quinta-feira, 17 de março de 2011

Resenha: O Hobbit - J. R. R. Tolkien

Editora: WMF
Autor: J.R.R. TOLKIEN
ISBN: 9788578271121
Ano: 2009
Número de páginas: 296

Compre o Livro:
 

 
 Sinopse: Prelúdio de O Senhor dos Anéis, O Hobbit conquistou sucesso imediato quando foi publicado em 1937. Vendeu milhões de cópias em todo o mundo e estabeleceu-se como um clássico moderno e um dos livros mais influentes de nossa geração.

A estória narra o longo e perigoso trajeto de um hobbit chamado Bilbo Bolseiro (tio de Frodo, um dos principais protagonista do clássico O Senhor dos Anéis). A viagem é repleta de aventuras das quais ele desgota até a Montanha Solitária em busca do tesouro roubado pelo dragão Smaug anos atrás. Tudo começa num dia inesperado em que Bilbo recebe a visita de Gandalf com 13 anões, entre eles Thorin Escudo-de-Carvalho - cuja família teve roubado o tesouro. Alguns dos feitos narrados em O Hobbit influirão nos acontecimentos posteriores de O Senhor dos Anéis).   
 "Então alguma coisa dos Tûk despertou no seu íntimo, e ele desejou ir ver as grandes montanhas, e ouvir os pinheiros e as cachoeiras, explorar as cavernas e usar uma espada ao invés de uma bengala." O Hobbit, pág. 15
 Sempre que começo a ler um autor muito famoso fico com um pé atrás. Afinal, se todo mundo gosta e eu não gostar pode haver alguma coisa de errado comigo, né? Pois bem, esse foi o meu 1º livro do Tolkien, e eu posso dizer que esperava mais. Não que o livro seja ruim. Ele é legal. Mas também tem muitos defeitos. Senti muita falta de um personagem feminino na história. Ok que é uma história sobre aventuras masculinas, tais como reconquista de território, batalhas, perigos, etc. Isso não é ruim, mas o negócio é que nem nos momentos que mostram as sociedades as mulheres têm voz ou mesmo presença nesse livro. E isso não pode ter sido um acaso. Mas bem, superemos meu feminismo e vamos à resenha.

O que houve de mais gostoso no livro, pra mim, foram as sensações dos lugares por onde passaram Bilbo Bolseiro e os 13 anões - já perceberam que anões sempre vêm em números cabalísticos nas histórias? 7 anões, 13 anões. Sempre correndo perigo de encontrar orcs, trolls e outras criaturas mortais no caminho, nossos desbravadores viajam por montanhas íngremes e florestas, e assim permitem que o leitor viva um  pouco da magia destes lugares - é por isso que O Hobbit sempre terá pra mim um clima úmido e um delicioso cheiro de vegetação e madeira.

Outro ponto que me agradou bastante foi a transformação do hobbit Bilbo ao longo da história. Não vou me prolongar muito nesse quesito para não dar spoilers, mas o fato é que o Bilbo que você encontra no final do livro é muito diferente do acomodado personagem no início da história. Inclusive, a lição de moral que esse fator me passou foi muito legal: que às vezes a gente tem muita coisa boa guardada lá dentro, mas precisamos de experiências que ativem essa beleza interior. O tempo por si só não faz a mudança: o que ocorre no seu desenvolver é que nos aprimora.

Dou destaque positivo também para o personagem de Gandalf, apesar de que eu esperava mais dele, mas enfim - pelo menos em comparação com o Gandalf neste livro, o Dumbledore é mil vezes melhor. E só um aviso: tenham paciência com o finalzinho do livro - umas 15 páginas antes das 5 últimas, eu diria. Porque apesar de todo o restante se desenvolver com facilidade, este trecho, pra mim, foi um pouco chato. Mas acredito que sem ele a história estaria incompleta. Então perdoem esse trechinho, ele é um mal necessário.

Em suma, a história vale a pena, pessoal. Mas não é essa coisa tooooda que as pessoas falam, não. É uma historinha boa, nada tão grandioso.

Nota: 3/5
Capa: 2/5 - há quem goste, mas não eu.
Leria de novo? Não, mas leria - e lerei  - a trilogia d'O Senhor dos Anéis, por consequência desta experiência.
-----------------------------------
Gostou da resenha? Odiou? Tem opiniões, sugestões ou dúvidas? 
Pois fique a vontade para comentar sobre o que quiser!
:)

18 comentários:

  1. Ai Mari, eu não tenho ânimo para ler Tolkien, apesar de admirar o universo incrível q ele criou. =\

    ResponderExcluir
  2. Não tenho vontade de ler o livro, pois aventuras não são meu gênero favorito.
    Também não gosto da capa...
    A resenha ficou legal. ^^

    Beijos
    Tarsila
    DeSaLiEnAnDo

    ResponderExcluir
  3. Adorei a sua resenha, como a Marcia citou, apesar de admitir o universo incrível que ele criou, até agora ainda não me interessei pelo livros.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante da sinceridade que você depositou na escrita da resenha, e com certeza, assim que eu também tiver lido o livro, poderei concordar ou discordar de alguma coisa, muito embora o fato de você ter dito que história é "uma historia sobre aventuras masculinas", não tenha me agradado muito! Quer dizer, existem aventuras onde as mulheres têm um papel importante, se não vital, então creio que isso ou foi proposital ou simplesmente um deslize do Tolkien.

