sábado, 5 de março de 2011

Vi o Filme: O Discurso do Rei


Título Original: The King's Speech
Lançamento: 2010  - Inglaterra
Direção: Tom Hooper
Duração: 118 min
Gênero: Drama

Compre o Livro: 


Sinopse: Desde os 4 anos, George (Colin Firth) é gago. Este é um sério problema para um integrante da realiza britânica, que frequentemente precisa fazer discursos. George procurou diversos médicos, mas nenhum deles trouxe resultados eficazes. Quando sua esposa, Elizabeth (Helena Bonham Carter), o leva até Lionel Logue (Geoffrey Rush), um terapeuta de fala de método pouco convencional, George está desesperançoso. Lionel se coloca de igual para igual com George e atua também como seu psicólogo, de forma a tornar-se seu amigo. Seus exercícios e métodos fazem com que George adquira autoconfiança para cumprir o maior de seus desafios: assumir a coroa, após a abdicação de seu irmão David (Guy Pearce).


Ao ouvir falar desse filme pela primeira vez, percebi que ele trataria de assuntos que me agradam como superação, realeza, problemas psicológicos e o Colin Firth - fidelidade que remonta aos tempos de O Diário de Bridget Jones, diga-se de passagem. Mas eu ainda não estava convencida a dar uma passadinha no cinema por ele. Não que eu não tenha falado "nossa, eu preciso ver esse filme" quando vi o seu trailer. Mas sabe, eu falo isso pra todos os trailers. Isso não significa que eu crie compromisso com todos eles. Pois bem, foi quando Cisne Negro não ganhou o Oscar que eu decidi que eu veria O Discurso do Rei. Afinal, ele teria que ser muito bom pra superar toda a emoção, comoção e arte do Cisne.

O filme conta a história do Rei George VI, um homem gago, de temperamento forte e cheio de conflitos de auto-aceitação, que nem ao menos era destinado à coroa. Ele mostra a luta deste homem que, ao recorrer à ajuda de Logue, um terapeuta da fala de métodos não convencionais, vai aprender a domar não somente a sua fala, mas os seus medos e inseguranças diante do posto de maior responsabilidade da Inglaterra.

É um filme divertido, com uma fotografia linda, uma trilha sonora super bonita e uma história legal. Não, eu não acho que ele tenha superado o Cisne Negro, mas a gente já sabia que o Oscar é a maior marmelada, né gente! Ces't la vie. Porém, isso não tira o mérito do filme. Eu chorei umas três vezes - o que, na minha escala de qualidade, significa muito-bom-mesmo. Ah e a atuação de Colin Firth está di-vi-na. Se continuar desse jeito, ele vai se tornar o Anthony Hopkins ou o Marlon Brando do futuro. Aposto um xelim!

Nota: 4/5
Assistiria de novo? Sim.
--------------------------------------------------------------

Pessoal, espero que vocês tenham gostado dessa idéia de falar sobre filmes também. Eu pretendo fazer resenhas de filmes que estão no cinema com a minha humilde e sincera opinião sempre que possível. Ressalto que não sou expert no assunto, mas que como no caso de literatura, gosto bastante dele e gostaria de contribuir com os meus pontos de vista. Em breve haverão outras novidades, como indicações de filmes que adoro, além de outros assuntos bem legais. Então fiquem de olho no Felizvros Para Sempre, sigam o blog e comentem pra me dar aquele apoio e me contar a opinião de vocês!

Juízo no Carnaval!

8 comentários:

  1. Também achei que Cisne Negro merecia mais, mas de forma alguma desmereço O Discurso do Rei porque achei esse filme incrível! sperava bem menos, ainda mais depois que uma pessoa me disse que era monótono em algumas partes, mas me surpreendi. Aesar de longo, em momento nenhum achei monótono e havia cenas super engraçadas, coisa que eu nem esperava.
    Enfim, super apoio resenhas de filmes!

    Beijos xx

    ResponderExcluir
  2. Quero muito assistir esse filme! Sua resenha foi ótima, continue. Pois é, Oscar a maior marmelada. Não assisti Cisne Negro, li algumas críticas boas... Outras disseram que o filme é doentio. De qualquer forma, não tenho idade suficiente para assisti-lo.
    Beijos
    Tarsila
    DeSaLiEnAnDo

    ResponderExcluir
  3. Então, ainda não vi nem Cisne Negro nem O discurso do Rei, porém, quero muito ver ambos!
    Só vejo elogios maravilhosos sobre ambos os filmes... e isso só me deixa com mais vontade ainda de ver, haha :D
    O discurso do rei parece elegante e desafiador, não sei pq x)
    Agora, só irei assisti-los quando der vontade, ultimamente não tenho tido paciência para filmes :s
    Mesmo sabendo ue são maravilhosos :D
    Outro que quero muito ver chama-se O ritual \O/
    Adorei o blog, vou seguir aq, beijos e até!

    ResponderExcluir
  4. tambem estou querendo muito ver esse filme, e mais ainda pq ele ganhou os 4 melhores oscas esse ano. Entao quero assistir p poder julgar o resultado :D

    bju mari!
    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Jamais havia passado pela minha cabeça que esse filme falavra sobre gagueira. Eu vi que ele ganhou seis zilhões de estatuetas no Oscar, mas até então não tinha parado pra me confrontar com a sinopse. Achei razoável, mas não me pareceu ter impacto suficiente pra superar a beleza fora do comum de Cisne Negro. Claro, ainda não vi a obra e posso estar fazendo um julgamento precipitado, mas Cisne Negro é simplesmente uma coisa fora do comum; é de sair do cinema tremendo... De um jeito ou de outro, vou ver se consigo esse filme e descubro por que a Academia se apaixonou tanto por ele.

    =**
    http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Esse filme é um filme TÍPICO de Oscar, não tinha como não levar. Política, sobre superação, histórico. HAHAHA! Tudo pra levar.

    Beijocas,
    Guta

    ResponderExcluir
  7. Comecei a assistir filme negro,mas não terminei.Este parece ser um ótimo filme,mas ultimamente estou meio sem tempo para qualquer coisa!

    ResponderExcluir
  8. Adorei esse filme! Achei a temática bem interessante. E Colin Firth promete mesmo ser uma grande aposta num futuro não tão distante. Ele arrasa...é um excelente ator!

    ResponderExcluir