quinta-feira, 14 de junho de 2012

Resenha e #promo: Por Isso a Gente Acabou - Daniel Hendler

Resenha e promo especiais de semana dos namorados porque eu sou uma fofa!


Sinopse: Min Green e Ed Slaterton estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro. Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento. Essa carta é o texto de Por isso a gente acabou, que é, assim, carregado de um tom informal e tragicômico - características da personagem - e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação. 
"Para de dizer sem querer ofender quando diz coisas que ofendem. Você não ganha permissão automática." Pág. 59
Ao contrário do nome que leva, este não é só um livro cheio de ressentimento por um ex-namorado. Antes disso, é um livro sobre o amor, o espírito adolescente, a vontade de viver a intensidade das coisas. Nele, Minerva Green nos conta toda a história de seu namoro com Ed Slaterton, desde o flerte despretensioso até o final. O livro esbarra em clichês do High School americano de personagens atletas e alunos menos populares apreciadores de arte. No caso, Min Green e seus amigos são aficionados pela sétima, o cinema, e não faltam menções a filmes ao longo da leitura, no que o livro se aproxima de "Anna e o Beijo Francês". Porém, no caso do livro de Daniel Handler os filmes citados são todos produto da mente do autor - então não se afobe anotando seus nomes pra assistir depois como eu fiz :( porque será tempo perdido. 

Em sua descrição do mundo que a cerca, Min retrata os adolescentes americanos e o ambiente escolar dos Estados Unidos. Esta janela nos faz perceber como os jovens de lá têm muito mais opções de cultura no colégio, e como ainda precisamos nos esforçar no Brasil pra termos um ambiente igualmente rico em oportunidades para nossos jovens. Outra possibilidade de reflexão do livro é a de valorizar quem de fato nos valoriza, de ter sempre um pé atrás com nossos pretendentes e não confiar cegamente: afinal, aquelas que nos provocam encantamento nem sempre são as pessoas certas para nós. Ainda assim, não inciem a leitura esperando um grande aprendizado pois neste livro ele é bastante sutil. Seu principal papel é o de um bom entretenimento, com o qual os jovens podem se relacionar.

"Por isso a gente acabou" é uma experiência de leitura que se assemelha a "O Céu Está em Todo Lugar" ao mesclar o enredo a páginas ilustrativas - embora neste caso não sejam poesias e sim desenhos dos objetos que a protagonista está devolvendo ao seu ex. Mais do que o conteúdo, é a forma do livro que o torna tão diferente. Além das ilustrações, "Por isso a gente acabou" conta com uma narrativa numa espécie de fluxo de consciência, em que a protagonista vai contando sua história da maneira como ela é pensada, do modo desordenado como os pensamentos costumam ser - apesar de ter um fio narrativo. Isso é (ao menos para mim) inédito no mercado YA e é muito positivo para a leitura, pois nos dá acesso sem censura aos sentimentos da personagem, que se apresenta despida de máscaras ao leitor. Em alguns momentos Minerva pode ser uma drama queen, mas pensando bem: eu duvido que algum de nós seja muito controlado lá dentro da nossa cabeça frente a um sofrimento, especialmente na nossa juventude. Mais que dos objetos, Minerva está se desfazendo das memórias doces que guardou de um amor passageiro, um processo que ela nos apresenta com muita ternura, dor e até alguma poesia. 


Nota: 4/5
Capa: 4/5  (bonita e tem tudo a ver com o livro).
Leria de novo? Não, mas quero ler outros livros do autor.

----------------------------------------------------
Participe da Promoção! 
Desta vez a promo será mais curtinha (durará somente 2 semanas!)


Para participar: é só seguir as 2 regrinhas obrigatórias do 1º passo + ter endereço de entrega no Brasil.

Se quiser ter ainda mais chances: 
siga os outros passos que vão aparecer depois que você seguir o 1º!


Se tiver dúvidas: assista este tutorial que fiz pra vocês ou me pergunte pelo twitter @maripmelo :) 


---------------------------------------------------------------
Participe das promoções que estão rolando!
  

E lembrando: p/participar da #promo mensal Comentário Premiado você só precisa:
 Seguir o blog no GFC, comentar e assinar seus comentários c/e-mail ou twitter :)

66 comentários:

  1. Eu tenho muita curiosidade em ler esse livro. Toda vez eu acho que ele deve ser semelhante a "A invenção de Hugo Cabret" na relação das figuras com o texto. Adoro o enredo.

