sábado, 26 de março de 2011

Resenha: Feios - Scott Westerfeld


Editora: Galera
Autor: SCOTT WESTERFELD
ISBN: 9788501083708
Ano: 2010
Número de páginas: 416 

Compre o Livro:

Sinopse: Em uma sociedade futurística, todos os adolescentes esperam ansiosos o aniversário de 16 anos, pois então serão submetidos a uma inacreditável cirurgia plástica, que corrigirá todas as suas imperfeições físicas, transformando-os em perfeitos. Tally, porém, acaba se envolvendo em uma conspiração e descobrirá que, por trás de tanta perfeição, se esconde um terrível segredo. A Série permaneceu entre os best seller do New York Times por vários meses.

"-Então, qual é o problema de as pessoas serem mais parecidas agora? É o único jeito de tornar as pessoas iguais.
-Poderiam pensar numa forma de torná-las mais espertas." Feios, pág. 47
Se você segue a blogsfera literária você sabe o bafafá que está havendo em torno desse livro. Todos que leram amam, e todos que não leram querem ler. Eu não discordo que o livro é bom, mas não vejo motivo pra tanto. Ele é legal, ele é diferente, ele merece atenção. Mas não acho que ele ficará no top 10 da minha vida, sabe? Pois bem, resenhemos.

Se trata de uma história no futuro em que a sociedade é completamente controlada. Nela você é submetido a uma cirurgia aos 16 anos para se tornar perfeito. Não só bonito, note: Perfeito. Isso porque a humanidade supostamente percebeu que era uma injustiça algumas pessoas serem lindas e outras não, porque as lindas sempre eram melhor tratadas e acabavam se dando melhor na vida. O legal do livro é que, apesar da sua linguagem e enredo acessíveis, ou seja, de fácil entendimento, ele também provoca a reflexão sobre a nossa forma de lidar com a beleza e a falta dela. Ah e eu adorei o toque high tech do livro!

Por outro lado, não fui conquistada por nenhum personagem. Assim, pensem nos livros que vocês mais gostam: sempre há neles um personagem especial que só precisa abrir a boca pra você dar pulinhos de alegria. Mas no Feios não tem nada perto disso. Não que os personagens sejam chatos, eles são normais. Mas nenhum tem carisma. Além disso fiquei bem irritada com as descrições de cenários. Quem frequenta o blog já sabe da minha burrice espacial, né? Hahahaha... Não venha me falar de "contornar a montanha e descer o vale" que meu olhar fica vazio. E o livro tem muita descrição desse tipo. Mas não colocarei isso como um defeito quando sou eu quem tem uma deficiência cognitiva, hahahaha...

Ah, e uma coisa é sensacional em Feios: no fim você sente que precisa ler o próximo livro. Não é só uma vontade, é uma necessidade física, hahahahaha... você vai tremer, ter espasmos e convulsões enquanto delira de noite chamando pelo Perfeitos, hahahaha... meu aniversário é dia 27 de abril, hein! Hahahahaha.. *cof,cof*Jogos Vorazes*cof,cof*

Vale contar que primeira coisa que me atraiu no livro foi o design. A capa é super legal, apesar de eu odiar slogan em capa de livro. Sempre acho apelação, como se sem aquilo o livro não fosse se vender sozinho, sabe? Mas enfim. As cores dessa capa me fazem querer olhar pra ela toda hora, apesar da modelo escolhida, se tratando da representação de uma perfeita, ser completamente errada, com esse cabelo quebrado e essa quase olheira + ruga embaixo do olho. Ah, e me incomoda muito que a cabeça dela pareça estar voando. Aloooou, pescoço! Cadê você?

Nota: 4/5
Capa: 4/5
Leria de novo? Não, mas lerei os próximos da saga
-----------------------------------
Gostou da resenha? Odiou? Tem opiniões, sugestões ou dúvidas? 
Pois fique a vontade para comentar sobre o que quiser!
:)

18 comentários:

  1. Realmente esse livro está "na boca do povo", já li várias resenhas e comentários sobre ele,e com isso só aumenta minha vontade de lê-lo.
    Eu também sou uma "sem-noção-espacial" (KKKK)

    Beijinhos

    Gleicyanne - No divã da moça (http://nodivadamoca.zip.net/)

    ResponderExcluir
  2. É eu sempre quis ler o livro... Mas não é O livro que quero ler, existem muitos outros na frente, rs'
    AH! Só agora você abriu meus olhos e eu vi a cabeça voando! Hahaha! :)
    Beijinhos, :*

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari!
    hahaha eu não tinha reparado que a cabeça estava ali flutuando sem pescoço!!! Agora não consigo parar de reparar nisso xD
    Eu gostei bastante desse livro, mas não senti muita empolgação para ler os próximos...
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Não gosto da série, mas acompanho. Acho que sempre fico na expectativa de finalmente gostar dos livros, mas até agora não aconteceu HAHA O autor ainda não me convenceu desse mundo aí que ele inventou e os personagens são chatos pra caramba, em especial a Tally que é uma mala!

