
Participe das promoções que estão rolando!
   

E lembrando: p/participar da #promo mensal Comentário Premiado você só precisa:
 Seguir o blog no GFC, comentar e assinar seus comentários c/e-mail ou twitter :)

20 comentários:

  1. Olá!
    Quando se trata desta série, sempre fico com um frio na barriga de começar a ler, não sei explicar o por quê disto, algo meio sem sentido.
    O fato é que sempre decido "ler mais tarde" e nunca realmente acabo lendo, haha.
    Espero que esta loucura passe.
    Adorei esta resenha, assim como a dos outros livros.
    Beijos!

    laura_zardo@yahoo.com.br :D

    ResponderExcluir
  2. Não vejo a hora de ler essa série. Só não li ela até agora pq quero ler um livro atrás do outro e, como eles são meio caros, tenho que juntar grana pra poder comprá-los. :/

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Mariana,

    Li e resenhei esse livro no blog, gostei demais dessa série e quero ler muito o próximo livro, diferente de você leria novamente, parabéns pela resenha....abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tenho muita vontade de começar a ler a série! Mas são tantas séries em aberto que acho que vou ter que acabar uma pra pegar outra!! Mas acho que vou gostar bastante de Feios!

    ca_sirio@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Já tinha lido resenhas de "Feios" e "Perfeitos", mas essa é a primeira resenha que leio de "Especiais". Já ouvi falar muito da série e tudo que eu li só fala bem. Você só afirmou mais uma vez que a série é boa. Poxa! Muita vontade de ler a série, parece que é muito interessante. Pelo que você falou na parte dos spoilers a história atrai qualquer pessoa que goste de coisas que envolvam tecnologia.

    ResponderExcluir
  6. Eu amo essa série, mas tenho a mesma sensação que a Laura ali em cima, achei que só eu tinha essa coisa estranha hahaha

    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari!!

    Esse mês acho que vai dar pra passar sempre por aqui, apesar da monografia ainda em construção. Mas está no fim, assim espero! rs

    Eu não li essa série, então não vi quase nada da resenha, me desculpe por não poder opinar direito.

    Mas a série Feios me atrai muito... eu realmente amo distopias!

    Beijo!

    Ju
    @PalcoseLivros

    ResponderExcluir
  8. nao li nenhum livro da série ainda..
    mas quem sabe, depois dessa resenha, não comece a ler? ;)

    matheus_bmoser@hotmail.com / @Baciil

    ResponderExcluir
  9. Ja li o primeiro da serie, gostei bastante
    Agora so me falta coragem pra comprar os outros. Ótima resenha parabens pelo blog.
    Bom DOmingo

    ResponderExcluir
  10. Comprei os dois primeiros livros na versão vira-vira da Saraiva por não achar que seriam tão bons assim. Mas me apaixonei e agora me arrependo amargamente por não ter a versão linda e original dessa série. Comecei Especiais hoje e estou amando! (:

    annagabriela_r@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Eu quero muiiito, eu tenhos os primeiros, mais ainda não li, mas falta é tempo,é preparativos de casamento, é facul q ta terminando, e noss me tortura ficar sem poder ler!!! Mas quero muito ler essa série!!! *-*
    patysv1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Gosto muito da série e os elementos tecnológicos nela presentes deixam a série mais atrativa ainda.Não tenho muito empatia pelos personagens,mas a história é repleta de ação e adoro isso.
    Beijos
    Fabianne
    @fabsa88

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda só li o primeiro livro da série, que é ótima, eu gostei muito, tanta gente falando.
    A maioria das resenha que li, foram tudo positivas.

    ResponderExcluir
  15. Dizem que essa série é muito massa sempre quis le-la mais nunca tive a oportunidade :/!
    Achei bem interessante a capa desse livro ..mesmo sendo tão simples !
    A sinopse é bem interessante e atrativa !Mais as vezes a sinopse é booa e o livro nem tantoo .
    Mais parece ser bem interessante essa série !

    je0va@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. É incrivel mesmo está série, uma pena quem ainda não tem ideia de como o livro é bom, e sabe eu acho que o livro feio trás um tipo de critica a sociedade moderna, e se o que aconteceu no livro acontecer com nosso mundo, eu nem vou estranhar .-.
    @Mayh_Fernandes

    ResponderExcluir