    Bjossss

    ResponderExcluir
  2. eu adorei o fato de mesclar figuras, nunca li um livro assim.
    concordo que aqui no brasil tem pouca opçao de cultura em relaçao aos colegios dos EUA,uma pena.
    quero muito ler esse livro, msm sendo só pra entreter :]

    ResponderExcluir
  3. Ai Mari, quero muito, muito, muito esse livro!
    Achei-o muito fofo!
    Estou lendo "O céu está em todo lugar" com uma diagramação parecida, por isso gostei tanto desse tipo de leitura.
    Espero ganhar dessa vez!
    beijos

    lin_leao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Gente, esse é o tipo de livro que faz a gente querer ele assim que o vê. O engraçado é que quando o vi pela primeira vez, me veio a imagem do Diário de um Banana na cabeça... kkkkk é muita criança e pré-adolescente na vida desta professora que vos fala viu...

    @elianalee

    ResponderExcluir
  5. Oie...
    Tudo bom?
    Esse livro Por isso a gente acabou eu morro de vontade de ler... parece ser tão lindo rs rs rs

    Adorei seu blog... Já estou seguindo...
    Depois dá uma passadinha no meu para conhecer... Relíquias da Lylu =D
    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Mariana,

    Mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, e fiquei interessado só em ler a sinopse, depois da sua resenha minha curiosidade ficou grande, parabéns e participando com certeza...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nossa Mari... Não acredito que vai ter sorteio de "Por Isso a Gente Acabou"?! Tipo: Eu tenho q ganhar essa promoção, se eu ganhar ele, ele vai passar na frente de qualquer leitura que eu tenha. Tô muito acreditando que esse livro vai ser meu...*_*
    Participando e torcendo muito, muito, muito pra que eu ganhe...

    ResponderExcluir
  8. Esse livro parece ser legal, mesmo que não seja um livro que você vá aprender muito quero mesmo é me entreter e pelo jeito ele faz isso muito bem!
    Gosto de acompanhar o cotidiano da escola nos EUA - e ver o quanto lá é melhor - então esse já seria um fator legal!

    ResponderExcluir
  9. Estou com muita vontade de ler esse livro. Acho a ideia tão bonitinha.

    Beijos,

    @carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Quero muito ler esse livro desde que vi a sinopse dele. Adorei saber que ele se assemelha um puco a Anna e o beijo...

    ResponderExcluir
  11. Quero muuuuuuuuuuito ler, socorr! x)

    ResponderExcluir
  12. tipo, todos os blogs com resenha desse livro são somente positivas!
    tomara que a sorte caia em mim! xD heioheoieaheaioeahoae
    parabéns pelo blog Mari :*

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha, ando louca para ler esse livro, achei mesmo que a história seria toda em cima de experiências fracassadas e o aprendizado com elas, agora que descobri que tem um certo romance estou mais ansiosa ainda *-*, parabéns pelo blog garotas!
    Mari
    @fomedelivros http://blog.fomedelivros.com.br/

    ResponderExcluir
  14. gostei muito da resenha e desde que ouvi falarem desse livro estou querendo ele *-*

    ResponderExcluir
  15. "não se afobe anotando seus nomes pra assistir depois como eu fiz :( porque será tempo perdido."
    hauhauhauahuah me matei de rir agora! Era capaz de eu fazer a mesma coisa!
    Tenho bastante vontade de ler esse livro, mais pela narrativa que parece ser bem interessante!

    ResponderExcluir
  16. Gostei do livro...a capa realmente lembra um final de namoro.
    Beijos
    FAbianne

    ResponderExcluir
  17. Desde a primeira vista, me interessei pelo livro. O titulo é interessante e depois que vi as ilustrações me apaixonei mais ainda. A historia tb chama bastante a atenção.Adoro enredos de amores fracassados. É um dos meus livros mais desejados do momento.

    ResponderExcluir
  18. Vou participar só com algumas chances, não sei porque estou meio desanimada com está promo :p
    mas quem sabe né :p

    @Mayh_Fernandes

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pela resenha perfeita! Quase todo mundo fala bem desse livro, o kit é muuuito legal, e as resenhas são quase todas bem positivas... quero ler u.u

    ResponderExcluir
  20. Adorei a resenha! Estou louca pra ler esse livro, tá todo mundo comentando sobre ele e estou super curiosa para conhecer essa história. Participando da promoção ;D

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pelo site, adorei a resenha! Participando! ^^

    ResponderExcluir
  22. Achei a capa linda e a historia tambem me parece boa. participando!