    No mais, parabéns pela resenha! =)

    Raphael (aquele que vc adicionou no skoob hoje ^^)

    ResponderExcluir
  5. maari! nao creio, vc conseguiu ler O hobbit?
    dizem quem eh um martirio, haha
    ler a sociedade do anel ja foi imagina esse...os outrso dois sao perfeitos, mas o 1°...
    Se bem que acho que tu vai gostar ja que deu p ler esse :D

    bju!
    LetraComAsa

    ResponderExcluir
  6. Olá, Mari. Não tenho coragem e nem disposição para encarar os livros do Tolkien rsrs. Mesmo assim, adorei a sua resenha!!
    Tenha um ótimo final de semana.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  7. Eu comecei a ler 'A Sociedade do Anel', mas não rola, são 14128490184084014201831084 referências em um parágrafo, e são todas jogadas sobre você, desisti até de comprar. Taí uma excessão em que eu prefiro os filmes aos livros, porém a sua resenha realmente despertou meu interesse pelo 'O Hobbit', parabéns mesmo.

    P.S.: Viiiiiiu Mari, comentei aqui tá, rsrs

    ;* http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu fiz uma tremenda besteira com esse livro... Eu li O Senhor dos Anéis antes, pra depois ler O Hobbit, e dormi mil vezes lendo O Hobbit, porque a narrativa é infantil, e eu estava acostumada com a narrativa da trilogia...

    --
    Maeva
    Murphy's Library

    ResponderExcluir
  9. O meu sonho de consumo é ler a trilogia O Senhor dos Anéis e O Hobbit, mas meu grande dilema é: qual é a melhor editora que traduziu os livros?

    Já fui em comunidades do orkut, onde você puder imaginar, mas sempre recebo respostas diferentes =/

    Vira e mexe vejo promoções em sites ds livros e nunca compro justamente por causa deste impasse.

    Sou suspeita pra falar, pois O Senhor dos Anéis é o meu filme favorito em todo este planeta! E olha que eu sou mega fã de filmes antigos e comédias-românticas, mas o Senhor dos Anéis tem lugar cativo no meu coração.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Mari!!
    eu ainda não lio Hobbit (por falta de tempo e porque tenho outros livros para ler e resenhar antes deste)
    Mas eu já li a trilogia do Anel, e gostei muito, como eu digo sempre em comentarios de livros, nunca o filme fica como o livro e isso é uma pena.
    Bem...gostei da sua resenha 9bem diferente da minha, pois conto a história em si ,e não coloco muitos comentarios)
    Parabéns pelo Blog..
    e fassa uma vizita no meu...com todo direito de comentar o que quiser!!=)
    http://omnedescendit.blogspot.com/
    beijão!

    ResponderExcluir
  11. Aiai, é triste que tanta gente fale mal da coleção! hehe Por terem várias opiniões negativas, as pessoas acabam não dando tanta importância para as positivas, e acabam não lendo livros ótimos..
    Ainda não li, mas tenho a coleção completa aqui e tenho certeza que é ótima ^^ hehe

    ResponderExcluir
  12. Mari gostei de sua resenha, tenho a coleção do Token, e estou lendo o Hobbit, espero gostar pois sou fanatica por aventuras, e sei que vc gosta de persongens feminino nas historias, então vai uma dica, leia as Crônicas do Mundo Emerso, tenho a coleção e adorei. Lucimar(Skoob)

    ResponderExcluir
  13. Eu sempre quis ler O Hobbit, acho que as viagens de Bilbo devem ser tão legais quanto as aveturas dos personagens da trilogia. Mas eu resolvi ler a trilogia primeiro por já te-la em casa, e não consegui passar da pagina 150 do primeiro livro, a escrita é detalhadíssima, e o que você sente quando ve oi livro O Hobbit, se sente lendo o primeiro da trilogia pelo menos awehfoihaewi Mas é um livro que quero ler sim, e também retomar a trilogia. beijo

    ResponderExcluir
  14. Olá Mariana!
    Achei a história do Sr.Bolseiro muito divertida.
    Foi o primeiro livro do Tolkien que eu li. Gosto muito desse mundo que ele criou.
    Você criticou essa capa, o que eu li, a capa era azul, com a imagem do Bilbo e do Smaug... Era horrível. Essa daí até que é legal.
    Também pretendo ler futuramente O Senhor dos Anéis e descobrir mais sobre o Gandalf.

    ResponderExcluir
  15. Gostei da resenha,pena que o livro não faz meu estilo apesar de já ter assistido o senhor dos anéis e ter gostado,mas para leitura aventura não é muito o meu estilo :/

    ResponderExcluir
  16. Ai Mari, não me empolguei com esse livro não. Achei meio bobinho pra falar a verdade e a sua nota de avaliação sendo tão baixa veio somente a constatar o que estou dizendo. Realmente uma pena.

    ResponderExcluir
  17. Eu acho esse livro muito bom como o resto da saga. Eu adorei seu site, esta é a primeira vez que eu visito, mas já amei. Gostei bastante da resenha.
    Eu sou nova nesse universo de blogs literários, então, quando der, visita meu blog, por favor? O link é esse http://bookosfera.blogspot.com.br/

    Obrigada, beijos :)

    ResponderExcluir