    Beijos xx

    ResponderExcluir
  5. Estou tão na expectativa com relação a essa série!! Eu espero não me decepcionar rsrs.
    Eu quero muito ler Feios, só vejo comentários super positivos a respeito do livro.
    Adorei a sua resenha, Mari!
    Sinto falta dos seus comentários lá no CL! hehe
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  6. Eu amei esse livro, achei a temática super original, e a critica social velada muito boa.
    Adorei a Tally e o David, achei os personagens fortes, e as descrições para im foram bem legais rs... Ou seja, eu leria de novo, e pode ser que fique no top 10 da minha vida huahuahua.
    Adorei a sua resenha
    beeeijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  7. Li a sua resenha mesmo não tendo lido o livro, rs. Acho ótimo esse compromisso de julgar a história sem soltar spoilers, sabia? Bom, como eu tenho pouquíssimo pra falar, eu só confirmo que realmente tem MUITA gente falando sobre "Feios", e até alguns amigos meus disseram que é muito bom. Ainda não comecei a lê-lo - vou fazer isso "assim que arrumar um tempim" (HAHAHA) -, mas pode deixar que, qnd eu terminar, volto aqui e comparo minhas opiniões com as suas, viu?

    =*
    http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Realmente. Cadê o pescoço?
    Tenho vontade de ler. Não gigantesca, mas tenho.

    Beijinhos
    Tarsila

    ResponderExcluir
  9. Concordo com vc, qm lê Feios, sente uma necessidade de ler Perfeitos.
    Eu gostei bastante e qro os próximos livros!!

    BjoO
    Pri
    Entre fatos e livros

    ResponderExcluir
  10. oi!
    tirando o fato da cabeça estar voando, eu acho a moça bonita ^^
    tb super afim de ler esse livro, mas ainda n tive chance comprar
    culpa da submarino :D

    bju
    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu ouvi falar muito bem desse livro. Tava até com vontade ler ! kk'

    Gostei muito da sua resenha, você mostra o que realmente achou. Critica, elogia, e tudo mais. E esse é que é o legal! ^^

    Parabéns pelo Blog ! *-*

    Beijos, nathalia.

    http://ossegredosdoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Estou louca para ler esse livros. Já ouvi falar muito bem desse livro e estou realmente ansiosa para lê-lo. Espero ganhar em alguma promoção ou comprar quando der.

    bjss*
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Tadinha da menina da capa! HAEIOFHAOIEHF De início eu não queria ler esse livro, mas depois de ver tantas pessoas falando dele, me deu vontade. Isso de nenhum personagem ter chamado atenção ou ser carismático achei uma coisa chatinha, afinal concordo com voc^de que isso é muito bom em algum livro.
    beijo

    ResponderExcluir
  14. Estou louca por feios,já li varias resenhas sobre.tadinha da garota da capa² mas você tem razão cade o pescoço?!kkk mas a garota em si parece ser bonita mais o jeito da foto, não ficou muito bom e o cabelo também kkkk

    ResponderExcluir
  15. Acho a capa desse livro linda, aliás, todas as capas da série são maravilhosas.
    Irei ler, assim que tiver um tempinho.

    ResponderExcluir
  16. Só precisei de uma coisa para ser conquistada por Feios. Ler esta frase: "-Poderiam pensar numa forma de torná-las mais espertas". Pronto. Beleza. Quando passar numa livraria, trarei o livro. Se possível, toda a coleção.

    Simplesmente amo livros que trazem esse tipo de crítica. A abordagem futurística me agrada, pois é mais uma crítica. Veja o livro Destino. Dizem que não gostaram muito, porém o comprei justamente pela combinação crítica à sociedade + ambiente futurístico. Quando você lê - se ler atenta e reflexivamente -, percebe que os livros não são tão futurísticos assim. As temáticas são atuais. A fantasia em torno é só uma máscara que oculta uma crítica bem bolada. Genial!

    Beijos,

    Fátima Menezes - @fatimamd
    http://recantodecaliope.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Adorei esse livro
    Muito bom
    Bem diferente do que estava acostumada a ler
    Muito bem escritooo

    ResponderExcluir
  18. Este livro aborda um tema bem polêmico e atual o culto ao corpo acima de qualquer coisa. As pessoas hoje estão cada vez exigindo mais para consiguir chegar aos padrões de beleza ditados pela mídia e isto só exclui mais as pessoas que não se enquadram neste padrão. Deve ser um ótimo livro para refletir mais sobre isto e pensar sobre como nós encaramos este tema.

    Abrc!

    ResponderExcluir