    ResponderExcluir
  23. Estou querendo muitoooo ler esse livro, achei a diagramação super linda e adorei o enredo. "O céu está em todo lugar" é um dos mais bonitos que tenho quando se trata de diagramação e "Por isso a gente acabou" pelo que vi, realmente parece ser super lindo também.
    Suas resenhas são sempre gostosas de se ler.
    beijão
    @NandinhaMenezes

    ResponderExcluir
  24. Eu não gostei muito da capa, mais a sinopse é bem legal.

    @elaineborges10

    ResponderExcluir
  25. O Handler é um dos melhores autores juvenis que já li, as histórias dele são repletas de humor e te prendem desde o começo. Já ouvi falar muito bem desse livro e queria muito mesmo ler.

    @Evefowl

    ResponderExcluir
  26. Até agora não tinha lido nenhuma resenha que colocasse a questão do fluxo de consciência. Fiquei com a impressão de que, neste ponto, o livro se assemelha ao filme "(500) dias com ela", que é fantástico também.
    Quero muito ler a obra e espero que seja boa mesmo!!
    bjs

    ResponderExcluir
  27. Se eu falar que estou ansiosa para ler, vai soar muito mais do mesmo e/ou "comentário padrão".

    Mas posso dizer que adoro a escrita de Handler que já conheço por ele ser autor de Desventuras em Série, série que eu AMO. Lemony/Handler tem uma escrita que me cativa, por mais drástica que a estória seja.

    Fiquei feliz com a sua resenha, já que nela você citou que podemos sentir o sentimento do personagem, coisa da qual gosto e MUITO. Adoro poder sentir os que os protagonistas sentem, pensamentos desordenados e emoções a flor da pele.

    Estou imensamente curiosa para conferir o trabalho de Daniel. E o que dizer da diagramação deste livro? Estou babando!

    @moonribeiro

    ResponderExcluir
  28. Ah céus esse livro é tão perfeito, concorrendo e torcendo muito !*

    @_euvaimordevoce / isa_kemi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. Ah, que liiindo! eu to louca de desejo por esse livro, parece tãaao pra mim! Participando!

    ResponderExcluir
  30. Muito ansiosa por esse livro!
    Participando!

    ResponderExcluir
  31. ÔÔÔ... ainda falta nove dias, não tô aguentando mais esperar pelo resultado. :/

    ResponderExcluir
  32. Oi!
    Essa história é bem parecida comigo, porque eu guardo tudo que eu ganho ou acho bonito e de ex-namorados eu tenho muitas lembrancinhas, haha!
    Estou participando do sorteio.

    laura_zardo@yahoo.com.br :)

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. esse é um dos livros que to doida pra ler *o*
    ótima resenha!
    @rooliver_

    ResponderExcluir
  35. Eu quero MUITO saber porque eles terminaram, fiz tudo que foi pedido, só não segui o instagram pq não tenho =(, #xatiadu.
    Espero ganhar essa promoção e ganher esse livro que deve ser muito bom e que me deixou bem curioso!

    thiagocavaleiro@hotmail.com
    @bronze_thi

    Beijos

    ResponderExcluir
  36. Olá Mari!

    Participando!
    Adorei a resenha e a capa!

    Bjus

    ResponderExcluir
  37. Esse livro me encantou, gostei da sinopse, da capa e agora da resenha!
    Se ele lembra O céu está em todo lugar eu quero mais ainda!
    Quando eu vi pela primeira vez uma resenha dele, me chamou a atenção o fato dele ter criado esse mundo ao redor da Min, e tudo ser realmente imaginário, numa entrevista recente o autor respondeu o porque disso, e achei ainda mais válida a iniciativa dele.

    ResponderExcluir
  38. Parece ser uma leitura leve e bonita, o cuidado gráfico com ele que me despertou a atenção.

    ResponderExcluir
  39. Amei a resenha. Eu tenho muita curiosidade nesse livro. Quero saber exatamente porque eles terminaram, a história parece ser muito linda.
    Participando da promoção.
    @debinha_araujo

    ResponderExcluir
  40. Adorei! Fiquei curiosa pra saber o porque, como aconteceu e o que aconteceu enfim com esses dois! Parece ser um otimo livro!

    ResponderExcluir
  41. Amei sua resenha guria.!
    Fez com que despertasse ainda mais a minha curiosidade sobre a leitura desse livro.
    Parabéns!
    Participando da promoção (=
    Email --> liviacrisiane@gmail.com

    ResponderExcluir
  42. Ansiosa demais pra ler esse livro! Sua resenha só me deixou com mais vontade ainda
    Participando da promoção =)

    ResponderExcluir
  43. Oi Mari... adorei o blog, muiito bacana.
    Já to seguindo, e vou participar da promo, com certeza.

    Beijooos
    Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  44. to participando, mesmo nunca ganhando :P
    ja tinha comentadado aqui, mas apareceu como "Unknown"
    @rooliver_

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. Tô muito curiosa pra ler este livro! Desde um dia que passei numa livraria e vi a capa. Términos são dolorosos e até hoje eu sinto essa vontade de devolver tudo o que o meu ex me deu, ou o que me lembra dele :(
    Adoro livros com esse tipo de narrativa, me lembra um pouco O Diário da Princesa e alguns livros da Meg Cabot.

    @devassabrina
    six.minutes@live.it

    ResponderExcluir
  47. Guria! Este livro tem uma diagramação e ilustrações ótimas! Eu vi excelentes comentários quanto à importância dessas ilustras na história. Estou doida para ler! :)

    beijo grande :*

    ResponderExcluir
  48. Muito bem escrita a resenha! Gostei muito de você ter comparado o livro à Anna e o beijo francês e o Céu está em todo lugar! Bjos

    ResponderExcluir
  49. Quero muito ler esse livro, vc naum tem noção, só q tenho mtos na minha lista pra ler (:(
    Mas graças ao sorteio talvez eu tenha a chance de ler rapidinho *_* sem contar q essa sua resenha me animou bastante

    ResponderExcluir
  50. Quero muito esse livro, adorei todos os comentários sobre ele e as resenhas que vi também, achei super interessante e segue a linha de livros que leio. Deve ser muito fofo mesmo, já tá no meu plano de leitura. HAHA'

    ResponderExcluir
  51. O livro logo me chamou atenção pelo título e pela capa, haha.
    Achei super criativa a história e fiquei super curiosa, ainda mais pelas comparações feitas com Anna e o Beijos Francês e O céu está em todo lugar! haha.
    Adoro livros com ilustrações *.* Acho que vou amar esse!!!

    ResponderExcluir
  52. Parabéns pela resenha!
    Conheci o livro pelo seu blog.
    Adorei!

    ResponderExcluir
  53. Foi confessar que de cara não me chamou a atenção rsrs mas lendo resenhas positivas me deu aquela curiosidade...Boa resenha!!

    ResponderExcluir
  54. Participando de todas as formas possíveis *-* achei esse livro lindo e quero ler! pode mandar mais de 1 tweet?
    bjos

    ResponderExcluir
  55. participando,estou muito afim de ganhar esse livro.

    ResponderExcluir
  56. Ótima resenha, faz uns dias que li uma outra resenha e fiquei louca pelo livro ... como você disse parece que mostra o espírito adolescente, a vontade de viver a intensidade das coisas ... *-*

    ResponderExcluir
  57. Parece perfeito,amo romances e esse tá na minha lista desde que lançou ,quero muitoooo *-----*

    ResponderExcluir
  58. Estou louca pra ler esse livro. Nunca li o céu está em todo lugar mas ana e o beijo eu já li e gostei bastante, adoro esse clima de escola e infelizmente não tem tantos livros assim quando eu gostaria.
    Queria vê essas ilustrações amo livros com desenhos, me ajuda a imginar melhor.
    Super participando da promo, só lamento que não seja um livro para ler outra vez.
    Bj

    ResponderExcluir
  59. Oi Mari!

    Eu gostava do título e da capa, mas nunca tinha parado pra ler sobre esse livro. Deve ser bem legal.

    Eu tenho O Céu Está em Todo Lugar (ainda não li) e acho o livro mais lindo da minha estante!! Se esse lembra o estilo, não tem como não ser lindo também!! Quero agora! rs...

    Beijo!

    Ju
    @PalcoseLivros

    ResponderExcluir